TURMAS ON-LINE REALISTAS
20/08/2009 -
TURMAS DO FM
SECOND SKIN
English:
http://www.secondskinfilm.com/
Trailler:
http://www.secondskinfilm.com/ (Watch trailer)
Os jogos massivos on-line criam um mundo paralelo, e nĂŁo Ă© difĂcil ver isso afetar a vida real. Diante desse fenĂŽmeno, produtores da Pure West decidiram retratar histĂłrias reais que tiveram seus rumos mudados drasticamente por causa desses jogos.
O resultado final foi o documentårio "Second Skin" (http://www.secondskinfilm.com/), que começa a ser vendido on-line dia 25 de agosto.
Uma das histĂłrias Ă© a de um casal que se diz apaixonado, mas nunca se conheceu pessoalmente - eles sĂł convivem no jogo. Outro personagem conta seu vĂcio: "eu sabia que estava doente, que tinha que parar de jogar entre 14 e 16 horas por dia."
Veja o trailer em http://www.secondskinfilm.com/ (Watch trailer). (AD).
InformĂĄtica - Fonte: Folha de S.Paulo â 19/08/09.
INTERCĂMBIO - BAYER SELECIONA PROJETOS AMBIENTAIS
Jovens com idades de 18 a 25 anos que tenham estudo ou projeto ambiental ou de desenvolvimento sustentĂĄvel podem se inscrever no programa Bayer Jovens Embaixadores Ambientais 2009 atĂ© 28/8. O prĂȘmio Ă© uma viagem Ă Alemanha. Site: www.byeebrasil.com.br.
Fonte: Folha de S.Paulo - 23/08/09.
RAUL SEGUNDO PAULO COELHO
Paulo Coelho deu um depoimento comovente nos 20 anos de morte de Raul Seixas. No seu blog, o escritor nĂŁo usou de meias palavras e atacou: "Fico muito contente ao ver que hoje Raul estĂĄ mais vivo que nunca. Mas nĂŁo se iludam: em seus Ășltimos anos de vida era motivo de chacota para apresentadores de TV, e sistematicamente ignorado ou atacado pela imprensa". O depoimento vocĂȘ confere em http://colunas.g1.com.br/paulocoelho.
Lupa - Fonte: O Tempo - 23/08/09.
EXECUTIVOS SATISFEITOS
Os executivos brasileiros estĂŁo mais satisfeitos com sua atual posição do que a mĂ©dia internacional, segundo dados do Executive Quiz, pesquisa do Korn/Ferry Institute realizada em maio e junho com executivos de 70 paĂses. Dentre os executivos brasileiros empregados consultados, 57% avaliam como positivo seu grau satisfação. A mĂ©dia internacional Ă© de 53%. As principais razĂ”es para a insatisfação sĂŁo falta de motivação e de confiança nos lĂderes.
Mercado Aberto â Guilherme Barros â Fonte: Folha de S.Paulo â 17/08/09.
Korn/Ferry Institute - http://www.kornferry.com/
Executive Quis - http://www.kornferry.com/PressRelease/10518
FRIENDSHIP RIDE 2009
A reuniĂŁo de motocicletas da marca Harley-Davidson. Pela primeira vez o festival Ă© realizado na cidade alemĂŁ de Gersfeld.
Fonte: Terra - 16/08/09.
Veja fotos: http://www.rentamotorcycle.net/photo/1539104/?k=j83s12y12h94s27k02
O site: http://www.friendship-ride-germany.de/eventgelaende_en.html
O BURQUINI
A oposição declarada do governo da França ao uso da burca pode ter chegado Ă s ĂĄguas. A muçulmana Carole (sobrenome nĂŁo divulgado), de 35 anos, foi impedida de frequentar uma piscina pĂșblica na periferia de Paris por entrar na ĂĄgua com um maiĂŽ que a cobre da cabeça aos pĂ©s, batizado de âburquĂniâ. Os administradores do clube alegaram razĂ”es de higiene para impedir o uso da roupa, mas Carole diz que vestira o âburquĂniâ em julho por vĂĄrias vezes, sem ser incomodada. SĂł a partir deste mĂȘs foi avisada da proibição. âIsso nada mais Ă© que segregaçãoâ, afirma Carole.
