O SHOW DOS "REIS" DA LOGĂSTICA LXIV...
25/03/2009 -
FORMANDOS & FORMADOS
LOGĂSTICA AERĂBICA
English:
http://www.kangoojumps.com/pags.php?d=O14O645
Kangoo Jumps - http://www.kangoojumps.com/
Video - http://www.youtube.com/watch?v=e6cI3xtJeVY
Kangoo Jumps â os patins que nĂŁo tĂȘm rodas. Saltitar com o Kangoo Jumps Ă© fĂĄcil, divertido e faz suar.
O par de botas com amortecedores de borracha Ă© um acessĂłrio voltado para quem deseja uma atividade fĂsica aerĂłbica intensa. Em uso em academias de ginĂĄstica e vendidos pelo site kangoojumps.com.br, os patins de molas suĂços nĂŁo exigem habilidade de quem sobe neles pela primeira vez. A primeira sensação Ă© de crescer pelo menos 15 centĂmetros. A segunda Ă© de se cansar bem mais para fazer as mesmas atividades feitas com tĂȘnis. Corri com as botas pelas calçadas de onde moro. Gostei da experiĂȘncia. O Kangoo Ă© macio, divertido e parece trabalhar bem os glĂșteos. Mas percebi que ele nĂŁo foi feito para pular com os pĂ©s juntos, pois nĂŁo absorve bem o impacto e Ă© desconfortĂĄvel para os joelhos. Custa R$ 560.
PONTO FORTE: Ă fĂĄcil se equilibrar em cima deles. O impulso torna o exercĂcio intenso;
PONTO FRACO: Não absorve o impacto em saltos com os dois pés.
Vida Ătil - Francine Lima - Fonte: Ăpoca - NĂșmero 566.
Kangoo Jumps - http://www.kangoojumps.com/
Kangoo Jumps - Brasil - http://kangoojumps.com.br/
VĂdeo - http://www.youtube.com/watch?v=e6cI3xtJeVY
TCC INOVADOR - O PROJETO MARIDO
Londres, Reino Unido. Uma estudante universitĂĄria britĂąnica ficou tĂŁo desiludida ao tentar arranjar um marido que resolveu transformar essa missĂŁo em um trabalho de conclusĂŁo da faculdade. Alex Humphreys, 23, criou "The Husband Project" ("O Projeto Marido") - um trabalho de arte conceitual que ela vai apresentar em seu curso na Faculdade de Arte e Design de Leeds, na Inglaterra.
Internet. A estudante anunciou em seu blog e em sua pĂĄgina no site de relacionamentos Facebook que pretende encontrar e se casar com um homem nos prĂłximos trĂȘs meses e irĂĄ incluir a certidĂŁo de casamento em seu trabalho acadĂȘmico final. "Eu nĂŁo quero despertar quando tiver 30 anos e pensar: Oh meu Deus, estou sozinha!", disse Humphreys, de acordo com o jornal britĂąnico "The Sunday Times". "Ă melhor dizer que estou buscando um relacionamento, nĂŁo sĂł um amasso", contou.
Resposta. Mais de 150 supostos pretendentes responderam ao apelo da jovem britĂąnica na Internet, e dez deles jĂĄ foram selecionados. A estudante jĂĄ teve um primeiro encontro com um dos pretendentes, Adam Mussett, 27. Humphreys disse que gostou dele e pode vĂȘ-lo novamente, mas nĂŁo desistiu de dar uma oportunidade a outros. Ela disse que pode inclusive ir atĂ© Chicago, nos Estados Unidos, para um encontro com outro candidato a marido que foi selecionado entre os dez.
Saiba mais - ExigĂȘncias. O candidato a marido da britĂąnica e Alex Humphreys, 23, segundo ela, nĂŁo pode ser tĂŁo ou mais alto do que ela e precisa ter senso de humor.
Fonte: O Tempo - 24/03/09.
Alex Humphreys - http://alexhumphreys.blogspot.com/
Faculdade de Arte e Design de Leeds - http://www.leeds-art.ac.uk/home/index.html
PREONLINE - O MAIS MODERNO SITE DE CONCURSOS
O site http://www.preonline.com.br/ Ă© o mais moderno e eficaz do paĂs para auxiliar concursandos de todos os nĂveis, com notĂcias atualizadas, exercĂcios comentados, Ăntegra de editais publicados e simulados.
