CRIATIVIDADE NO MARKETING LXXI
13/05/2009 -
NOSSOS COLUNISTAS
PROPAGANDAS INTELIGENTES LXXI (RAIZ DA TERRA)
English:
http://www.raizdaterra.com/index.php?idioma=en
ConsciĂȘncia socioambiental estĂĄ na ordem do dia da Raiz da Terra, marca que acaba de inaugurar seu primeiro show-room, na rua Atenas, 125, Prado. O espaço lança o Outono/Inverno, que mantĂ©m a proposta inicial da grife, isto Ă©, utilizar somente tecidos ecologicamente corretos na confecção, como algodĂŁo orgĂąnico, visco-bambu, jeans orgĂąnico, tecno bambu e amazontex (Ă base de manteiga extraĂda das sementes de cupuaçu).
NatĂĄlia D'ornellas - Fonte: O Tempo - 10/05/09.
Raiz da Terra - http://www.raizdaterra.com/
Leia mais sobre a grife: http://www.modaminas.com/site/materias_det.asp?id=1104&c=3
CAMPANHAS INTELIGENTES
1 - Coração Manda Topper
Quando nĂŁo corro 10km, fico exausta.
A gente chora quando perde, mas quando ganha chora mais ainda.
A gente chega na bola inchegĂĄvel, faz o ponto infazĂvel.
A gente joga feliz, talvez porque fugiu da concentração na noite anterior.
Não somos um só, somos vårios. E às vezes irritantemente diferentes mas trazemos todos a herança do talento e da vontade.
Ăs vezes, a gente ganha por ser assim. Ăs vezes, a gente perde por ser assim. Mas a gente sempre Ă© feliz por ser assim.
http://www.topper.com.br/
2 - Faça Diferente Sebrae
Inovar Ă© um Ăłtimo negĂłcio. DĂȘ ouvidos Ă inovação. Saia da mesmice. Acredite que com soluçÔes simples Ă© possĂvel se destacar e ser competitivo. O Sebrae preparou uma sĂ©rie de açÔes no rĂĄdio, na internet, workshops, cursos e vĂdeos que levam conhecimento para a sua empresa nĂŁo estacionar no mercado. Faça Diferente e melhore os resultados dos seus negĂłcios. Quem tem conhecimento inova e vai pra frente.
http://www.facadiferente.sebrae.com.br/
3 - Semana Otimismo que Transforma - Coca-Cola
Durante uma semana, o seu pedido pode realizar o desejo de muita gente. Participe da Semana Otimismo que Transforma. De 17 a 23 de maio.
Uma semana para vocĂȘ contagiar o mundo com seu otimismo e transformar a vida das pessoas. De 17 a 23 de maio, todo produto Coca-Cola Brasil que vocĂȘ consumir, seja chĂĄ, suco, achocolatado, ĂĄgua, refrigerante, energĂ©tico ou hidrotĂŽnico, contribui com parte do lucro para os projetos de inclusĂŁo social do Instituto Coca-Cola Brasil, como reciclagem, proteção da ĂĄgua e investimentos na educação. Participe.
Saiba mais: http://www.cocacolabrasil.com.br/semanaotimismoquetransforma/
PROFESSOR X
CUIDE DO SEU BOLSO E DO PLANETA JĂ!
Faça o download gratuito no site http://www.redetres.com/.
(COLABORAĂĂO: PROFESSORA ADRIANA FILETO)
UMA MONA ĂSPERA
A Mona Lisa resplandece no Museu do Louvre. Sua xarĂĄ, Mona Mourshed, assina pesquisas na famosa empresa de consultoria McKinsey. Com seu sorriso enigmĂĄtico, a primeira Mona Ă© suave, Ă© lisa. JĂĄ a segunda Ă© ĂĄspera, pelo impacto dos seus estudos. Seu ensaio sobre educação ("Como os sistemas escolares de melhor desempenho chegaram lĂĄ") Ă© um admirĂĄvel sumĂĄrio dos resultados de centenas de trabalhos que se acumulam nos Ășltimos anos. Embora seja voltado para paĂses desenvolvidos, suas apresentaçÔes no Brasil tiveram grande repercussĂŁo.
Vejam que situação curiosa. Lendo o ensaio, nĂŁo discordo de nada. Mas temo que tenha causado mais mal do que bem nas terras tupiniquins. Como assim? Um remĂ©dio potente precisa ser receitado com muito cuidado e para o paciente certo. A poção de Mona nĂŁo serve para o Brasil. Isso porque o tema do primeiro capĂtulo polariza toda a mensagem: "A qualidade de um sistema de educação nĂŁo pode exceder a qualidade de seus professores". Nas discussĂ”es das quais tive notĂcia, o debate nĂŁo foi alĂ©m desse capĂtulo. Considerando que a educação da maioria dos estados americanos nĂŁo estĂĄ Ă altura da sua extraordinĂĄria riqueza, Mona lembra que seus futuros professores provĂȘm do terço mais fraco dos graduados de suas high schools. Em contraste, Coreia e FinlĂąndia recrutam os melhores graduados e tĂȘm Ăłtimos resultados. Para quem jĂĄ tentou quase tudo, falta atrair excelentes professores.
