CRIATIVIDADE NO MARKETING XCVII
13/11/2009 -
NOSSOS COLUNISTAS
PROPAGANDAS INTELIGENTES XCVII (THE AIR COOLING YOUR HOME IS HEATING THE WORLD)
English:
http://theinspirationroom.com/daily/2009/columbia-air-conditioning-wall/
VĂtimas do aquecimento global. A Prolam Y&R, de Santiago, criou um enorme outdoor mostrando refugiados fugindo de uma enchente na Ăsia, com dĂșzias de ar condicionados sobre a superfĂcie do cartaz, que diz a seguinte frase: "O ar que esfria sua casa aquece o mundo".
(Colaboração: Sueli Olinto)
EU AMO O ENEM
O MEC lança nos próximos dias a megacampanha publicitåria para recuperar a imagem do Enem, comprometida depois do vazamento da prova, em setembro. Antes de orientar os estudantes sobre como serå realizada a prova, o ator Wagner Moura, que estrela os comerciais, faz uma louvação ao exame. A campanha vai ficar cerca de 30 dias no ar.
No campus da Universidade Federal da Bahia, o ator diz, entre outras coisas, que "o Enem representa uma grande transformação na educação do nosso paĂs", "Ă© o caminho certo para o resgate da qualidade do ensino mĂ©dio pĂșblico", "Ă© o fim da decoreba do velho vestibular", "Ă© a democratização do ensino superior" e "Ă© a porta de entrada do Prouni, que possibilita a milhares de jovens escolher e entrar para a universidade".
MĂŽnica Bergamo - Fonte: Folha de S.Paulo â 11/11/09.
ADM. MARIZETE FURBINO
http://www.marizetefurbino.com/ (Confira o logo do FM - http://www.marizetefurbino.com/parceiros.asp)
Uai, CadĂȘ a Sra. Responsabilidade?
Por Adm. Marizete Furbino
"VocĂȘ nĂŁo consegue escapar da responsabilidade de amanhĂŁ esquivando-se dela hoje."( Abraham Lincoln )
Experimente apontar um dedo Ă sua frente e vocĂȘ perceberĂĄ nitidamente que, ao fazer este ato, trĂȘs dedos estarĂŁo apontados para o seu prĂłprio peito.
No tocante Ă responsabilidade Ă© importante dizer que, quando Ă© responsĂĄvel, o profissional possui a capacidade, a coragem e a dignidade de assumir os seus atos; logo, o profissional que busca transferir a culpa para outrem, estarĂĄ tendo uma atitude no mĂnimo reprovĂĄvel.
Por outro lado, Ă© bom lembrar que como ser humano vocĂȘ estarĂĄ sujeito a errar; o que se deve fazer Ă© assumir os erros por vocĂȘ cometidos e com eles retirar grandes liçÔes, aprendendo sempre com os mesmos.
Nesta linha de raciocĂnio, a empresa que proporciona um clima organizacional saudĂĄvel e Ă© flexĂvel em sua tomada de decisĂŁo, vĂȘ acontecer com mais freqĂŒĂȘncia, por parte de seus colaboradores, o comportamento Ă©tico e desejĂĄvel que Ă© assumir os prĂłprios erros e/ou falhas, em vez de culpar terceiros. Nesse clima empresarial, os colaboradores ficam mais Ă vontade, nĂŁo temendo qualquer receio algum em assumi-los, mesmo sabendo que o mercado nĂŁo permite falhas e que poderĂĄ correr algum risco em assumi-las, como o risco da perda do cargo e/ou mesmo da demissĂŁo.
Vale reiterar que a responsabilidade Ă© uma virtude valiosa em nossa vida e que deve ser cultivada e disseminada, mas nĂŁo diluĂda ou extinta.
Nesta perspectiva, todo profissional que se preze deve ser responsĂĄvel, caso contrĂĄrio estarĂĄ sujeito em um curto perĂodo de tempo a ser esmagado e atĂ© mesmo destruĂdo neste mercado altamente exigente, competitivo e que nĂŁo permite falhas.
O desafio então consiste na capacidade de parar para pensar, analisar os fatos e voltar o olhar para o próprio interior, com a humildade para enxergar as fraquezas e ter o objetivo e a capacidade de provocar mudanças. E isso é decisivo. Quando se deseja mudar fica mais fåcil reconhecer os erros, pois sabe-se que estes servirão para o desenvolvimento e crescimento em nossa vida pessoal, profissional, bem como organizacional.
à quase uma questão de lógica ter em mente que o profissional do século XXI deve ter de forma firme e inabalåvel a concepção de que, quando ele assume um compromisso, deve ele fazer todo esforço para cumpri-lo.
Ă bom lembrar que a responsabilidade nĂŁo pode ser comprada, vendida e/ou transferida; sendo assim, torna-se de suma importĂąncia perceber que hoje o profissional deve adotar de maneira urgente e/ou emergente uma postura responsĂĄvel diante da vida, caso contrĂĄrio estarĂĄ em um curto perĂodo de tempo fadado a fracassar em tudo o que ele realizar.
à indubitåvel que açÔes, cujo pilar seja a responsabilidade, além de ser de fundamental importùncia na rotina de uma empresa, corrobora muito para o desenvolvimento e crescimento organizacional à medida que contagia todos os envolvidos, despertando nestes o desejo de querer fazer, gerando o envolvimento e o comprometimento diante de tudo e de todos.