Fonte: O Tempo - 22/03/09.
BOA NOTĂCIA: O VESTIBULAR PODE MUDAR
Nosso guia poderĂĄ livrar os jovens da praga do vestibular. O ministro da Educação, Fernando Haddad, estĂĄ concluindo uma negociação com os reitores das universidades federais e Ă© possĂvel que jĂĄ em 2010 a primeira fase seletiva seja substituĂda pela nota do Exame Nacional do Ensino MĂ©dio, o Enem. Apesar de haver ideias adicionais, a mudança tende a começar pelo mais simples. A cada ano, as 55 federais recebem em torno de 1,2 milhĂŁo de candidatos para 150 mil vagas. Numa primeira fase, 70% deles sĂŁo massacrados numa prova mais preocupada em eliminar do que em julgar. Adotando-se as notas do Enem para a demarcação das linhas de corte, leva-se para dentro das escolas a responsabilidade pelo desempenho dos alunos. Atualmente, a irracionalidade do decoreba e das pegadinhas serve de ĂĄlibi para quem ensina mal. A segunda fase, que cobraria taxas de inscrição, continuaria no Ăąmbito das universidades.
Devem existir argumentos razoĂĄveis contrĂĄrios Ă mudança, mas desde jĂĄ seria bom separĂĄ-los da defesa de interesses estabelecidos. Algumas escolas nĂŁo gostam do Enem porque ele expĂ”e a mĂĄ qualidade do ensino que entregam. As burocracias da organização dos vestibulares nĂŁo gostam de mudanças porque elas secariam uma fonte de arrecadação e de distribuição de gratificaçÔes. Afinal, quem paga o Enem Ă© a ViĂșva.
Elio Gaspari (http://www.submarino.com.br/portal/Artista/80141/+elio+gaspari) - Fonte: Folha de S.Paulo - 22/03/09.
Enem - http://www.enem.inep.gov.br/
VESTIBULAR NACIONAL
O Ministro da Educação, Fernando Haddad, pÎs na praça uma ideia sobre vestibulares federais -sua unificação- que poderå conduzir a mudança profunda nos processos seletivos para ingresso nas universidades nacionais.
O vestibular representa uma tĂpica anomalia acadĂȘmica brasileira, que muito tem contribuĂdo para deformar o ensino mĂ©dio. Escolas secundĂĄrias sucumbem ao imperativo de treinar alunos para passar no exame, com ĂȘnfase em tĂ©cnicas de memorização. Descuidam, assim, de transmitir-lhes o conhecimento necessĂĄrio para viver e sobreviver no mundo contemporĂąneo, da esfera da cultura Ă do trabalho.
Qualquer iniciativa para subverter esse estado de coisas deve ser saudada e escrutinada com lupa, mesmo no estado embrionĂĄrio em que foi apresentada a reitores das federais.
Candidatos Ă s 227 mil vagas oferecidas anualmente pelas universidades do MEC, hoje, nĂŁo tĂȘm como concorrer em mais de uma federal, pois os exames se realizam na mesma Ă©poca. O conceito posto em discussĂŁo Ă© que passem a concorrer simultaneamente em todas as unidades, sem sair de sua regiĂŁo.
O novo exame teria duas fases, como jĂĄ praticam muitas instituiçÔes de ensino superior. Em lugar dos habituais testes de mĂșltipla escolha, porĂ©m, a primeira seleção seria baseada de maneira exclusiva no Enem.
O que estå deflagrando debate entre reitores e educadores é a segunda fase. Não hå sombra de consenso ainda quanto a fazer uma só prova, com as mesmas questÔes dissertativas.
Alguns dirigentes das federais prefeririam manter controle direto sobre a etapa final da seleção, em nome da autonomia universitĂĄria, um princĂpio que nĂŁo deveria ser atropelado. HĂĄ quem advogue usar sĂł o Enem e parar por aĂ. Um terceiro grupo aceita a prova nacional, mas sem adesĂŁo obrigatĂłria por todas as universidades federais.
Segundo o MinistĂ©rio da Educação, hĂĄ, contudo, concordĂąncia geral com o princĂpio da competição nacional pelas vagas de cada unidade. Se implantada, aumentaria de forma substancial a mobilidade de estudantes pelo paĂs, contribuindo para que cada universidade federal tenha a chance de preencher suas vagas com os melhores candidatos.
