SERĂ QUE REALMENTE Ă HORA DE NOS PREPARARMOS PARA BANCAR UMA COPA DO MUNDO?
06/11/2007 -
COLUNA DO CANALHA
SERĂ QUE Ă HORA DE COPA AQUI?
Sediar uma Copa do Mundo de futebol nĂŁo significa (e nem pode) apenas a hipĂłtese de sermos hexacampeĂ”es. Quem vĂȘ dessa forma Ă© mĂope, e jĂĄ nos basta Ă miopia da nossa administração pĂșblica com assuntos de extrema importĂąncia.
Como todo investimento pĂșblico, o valor gasto sempre supera em muito o valor previsto.
A realização do PAN deixou isso muito claro.
O valor do investimento foi ultrapassado em mais de quatro vezes. Se levarmos em conta esta mesma proporção para uma Copa do Mundo, estarĂamos falando de um gasto final prĂłximo de 10 bilhĂ”es de reais.
Somos permanentemente saqueados por obras superfaturadas, licitaçÔes fraudulentas, desvio de recursos, favorecimento ilĂcito.
A CBF, apesar de ser uma entidade privada, vive sendo questionada sobre como capta e gasta os recursos de seus patrocinadores.
Nosso futebol é alvo constante de acusaçÔes de fraude, de gestÔes fraudulentas, como foi o caso recente da parceria do Corinthians com a MSI. E isso só falando de futebol.
Quando analisamos a qualidade de vida da nossa população, vemos que mesmo que se gaste apenas o previsto para realizar uma Copa do Mundo, isso é muito injusto ao não investirmos o dinheiro no que nosso povo realmente precisa.
A realização da Copa do Mundo implica em investimento nos sistemas viårios das cidades, na construção de estådios de forma desnecessåria.
Não precisamos ter 12 cidades sedes. à megalomania apenas para favorecer federaçÔes e governos estaduais em troca da manutenção de favores entre um e outro, como, por exemplo, a perpetuação do Sr. Ricardo Teixeira a frente da CBF.
NĂŁo podemos esquecer, tambĂ©m, do uso polĂtico que se farĂĄ de uma Copa do Mundo no Brasil, alĂ©m de quantos bolsos ele irĂĄ enriquecer.
Precisamos de metrĂŽ, de hospitais, de estradas, de postos de saĂșde, de mais obras e empresas que gerem empregos permanentes, de moradias, de impostos mais baixos.
Quando o governo investir na Copa do Mundo, isso serĂĄ feito com o dinheiro arrecadado com nossos impostos, aqueles que eu e vocĂȘ pagamos.
NĂŁo, a resposta Ă© nĂŁo.
Não precisamos de uma Copa de Mundo de futebol. Não precisamos ser hexacampeÔes, ou quem sabe até estarmos disputando um heptacampeonato.
Copa do Mundo Ă© uma bola fora, resultado de uma jogada mal feita e que sĂł vai mesmo beneficiar os adversĂĄrios.
Lamentavelmente, no campo administrativo, nos faltam craques, e nĂŁo porque eles estĂŁo indo pra fora do paĂs, mas porque nĂŁo conseguimos produzi-los mesmo.
Na foto: Joseph Blatter, da Fifa. (Fonte: Veja - Edição 2033)
LEIA OS TEXTOS DO CANALHA NO SITE http://coisadecanalha.zip.net
AVISO: VocĂȘ pode falar com o Cara, o Carinha e o Canalha pelo MSN. Anote aĂ e adicione os endereços ao seu MSN.
o_canalha_fm@hotmail.com;
o_cara_fm@hotmail.com;
o_carinha_fm@hotmail.com.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php