DIREITO AO VĂDEO
02/10/2010 -
FAZENDO DIREITO
GUGGENHEIM YOUTUBE PLAY
English:
http://creativity-online.com/work/the-guggenheimyoutube-youtube-play-shortlistfinalists/21351
Guggenheim - http://www.guggenheim.org/
YouTube Play - http://youtube.com/play
Portal de vĂdeos e Guggenheim se unem para revelar videoartistas ; dois brasileiros estĂŁo entre os selecionados.
O museu Guggenheim (http://www.guggenheim.org/) formou parceria com o YouTube, em uma aliança que reflete a crescente influĂȘncia da nova mĂdia como forma de arte.
As duas organizaçÔes criaram o YouTube Play, cujo objetivo Ă© descobrir e destacar o trabalho de artistas que trabalhem com vĂdeo on-line.
Uma lista inicial de 125 artistas e seus vĂdeos foi lançada em http://youtube.com/play e em quiosques nos museus Guggenheim de Nova York, Berlim, Veneza e Bilbao.
Eles foram selecionados entre mais de 23 mil trabalhos inscritos no YouTube, vindos de 91 paĂses.
Nancy Spector, diretora-assistente e curadora-chefe da Fundação Guggenheim, disse que o museu havia se interessado pelo projeto porque estava fascinado "pela ideia de ver como o vĂdeo on-line estĂĄ emergindo enquanto forma de arte com vida prĂłpria".
"à uma questão, não uma declaração", disse. "Por isso, vale a pena considerå-la."
O YouTube Play representa o mais recente esforço do site de vĂdeo para estender as fronteiras de diversas formas de arte, e se segue a iniciativas como a YouTube Sym- phony Orchestra e o projeto cinematogrĂĄfico "Life in a Day" (a vida em um dia).
JURADOS
Um jĂșri de 11 integrantes -incluindo o cineasta Darren Aronofsky, o grupo musical norte-americano Animal Collective e o artista visual japonĂȘs Takashi Murakami- reduzirĂĄ os 125 vĂdeos aos 20 finalistas.
Em 21 de outubro, os 20 nomes serão anunciados e verão seus trabalhos apresentados no museu Guggenheim de Nova York. Os museus Guggenheim de Berlim, Bilbao e Viena também destacarão os trabalhos.
Murakami afirmou que as inovaçÔes tecnolĂłgicas causaram "drĂĄsticas mudanças tanto na forma quanto na disseminação da expressĂŁo artĂstica".
"O YouTube Ă© um meio de comunicação com um mundo mais amplo e nĂłs artistas jĂĄ nĂŁo podemos nos definir como artistas simplesmente por descobrir algo de especial e apresentĂĄ-lo ao pĂșblico sozinhos", disse Murakami. "Dessa forma, o YouTube incitou uma revolução", acrescentou.
Entre os 125 semifinalistas estĂŁo a banda de rock OK Go e a enxadrista Jennifer Shahade, duas vezes campeĂŁ da modalidade nos Estados Unidos, e dois brasileiros: Jarbas Agnelli, com "Birds on Wires" (pĂĄssaros nos fios) e Joe Penna, radicado nos EUA e conhecido como MysteryGuitarMan, com "Guitar: Impossible" (Guitarra: ImpossĂvel).
"HULACHESS" O vĂdeo de Jennifer Shahade e Daniel Meirom, selecionado no YouTube Play, retrata uma partida de xadrez misturada com bambolĂȘ; veja em http://www.youtube.com/watch?v=SSonAJTM18Q
"HUMAN MIRROR" Selecionado para o YouTube Play, o vĂdeo do grupo Improv Everywhere mostra "espelhos humanos" no metrĂŽ de Nova York; veja em http://www.youtube.com/watch?v=9MBBr-a2KnM
Fonte: Folha de S.Paulo - 29/09/10.
NĂMEROS
Mais de 23 mil vĂdeos de 91 paĂses foram enviados ao YouTube Play. Apenas 125 foram selecionados. Os vĂdeos escolhidos pelo jĂșri serĂŁo exibidos entre 22 e 24 de outubro nas unidades de Nova York, Bilbao, Berlim e Veneza; o endereço Ă© http://youtube.com/play.
Fonte: Folha de S.Paulo - 29/09/10.
Dois brasileiros estĂŁo entre os 125 finalistas do concurso
Dois brasileiros estĂŁo entre os 125 finalistas do YouTube Play. Um deles Ă© Joe Penna, 23, que mora nos EUA desde os 12 e Ă© mais conhecido como MysteryGuitarMan, dono do oitavo canal mais popular do YouTube.
Em seu vĂdeo, "Guitar: Impossible" (Guitarra: ImpossĂvel), Penna faz uma releitura de Mozart ao violĂŁo usando a tĂ©cnica de vĂdeo stopmotion.
O outro brasileiro é Jarbas Agnelli. Autor de "Birds on Wires" (påssaros nos fios), ele se inspirou em "uma foto de jornal ["O Estado de S. Paulo"] de uns påssaros em cabos" de rede elétrica.
O vĂdeo, que Ă© um dos 125 semifinalistas selecionados entre 23 mil criaçÔes procedentes de 91 paĂses por uma equipe de funcionĂĄrios do Museu Guggenheim Ă©, "na realidade, uma obra muito singela", afirmou.
Em entrevista, Agnelli explicou que o sucesso do vĂdeo Ă© que a associação dos pĂĄssaros com as notas musicais Ă© interpretada pelo pĂșblico no sentido de que "a natureza Ă© arte".
O vĂdeo "Birds on Wires" Ă© mudo, mas o segredo do sucesso estĂĄ na trilha sonora por meio da imagem fixa de pĂĄssaros que descansam em cabos de alta tensĂŁo, que faz com que as aves sejam interpretadas como notas musicais e os cabos como as linhas de uma partitura.
Deste modo, ele compĂŽs uma melodia levando em conta "a posição exata dos pĂĄssaros" que se transformam em notas no prĂłprio vĂdeo, disse ele, que Ă© diretor de anĂșncios de publicidade para a televisĂŁo.
Fonte: Folha de S.Paulo - 29/09/10.
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