Editoriais - Fonte: Folha de S.Paulo - 23/03/09.
MEC - http://portal.mec.gov.br/index.php
GOVERNANĂA CORPORATIVA E LOGĂSTICA
O tema do momento entre os empresĂĄrios e gestores inseridos no mercado logĂstico e de transporte de cargas Ă© "governança corporativa". Modismos Ă parte, este Ă© um assunto de extrema importĂąncia para empresas de todas as atividades. Contudo, os executivos (inclusive da ĂĄrea de logĂstica) ainda nĂŁo abordam a questĂŁo com a profundidade que ela merece. Desta forma, antes de abordar os impactos, faz-se necessĂĄrio lembrar que "governança corporativa" Ă© o conjunto de processos, polĂticas, costumes, leis, regulamentos e instituiçÔes que regulam a maneira como a empresa Ă© dirigida, administrada ou controlada. Isso envolve as diversas relaçÔes entre os muitos "atores" da empresa, bem como as metas pelas quais ela se orienta, com envolvimento tambĂ©m de todos os ambientes que circundam as companhias, como clientes, fornecedores, bancos e outras agĂȘncias de crĂ©dito, agĂȘncias reguladoras, meio ambiente e a comunidade.
Para as empresas de logĂstica e transporte de cargas, o tema ganha importĂąncia no atual cenĂĄrio de fusĂ”es e aquisiçÔes. Os empresĂĄrios destes setores devem estar atentos ao fato de que as empresas que administram devem estar bem preparadas para uma eventual fusĂŁo o venda. Assim, esta reflexĂŁo Ă© conduzida para a questĂŁo sobre o tipo de empresa a ser mais valorizada e, assim, ganha força o apelo Ă integridade da companhia ou, neste caso, principalmente se ela "entrega o que promete".
Nos processos de negociação de fusĂŁo ou aquisição, vale frisar que as anĂĄlises envolvem alguns pontos fundamentais, como eficiĂȘncia de custo, transparĂȘncia, capacitação interna e desempenho operacional versus satisfação dos clientes. Neste sentido, as empresas nĂŁo alinhadas Ă s boas prĂĄticas de gestĂŁo estĂŁo completamente fora de contexto, pois a preparação com governança corporativa incide, por exemplo, em parar de dar "bola" ou qualquer outro tipo de propina para fiscais ou compradores; infelizmente, estas sĂŁo prĂĄticas ainda comuns em muitas companhias do setor.
Neste panorama, hĂĄ ainda a questĂŁo da sustentabilidade, muito abordada em diversos segmentos, mas pouco adotada, principalmente pelas empresas ligadas ao transporte e Ă logĂstica. Neste caso, apesar de este conceito ser lembrado na maioria das vezes apenas aos importantes aspectos ambientais, deve estar ligado Ă continuidade dos negĂłcios, tanto sobre os fatores econĂŽmicos como os sociais e culturais.
Desta forma, o tema abrange todos os nĂveis da organização, desde a vizinhança da companhia atĂ© o planeta inteiro, tendo os empreendimentos de atender quatro requisitos bĂĄsicos: ecologicamente correto, economicamente viĂĄvel, socialmente justo e culturalmente aceito.
No caso das empresas, a atenção a estes pontos deve ser mostrada por meio de açÔes claras, pois, mesmo em um momento de crise como o atual, as empresas identificam espaços para bons negĂłcios e, quando a crise estiver no passado, elas nĂŁo podem perder as oportunidades por estarem desalinhadas com as exigĂȘncias mercadolĂłgicas que, inclusive, jĂĄ se manifestam por meio das polĂticas econĂŽmicas anunciadas pelo governo de Barack Obama nos Estados Unidos, que ainda formam o maior mercado global, em que participam os principais players de todas as atividades. Mas, embora os impactos do cenĂĄrio econĂŽmico (seja ele qual for) sejam tangĂveis a empresĂĄrios e gestores de todos os nĂveis, pois incidem diretamente sobre os cofres das suas companhias, o mesmo nĂŁo ocorre com a questĂŁo da governança corporativa. Nesta ĂĄrea, ainda resta um grande dilema setorial no Brasil: Como falar de governança para empresĂĄrios de transporte de cargas cuja frota Ă© de cinco caminhĂ”es ou menos, mas que representam 80% das transportadoras em operação no PaĂs? Isso mesmo.
