DISCUTINDO A DIVINA COMĂDIA COM DANTE
01/05/2009 -
FALOU NO FM? TĂ FALADO!
A HISTĂRIA EM UM QUADRO
English: http://www.telegraph.co.uk/news/newstopics/howaboutthat/5001462/103-famous-faces-in-one-painting.html
See the painting in detail:
http://cliptank.com/PeopleofInfluencePainting.htm
See the 103 names:
http://www.telegraph.co.uk/news/picturegalleries/howaboutthat/5001516/103-famous-faces-Answers.html
Identificados todos os 103 personagens de pintura misteriosa. Sentados Ă mesa, Joseph StĂĄlin, Leonardo da Vinci, Karl Marx e Friedrich Nietzsche batem um papo animado, enquanto Abraham Lincoln prefere trocar confidĂȘncias com Mao Zedong. Ao fundo, Homero apoia uma mĂŁo sobre o ombro de Bill Gates. O quadro que reĂșne 103 personalidades da HistĂłria, Ă© cercado de mistĂ©rio. Em primeiro lugar porque nĂŁo se sabe quem Ă© seu autor. AlĂ©m disso, muitos dos personagens eram desconhecidos. Mas, quando virou hit na internet, a imagem foi rastreada e descobriu-se que as pessoas menos famosas sĂŁo figuras proeminentes na China, como o cantor Cui Juan e o polĂtico Song Qingling. Resta agora saber quem pintou a obra, provavelmente um chinĂȘs inspirado em um quadro renascentista de Rafael, A Escola de Atenas.
Fonte: Aventuras na História - Edição 70.
Veja o quadro em detalhe:
http://cliptank.com/PeopleofInfluencePainting.htm
Veja os 103 nomes:
http://www.telegraph.co.uk/news/picturegalleries/howaboutthat/5001516/103-famous-faces-Answers.html
FM: Conforme o site Telegraph (www.telegraph.co.uk), detetives da Internet identificaram os autores como artistas da China/Taiwan (Dudu, Li Tiezi e Zhang An). Eles criaram o quadro - com o titulo "Discutindo a Divina Comédia com Dante" em 2006, apesar de somente ter virado um hit na Internet hå poucas semanas. Outros site, como o Guardian (http://www.guardian.co.uk/artanddesign/2009/mar/18/art-internet), confirmam o nome do quadro e o nome dos autores.
MENSAGENS DE NOSSOS LEITORES E COLABORADORES
"Muito bom o Editorial sobre a velhice. Os leitores do FM souberam expressar em palavras a indignação com um problema tĂŁo velho no Brasil. ParabĂ©ns!" FM: ParabĂ©ns Ă vocĂȘ pela participação. Valeu!
"Abaixo-assinado pelos animais: projeto de lei visa descriminalizar maus-tratos a animais. Tramita no Congresso Nacional o projeto de lei nĂșmero 4548/98 que estĂĄ apensado ao projeto de lei nĂșmero 3981/00 e que propĂ”e que seja removida do artigo 32 da lei federal nĂșmero 9605/98 (Lei de Crimes Ambientais) a criminalização de atos de maus-tratos a animais domĂ©sticos ou domesticados. HĂĄ mais de 10 anos, esse Ă© o principal recurso legal que garante a punição de pessoas que cometem atos de maus-tratos contra animais. A aprovação desse novo projeto de lei implicaria na remoção da caracterização de crime para aqueles que maltratam animais, basicamente denotando tal comportamento como aceitĂĄvel. Acompanhe o andamento da campanha acessando: http://veddasartigo32.blogspot.com/. ASSINE, REPASSE, CONTRIBUA â leva apenas alguns segundos e farĂĄ toda a diferença para milhares de animais! â Os animais contam com vocĂȘ! - Shirley - Caraguatatuba/SP". FM: Vamos participar galera!
"O mundo corporativo Ă© realmente um mundo Ă parte. Ele forma e ao mesmo tempo deforma, criando muitas vezes monstros horrĂveis que na sede insaciĂĄvel da conquista de territĂłrios, atacam outros nĂŁo menos perigosos, ou mesmo aqueles que sĂł estĂŁo preocupados em participar daquilo tudo sem fome de destruição. Conquistado o territĂłrio, o conquistador jĂĄ nĂŁo dorme, come, ri ou vive como antes. A preocupação em manter tudo aquilo exige muitas horas diĂĄrias de trabalho duro e sacrifĂcios diversos, atĂ© que um mal sĂșbito, ou um outro monstro, muitas vezes com corpo de amigo e alma de demĂŽnio, por conta de um deslize qualquer, inerente aos seres humanos, arranca tudo o que foi âconquistadoâ, e nĂŁo raro sem forças para começar tudo novamente, o conquistador sai desesperadamente Ă caça do que no inĂcio jĂĄ estava conquistado sem lutas mortais ou maiores sacrifĂcios â a saĂșde, o sorriso, a famĂlia, enfim a vida. O que foi ganho e poupado, agora Ă© gasto desesperado e na maioria das vezes o custo Ă© muitĂssimo alto, e com sorte se tem talvez mais uma chance. Ăs vezes observando de um ponto isolado, sem necessariamente estar fora daquele contexto, consegue-se ver coisas interessantĂssimas e ao mesmo tempo terrĂveis, como por exemplo uma adaga longa e afiada que nĂŁo cabe na sua bainha. Um abração, Eddy - SP" FM: Valeu, Eribaldo! Falou no FM? TĂĄ Falado!