Quando esse resultado aterrissa no Brasil, registramos que a grande maioria dos nossos professores Ă© tambĂ©m recrutada entre os mais fracos do ensino mĂ©dio â alĂ©m de receber pĂ©ssima formação. PorĂ©m, nĂŁo hĂĄ dinheiro para pagar salĂĄrios muito mais elevados. Mesmo que o fizĂ©ssemos, seriam trinta anos para renovar o quadro, jĂĄ que eles sĂŁo estĂĄveis. Tal diagnĂłstico Ă© uma bomba atĂŽmica de pessimismo. Estamos condenados, pois o ensaio começa com o epitĂĄfio: bom ensino sĂł com excelentes professores. Mas vejam o segundo capĂtulo: "A Ășnica maneira de melhorar os resultados Ă© melhorar a instrução". Contradiz o primeiro! Ou seja, com os mesmos professores Ă© possĂvel obter muito mais. De fato, traz conselhos para tornar mais produtivos os professores existentes. O problema Ă© que essa mensagem ficou obliterada pelo impacto derrotista do inĂcio.
Lemos no segundo capĂtulo: "O papel da escola Ă© assegurar que quando o professor entra na sala de aula tenha todos os materiais disponĂveis, junto com o conhecimento e a vontade de melhorar o ensino". Ă preciso ajudar o professor a empregar as prĂĄticas apropriadas, motivĂĄ-lo e fazer com que conheça suas deficiĂȘncias. Igualmente proveitoso Ă© selecionar para a direção da escola os professores mais entusiasmados, criativos e com capacidade de liderar. Ă necessĂĄrio ter programas explĂcitos e livros excelentes. A formação dos novatos se completa dentro da sala de aula, sob a supervisĂŁo de mestres experientes que sabem manejar a classe e usar os materiais de ensino.
De fato, Ă© possĂvel fazer bastante em pouco tempo. Em alguns municĂpios de Minas Gerais, entre 2007 e 2008, os testes de alfabetização (na 2ÂȘ sĂ©rie) mostraram uma queda substancial na proporção de alunos com desempenho baixo ou intermediĂĄrio (ou seja, que nĂŁo aprenderam a ler). HĂĄ casos espetaculares. Em Ouro Branco, por exemplo, uma escola baixou de 42% para 10%. Em Maravilhas, de 43% para 1%, e em Itabirito, de 23% para 0%. Isso aconteceu em municĂpios participantes do sistema de gestĂŁo da Fundação PitĂĄgoras â sem trocar professores! Colocando todos a remar na mesma direção, definindo e dando foco Ă s prioridades, todos colaboram para identificar os problemas, resolvĂȘ-los e valorizar os sucessos. GestĂŁo Ă© isso.
Essa Ă© a leitura correta do ensaio de Mona. NĂŁo adianta sonhar com professores finlandeses e ser engolfado pelo pessimismo. Na educação, apesar dos resmungos de alguns, muito pode ser feito sem que sejam necessĂĄrios recursos extravagantes. De fato, como mostra o artigo, gastar muito nĂŁo assegura boa educação. Se houver a "Grande Reforma da Educação Brasileira", serĂĄ o somatĂłrio dos Ănfimos gestos que corrigem erros do passado e introduzem prĂĄticas eficazes. SerĂĄ fruto da insistĂȘncia obsessiva em melhorar o "feijĂŁo com arroz" da sala de aula, ano apĂłs ano. Na tradução zen, "todo dia melhorar um pouco, todo dia fazer um pouquinho melhor".
Claudio de Moura Castro (http://www.claudiomouracastro.com.br/) - Fonte: Veja - Edição 2112.
PROFESSORA PASQUALINA
A RĂGUA DA MEMĂRIA OU A REGRA DA MEMĂRIA
Låpis, borrachas, réguas, e outras coisas que dão saudade da professorinha que nos ensinou o beabå, estão numa mais que interessante exposição.
à "A régua da memória ou a regra da memória", de Mårio. Que Mårio? Mårio Rosa. na Galeria da Copasa. Até 14 de junho.
Paulo Navarro - Fonte: O Tempo - 14/05/09.
Saiba mais:
http://www.copasa.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=781&sid=137&tpl=printerview
2ÂȘ EDIĂĂO DO PRĂMIO GOVERNO DE MINAS GERAIS DE LITERATURA
A Secretaria de Estado de Cultura divulgou os selecionados na 2ÂȘ edição do PrĂȘmio Governo de Minas Gerais de Literatura. Na categoria Conjunto da Obra, o cronista Luis Fernando Verissimo foi o vencedor.
O escritor Humberto Werneck, que participou da comissĂŁo que escolheu o escritor gaĂșcho, chama a atenção para a importĂąncia de o prĂȘmio deste ano ter sido dado a um cronista. "Embora a crĂŽnica jĂĄ esteja magnificamente aclimatada no Brasil e seja especialmente amada pelo leitor brasileiro, ela ainda costuma ser vista como coisa de segunda ordem e jamais Ă© contemplada em concursos que nĂŁo sejam especĂficos. Premiam-se romancistas, contistas, poetas, ensaĂstas, mas nunca cronistas", explica Werneck.
Premiados
Jovem Escritor Mineiro.
Maria Zilda Santos Freitas,
com o romance "Insetos"
Categoria Ficção.
Reni Adriano Batista,
com a obra "Lugar"
Categoria Poesia.
Eduardo Jorge de Oliveira, com o livro
"A LĂngua do Homem sem Braço"
JoĂŁo Pombo Barile - Fonte: O Tempo - 12/05/09.
Leia mais:
http://www.agenciaminas.mg.gov.br/detalhe_noticia.php?cod_noticia=25497
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php