O DIA DOS NAMORADOS
05/06/2008 -
MANCHETES DA SEMANA
"NĂO Ă SĂ COM BEIJOS QUE SE PROVA O AMOR"
No Brasil o dia dos namorados é comemorado no dia 12 de junho. Uma das razÔes pode ser a proximidade com as comemoraçÔes de Santo Antonio (dia 13), considerado Santo Casamenteiro e por ser uma época de baixo comércio. A data foi introduzida no Brasil em 1950 pelo publicitårio João Dória, quando ele criou um slogan de apelo comercial que dizia "não é só com beijos que se prova o amor".
Fonte: http://www.colegiosaofrancisco.com.br
A HISTĂRIA DO DIA DOS NAMORADOS (Por Luiz Alberto Py)
A data, 12 de junho, foi escolhida, hĂĄ cinqĂŒenta e cinco anos, por comerciantes paulistas, pela proximidade com o dia 13, dia de Santo Antonio, conhecido como santo casamenteiro. Na Europa e na AmĂ©rica do Norte, a festa dos que se amam Ă© celebrada no dia 14 de fevereiro, dia de SĂŁo Valentim ou Valentino. Este santo viveu no SĂ©culo III, em Roma na Ă©poca em que o imperador Claudius proibiu casamentos durante as guerras, por achar que o amor prejudicava o Ăąnimo dos soldados. Valentino continuou a casar os jovens que o procuravam, e passou Ă histĂłria como padroeiro dos apaixonados. Por sua atividade foi condenado Ă morte e decapitado no ano de 278.
A tradição do dia dos namorados, todavia é anterior a São Valentino. Ela se originou na festa romana da Lupercalia (que depois passou a se chamar Februata), homenagem aos deuses Pã e Juno. Neste dia, quando a primavera jå se aproximava, era organizada uma cerimÎnia na qual, nas aldeias, os nomes das moças eram colocados em uma caixa de onde cada rapaz retirava um. A sorteada passava a ser a sua namorada - e era por ele cortejada durante os doze meses que se seguiam.
NO BRASIL
No Brasil, o primeiro dia dos namorados foi comemorado em 1953, organizado por comerciantes paulistas. A data de 12 de junho foi escolhida por ser a véspera do dia da morte de Santo Antonio (1195-1231), tradicional casamenteiro e protetor dos apaixonados, para quem as moças acendem velas pedindo por um namorado. Curiosamente, antes de se instalar esta tradição, Santo Antonio era o santo dos objetos perdidos. Aliås, não se pode pensar em objeto mais perdido do que um namorado de quem nem se conhece ainda o rosto... O dia foi criado para fornecer um pretexto para que as pessoas amadas sejam presenteadas e assim se demonstre amor por elas.
A data pode ser um motivo para um dia especial de atenção e carinho entre namorados e quaisquer outros casais que se amem. à claro que qualquer dia e todos os dias são apropriados para se manifestar amor. Porém, como habitualmente as pessoas costumam estar envolvidas com seus afazeres, o dia dos namorados oferece uma oportunidade para que se preste mais atenção no parceiro e na relação amorosa. à o momento de nos alegrarmos por tudo o que temos podido dar, trocar e receber da pessoa que amamos e que nos ama. Faz bem lembrar o quanto esta relação é importante para nossa alegria e nossa felicidade.
O SIGNIFICADO DO NAMORO
O namoro Ă© o estĂĄgio inicial do encontro entre duas pessoas, perĂodo em que elas começam a se conhecer e a desmistificar as ilusĂ”es e fantasias que possam ter criado acerca do futuro de seu relacionamento. Uma vez que este trabalho de desmistificação esteja feito, o casal tem a possibilidade de avaliar se o que sobrou de realidade entre eles Ă© suficiente para continuarem a relação. Passa-se entĂŁo, caso a resposta seja afirmativa, ao um estĂĄgio mais comprometido do relacionamento, que podemos entender como sendo o casamento propriamente dito.