"Esta senhora merece todo o respeito... IRENA SENDLER - A MĂE DAS CRIANĂAS DO HOLOCAUSTO. (Colaboração: Shirley - Caraguatatuba/SP)". FM: Confira em http://www.scribd.com/doc/3864837/Irena-Sendler.
"Queridos amigos, JĂĄ estĂŁo abertas as inscriçÔes para o III Forum de Controle Populacional de CĂŁes e Gatos do Estado de SĂŁo Paulo e II Encontro Nacional de Oficiais de Controle Animal, sĂŁo vagas limitadas. Entrem no site da Secretaria de Estado da Saude de SĂŁo Paulo (http://www.saude.sp.gov.br/), na Agenda estĂĄ o Ăcone do evento. Resolvemos que este ano serĂĄ um evento Ășnico (sĂŁo 300 vagas) para OCAs e demais profissionais de municĂpios que atuam no controle populacional de cĂŁes e gatos. SĂŁo 3 dias de evento. Existe um Ăcone para inscrição de participantes (Ă© sĂł preencher) e um para a inscrição de trabalhos. Vejam em vermelho os regulamentos para apresentação dos trabalhos. Precisamos trocar experiĂȘncias e construir conhecimento na ĂĄrea de controle populacional e manejo etolĂłgico, portanto esperamos que vocĂȘs inscrevam seus trabalhos e experiĂȘncias exitosas. O prazo para inscrição (de trabalhos) Ă© 15 de maio de 2009. A Secretaria de Estado da SaĂșde de SĂŁo Paulo, com o apoio do Conselho Regional de Medicina VeterinĂĄria - SP, o Instituto TĂ©cnico de Educação e Controle Animal e a World Society for the Protection of Animals, estĂĄ organizando o evento que serĂĄ em auditĂłrio no municĂpio de SĂŁo Paulo (divulgado assim que for definido). O almoço serĂĄ fornecido pelo evento, porĂ©m a hospedagem dos participantes, jantar, deslocamentos devem ser custeados pelos municĂpios/participantes. AlĂ©m de trocar experiĂȘncias, vamos aproveitar o evento para assistir palestras interessantes (colocaremos o programa no site nos prĂłximos dias, aguardem...) e lançar o vĂdeo: Introdução ao Manejo EtolĂłgico Canino, realização do ITEC e WSPA. Um grande abraço e nos vemos no evento!!!!! Luciana" FM: O FM deseja que esse FĂłrum seja um sucesso.
"A palavra coringa da lĂngua portuguesa (Colaboração: Marcilene)". FM: Confira as mil e uma utilizades da palavra "merda" em http://www.mensagensvirtuais.com.br/powerpoint/Humor/A_palavra_merda.pps.
DOE SANGUE
Os Bancos de Sangue dos hospitais brasileiros estão sempre com estoques reduzidos. As pessoas costumam pensar em doar sangue somente quando algum conhecido tem uma cirurgia e precisa de doadores. Não tirar essa ideia da cabeça, jå é uma grande ação. Doe sangue.
Fique informado: http://www.huav.com.br/sangue.htm
O banco de sangue do Hospital FelĂcio Rocho em Belo Horizonte Ă© um exemplo.
Local de doação = Rua Juiz de Fora, 861 â Barro Preto (ao lado 12ÂșBI)
Telefones (31) 3335-6600 / 3295-4584 / 8466-3672 / 8466-9493
Atendimento â Segunda Ă sexta-feira de 08:00 Ă s 13:00 horas
SĂĄbados a partir das 08:00 horas (atendimento com hora marcada)
http://www.feliciorocho.org.br/hfr08/
LINHA DO TEMPO - DA PEDRA Ă INTERNET
A humanidade demorou para evoluir em suas formas de comunicação. Antes de inventar a escrita, passamos milhares de anos usando basicamente gestos e grunhidos. Até a fala custou a aparecer; quando ela começou a ser desenvolvida, as pinturas rupestres jå existiam.