A esmagadora maioria das empresas do setor Ă© constituĂda em que a realidade da governança corporativa, com atenção especial Ă s questĂ”es da sustentabilidade, ainda estĂĄ muito distante. Contudo, o cenĂĄrio brasileiro Ă© extremamente ambivalente no sentido de que, embora apenas 5% das transportadoras possuem mais de 100 veĂculos, juntas, elas compĂ”em um setor significativamente estratĂ©gico para todas as atividades da economia.
Antonio Wrobleski Filho, engenheiro com pĂłs-graduação em finanças e M.B.A. pela N.Y.U. e consultor em logĂstica - Gazeta Mercantil.
Fonte: http://www.brazilmodal.com.br/2009/ - 24/03/09.
N.Y.U. - http://www.nyu.edu/
Gazeta Mercantil - http://www.gazetamercantil.com.br/
CARREIRAS DE FUTURO - AMBIENTE E INOVAĂĂO SE DESTACAM
Ambiente e inovação se destacam entre as carreiras mais promissoras e que se consolidarĂŁo atĂ© 2020, segundo pesquisa recĂ©m-concluĂda pelo Profuturo (Programa de Estudos do Futuro) da FIA (Fundação Instituto de Administração), a que a Folha teve acesso com exclusividade.
A fundação ouviu 96 especialistas na primeira rodada de contatos e outros 112 depois, seguindo metodologia qualitativa -que não necessita de amostra representativa.
"As carreiras estĂŁo ligadas a tendĂȘncias e demandas da sociedade, principalmente inovação, qualidade de vida e sustentabilidade", afirma a professora da FIA Renata Spers.
A carreira citada pelo maior nĂșmero de especialistas (72%) foi a de gerente de ecorrelaçÔes. "EstĂĄ ficando clara a necessidade de empresas terem executivos que dialoguem com ONGs, consumidores e governo sobre sustentabilidade. SerĂŁo cada vez mais necessĂĄrios, diante do crescente grau de consciĂȘncia do consumidor", avalia o diretor-presidente do Instituto Akatu, Helio Mattar.
A segunda mais mencionada (67%), a de CIO (Chief Innovation Officer), foca o desenvolvimento tecnológico e a educação continuada, e não só a criação de produtos, diz Spers.
Para Paulo SĂ©rgio Quartiermeister, diretor do Centro de Inovação e Criatividade da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), esse profissional deve ter habilidade de se relacionar -pois enfrentarĂĄ resistĂȘncias-, nĂŁo pode ser avesso a riscos e precisa de excelente formação.
On-line
Em terceiro lugar, vem o gerente de marketing e-commerce (46%). Para Agenor Castro, diretor de marketing do Yahoo! AmĂ©rica Latina, ele foca vĂĄrias mĂdias on-line, como internet e TV digital. "O marketing deve estar onde o consumidor estĂĄ."
JĂĄ para SĂ©rgio Herz, diretor da Livraria Cultura, o ideal Ă© nĂŁo separar o marketing virtual do da loja, pois o consumidor Ă© cada vez mais "multicanal".
Foram listadas como promissoras também as carreiras de conselheiro de aposentadoria (39%), coordenador de desenvolvimento de força de trabalho e educação continuada (35%) e "bioinformationist" (34%) -veja quadro acima.
A primeira auxiliarĂĄ o executivo ao preparar a aposentadoria. JĂĄ o coordenador de desenvolvimento ajudarĂĄ o profissional a se qualificar melhor.
"Os "bioinformationists" serĂŁo aqueles que se dedicarĂŁo Ă s pesquisas na ĂĄrea genĂ©tica, por exemplo, para que isso seja aplicado em tĂ©cnicas clĂnicas e medicamentos", diz Spers.
Natalie Catuogno Consani - Fonte: Folha de S.Paulo - 22/03/09.
Profuturo (Programa de Estudos do Futuro) - http://www.fundacaofia.com.br/profuturo/
FIA (Fundação Instituto de Administração) - http://www.fia.com.br/PortalFIA/default.aspx?idPagina=16620
ESPM - http://www.espm.br/PreHome/Pages/default.aspx
Yahoo! - http://br.yahoo.com/
Livraria Cultura - http://www.livrariacultura.com.br/
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php