Precisamente por ser o estĂĄgio inicial da relação amorosa, o namoro se apresenta como o momento mais romĂąntico da vida de um casal. A situação mais maravilhosa que pode ocorrer numa longa relação entre duas pessoas Ă© exatamente quando, depois de um longo tempo transcorrido, o casal ainda consiga recuperar o encantamento do perĂodo de namoro. Este encantamento rejuvenesce e vivifica o amor de ambos e recria as condiçÔes indispensĂĄveis para a boa continuidade da vida amorosa.
O dia dos namorados Ă© uma excelente oportunidade para os casais reviverem o perĂodo de começo de relacionamento, quando todas as ilusĂ”es, fantasias e expectativas estavam acesas. Podemos nos permitir reviver a ingenuidade dos primeiros tempos e deixar que ela conviva com o ceticismo de um casamento maduro. Brincar de namorar Ă© voltar atrĂĄs no tempo e beber na fonte de eterna juventude. Esta atividade Ă© tĂŁo benĂ©fica que nĂŁo precisamos estar presos ao dia 12 de junho para exercĂȘ-la. Qualquer pretexto para bons momentos de namoro Ă© vĂĄlido e todo dia Ă© dia dos namorados.
Luiz Alberto Py é médico psiquiatra e psicanalista.
Fonte: Folha Online.
1949 ou 1953?
A data mais romĂąntica do calendĂĄrio tem origem milenar. No ano 270, o imperador romano Claudius proibiu casamentos: jovens casados eram pĂ©ssimos soldados. Um padre, futuro SĂŁo Valentim, ignorou a ordem e foi condenado Ă forca. Na cadeia, apaixona-se pela filha cega do carcereiro e promove o milagre de fazĂȘ-la enxergar. Deixa carta de despedida assinada: "Do seu Valentim". O dia da morte dele virou Dia dos Namorados. PaĂses de lĂngua inglesa comemoram o Valentine's Day (Dia de Valentim) em 14 de fevereiro.
Hå mais de meio século, em 12 de junho de 1949, o Dia dos Namorados entrou para nossa história. Os magazines paulistanos Mappin e Clipper lançaram campanha estimulando casais a trocar presentes na véspera do dia de Santo AntÎnio, o casamenteiro. A idéia foi do publicitårio João Dória.
Fonte: Almanaque Brasil.
CURIOSIDADES
- Na Idade MĂ©dia, dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pĂĄssaros. Por isso, os namorados da Idade MĂ©dia usavam esta ocasiĂŁo para deixar mensagens de amor na soleira da porta da amada.
- Um dos cartÔes mais antigos foi emitido em 1415 por Charles, duque de Orleans, a sua esposa, quando era prisioneiro na torre de Londres. O cartão é preservado agora no museu britùnico.
- No JapĂŁo o Sei Barentain Dee (Dia de SĂŁo Valentim) Ă© reservado especialmente para as mulheres declararem amor aos seus amados. O presente mais tradicional Ă© o coração de chocolate, feito pela prĂłpria moça. TambĂ©m Ă© comum oferecer presentes aos superiores do local de trabalho, veteranos e atĂ© mesmo para colegas da escola que frequenta. Estes sĂŁo chamados de giri tyoko, ou seja, chocolate de cortesia. Em contrapartida o homem deve retribuir a esta gentileza um mĂȘs depois, na ocasiĂŁo do "White Day"(white, por responderem Ă cortesia presenteando com chocolate branco), enviando chocolate branco, marshmallow ou ainda biscoitos.
- As crianças celtas vestiam-se de adultos no dia 14 de Fevereiro e cantavam de porta em porta, celebrando o amor;
- No PaĂs de Gales, gravavam-se colheres de madeira com coraçÔes, chaves e fechaduras, trocados como prendas pelos apaixonados, que significavam: "SĂł tu tens a chave do meu coração". - No perĂodo Vitoriano, as mulheres podiam 'prever' seu destino amoroso de cordo com o pĂĄssaro que vissem: ver um "pintarroxo" era sinal de que a mulher casaria com um marinheiro, ver um pardal era sinal de que casaria com um pobre mas seria feliz, uma andorinha, um bom homem e, se tivesse o azar de avistar um pica-pau, ficaria solteira.
Fonte: http://www.colegiosaofrancisco.com.br
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php