CRIATIVIDADE NO MARKETING LXXXV
20/08/2009 -
NOSSOS COLUNISTAS
PROPAGANDAS INTELIGENTES LXXXV (HEMA)
See the site: http://producten.hema.nl.
Olha que coisa genial este catĂĄlogo de venda... Um catĂĄlogo HolandĂȘs de venda pela Internet. Abra o site e espere um pouco. Maximize a janela e nĂŁo mexa em nada... Ă provavelmente uma das publicidades mais interessantes dos Ășltimos tempos. http://producten.hema.nl.
(Colaboração: Shirley - Caraguatatuba)
MARKETING BEST 2009
A estratégia da conquista da fama e do sucesso.
Toda estratĂ©gia de marketing bem sucedida Ă© fruto de muita pesquisa e planejamento. Quando a estratĂ©gia Ă© correta e o foco bem direcionado, a conquista Ă© comprovada, merecendo todo o reconhecimento. Inscreva o case de sua empresa no XXII PrĂȘmio Marketing Best e entre para o rol da fama do marketing brasileiro.
Um PrĂȘmio da Editora ReferĂȘncia, FGV-EAESP e MadiaMundoMarketing. PatrocĂnio: Folha de S.Paulo. Apoio: Academia Brasileira de Marketing.
Todos os detalhes: http://www.marketingbest.com.br/2009/mktbest/regulamento.php.
PROFESSOR X
4° PRĂMIO PROFESSORES DO BRASIL
O PrĂȘmio Professores do Brasil, promovido pelo MinistĂ©rio da Educação e instituiçÔes parceiras, visa a reconhecer o mĂ©rito de professores pela contribuição dada para a melhoria da qualidade da Educação BĂĄsica, por meio de experiĂȘncias pedagĂłgicas bem-sucedidas.
Participe. Sua experiĂȘncia vai girar pelo paĂs. Novas prĂĄticas de ensinar e aprender.
Faça sua inscrição on-line até 31 de agosto pelo endereço:
http://portal.mec.gov.br/premioprofessoresdobrasil/aviso/
Fonte: Almanaque Brasil - NĂșmero 122 - Junho - 2009.
O PAPEL DO EDUCADOR
O significado do termo educação Ă© muito mais amplo do que o compreendido pelo vocĂĄbulo instrução. Psichetti, com razĂŁo, afirmou que "a arte mais difĂcil e, simultaneamente, mais Ăștil, Ă© a de saber educar".
Abarca a educação a totalidade do ser racional, com todas as suas potencialidades e possibilidades. Visualiza nĂŁo apenas sua plena autorrealização, mas ainda seu papel na trama social e seu destino eterno. Falho seria qualquer mĂ©todo educativo que formasse gĂȘnios, cujas habilidades intelectuais fossem desenvolvidas, mas que nĂŁo os capacitasse para um desempenho de uma tarefa benfazeja no mundo. Isso envolve o aspecto Ă©tico e social, inseparĂĄvel da tarefa educativa. A educação Ă©, assim, "formação do homem todo, Ă© o esforço de fazer dele um adulto, que busca a verdade e ama o bem".
Segundo Platão, "a educação é a virtude perfeita que, por toda a vida, nos faz abraçar ou evitar aquilo que merece o nosso amor ou a nossa aversão".
HĂĄ antropĂłlogos sociais, porĂ©m, que querem ver a educação como um mero processo de aculturação dos membros jovens de uma sociedade pelos mais velhos, numa simples transmissĂŁo de valores. A educação, entretanto, Ă© muito mais do que adaptação e integração. Ă preparação do homem para a liberdade, a responsabilidade, a criatividade. Este Ășltimo aspecto Ă© tambĂ©m de suma importĂąncia, mas nem sempre ressaltado com a devida ĂȘnfase.
No bojo da educação integral, de fato, deve estar toda uma metodologia que conduz ao crescimento da inventividade do educando. Consiste em arrancar do ser racional o mĂĄximo que suas possibilidades e virtualidades inatas sĂŁo adequadas a fornecer. Essa Ă© outra faceta social da educação, pois compreende a empatia que se dĂĄ no convĂvio humano, como resultado da socialização e da interação.
