NO BAILE, SE NĂO DANĂAR, DANĂOU... AH! O BAILE!
08/04/2007 -
MARILENE CAROLINA
OlĂĄ meninas e meninos,
O nosso baile, ah! o baile, serĂĄ na prĂłxima sexta-feira e podem ter certeza que, apesar de todos os meus cursos de graduação, pĂłs-graduação, mestrado, pĂłs-mestrado, doutorado, pĂłs-doutorados e outros tantos cursos de especialização, eu adoro dançar, ainda mais com o Vilfredo. VocĂȘs viram na coluna "Eu Digital" da edição passada do FM, como eu sei dançar? Se nĂŁo viram, acessem o site dos meninos e vejam, pois Ă© uma verdadeira aula de dança.
Meus lindinhos, o ato de dançar Ă© uma manifestação instintiva do ser humano. Antes de polir a pedra e construir abrigos, os homens jĂĄ se movimentavam ritmicamente para se aquecer e comunicar... JĂĄ imaginaram como devia ser lindo, ou melhor, "lindinho"? A dança Ă© considerada a mais antiga das artes e tambĂ©m a Ășnica que dispensa materiais e ferramentas. SĂł depende do corpo e da vitalidade. Ă uma "dilĂcia"! Dizem que as primeiras danças humanas eram individuais e se relacionavam Ă conquista amorosa. AtĂ© hoje Ă© assim, o Vilfredo que o diga. As danças coletivas tambĂ©m aparecem na origem da civilização e sua função associava-se Ă adoração das forças superiores ou dos espĂritos para obter ĂȘxito em expediçÔes guerreiras ou de caça ou ainda para solicitar bom tempo e chuva. Os Ăndios ("indinhos") que o diga.
Meus amores, no antigo Egito, 20 sĂ©culos antes da era cristĂŁ (eu estava lĂĄ...), jĂĄ se realizavam as chamadas danças astroteolĂłgicas (que nome difĂcil, hein?) em homenagem ao deus OsĂris. O carĂĄter religioso foi comum Ă s danças clĂĄssicas dos povos asiĂĄticos. Na GrĂ©cia clĂĄssica, a dança era freqĂŒentemente vinculada aos jogos, em especial aos olĂmpicos. Com o Renascimento, a dança teatral, virtualmente extinta em sĂ©culos anteriores, reapareceu com força nos cenĂĄrios cortesĂŁos e palacianos. Uma das danças cortesĂŁs de execução mais complexa foi o minueto, depois foi a valsa, considerada dança cortesĂŁ por excelĂȘncia, e com ela se iniciou a passagem da dança em grupo ao baile de pares.
A configuração de um gĂȘnero de dança circunscrito ao Ăąmbito teatral determinou o estabelecimento de uma disciplina artĂstica que, em primeira instĂąncia, ocasionou o desenvolvimento do ballĂ©t (Ah! ballĂ©t! JĂĄ fui boa nisso...) e, mais tarde, criou um universo dentro do qual se deu desenvolveram gĂȘneros como os executados no music â hall, como o sapateado (O Vilfredo jĂĄ foi bom nisso...) e o swing (Nossa! swing!!!). A divulgação da dança se deu tambĂ©m fora do mundo do espetĂĄculo, principalmente nas tradiçÔes populares.
Enfim, a dança, em sentido geral, Ă© a arte de mover o corpo segundo uma certa relação entre tempo e espaço, estabelecida graças a um ritmo e a uma composição coreogrĂĄfica. Se vocĂȘs quiserem viajar mais pela histĂłria da dança, acessem o site http://br.geocities.com/quemdancaemaisfeliz/index.html. Ă por isso que espero e conto com a presença de todos vocĂȘs no baile. Os meninos do FM jĂĄ confirmaram que vĂŁo fazer uma cobertura fotogrĂĄfica daquelas de arrepiar.
Meus queridos e minhas queridas! Escrevam para mim, mandem e-mails... Eu adoro receber e-mails. Ah! E não se esqueçam, podem me "interpelar" à vontade... Também adoro ser interpelada... (rs)
Beijinhos
Marilene Carolina