ROBOMANIA PINGUIM
01/10/2009 -
EU DIGITAL
AQUAPENGUIN ROBOT
English:
http://www.technovelgy.com/ct/Science-Fiction-News.asp?NewsNum=2248
Video: http://www.youtube.com/watch?v=L5JHMpLIqO4
AlemĂŁes criam pinguim robĂŽ com comportamento realista. Da prĂłxima vez que vocĂȘ ver um pinguim no zoolĂłgico, fique atento: ele pode nĂŁo ser o que aparenta. A Festo, uma empresa alemĂŁ especializada em sistemas de controle e automação industrial, desenvolveu um pinguim robĂŽ capaz de reproduzir com precisĂŁo os movimentos de seu "primo" na natureza.
O "AquaPenguin" se locomove com naturalidade atravĂ©s da ĂĄgua. De relance Ă© fĂĄcil confundir seus movimentos com os de um pinguim de verdade, nĂŁo fosse o detalhe dos olhos que brilham em azul. NĂŁo contentes com os resultados, os engenheiros resolveram dar um passo alĂ©m e criaram o "AirPenguin": uma versĂŁo maior e mais leve que usa os mesmos princĂpios para se mover pelo ar, como um dirigĂvel inspirado na natureza.
Fonte: Terra - 28/09/09.
Leia mais:
http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI3998022-EI8328,00-Alemaes+criam+pinguim+robo+com+comportamento+realista.html
VĂdeo: http://www.youtube.com/watch?v=L5JHMpLIqO4
TRANSFORME-SE EM MĂSICO
O site francĂȘs Incredibox (http://www.incredibox.fr/) permite que vocĂȘ faça mĂșsica em apenas alguns cliques; vocĂȘ escolhe voz, percussĂŁo, efeitos sonoros e instrumentos e ainda vĂȘ uma animação.
tec-tec-tec - Fonte: Folha de S.Paulo â 30/09/09.
"HANSEL & GRETEL" (2007)
PIL-SUNGYIM
Coisas legais que vocĂȘ sĂł acha na web. A velha fĂĄbula de JoĂŁo e Maria (as crianças que se perdem na floresta e acham uma casa feita de doces) recontada como filme de suspense.
POR QUE Ă LEGAL?
Visualmente impressionante, o filme sul-coreano inverte a lĂłgica do conto: aqui, as crianças nĂŁo sĂŁo as vĂtimas, mas as vilĂŁs (e sĂŁo trĂȘs, duas irmĂŁs e um irmĂŁo).
http://filmescomlegenda.blogspot.com/2009/02/hansel-gretel-hansel-gretel-2008-dvd.html
http://vodpod.com/watch/1171695-hansel-gretel-2007
Meu Espaço â SĂł Baixando - Fonte: Folha de S.Paulo â 28/09/09.
CONCURSO/DESAFIO FACEBOOK
O Facebook prolongou o prazo para que desenvolvedores participem do concurso Desafio Facebook de Aplicativos. Os interessados tĂȘm atĂ© 19 de outubro para fazer as inscriçÔes. Veja mais detalhes em http://www.facebook.com/desafiofacebook.
tec-tec-tec - Fonte: Folha de S.Paulo â 30/09/09.
ESTĂ NO YOUTUBE
O YouTube, o site de vĂdeos mais popular da internet, recebe diariamente uma mĂ©dia de 365 000 novos filmes. SĂŁo vinte horas de imagens por minuto. Em um mĂȘs, pelo menos 400 milhĂ”es de pessoas visitam o site. A diversidade de temas Ă© tĂŁo grandiosa quanto os nĂșmeros. Em meio a esse universo de vĂdeos, tem de tudo. VEJA.com elegeu cinco vĂdeos em cinco categorias: curiosos, Ășteis, inĂșteis, populares e informaçÔes erradas. Nesta Ășltima estĂŁo alguns vĂdeos dedicados a ensinar procedimentos de primeiros socorros, que foram duramente criticados por mĂ©dicos.
