CRIATIVIDADE NO MARKETING XIV
10/04/2008 -
NOSSOS COLUNISTAS
PROPAGANDAS INTELIGENTES XIV
English: http://www.treehugger.com/files/2008/04/natex-amazon-condoms.php
"RUBBER" - Correu mundo, por BBC http://news.bbc.co.uk/2/hi/americas/7335925.stm, agĂȘncias http://www.miamiherald.com/news/americas/story/487401.html, "Daily Telegraph" http://www.telegraph.co.uk/news/main.jhtml?xml=/news/2008/04/08/wcondoms108.xml e sites ambientalistas como o Tree Hugger http://www.treehugger.com/files/2008/04/natex-amazon-condoms.php, a notĂcia de que foram lançadas no Brasil "as camisinhas da floresta tropical", de nome Natex, a serem fabricadas em Xapuri.
Toda MĂdia - Nelson de SĂĄ - Fonte: Folha de S.Paulo - 09/04/08.
PROFESSOR X
MĂQUINAS MARAVILHOSAS
Imagino que em todas as eras as pessoas se maravilhem com as invençÔes de seus cientistas e engenheiros. Penso na sensação que Arquimedes causou na GrĂ©cia antiga, ao conseguir repelir o exĂ©rcito romano com suas catapultas enquanto, segundo a lenda, suas lentes mirabolantes queimavam os navios invasores. Ou como Galileu enfeitiçou o Senado de Veneza com seu telescĂłpio e Anton von Leeuwenhoek revelou mundos invisĂveis com seu microscĂłpio.
Nossa era nĂŁo Ă© diferente. Penso imediatamente em trĂȘs mĂĄquinas, ou melhor, instrumentos, que juntos vĂȘm ampliando nosso conhecimento do mundo em trĂȘs fronteiras: o muito grande, o muito pequeno e o biolĂłgico.
No muito grande, o leitor deve jĂĄ ter adivinhado, Ă© impossĂvel nĂŁo mencionar o TelescĂłpio Espacial Hubble, considerado por alguns o instrumento cientĂfico mais importante de todos os tempos. NĂŁo sei se concordo com a adjetivação exagerada, mas nĂŁo hĂĄ dĂșvida de que as imagens que o Hubble nos trouxe do espaço ajudaram em muito a transformar nossa concepção do cosmo. Planetas extra-solares e berçårios de estrelas, detalhes de mundos distantes, como as luas de JĂșpiter e Saturno, a espetacular colisĂŁo entre o cometa Shoemaker-Levy 9 e JĂșpiter, galĂĄxias das mais variadas formas, a expansĂŁo do Universo medida com grande precisĂŁo, supernovas explodindo, enfim, um cosmo dinĂąmico, de uma beleza inigualĂĄvel, que nos remete Ă s nossas origens.
Na esfera da biologia, o Projeto Genoma, que revelou o genoma humano e o de muitas outras espĂ©cies, sĂł foi possĂvel devido ao desenvolvimento de mĂĄquinas de seqĂŒenciamento automĂĄtico de DNA, que combinam quĂmica e lasers para acelerar a leitura das sĂ©ries das quatro bases quĂmicas A, G, C e T (adenina, guanina, citosina e timina) que compĂ”em os genes.
No caso dos humanos, sĂŁo 30 mil genes, cerca de 3 bilhĂ”es de pares de bases, cuja leitura e ordenação seriam impossĂveis manualmente.
Dessa informação, serĂĄ possĂvel identificar o componente genĂ©tico de vĂĄrias doenças, possibilitando novos tipos de tratamento e o estudo de como pessoas com certos genes reagirĂŁo a remĂ©dios diferentes -o mesmo medicamento pode nĂŁo surtir efeito semelhante em pessoas com diferenças genĂ©ticas especĂficas.
Ă importante lembrar que a predisposição genĂ©tica nĂŁo age sozinha, jĂĄ que fatores exĂłgenos tambĂ©m contribuem para o surgimento de muitas doenças. No entanto, saber que existe uma predisposição genĂ©tica pode ser extremamente Ăștil na prevenção de vĂĄrios males.
Eu mesmo fui testado outro dia para cĂąncer no pĂąncreas, o mal que causou a morte de meu pai. (Felizmente, por enquanto tudo bem!)
Outro uso é na comparação do genoma entre espécies diferentes. Por exemplo, diferimos em cerca de 1% dos chimpanzés, com foco nas åreas reprodutiva e imunológica.
