CRIATIVIDADE NO MARKETING XLIV
06/11/2008 -
NOSSOS COLUNISTAS
PROPAGANDAS INTELIGENTES XLIII (BRAHMA 120 ANOS)
English: http://www.ambev.com.br/eng/pro_09_en.htm
Com o objetivo de continuar comemorando seus 120 anos e de presentear os âbrahmeirosâ, a Brahma lança uma coleção inĂ©dita de latas com rĂłtulos histĂłricos da marca, ao todo sĂŁo 11 opçÔes de embalagens. Com tiragem limitada, as latas trazem ilustraçÔes, que mostram a evolução da Brahma ao longo do tempo.
Para anunciar a novidade, que invade os pontos-de-venda, a agĂȘncia Africa criou uma nova campanha publicitĂĄria. O filme âEvoluçãoâ divulga a coleção histĂłrica. O comercial de 30 segundos começa com a Brahma exibindo âA Evolução da EspĂ©cieâ. Leia mais: http://www.panoramabrasil.com.br/Noticia.aspx?idNot=255820
O site da Brahma: http://www.brahma.com.br/site2008/index.aspx
A CAMPANHA DE OBAMA
Oito anos atrĂĄs, a campanha Wassup (algo como âE aĂ?â), da cerveja Budweiser, se tornou um dos clĂĄssicos da propaganda viral nos Estados Unidos. Ela mostrava amigos que se divertiam e telefonavam uns para os outros, sem muito o que dizer. Agora, a mesma idĂ©ia foi usada num comercial a favor do candidato democrata Ă PresidĂȘncia, Barack Obama. O novo filme tem o mesmo diretor e os mesmos atores do original - mas em situaçÔes distintas, mais velhos, sofrem com o desemprego, os conflitos no Iraque, a crise econĂŽmica e atĂ© os furacĂ”es. Para eles, a opção de mudança Ă© votar em Obama.
Veja o vĂdeo: http://www.dailymotion.com/video/k1EL1UehypZtcbOAj9
Fonte: Ăpoca (Bombou na Web) - NĂșmero 546.
PROFESSOR X
"MALHAR" O CĂREBRO
Atletas profissionais despendem muito tempo e dedicação com exercĂcios de condicionamento fĂsico; sacrificam outros interesses em prol de treinamentos porque reconhecem que o desempenho profissional depende do condicionamento fĂsico.
Esta lĂłgica, entretanto, nĂŁo Ă© sempre percebida quando o assunto Ă© aquisição de competĂȘncia intelectual. A grande maioria dos alunos de cursos superiores nĂŁo percebe que o cĂ©rebro Ă© parte do corpo, e necessita ser exercitado, trabalhado, condicionado para adquirir a habilidade pretendida. NĂŁo reconhece que nĂŁo hĂĄ fĂłrmulas mĂĄgicas para aprender, que nĂŁo passem por rigorosos, demorados, cansativos exercĂcios de raciocĂnio, de lĂłgica, estudos, leituras, comprometimento.
Alunos sempre reclamam de falta de tempo para os trabalhos escolares, pois seu tempo Ă© dividido entre escola, famĂlia, trabalho e lazer. E nessa "queda de braços", o estudo sempre perde, pois, ao contrĂĄrio das habilidades fĂsicas, o conhecimento, quando atingido, nĂŁo Ă© facilmente identificĂĄvel; ele nĂŁo se manifesta na forma de mĂșsculos "sarados", braços fortes, fĂsico ĂĄgil e peles brilhantes.
Mas, sem "malhar" o cérebro, não hå aprendizado. Alguns alunos entendem o conhecimento como um produto de prateleiras de supermercado, cujo direito à posse lhes é garantido pelo pagamento de uma taxa. Outros, como um atributo que existe na pessoa do professor, que é o responsåvel pelo seu aprendizado; por isso, cobram dele que os motive, mantenham-nos acordados, atentos e interessados, com aulas dinùmicas, atividades agradåveis e excitantes.
à certo que o professor é o principal agente de formação e facilitação do processo de aprendizado; mais que recursos materiais, bibliogråficos, computacionais. Mas, por melhores que sejam essas fontes, é o aluno quem gera o seu conhecimento, quando absorve e processa os insumos que recebe. O melhor dos professores não farå o aluno aprender se este não quiser e não se esforçar. à såbio o dito popular que diz que podemos conseguir levar uma manada de elefantes até a beira do rio, mas não conseguiremos fazer um deles sequer beber ågua, se não for da sua vontade.
A decisĂŁo de investir e se dedicar ao curso cabe ao aluno. Professores, escola e famĂlia podem auxiliar, estar junto, facilitar o processo, mas, em Ășltima instĂąncia, Ă© dele a atitude; Ă© ele quem a faz acontecer. Como um atleta profissional, a formação acadĂȘmica de uma pessoa que almeja sucesso na carreira requer preparação, dedicação, estudo, esforço, empenho.
Professores e escola, por mais competentes e interessados que sejam, fazem parte da solução, nĂŁo do problema. Vontade, responsabilidade, seriedade, conhecimento e habilidades sĂŁo atributos pessoais e intransferĂveis que podem ser estimulados, ensinados, mas nĂŁo assumidos. O resultado final do processo educacional mostra claramente que nĂŁo Ă© o professor que ensina; Ă© o aluno que aprende.
Maria Helena Michel - Professora (UFMG) - michel@ufmg.br - Fonte: O Tempo - 05/11/08.
PROFESSORA PASQUALINA
LIVROS PARA SE LER (BAIXAR DA INTERNET)
TĂtulo: Medida Por Medida
Autor: William Shakespeare
Categoria: Literatura
Idioma: PortuguĂȘs
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2340
(Colaboração: A.M.B.)
FIES - MEC PRORROGA INSCRIĂĂES ATĂ 14 DE NOVEMBRO
O prazo de inscrição para o Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior), que terminaria no Ășltimo dia 2, foi estendido atĂ© dia 14. O Fies Ă© destinado a estudantes de graduação no ensino superior que nĂŁo tĂȘm condiçÔes de arcar com os custos de sua formação. Operacionalizado pela Caixa EconĂŽmica Federal, o programa financia atĂ© 100% das mensalidades e o estudante começa a pagar a dĂvida apĂłs a formatura. O processo de inscrição Ă© feito via internet, no site http://www3.caixa.gov.br/fies/.
Fonte: Folha de S.Paulo - 05/11/08.
JOGOS AJUDAM A EXERCITAR A MENTE E SERVEM PARA DIVERSĂO
Para manter a mente mais ativa, a rede conta com opçÔes de jogos. Alguns são pagos e prometem aumentar a capacidade cerebral. Outros, gratuitos, não garantem nada, mas servem para diversão.
Para se familiarizar com o computador, nada melhor do que recorrer aos jogos que jĂĄ vĂȘm instalados no PC, como PaciĂȘncia e Campo Minado.
AlĂ©m de exercitarem o raciocĂnio, eles exigem movimentos repetitivos, que podem ajudar o usuĂĄrio a se adaptar ao mouse.
JĂĄ o Brain Builder (http://www.brainbuilder.com/) propĂ”e atividades com ĂĄudio e imagens para estimular a memĂłria. No Racha Cuca, em portuguĂȘs, (http://rachacuca.com.br/), hĂĄ testes de inteligĂȘncia e quebra-cabeças. (DA)
Fonte: Folha de S.Paulo - 05/11/08.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php