Entre os destaques:
âą Como montar o cubo mĂĄgico
âą Como clonar o molho do Big Mac
âą Como fazer um bebĂȘ parar de chorar
http://veja.abril.com.br/ciencia-tecnologia/o-que-podemos-aprender-desaprender-youtube/index.shtml
Katia Perin - Veja.com - Fonte: Veja - Edição 2132.
O FUTURO DA IMPRENSA?
O site Gizmodo (http://gizmodo.com/5370252/apple-tablet-to-redefine-newspapers-textbooks-and-magazines) noticiou que a Apple negocia com o "NYT" a adatação das ediçÔes para "um novo aparelho", o "tablet", mistura de celular e notebook que "vai redefinir os jornais". E que a Microsoft jå prepara um concorrente (http://gizmodo.com/5365299/courier-first-details-of-microsofts-secret-tablet?skyline=true&s=x).
Toda MĂdia (http://www.todamidia.folha.blog.uol.com.br) - Nelson de SĂĄ - Fonte: Folha de S.Paulo - 01/10/09.
BANCA DE REVISTAS
O Google Books disponibilizou ediçÔes da revista "Life" dos anos 1930 aos 1970 (http://books.google.com/books?id=R1cEAAAAMBAJ&source=gbs_navlinks_s#all_issues_anchor); hå capas como esta, de 1971, com Paul McCartney e Linda, sua mulher à época.
tec-tec-tec - Fonte: Folha de S.Paulo â 30/09/09.
PODER DA INTELIGĂNCIA COLETIVA VAI AUMENTAR
"Ainda estamos na infĂąncia da cibercultura", afirma o filĂłsofo francĂȘs Pierre LĂ©vy, 53. Para ele, as principais transformaçÔes sociais provocadas pela tecnologia ainda estĂŁo por vir. Foi esse o tema central de seu livro "Cibercultura" (editora 34, 264 pĂĄgs., R$ 38) lançado no Brasil hĂĄ dez anos e que atĂ© hoje aquece discussĂ”es sobre os rumos da cultura digital. Para celebrar o aniversĂĄrio da tradução brasileira, acontece em Santos, o evento Cibercultura 10+10 (http://www.cpflcultura.com.br/post/cpflcultura-apresenta-pierre-levy-e-gilberto-gil-em-evento-de-cibercultura). AlĂ©m de LĂ©vy, estarĂĄ tambĂ©m presente o ex-ministro e mĂșsico Gilberto Gil.
Carlos Minuano - Fonte: Folha de S.Paulo â 30/09/09.
ENTRE O CĂU E A TERRA
O internauta que usa a rede mundial de computadores para encontrar endereços bem humorados certamente jå se deparou com o site ou Twitter que leva a assinatura de O Criador. Com mensagens extremamente engraçadas sobre o surgimento da Terra e o futuro da humanidade, o personagem se transformou em um dos mais cultuados da internet neste ano.
Por trås das tiradas e da enigmåtica alcunha de Criador do Céu e da Terra estå o estudante de direito Leo Cardoso, de 23 anos. O alagoano criou o perfil por enxergar toda a questão divina como uma grande corporação.
"Eu penso o universo como uma empresa, que, por ter muitos usuĂĄrios, tem, tambĂ©m, muita reclamação (atravĂ©s de reza, oração, preces...). Fundei, entĂŁo, a Totalidade do Universo Corporation e abri o canal de atendimento para retirar dĂșvidas, aceitar sugestĂ”es e para que os usuĂĄrios do mundo possam reportar os erros encontrados na criação. Em tempo de web 2.0 Deus nĂŁo poderia ser sĂł onipresente, onipotente e onisciente, tinha que ser online", afirma ele, que tambĂ©m Ă© colaborador de outros veĂculos de comunicação, entre eles a Revista M... (http://www.mcorporation.com.br/) e os sites http://www.idearator.net/ e http://www.playstation.com.br/.