NotĂłrio Ă© o fato de que profissionais irresponsĂĄveis geralmente sĂŁo insensĂveis. Muitos deles podem ser enquadrados no perfil de psicopatas, onde a insensibilidade e a falta de sentimento de culpa sĂŁo habituais. No entanto, naqueles que nĂŁo tĂȘm esse danoso perfil, mas cuja âirresponsabilidadeâ momentĂąnea pode ter outra causa, se de fato existir, nesses, vale a pena investir. Ăs vezes eles dĂŁo a impressĂŁo de estarem perdidos, nĂŁo sabem de fato qual o seu verdadeiro papel. Ă habitual que desconheçam suas metas e objetivos, nĂŁo sabendo, portanto, qual o caminho a percorrer e nem como caminhar, se perdendo em meio Ă caminhada e sendo derrotado por qualquer pedra e/ou avalanche que porventura aparecer no caminho. Com efeito, torna-se necessĂĄrio enfatizar que ser responsĂĄvel hoje Ă© mais do que uma virtude, constitui uma obrigação.
Um ato irresponsĂĄvel poderĂĄ afetar nĂŁo somente a vida pessoal e profissional, mas afetarĂĄ a vida das pessoas ao redor de quem o cometeu. Portanto, colaborador, Ă© bom ficar atento ao seu comportamento e Ă s suas atitudes, pois, na empresa, nenhum ato julgado irresponsĂĄvel ficarĂĄ impune, podendo com grande probabilidade acabar com sua carreira profissional.
Fazer vocĂȘ profissional pensar e repensar a sua prĂĄxis Ă© um dos objetivos deste texto. NecessĂĄrio se faz lembrar que para vocĂȘ construir seu nome no mercado, demora um perĂodo longo de tempo, mas para vocĂȘ se desmoronar enquanto profissional basta somente alguns minutos e/ou segundos. Todo ato tem conseqĂŒĂȘncia, bom ou ruim, mas tem; portanto, pense, analise e reflita; faça uma auto-anĂĄlise bem criteriosa e veja em que vocĂȘ estĂĄ âpecandoâ, agindo com falta de responsabilidade. Procure se antecipar aos fatos e encontre força para melhorar, antes que a marĂ© venha ao seu encontro e o derrube, provocando assim uma catĂĄstrofe em sua vida.
01/11/2008 - Marizete Furbino, com formação em Pedagogia e Administração pela UNILESTE-MG, especialização em Empreendedorismo, Marketing e Finanças pelo UNILESTE-MG. à Administradora, Consultora de Empresa e Professora Universitåria no Vale do Aço/MG.
Contatos através do e-mail: marizetefurbino@yahoo.com.br
Reprodução autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado a autora e o site www.marizetefurbino.com e comunicada sua utilização através do e-mail marizetefurbino@yahoo.com.br
PROFESSOR X
EXPERIMENTAR A MATEMĂTICA
Dentro do Ano da França no Brasil acontece a exposição internacional itinerante "Experimentar a Matemåtica", até dia 27 de novembro.
Apoiada pela Secretaria de Estado de CiĂȘncia, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), a mostra leva 40 experiĂȘncias interativas e lĂșdicas para o Campus Pampulha da UFMG e depois para o Bloco TecnolĂłgico da Utramig, no Cruzeiro.
Paulo Navarro (http://www.pnc.com.br/) - Fonte: O Tempo - 09/11/09.
Leia mais:
http://www.matematica.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=277
O SITE DO ESCRITOR
O Write Board (http://www.writeboard.com/), voltado para escritores, jornalistas, editores e demais profissionais, se propĂ”e a ajudar na hora de criar documentos em parcerias com outras pessoas. VocĂȘ pode editar, compartilhar e comparar as mudanças recentes. O programa Ă© gratuito.
Fonte: Folha de S.Paulo â 11/11/09.
PROFESSORA PASQUALINA
ESTANTE VIRTUAL
Este site reĂșne virtualmente os acervos de 1.567 sebos e livreiros, de 266 cidades brasileiras. AlĂ©m de vender livros usados â com preços que variam de R$ 5,00 a R$ 30,00 â coloca a disposição dos leitores cadastrados sua prĂłpria estante virtual, para vender livros do seu acervo pessoal.
Confira: http://www.estantevirtual.com.br.
Fonte: Revista Brasileira de Administração - Ano XIX - NĂșmero 72.
VITRINE - LITERATURA - FABRĂCIO CARPINEJAR
http://www.carpinejar.blogger.com.br/
http://www.carpinejar.com.br/
Editora: Bertrand Brasil;
Quanto: R$ 19;
Avaliação: bom
O escritor FabrĂcio Carpinejar nĂŁo queria entrar no Twitter, pois nĂŁo se interessava em descobrir o que as pessoas estavam fazendo. "Costumava justificar que intimidade Ă© descobrir o que nĂŁo estĂŁo fazendo", diz na apresentação de seu livro mais recente. Mas sua namorada e um amigo criaram uma conta para ele, que acabou ficando com com medo de que seu perfil no mundo virtual acabasse se mostrando melhor do que ele mesmo. Assim, começou a twittar e criou mais de 800 aforismos, dos quais mais da metade estĂĄ reunida no livro.
POR QUE LER: Porque Carpinejar, que jĂĄ foi finalista do PrĂȘmio Jabuti, consegue falar muito com bem poucas palavras. Ele escreve sobre relacionamentos, cotidiano, amor e diversos outros temas. Cria frases de efeito e faz consideraçÔes sobre a vida, sempre temperando seus textos com pitadas de humor e poesia. (DANIELA ARRAIS).
Fonte: Folha de S.Paulo - 11/11/09.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php