Primeiro Plano - Fala, Mundo - Um olhar para o planeta - Juliano Machado - Fonte: Ăpoca - edição 587.
Detalhes:
http://pt.euronews.net/2009/08/14/muculmana-francesa-impedida-de-entrar-em-piscinas/
CĂMERATEEN
http://www.shootnations.org/
Giuliane Bertaglia Correia, 15, Ă© um dos vencedores do Shoot Nations, concurso internacional de fotografias. Ela venceu na categoria "Porque sou uma menina", na faixa dos 11 aos 16 anos. O prĂȘmio, alĂ©m da exibição da foto em Londres, Ă© uma assinatura da revista "National Geographic". "A foto representa um novo mundo, repleto de descobertas, assim como Ă© o jovem", explica a garota.
Fonte: Folha de S.Paulo â 17/08/09.
NOITE SILENCIOSA
O cartunista Gustavo Duarte lançou a histĂłria em quadrinhos "CĂł!", publicação independente que, por enquanto, tem apenas 1.500 exemplares. O gibi Ă© curto e conta, em apenas 36 pĂĄginas, uma histĂłria silenciosa. HĂĄ apenas um balĂŁo de diĂĄlogo. O enredo se desenrola em uma fazenda, em uma noite bizarra, quase como em um romance de FranzKafka ("Metamorfose"). O artista, de traço leve e detalhista, brinca bem com a cor preta e com o suspense. A HQ serĂĄ vendida, a princĂpio, pelo blog http://mangabastudios.blog.uol.com.br/, por R$10.
Fonte: Folha de S.Paulo â 17/08/09.
CINEMA NETMOVIES
A locadora on-line NetMovies agora possibilita que seus filmes sejam vistos em streaming pela internet - sem baixar arquivos ou programas. O usuĂĄrio deve escolher algum dos planos da empresa. Veja em http://www.netmovies.com.br/.
Eventos on-line â Acontece na Internet - InformĂĄtica - Fonte: Folha de S.Paulo â 19/08/09.
BIBLIOTECA DAS TURMAS DO FM
BIOGRAFIA - LIVRO HOMENAGEIA SOCIĂLOGA RUTH CARDOSO
Lançado o "Livro de Ruth", de Margarida Cintra Gordinho. A biografia Ă© uma homenagem da Fundação Escola de ComĂ©rcio Ălvares Penteado, onde Ruth Cardoso (1930-2008) iniciou carreira docente, e da Imprensa Oficial.
Fonte: Folha de S.Paulo â 17/08/09.
Livro de Ruth â http://www.livrariacultura.com.br/scripts/eventos/resenha.asp?sid=0243401361181743341371874&nevento=4687&tipoEvento=autografo
Fundação Escola de ComĂ©rcio Ălvares Penteado â http://www.fecap.br/Portal09/index.php
Imprensa Oficial - http://www.imprensaoficial.com.br/PortalIO/Home_1_0.aspx#17/08/2009
OBRAS DIDĂTICAS
A Preparação do Escritor
Raimundo Carrero, autor de "O Amor NĂŁo Tem Bons Sentimentos" (ed. Iluminuras), divide o texto em 11 "aulas" sobre temas como "a invenção do personagem" ou "como sĂŁo feitos os diĂĄlogos". Inclui sugestĂŁo de exercĂcio ao final dos capĂtulos. Lançamento da ed. Iluminuras.
Detalhes: http://www.iluminuras.com.br/v1/verdetalheslivros.asp?cod=406
Para Ler Como um Escritor
Francine Prose Ă© autora de "A Vida das Musas" (Nova Fronteira) e romancista. O tĂtulo entrega o segredo dos demais professores de escrita: ler atentamente os clĂĄssicos. Ela analisa autores como Jane Austen e Vladimir Nabokov. Ed. Zahar.