Como o Todo Poderoso, Leo administra dois endereços eletrĂŽnicos: o SAC Divino (http://www.sacdivino.org/) e o Twitter do Criador (http://www.twitter.com/oCriador). No primeiro, de maneira ampla, ele aconselha os internautas que mandam dĂșvidas sobre os mais diversos assuntos. No segundo, solta pequenas pĂlulas bem humoradas que envolvem assuntos entre o cĂ©u a terra. "O Twitter surgiu basicamente para que eu divulgasse o âServiço de Atendimento ao Consumidor do Criadorâ", diz Leo.
De acordo com o criador do Criador, poucos internautas demonstraram insatisfação por ele brincar com um assunto que, para muitos, é tão sério.
"O pessoal gosta da brincadeira, eles entendem que nĂŁo Ă© uma falta de respeito a qualquer religiĂŁo. Ă uma sĂĄtira com um ser invisĂvel, que mora nas nuvens, que pode tudo, sabe de tudo e estĂĄ em todos os lugares. As reclamaçÔes que chegam sobre as brincadeiras com Deus sĂŁo muito poucas e, geralmente, eu respondo com um âmuito cristĂŁo da sua parte me julgar, nĂŁo Ă©? nos vemos no infernoâ", afirma ele, que nĂŁo segue nenhuma religiĂŁo. "Minha famĂlia Ă© catĂłlica. Eu ainda nĂŁo conheci nenhuma religiĂŁo com que concordasse. Acho impossĂvel, inclusive, existir um Deus nos moldes de qualquer religiĂŁo que eu conheço. Talvez tenha uma por aĂ com que eu concorde, mas ainda nĂŁo fui apresentado."
As piadas que fazem sucesso na internet são, segundo o próprio criador dos endereços, criadas ao longo do dia, durante a rotina que ele normalmente tem. "Atualizo nos meus momentos de lazer e penso nas tiradas no momento de ócio", comenta.
E, embora nĂŁo tenha problemas em assumir sua personalidade para entrevistas como esta, Leo nĂŁo pretende deixar claro no site ou Twitter quem estĂĄ por trĂĄs do Criador.
"Eu não vou escrever pelo http://www.twitter.com/oCriador dizendo quem sou, acho que vai perder a graça da brincadeira. Mas, se alguém tiver curiosidade e for atrås vai me achar", afirma ele que, além da diversão, consegue ganhar dinheiro com algumas ferramentas de seu site.
Leo Cardoso
Em MaceiĂł (Alagoas), o internauta Ă© bolsista do setor de Cooperação Internacional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). AlĂ©m disso, escreveu (em parceria com o blog SedentĂĄrio & Hiperativo) o primeiro livro interativo da blogosfera brasileira, "O Comedor de Lixo" (disponĂvel em http://www.sedentario.org/colunas/o-comedor-de-lixo).
PĂlulas
No microblog, O Criador posta mensagens como: "AdĂŁo e Eva, quase brasileiros: nĂŁo tinham o que vestir, apenas uma maçã para comer, sem casa para morar e a certeza que estavam no ParaĂso", "O que Ă© o que Ă©: Começa com GO, sabe de tudo e estĂĄ em todos os lugares? GOD! E vai para o inferno quem disse Google", ou ainda "Na escola fundamental de JerusalĂ©m, hĂĄ 2000 anos: JoĂŁo? Presente! Pedro? Presente! Jesus? Onipresente!"
Entrevistas
AtĂ© o momento, programas como "Atitude.com" (TV Brasil), "TV Fama" (Rede TV!) e "Programa" do Ratinho foram alguns que jĂĄ citaram a existĂȘncia do site e do perfil no Twitter do Criador.
Ganhar dinheiro
No Twitter, Leo Cardoso costuma escrever algumas coisas sob encomenda. "Eu dou tuitadas (jargão usado para uma nova postagem no Twitter) pagas sim, mas é que tento deixar no contexto das piadas, às vezes o pessoal nem percebe", conta ele. No site, a remuneração surge através dos banners espalhados pela home.
Blog de Papel - Rodrigo Soares â Fonte: O Tempo â 01/10/09.