Finalmente, a maravilhosa mĂĄquina do muito pequeno: o Grande Colisor de HĂĄdrons (LHC, do inglĂȘs Large Hadron Collider) -a maior mĂĄquina jĂĄ construĂda, um tĂșnel subterrĂąneo de 27 km de circunferĂȘncia acoplado a detectores do tamanho de prĂ©dios de cinco andares e a mais de 30 mil computadores. O LHC deve entrar em funcionamento no final deste ano, ajudando os fĂsicos a responderem a uma das questĂ”es mais fundamentais da ciĂȘncia: a origem da massa.
De quebra, essa mĂĄquina poderĂĄ nos dar pistas sobre a existĂȘncia de dimensĂ”es extra do espaço e mesmo produzir miniburacos negros. SĂŁo essas as nossas pirĂąmides e catedrais, monumentos Ă nossa curiosidade e Ă incrĂvel inventividade humana.
Marcelo Gleiser Ă© professor de fĂsica teĂłrica no Dartmouth College, em Hanover (EUA) e autor do livro "A Harmonia do Mundo". Fonte: Folha de S.Paulo - 06/04/08.
Sites relacionados ao texto:
Arquimedes (287-212 a.C.) -
http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm98/icm11/arquimedes.htm
Galileu Galilei (1564 â 1642) -
http://paginas.terra.com.br/arte/fisiklain/galileu_galilei.htm
HistĂłria do MicroscĂłpio -
http://portalsaofrancisco.com.br/alfa/microscopio/historia-do-microscopio-2.php
TelescĂłpio Espacial Hubble -
http://www.observatorio.ufmg.br/hubble.htm
Projeto Genoma -
http://www.ufv.br/dbg/bio240/G04.htm
Grande Colisor de HĂĄdrons -
http://physicsact.wordpress.com/2007/10/29/lhc-grande-colisor-de-hadrons/
PROFESSORA PASQUALINA
LIVROS PARA SE LER
TĂtulo: A Divina ComĂ©dia
Autor: Dante Alighieri
Categoria: Literatura
Idioma: PortuguĂȘs
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2203
(Colaboração: A.M.B.)
OLIMPĂADA DE LĂNGUA PORTUGUESA - ESCREVENDO O FUTURO
A OlimpĂada de LĂngua Portuguesa mobilizarĂĄ 6 milhĂ”es de alunos. InscriçÔes atĂ© 14/04.
Detalhes: http://olimpiadadelinguaportuguesa.mec.gov.br/
USP ABRIGA EXPOSIĂĂO GRATUIRA COM LIVROS RAROS
Obras pertencem ao Instituto de Estudos Brasileiros e Ă Biblioteca MĂĄrio de Andrade. Biblioteca exibe algumas das raridades que haviam sido furtadas do acervo em 2006, como "As Primaveras", do poeta Casimiro de Abreu.
O Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), da USP, em parceria com a Biblioteca Mårio de Andrade, abre uma exposição com obras raras de ambas instituiçÔes. Os 17 livros vindos da biblioteca são, em sua maioria, obras recuperadas após o furto ocorrido em seu acervo em 2006. Serão exibidas pela primeira vez desde então.
Entre elas, destacam-se "As Primaveras" (Casimiro de Abreu, 1859) e um exemplar de "O Guarany" (José de Alencar, segunda edição, com data imprecisa). Jå do acervo do IEB estarão expostos 40 livros.
Segundo o curador Rizio Bruno Sant'Ana, da Biblioteca MĂĄrio de Andrade, o objetivo da mostra Ă© apresentar ao pĂșblico caracterĂsticas que tornam uma obra rara. Para tanto, os livros foram separados de acordo com aquilo que faz deles uma raridade bibliogrĂĄfica. Seja pelo conteĂșdo, como uma edição de "Viagem Pitoresca e HistĂłrica ao Brasil" (Jean Baptiste Debret, 1835), encadernação preciosa, no caso de "CrisĂĄlidas" (Machado de Assis, 1864), tiragem limitada, como um dos dois Ășnicos exemplares de que se tem conhecimento de "Manual do Fazendeiro" (Jean Baptiste Alban Imbert, 1834). Ou ainda por conta da "marginĂĄlia" (com anotaçÔes do possuidor), como a cĂłpia de "Von Roroima zum Orinoco" (Theodor Koch-GrĂŒnberg, 1917/28), em que MĂĄrio de Andrade se baseou para escrever "MacunaĂma".
Eduardo SimÔes - Fonte: Folha de S.Paulo - 09/04/08.
IEB - http://www.ieb.usp.br/
Biblioteca MĂĄrio de Andrade - http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bma/
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php