BARRIGA
23/05/2008 -
MANCHETES DA SEMANA
BARRIGA (no jargĂŁo jornalĂstico, informação incorreta)
English:
http://www.news.com.au/dailytelegraph/story/0,22049,23734153-5012774,00.html
Na imagem: A "queda do aviĂŁo" na Globo News e depois na CNN
Em televisĂ”es, rĂĄdios, on-lines e atĂ© no Congresso, incĂȘndio virou acidente aĂ©reo.
O incĂȘndio na zona sul de SĂŁo Paulo foi inicialmente noticiado como um acidente aĂ©reo. A primeira emissora de TV a dar a "barriga" (no jargĂŁo jornalĂstico, informação incorreta) foi a Globo News. A falsa notĂcia foi imediatamente reproduzida por outras TVs, rĂĄdios e sites -inclusive a Folha Online, que a atribuiu ao canal da Globo.
A "barriga" rapidamente repercutiu no Congresso. O deputado Antonio Carlos Pannunzio (PSDB-SP) interrompeu a sessão da CPI dos CartÔes, às 17h19, para dar "uma comunicação bastante grave e muito triste" aos colegas e lamentar o "caos no tråfego aéreo", em transmissão ao vivo por Record News e Band News.
A presidente da CPI, senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) lamentou a "informação terrĂvel" e deu a palavra ao deputado Paulo Teixeira (PT-SP). Ele disse que torcia para que os danos tivessem sido "menores tanto para os que estavam no aviĂŁo quanto para os que estavam nos prĂ©dios".
A Globo News noticiou o falso acidente, com imagens aĂ©reas da fumaça, Ă s 17h17. Disse que um aviĂŁo ATR da Pantanal Linhas AĂ©reas acabara de se chocar com um prĂ©dio em SĂŁo Paulo. Desmentiu a histĂłria cinco minutos depois, Ă s 17h22. A Band News deu a "notĂcia" segundos depois. A Record News noticiou Ă s 17h19.
TVs abertas
Das emissoras abertas, a Record foi a Ășnica, Ă s 17h26, a dar a "barriga". Globo e Band decidiram esperar pela checagem e sĂł noticiaram o incĂȘndio no depĂłsito de colchĂ”es. No ar mais cedo, JosĂ© LuĂs Datena (Band) se vangloriou do feito.
A Record News e a Record acusaram a Defesa Civil de ser a fonte. Pouco depois das 18h, a Record News colocou no ar, por telefone, o coordenador da Defesa Civil, Jair Pacca de Lima, confirmando que a primeira informação que o órgão recebera tinha sido a de acidente aéreo.
A falsa informação teria nascido quando um piloto da Pantanal, que pousava em Congonhas, avisara a torre sobre um incĂȘndio na rota de pouso. A informação teria sido confundida com um acidente envolvendo um aviĂŁo da companhia.
A Globo News não revelou a fonte. "A Globo News recebeu as informaçÔes incorretas de fontes até então confiåveis, mas não acha correto nomear fontes para se eximir de um tipo de erro que, embora condenåvel, pode acontecer em transmissÔes desse tipo", justificou em nota.
O canal relativizou o erro por se tratar de "uma cobertura em tempo real".
"TĂŁo logo captou as imagens, colocou-as no ar, atribuindo a um acidente, primeira informação chegada Ă Redação. Na seqĂŒĂȘncia, com a apuração em curso, deu a informação definitiva, esclarecendo que nĂŁo se tratava de um acidente. Embora sejam normais informaçÔes desencontradas numa transmissĂŁo em tempo real, a Globo News estĂĄ avaliando o seu procedimento no episĂłdio".
Daniel Castro - Fonte: Folha de S.Paulo - 21/05/08.
CAIU
"Interrompemos a transmissĂŁo", entrou o locutor da Globo News, "acaba de chegar a informação de que um aviĂŁo da empresa aĂ©rea Pantanal caiu em cima de um prĂ©dio comercial". NĂŁo era verdade, mas foi o que bastou para a Record News e portais como o UOL, em manchete, saĂrem dizendo a mesma coisa. TambĂ©m agĂȘncias, com Reuters http://www.news.com.au/story/0,23599,23734064-23109,00.html e France Presse http://www.abcdesevilla.es/20080520/internacional-iberoamerica/avion-estrella-contra-edificio_200805202226.html despachando ao mundo que, "segundo a rede local TV Globo, um aviĂŁo se chocou com prĂ©dio". Em meia hora, voltaram atrĂĄs, mas era tarde. Foi parar no britĂąnico Sky News e na CNN, cortando sua transmissĂŁo para o mundo com "Breaking News" sobre a queda do aviĂŁo em SĂŁo Paulo. A Globo News tambĂ©m se retratou e, minutos depois, entrou com imagens diante do incĂȘndio, da rua, e a surpresa na locução: "Ă um imĂłvel baixo, uma casa". A transmissĂŁo ao vivo sĂł entĂŁo foi suspensa.
Toda MĂdia - Nelson de SĂĄ - Fonte: Folha de S.Paulo - 21/05/08.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php