PROJETO EDUCAĂĂO ALĂM DOS MUROS
22/12/2011 -
COLUNA DO CANALHA
EDUCADORES INOVADORES
English:
http://www.microsoft.com/Presspass/press/2011/nov11/11-10EdAwardsPR.mspx
Video:
http://www.youtube.com/watch?v=3Ntoy7nR_RY
Construindo o futuro: Projeto de escola pĂșblica voltado para menores infratores vence prĂȘmio internacional e pode ser adotado em instituiçÔes particulares.
De short azul e camiseta branca, a adolescente Vanessa encaixa peças que vĂŁo formando casas, ĂĄrvores, bonecos, animais. Juntar as partes de um Lego, o popular jogo infantil, parece uma brincadeira, mas Ă© uma tarefa escolar. Na escola, ou fora dela, Vanessa (nome fictĂcio), 16 anos, constrĂłi pequenos cenĂĄrios para filmes educativos desenvolvidos com ajuda da professora Sandra Caldas, do Departamento Geral de AçÔes Socioeducativas do Rio de Janeiro (Degase). Trata-se de uma instituição que cuida de âadolescentes com problemas com a leiâ, a terminologia que substitui a antiga âmenores infratoresâ, carregada de preconceito. Vanessa e outras 44 meninas, com idades entre 12 e 18 anos, participa do projeto Educação AlĂ©m dos Muros, que ganhou o primeiro lugar do PrĂȘmio Microsoft Educadores Inovadores 2011, na categoria Contextos Desafiadores. Foi a melhor colocação de um projeto brasileiro em todas as ediçÔes da premiação.
AlĂ©m da condecoração de prestĂgio, o projeto tem mĂ©ritos reconhecidos, e copiados, aqui. As alunas do Degase jĂĄ estĂŁo apresentando seus vĂdeos em outras instituiçÔes particulares do Rio, como o ColĂ©gio de Aplicação Emmanuel Leantsinis (Cael). A ideia a ser disseminada Ă© muito simples: usar um brinquedo como o Lego para otimizar o aprendizado e estimular a criatividade e o trabalho em equipe. As garotas tambĂ©m tĂȘm contato com animação e edição de filme. âPrimeiro, eram as assistentes sociais que incentivavam as meninas a vir para cĂĄ. Agora, uma vai contando para outra e a sala estĂĄ sempre cheiaâ, conta a professora Sandra, hĂĄ 11 anos no sistema socioeducativo.
Quando experimentou a sensação de migrar da posição de aprendiz para a de quem ensina, Vanessa disse que ficou âcom vergonhaâ, mas muito feliz por passar informaçÔes e emoção aos alunos do Cael. âFomos conversando e elas aprenderam como as pecinhas podiam ser animadas em vĂdeosâ, contou, orgulhosa. Aluna do Cael, Mayara Souza de Oliveira, 17 anos, se disse particularmente tocada com o encontro, que acabou decidindo seu futuro: vai estudar biologia e prestarĂĄ concurso para ser professora, mas nĂŁo de uma escola qualquer e, sim, da unidade socioeducativa. âMinha mĂŁe estĂĄ muito orgulhosaâ, disse. A mĂŁe de Vanessa, uma engenheira civil, tambĂ©m deve estar. Internada hĂĄ 16 meses, a menina agora planeja trabalhar com gestĂŁo mĂ©dica. Vanessa, cujo pai Ă© motorista, ainda nĂŁo sabe quando vai sair e nĂŁo gosta de falar sobre o delito que a levou Ă instituição. Atualmente, estĂĄ cumprindo medida socioeducativa. âAndei com mĂĄs companhias. Mas deixei tudo isso para trĂĄsâ, limitou-se a dizer a menina, que sĂł quer, agora, olhar para a frente.
A maioria dos crimes que levam os adolescentes Ă internação Ă© o envolvimento com o trĂĄfico de drogas. O projeto Ă© um dos responsĂĄveis pela diminuição na reincidĂȘncia das internaçÔes nos Ășltimos dois anos. De acordo com dados do ĂłrgĂŁo, quase 90% dos adolescentes que passaram pela instituição deram um rumo diferente, e melhor, em suas vidas apĂłs a intervenção. Gisele (nome fictĂcio), 14 anos, internada hĂĄ pouco mais de duas semanas, conta os dias para voltar para casa, mas sabe que nĂŁo serĂĄ mais a mesma. Durante seu tempo na oficina, ela criou o projeto O Que Vou Ser Quando Crescer, cujo cenĂĄrio Ă© uma fazenda, pois deseja se tornar veterinĂĄria. âDesde pequena, tenho essa vontade. NĂŁo sei como, mas eu vou serâ, afirmou, confiante. A mĂŁe, que a visita semanalmente, jĂĄ estĂĄ procurando cursos semelhantes para que ela possa dar continuidade Ă s atividades aprendidas.
PROJETO PREMIADO
- Esta foi a sexta edição do PrĂȘmio Microsoft Educadores Inovadores, que teve mais de 250 mil projetos inscritos - dos quais 1.402 eram brasileiros -, oriundos de 107 paĂses.
- O PaĂs vem obtendo boas colocaçÔes. Foi a primeira vez que o Brasil saiu vencedor, e ainda bateu recorde de finalistas na etapa mundial, com seis projetos selecionados.
- No ano passado, a professora Adriana Oliveira, do EspĂrito Santo, conquistou o segundo lugar na categoria ConteĂșdo com o trabalho Escola na Nuvem.
- Em 2009, dois projetos ficaram em terceiro lugar: Fontes de Energia, de Alex Vieira dos Santos, na categoria Inovação em ConteĂșdo, e Barreiro, de LucrĂ©cio de Oliveira, em Comunidade.
Juliana Dal Piva - Fonte: Isto à - Edição 2197.
Mais detalhes:
http://www.microsoft.com/Presspass/press/2011/nov11/11-10EdAwardsPR.mspx
http://www.microsoft.com/brasil/educacao/parceiro/etapa-mundial-2011.mspx
http://www.educadoresinovadores.com.br/
Educação Além dos Muros:
http://www.educadoresinovadores.com.br/vencedores/educacao-alem-dos-muros.asp
VĂdeo:
http://www.youtube.com/watch?v=3Ntoy7nR_RY
Escola na Nuvem - http://www.microsoft.com/brasil/educacao/parceiro/br_segundo_lugar.mspx
Fontes de Energia - http://www.microsoft.com/brasil/educacao/parceiro/energia_trabalho.mspx
Barreiro - http://www.microsoft.com/brasil/educacao/parceiro/barreiro.mspx
Degase RJ - http://www.degase.rj.gov.br/
Cael - http://cael.feuc.br/
Blog do HermĂno: http://www.herminio.com.br/
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php