Em compensação, depois disso, tudo se acelerou. Na base da conversa, começamos a trocar conhecimentos, principalmente de carĂĄter mitolĂłgico e religioso. A escrita nĂŁo demorou a surgir, como uma forma de registro do sonoro. No sĂ©culo 8 a.C., os poemas gregos "IlĂada" e "OdissĂ©ia" foram escritos a partir de relatos orais.
Da linguagem escrita em diante, começamos a aplicar a tecnologia Ă comunicação. Nas Ășltimas dĂ©cadas, chegamos ao ponto em que um Ășnico emissor transmite sua mensagem para milhĂ”es de pessoas - Ă© o caso do rĂĄdio e da televisĂŁo. Temos Ă disposição telefones fixos, celulares e internet. E o futuro promete...
EVOLUĂĂO POR ESCRITO - Depois do alfabeto, tudo ficou mais rĂĄpido
3800 a.C. Desenhos Livres
Enquanto o homem não sabia falar, do jeito como fazemos hoje, valia fazer desenhos em cavernas a partir de pigmentos de argila, hematita e carvão vegetal. A motivação das pinturas não era clara, mas certamente elas transmitiam conhecimento.
3200 a.C. - Primeiras Letras
Os sumĂ©rios criaram alfabetos formados por figuras que representam objetos do cotidiano. Com a sistematização dese tipo de desenhos, os fenĂcios tambĂ©m desenvolveram um modelo de escrita. Acabava a PrĂ©-HistĂłria, e a comunicação começava a evoluir bem mais rĂĄpido.
3000 a.C. - Telégrafo de Fogo
Surgia o sinal de fumaça, uma maneira de informar Ă distĂąncia. IndĂgenas americanos foram os primeiros a usar os sinais, que seguiam um princĂpio depois adotado nos telĂ©grafos: um cobertor abafava o fogo e soltava a fumaça em intervalos regulares.
2900 a.C. - Voe Depressa!
Começava a ser usada uma das formas de se enviar dados mais resistentes ao tempo: o transporte de mensagens com pombos-correios. Os registros mais antigos datavam do Egito de RamsĂ©s II, mas atĂ© 2002 as aves ainda eram usadas pela polĂcia indiana.
550 a.C. - Cartas a Galope
O tataravĂŽ do correio atual nasceu com Ciro II, rei da PĂ©rsia, que desenvolveu um sistema de postos de parada para os homens que levavam cartas a cavalo. Essa estrutura permitia que uma correspondĂȘncia viajasse 2500 quilĂŽmetros com segurança.
1455 - Livros em SĂ©rie
Para a mĂdia surgir e facilitar o acesso Ă informação, foi necessĂĄrio que Johannes Gutenberg melhorasse a impressĂŁo, que existia havia 14 sĂ©culos na China. Sua sacada foi criar uma forma com letras independentes.
1837 - Contatos Imediatos
O americano Samuel Morse (1791-1872) criava o telégrafo. Ele queria um jeito de trocar mensagens que o governo americano não entendesse. Em 1835, ele tinha inventado o Código Morse, que seria fundamental para a navegação e a aviação.
1876 - Fala que eu escuto
O escocĂȘs Alexander Graham Bell (1847-1922) patenteava nos Estados Unidos seu aparelho de telefone. HĂĄ quem diga que o italiano Antonio Meucci (1808-1889) teria desenvolvido seu protĂłtipo antes, mas foi Bell que o popularizou.
1893 - Ondas Sonoras
Aparecia o rĂĄdio, atribuĂdo ao italiano Guglielmo Marconi (1874-1937). No futuro, o croata Nikola Tesla (1856-1943) ganharia o crĂ©dito, porque a invenção de Marconi usava 19 patentes suas. Os primeiros aparelhos transmitiam CĂłdigo Morse. A emissĂŁo de voz sĂł começaria em 1918.
1929 - Imagens na sala
O cientista russo Vladimir Zworykin (1889-1982) apresentava o kinoscópio, o precursor da televisão. Vårios desenvolvimentos posteriores do aparelho de Zworykin levariam à industrialização e disseminação da TV, acelerada a partir de 1945.
1960 - BalĂŁo Espacial
Lançado pelos Estados Unidos, o primeiro satĂ©lite refletia sinais enviados a partir da Terra. Batizado de Echo 1, o aparelho consistia em um balĂŁo de nĂĄilon de 30 metros de diĂąmetro, visĂvel a olho nu em vĂĄrios pontos do globo.
1994 - Todo mundo online
O governo americano liberava a circulação da World Wide Web, uma versão civil do sistema de troca de informaçÔes entre as redes de computadores militares. Em 1995, a internet jå tinha 16 milhÔes de usuårios. Atualmente, são cercad de 1,5 bilhão.
Fred Linardi - Fonte: Aventuras na História - Edição 70.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php