Detalhes: http://www.zahar.com.br/catalogo_detalhe.asp?id=1089
Oficina de Escritores
Autor de "O Ponto de Ruptura" (ed. Difel), Stephen Koch foi professor de escrita criativa em Columbia e Princeton. Com frases de autores consagrados sobre o ato de escrever, o livro dĂĄ dicas como "o que faz a legibilidade nĂŁo Ă© a clareza, mas a atitude". Ed. Martins Fontes.
Detalhes: http://www.wmfmartinsfontes.com.br/detalhes_assessoria_destaquemidia.asp?id=91
LIVRO TRAĂA UM PANORAMA DA IMPRENSA NO BRASIL
Para comemorar os 30 anos da ANJ (Associação Nacional de Jornais), Judith Brito e Ricardo Pedreira - presidente e diretor-executivo da entidade - lançam o livro "A Força dos Jornais", que traça um panorama da imprensa no Brasil desde o primeiro mensĂĄrio ("Correio Braziliense", editado em Londres) atĂ© o presente, quando ela enfrenta a concorrĂȘncia de outros meios como a TV, o rĂĄdio e a internet.
No primeiro capĂtulo, os autores descrevem o surgimento da imprensa no paĂs, com a chegada da famĂlia real em 1808, e a progressiva substituição dos pequenos jornais partidĂĄrios -que marcaram a era imperial- por empresas sĂłlidas, de perfil industrial, que viviam de anĂșncios e de assinaturas.
A consolidação dos jornais como veĂculos da opiniĂŁo pĂșblica durante o perĂodo republicano, porĂ©m, induziu vĂĄrios presidentes a tentarem controlar a imprensa. Floriano Peixoto fechou o "Jornal do Brasil" em 1893, e depois obrigou seu diretor editorial, Rui Barbosa, a ir para o exĂlio; em 1940, GetĂșlio Vargas decretou intervenção em "O Estado de S. Paulo".
Os jornais voltaram a sofrer essas pressĂ”es depois do golpe de 1964. Em 1969, o "Correio da ManhĂŁ" foi extinto, apĂłs ter ediçÔes apreendidas e ser invadido pela polĂcia. A censura tornou-se mais rĂgida a partir de 1970. Em 1977, apesar da polĂtica de distensĂŁo polĂtica do general Ernesto Geisel, o chefe da Casa Militar, general Hugo Abreu, chegou a dizer que a Folha poderia ser fechada se insistisse nas crĂticas ao regime.
Grupos mais radicais chegaram a queimar e explodir bancas de jornal, numa clara tentativa de intimidar a imprensa.
Ă nessa conjuntura que ClĂĄudio Chagas Freitas, do jornal "O Dia", articula a criação da ANJ, fundada em 17 de agosto de 1979. JĂĄ no ano seguinte a entidade barrou a criação de um ĂłrgĂŁo estatal para controlar os anĂșncios. ApĂłs a redemocratização do paĂs, em 1985, conseguiu assegurar a inclusĂŁo, na nova Constituição, do princĂpio da liberdade de expressĂŁo e do veto a todo tipo de censura.
Nos anos 90, a ANJ coordenou o processo de padronização gråfica dos jornais e conseguiu impedir a aprovação, pelo Congresso, de uma lei que previa pena de prisão para jornalistas e apreensão de jornais e revistas -até que em 2009 o Supremo Tribunal Federal revogou a Lei de Imprensa herdada da ditadura militar.
LIVRO - "A Força dos Jornais"
Judith Brito e Ricardo Pedreira; Associação Nacional de Jornais; 151 pågs.
Fonte: Folha de S.Paulo - 18/08/09.
Detalhes: http://www.anj.org.br/sala-de-imprensa/noticias/anj-comemora-30-anos-em-defesa-da-liberdade
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php