GOTA EM GOTA
19/03/2010 -
EDITORIAL
De gota em gota a ĂĄgua do mundo vai embora...
Este ano o tema estabelecido pelas NaçÔes Unidas para o Dia Mundial da Ăgua Ă© âQualidade da Ăguaâ. A data foi criada pela ONU (Organização das NaçÔes Unidas) no dia 22 de março de 1992. Desde entĂŁo, todo 22 de março Ă© destinado para discussĂŁo sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.
TambĂ©m no dia 22 de março de 1992, a ONU divulgou a âDeclaração Universal dos Direitos da Ăguaâ , apresentando uma sĂ©rie de medidas, sugestĂ”es e informaçÔes que servem para despertar a consciĂȘncia ecolĂłgica da população e dos governantes para a questĂŁo da ĂĄgua.
De acordo com a Declaração Universal dos Direitos da Ăgua, ela Ă© seiva do nosso planeta e condição essencial da vida na terra. Confira os artigos:
Art. 1Âș - A ĂĄgua faz parte do patrimĂŽnio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada regiĂŁo, cada cidade, cada cidadĂŁo Ă© plenamente responsĂĄvel aos olhos de todos.
Art. 2Âș - A ĂĄgua Ă© a seiva do nosso planeta.Ela Ă© a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela nĂŁo poderĂamos conceber como sĂŁo a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito Ă ĂĄgua Ă© um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito Ă vida, tal qual Ă© estipulado do Art. 3 Âș da Declaração dos Direitos do Homem.
Art. 3Âș - Os recursos naturais de transformação da ĂĄgua em ĂĄgua potĂĄvel sĂŁo lentos, frĂĄgeis e muito limitados. Assim sendo, a ĂĄgua deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimĂŽnia.
Art. 4Âș - O equilĂbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da ĂĄgua e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilĂbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
Art. 5Âș - A ĂĄgua nĂŁo Ă© somente uma herança dos nossos predecessores; ela Ă©, sobretudo, um emprĂ©stimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as geraçÔes presentes e futuras.
Art. 6Âș - A ĂĄgua nĂŁo Ă© uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econĂŽmico: precisa-se saber que ela Ă©, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer regiĂŁo do mundo.
Art. 7Âș - A ĂĄgua nĂŁo deve ser desperdiçada, nem poluĂda, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciĂȘncia e discernimento para que nĂŁo se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponĂveis.
Art. 8Âș - A utilização da ĂĄgua implica no respeito Ă lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurĂdica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questĂŁo nĂŁo deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.
Art. 9Âș - A gestĂŁo da ĂĄgua impĂ”e um equilĂbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econĂŽmica, sanitĂĄria e social.
Art. 10Âș - O planejamento da gestĂŁo da ĂĄgua deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razĂŁo de sua distribuição desigual sobre a Terra.
VocĂȘ Sabia?
A Organização Mundial da SaĂșde estabelece que 110 litros de ĂĄgua potĂĄvel por dia sĂŁo suficientes para o consumo e higiene de um ser humano.
Consumo humano de ågua no mundo (média diåria):
- Canadense = 500 litros;
- Norte-americano = 350 litros;
- Japoneses = 350 litros;
- Europeu = 200 litros;
- Brasileiro = 150 litros;
- Africano da regiĂŁo subsaariana: de 10 a 20 litros.
1,1 bilhĂŁo de pessoas vivem sem ĂĄgua potĂĄvel!!!
Mesmo com as chuvas abundantes que caĂram durante o verĂŁo, Ă© preciso usar a ĂĄgua racionalmente para garantir o abastecimento durante os perĂodos de estiagem.
Na FlĂłrida, mais de 11.000 litros de ĂĄgua sĂŁo usados apenas para regar a grama a cada partida de golfe jogada.
3,3 milhÔes de pessoas morrem de doenças relacionadas à ågua todos os anos.
Lavar as mãoes com sabão pode reduzir casos de diarréia em 45%.
46% das pessoas no mundo nĂŁo tĂȘm ĂĄgua encanada em casa.
Mulheres de paĂses em desenvolvimento andam, em mĂ©dia, 5,95 km para conseguir ĂĄgua.
Em 15 anos, 1,8 bilhão de pessoas viverå em regiÔes de severa escassez de ågua.
Aproximadamente 70% da ĂĄgua doce do mundo estĂĄ sob a forma de gelo. Quase todo o restante estĂĄ em aqĂŒĂferos, que estĂŁo sendo drenados muito mais rĂĄpido que a capacidade de regarga da natureza.
Dois terços da ågua potåvel é usada para produzir alimentos.
Com 83 milhÔes de pessoas a mais no planeta a cada ano, a demanda pela ågua continuarå a subir, a menos que a gente mude a maneira de uså-la.
Evite o desperdĂcio, pois de gota em gota a ĂĄgua do mundo vai embora...
Educação, Paz, SaĂșde e ĂĄgua de qualidade Ă todos!
Mais detalhes:
http://www.unesco.org/water/water_celebrations/
http://www.unwater.org/worldwaterday/flashindex.html
http://www.unesco.org/water/water_celebrations/index_es.shtml
http://planetasustentavel.abril.com.br/
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php