MOMENTO DE INTERAĂĂO Ă MOMENTO DE TER AĂĂO
23/03/2006 -
MARILENE CAROLINA
Queridos alunos. O Vilfredo jĂĄ vem me chamando atenção para o âMomento de Interaçãoâ hĂĄ algum tempo. Eu atĂ© que vinha prestando atenção ao fato, mas a matĂ©ria do Canalha da semana passada mostrou como o evento estĂĄ frĂĄgil. Em todos os meus cursos de graduação, pĂłs-graduação, mestrado, pĂłs-mestrado, doutorado, pĂłs-doutorados e outros tantos cursos de especialização jĂĄ vivi diversas experiĂȘncias de eventos desta natureza, e percebi a algumas estratĂ©gias de organização e comunicação acabam nĂŁo funcionando devido a fragilidade conceitual da atividade. EstĂĄ mais do que provado que a estratĂ©gia utilizada atĂ© agora para promover o âMomento de Interaçãoâ da FNH nĂŁo consegue atingir os resultados esperados. Na semana passada nĂŁo teve quorun mĂnimo, que seria atĂ© mesmo um Ășnico aluno. Nesta semana foram 5 bravos representantes, de um universo de bem mais de 1000 alunos. Considerando apenas 1000 alunos como referĂȘncia, a audiĂȘncia desta semana foi de apenas 0,005% dos alunos. Promover eventos a base de comunicação visual apenas nĂŁo dĂĄ certo. Promover atravĂ©s de jornais e informativos, sejam eles oficiais ou paralelos, sejam dinĂąmicos ou estĂĄticos, tambĂ©m nĂŁo funciona. NĂŁo funciona porque nĂŁo se criou ainda a cultura do evento. E pra criar a cultura tem que estabelecer a filosofia da coisa, o conceito. E como Ă© que se faz isso? Citar nomes de professores da FNH capazes de trabalhar num projeto desses seria atĂ© covardia.. A capacidade intelectual instalada Ă© imensa. Trata-se de trabalho em grupo, trabalhar em equipe. EnvolvĂȘ-los na conceituação do evento. O âMomento de Interaçãoâ precisa ser reinventado. Porque nĂŁo vinculĂĄ-lo aos temas dos interdisciplinares? Porque nĂŁo trazer grupos para apresentar seus interdisciplinares anteriores como referĂȘncia? Porque nĂŁo trazer estes grupos de ex-alunos atĂ© mesmo para auxiliar os grupos atuais na realização de seus trabalhos? AtĂ© agora, os professores nĂŁo participam do âMomento de Interaçãoâ, talvez porque nĂŁo tenham sido convocados, talvez porque nĂŁo tenham sido motivados. Ă o que eu sempre falo pro Vilfredo: âVilfredo, veja bem!â. A FNH tem um corpo docente qualificadĂssimo, mas que nem sempre Ă© convocado, consultado, envolvido, motivado para participar deste tipo de atividade. Estando envolvidos e motivados, eles serĂŁo o melhor canal de comunicação junto aos alunos. Talvez mudar o nome do evento, assim como o seu horĂĄrio, que Ă© muito ingrato, crie novas perspectivas. Se minha idolatrada ProfÂș Marelene Catarina aceitar, me disponho a ajudĂĄ-la na reformulação dessa idĂ©ia. SĂł nĂŁo podemos deixar que esse evento tĂŁo importante na integração e formação dos alunos caia no vazio. AliĂĄs, no vazio jĂĄ caiu. Precisamos Ă© enchĂȘ-lo. AtĂ© a prĂłxima semana.