MOBILIDADE â DEPOIS DO MICROBLOG, SURGE O MICROVĂDEO
Simplesmente hĂĄ coisas na vida que ficam melhores com um acompanhamento visual, como apresentaçÔes de negĂłcios, aulas de culinĂĄria ou um seminĂĄrio sobre teoria do cinema. Segundo Ray Flemings, diretor-executivo da Particle Brand, as atualizaçÔes de status postadas no Twitter e no Facebook devem ser incluĂdas nessa lista. A empresa dele, sediada em San Francisco, criou um serviço chamado Robo.to (http://robo.to/) que permite aos usuĂĄrios postar vĂdeos de quatro segundos que funcionam como atualizaçÔes de status visuais.
"NĂłs jĂĄ sabemos o que eu estou fazendo, mas qual Ă© a imagem disso?", indagou ele. A ideia por trĂĄs da plataforma Ă© simples. AlĂ©m dos microvĂdeos, que podem ser filmados por meio de uma webcam ou de uma cĂąmera de telefone celular e transferidos para a rede via Facebook e Twitter com o acrĂ©scimo de algumas linhas de texto, o Robo.to foi pensado para ser um cartĂŁo de visita on-line ou um "hub" (centro de distribuição) que hospeda informaçÔes na internet sobre a identidade de um indivĂduo. Isso ajuda a distinguir esse serviço dos demais serviços de microvĂdeo como o 12seconds (http://12seconds.tv/).
Apesar de a ideia poder interessar mais aos usuĂĄrios aficionados por internet, capazes de transmitir on-line todos os detalhes de suas vidas, do que, por exemplo, a sua mĂŁe, o serviço vem ganhando um nĂșmero razoĂĄvel de seguidores desde que saiu da versĂŁo beta (de testes) em agosto, atraindo mais de 100 mil novos membros.
NĂŁo atrapalha em nada o fato de o cantor pop Justin Timberlake, um dos principais investidores da empresa, tambĂ©m estar participando ativamente do site, postando diariamente vĂĄrios vĂdeos de atualização. Mas, como afirmou Flemings, "nĂłs nĂŁo estamos tentando criar o prĂłximo grande destino da internet". Em vez disso, a ideia Ă© suplementar o dilĂșvio de mensagens que trafegam pelas redes sociais, acrescentando a elas contexto e informaçÔes que podem eventualmente se perder em meio Ă enxurrada, disse ele.
Por exemplo, depois da explosĂŁo de raiva de Kanye West durante a premiação do MTV Video Music Awards deste ano, tanto o Twitter quanto o Facebook ficaram inundados de depoimentos sobre o assunto. Mas como era a imagem por trĂĄs dessas respostas? A fim de responder a esse tipo de pergunta, a empresa irĂĄ lançar um novo dispositivo chamado "TV Mode" que permite aos usuĂĄrios ver todos os vĂdeos cujo conteĂșdo esteja associado a uma determinada palavra-chave ou a uma "hashtag" especĂfica.
Flemings descreveu o mecanismo como sendo semelhante ao "Twitter Search" (mecanismo de buscas) ou ao "trending topics" (assuntos que sĂŁo mais falados) do mesmo site, porĂ©m com o acrĂ©scimo de microvĂdeos. Ele espera que isso possa ajudar os usuĂĄrios "a assistir Ă s conversas enquanto elas se desdobram em novas formas".
Anteriormente, os usuĂĄrios podiam acompanhar apenas as atualizaçÔes de pequenos vĂdeos que eram postadas por um Ășnico usuĂĄrio ou por toda a comunidade, apelidada de Statusfera, e sem a possibilidade de se aprofundarem em um tema especĂfico. Embora, no momento, o serviço seja gratuito, a empresa irĂĄ considerar cedo ou tarde o lançamento de contas premium ou a realização de parcerias com empresas e negociantes que pretendem hospedar promoçÔes patrocinadas.
"Se considerarmos esse nosso serviço, tudo estĂĄ ainda muito no começo. Mas, com os vĂdeos de pequena duração, esperamos introduzir um mĂ©todo totalmente novo de comunicação", disse ele.
Eventos On-line â Acontece na Internet â Jenna Wortham â NYT â Traduçãode Fabiano Fleury de Souza Campos - Fonte: Folha de S.Paulo â 01/10/09.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php