Adite-se que a religiĂŁo Ă© que oferece os ensinamentos que abrem as veredas deslumbrantes da verdade, do bem e do belo, impedindo que o ser racional se enclausure no egoĂsmo e na materialidade, libertando seus mais recrescentes anelos de progressĂŁo horizontal e vertical. Faz o homem criativo em todos os sentidos.
Dentro de si mesmo, vĂȘ-se abrindo espaços a valores que depois vai comunicar aos outros, Ă medida em que sua existĂȘncia sobe para o infinito. Assim, conhece, numa vida plenificada, todos os graus do termĂŽmetro da genuĂna nobreza. A trĂade sagrada - liberdade, responsabilidade, criatividade - faz surgir o cidadĂŁo que suscita situaçÔes novas numa pugna constante para se libertar, libertando concomitantemente os outros e vivendo a liberdade, nĂŁo apenas a possuindo em germe.
Mais do que nunca, a humanidade precisa de pessoas assim, aptas para a participação construtiva. Por isso, nunca se valoriza demais o papel social do educador e das escolas que formam cidadãos que saibam respeitar os direitos alheios e promovam a grandeza da påtria.
CĂŽn. JosĂ© G. Vidigal de Carvalho - Academia Mineira de Letras (http://www.academiamineiradeletras.org.br/) - Fonte: O Tempo â 19/08/09.
PROFESSORA PASQUALINA
POESIA NA PRAĂA SETE
O projeto Poesia na Praça Sete estĂĄ de volta, idealizado pelos poetas RogĂ©rio Salgado e Virgilene AraĂșjo. Na abertura desta terceira edição do projeto, estĂĄ sendo lançado o livro "Poesia na Praça Sete - 1ÂȘ e 2ÂȘ edição". Mais informaçÔes no site http://www.poesianapracasete.com/.
Lupa - Fonte: O Tempo - 21/08/09.
CAPITU
Sombras da traição. Mais um extraordinårio feito do diretor Luiz Fernando Carvalho (Lavoura Arcaica e Hoje é Dia de Maria), a microssérie Capitu pegou o livro "Dom Casmurro", de Machado de Assis, e o jogou em um turbilhão barroco-expressionista (com trilha moderninha). Michel Melamed, excelente como Bentinho, då o tom da produção e o DVD vem com dois dicos, making of, cenas inéditas e trechos de palestras oferecidas para o elenco sobre Machado e psicologia.
Capitu - Globo Marcas.
Fonte: Monet - NĂșmero 77 - Agosto 2009.
Detalhes:
http://www.globomarcas.com.br/globomarcas/pages/viewProduct.jsf;jsessionid=CbL2gR74-uWsj2EfW-HUOg**.aplweb05_prd?VP=GDqqcyEirB%2FFjzEbW2QgeaokbVOZUnjKQbepV5o53bM%3D&VPP=DVD+CAPITU
UFMG LANĂA DEZ CURSOS DE GRADUAĂĂO
A UFMG estå criando dez cursos no vestibular 2010. O lançamento significa um aumento de 650 vagas na instituição.
Os novos cursos sĂŁo antropologia, biomedicina, ciĂȘncias socioambientais, controladoria e finanças, dança, engenharia de sistemas, museologia, quĂmica tecnolĂłgica, relaçÔes econĂŽmicas internacionais, tecnologia em radiologia e diagnĂłstico por imagem.
A criação desses dez cursos faz parte do Reuni (Reestruturação e Expansão das Universidades Federais). O programa, iniciado na universidade em 2008, vai até 2011.
Segundo Mauro Mendes Braga, prĂł-reitor de graduação da UFMG, no fim do perĂodo, haverĂĄ um aporte de mais de 2.000 vagas. O valor significa, diz Braga, um aumento de 40% na oferta de postos de estudos, especialmente no perĂodo noturno.
Para o ano que vem, estĂĄ prevista a criação de 150 vagas pela expansĂŁo do curso de fĂsica para o horĂĄrio noturno e em razĂŁo do lançamento de dois cursos, audiovisual e gestĂŁo gerontolĂłgica.
Para atender a tantos novos alunos, afirma Ana Starling, coordenadora-geral do Reuni na UFMG, jå foram contratados 212 professores e outros 275 ainda o serão até o fim do programa.
Fonte: Folha de S.Paulo â 18/08/09.
Reuni (Reestruturação e Expansão das Universidades Federais) - http://www.ufmg.br/reuni/
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php