FALANDO NA PAZ
15/08/2012 -
FALOU NO FM? TĂ FALADO!
21 TIROS
English:
http://www.daylife.com/photo/01zZgECdCedGo?__site=daylife&q=Peace+Rio
See more:
http://www.daylife.com/photo/02LqgUM66d5FI?__site=daylife&q=Peace+Rio
The site:
http://www.riodepaz.typepad.com/
Facebook:
http://www.facebook.com/#!/pages/Rio-de-Paz/142017469573
A ONG Rio pela Paz fincou 21 'balas de revĂłlver' na praia de Copacabana,para lembrar o assassinato da juĂza PatrĂcia Acioli, ocorrido hĂĄ um ano.
Fonte: Folha de S.Paulo â 11/08/12.
Mais detalhes:
http://www.daylife.com/photo/01zZgECdCedGo?__site=daylife&q=Peace+Rio
http://www.daylife.com/photo/02LqgUM66d5FI?__site=daylife&q=Peace+Rio
O site:
http://www.riodepaz.typepad.com/
Facebook:
http://www.facebook.com/#!/pages/Rio-de-Paz/142017469573
MENSAGENS DE NOSSOS LEITORES E COLABORADORES
TEMPOS DE EDUCAĂĂO, ĂTICA E PARTICIPAĂĂO
Vivemos no segundo semestre um momento polĂtico de grande potencial para a educação, em que as campanhas municipais dividem o espaço da mĂdia com o julgamento do mensalĂŁo. De um lado, a sociedade tem a oportunidade de discutir suas cidades. Ao mesmo tempo, debates sobre o julgamento apontarĂŁo referĂȘncias importantes para os brasileiros, especialmente em termos da Ă©tica e dos valores que devem embasar decisĂ”es fundamentais para o desenvolvimento da polĂtica no paĂs.
Por outro lado, dados divulgados recentemente descortinam um triste cenårio que nos impulsiona para açÔes urgentes na educação.
Os resultados do Ăndice de Alfabetismo Funcional (Inaf) apontam uma melhoria em relação aos dados do analfabetismo absoluto e da alfabetização rudimentar. Mas a proporção dos que atingem um nĂvel pleno de habilidades de leitura, escrita e matemĂĄtica manteve-se praticamente inalterada entre 2001 e 2011, em torno de apenas 25%.
No ensino médio, só 35% dos alunos são plenamente alfabetizados. Diariamente nos deparamos com casos ou relatos da baixa qualificação da nossa mão de obra.
Neste inĂcio da corrida pelas eleiçÔes municipais, Ă© com satisfação que muitos educadores comprometidos com uma educação de qualidade para todos destacam nas chapas que concorrem em SĂŁo Paulo trĂȘs nomes que fizeram parte de administraçÔes pĂșblicas em cargos diretamente ligados Ă educação.
Nossa surpresa, porĂ©m, estĂĄ na constatação de que a educação figura nas plataformas polĂticas sĂł como um dos temas ditos prioritĂĄrios, porĂ©m sem propostas efetivas, em discursos tĂŁo eloquentes quanto vazios, como geralmente fazem os polĂticos.
Temos uma oportunidade nessa eleição de mostrar para todo o paĂs o significado de colocar a educação como eixo central das polĂticas, para começarmos a reverter esses dados de forma mais expressiva e de repensarmos a formação da sociedade, com Ă©tica e a justiça social.
Tornar SĂŁo Paulo uma cidade educadora, em que o conhecimento seja o instrumento capaz de empoderar a todos e a cada um, crianças, jovens e adultos, na direção da construção de uma sociedade mais justa e democrĂĄtica, Ă© o desafio possĂvel.
à um desafio a ser alcançado na medida em que ampliarmos os espaços pedagógicos e oportunidades educativas para toda a população.
Nesse contexto, de um lado, as instĂąncias da gestĂŁo pĂșblica podem ser um espaço importante de açÔes pedagĂłgicas ao implementar polĂticas relativas ao trĂąnsito, aos resĂduos sĂłlidos, ao ambiente, Ă segurança -Ă© possĂvel construirmos um enfoque formador de cidadania no cotidiano das açÔes pĂșblicas.
De outro lado, a escola Ă© o lugar fundamental para uma articulação com os diferentes espaços da comunidade relacionando educação com nosso potencial cultural e esportivo, com possibilidades para o ensino e aprendizagem da convivĂȘncia, da importĂąncia do coletivo, do respeito, da diversidade e do diĂĄlogo. Trata-se de uma proposta educativa nĂŁo com açÔes isoladas, mas integrada ao currĂculo escolar.
A complexidade do mundo contemporĂąneo exige cidadĂŁos que saibam se expressar, buscar, analisar e relacionar conhecimentos, participar de forma crĂtica das diferentes instĂąncias da sociedade cuidando das pessoas e do meio ambiente.
Hå uma demanda por uma educação que ofereça a cada um a possibilidade de leitura em seu sentido literal e amplo como leitura do mundo. Não podemos desperdiçar este momento fértil para uma educação para o resgate da ética e dos valores democråticos.
Maria Alice Setubal, doutora em psicologia da educação pela PUC-SP, é presidente dos Conselhos do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitåria e da Fundação Tide Setubal e membro do Conselho do Instituto Democracia e Sustentabilidade
Fonte: Folha de S.Paulo â 15/08/12.
PUC-SP â
http://www.pucsp.br/
http://www.facebook.com/#!/pages/PUC-SP/195243890499413
CENPEC â
http://www.cenpec.org.br/
https://www.facebook.com/CentrodeEstudosePesquisas
Fundação Tide Setubal â
http://www.fundacaotidesetubal.org.br/
http://www.facebook.com/pages/Funda%C3%A7%C3%A3o-Tide-Setubal/104161123005913
Instituto Democracia e Sustentabilidade â
http://www.idsbrasil.net/
http://www.facebook.com/IDSBrasil
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php