âHERROSâ GLOBAIS
15/11/2012 -
A JENTE HERRAMOS
CORRUPĂĂO EM TODOS OS CANTOS...
English:
http://www.guardian.co.uk/world/2012/nov/08/hu-jintao-china-communist-congress
Video:
http://www.bbc.co.uk/news/world-asia-china-20233101
Corruption in the World:
http://www.facebook.com/#!/pages/Corruption-In-the-World/441262599264393?fref=ts
Transição chinesa: Corrupção ameaça Estado, diz lĂder chinĂȘs.
Em seu Ășltimo discurso apĂłs dez anos Ă frente do Partido Comunista chinĂȘs, Hu Jintao disse que a corrupção pode provocar "a queda do Estado" e exortou membros do governo a controlar a atividade de suas famĂlias.
"[Os altos funcionĂĄrios] devem exercitar estrita autodisciplina e fortalecer a educação e a supervisĂŁo de suas famĂlias e seu pessoal. NĂŁo devem nunca buscar nenhum privilĂ©gio", disse Hu a cerca de 2.300 delegados na abertura do 18Âș Congresso do partido que governa a China.
"Se falharmos em lidar bem com esse tema [corrupção], pode se tornar fatal para o partido e até mesmo provocar seu colapso e a queda do Estado", completou.
Neste ano, o PC atravessou uma de suas piores crises tendo como pivĂŽ o ex-dirigente Bo Xilai. Cotado para o ComitĂȘ Permanente, instĂąncia mĂĄxima do paĂs, Bo foi expurgado apĂłs revelaçÔes de prĂĄticas de corrupção que teriam levado sua mulher a matar um empresĂĄrio britĂąnico.
AlĂ©m disso, reportagens da Bloomberg e do "New York Times" mostraram, respectivamente, que as famĂlias de Xi Jinping, futuro lĂder mĂĄximo, e Wen Jiabao, atual premiĂȘ, acumularam milhĂ”es de dĂłlares em negĂłcios com empresas prĂłximas ao governo.
Em ambos os casos, o governo chinĂȘs censurou as reportagens no paĂs, bloqueando o acesso Ă internet.
A prĂłpria famĂlia de Hu tambĂ©m foi favorecida com contratos com o governo, segundo informação do livro "China Airborne" (China aerotransportada), do jornalista americano James Fallows.
De acordo com seu relato, uma empresa do genro de Hu forneceu as måquinas de raio-X de todas as estaçÔes de metrÎ de Pequim e Xangai.
MARINHA E ECONOMIA
Na ĂĄrea militar, Hu voltou a enfatizar a necessidade de uma Marinha forte, em meio a recentes crises do paĂs com Filipinas, VietnĂŁ e JapĂŁo.
Neste ano, a China começou a operar seu primeiro porta-aviĂ”es. O poderio da sua Marinha Ă© superior ao dos vizinhos, mas bastante inferior ao dos EUA, que mantĂȘm uma forte presença na regiĂŁo.
Com relação Ă economia, o discurso foi considerado mais conservador que o do congresso anterior -em 2007, ele defendera a "reforma das indĂșstrias monopĂłlicas", proposta ausente ontem.
Em vez disso, Hu declarou que, no paĂs, "a propriedade pĂșblica Ă© o pilar, e as entidades de propriedades diferentes se desenvolvem juntas".
Ele também lembrou que o governo fixou em 2010 a meta de dobrar o PIB e a renda per capita até 2020, objetivo alcançåvel mesmo com o novo patamar de crescimento mais baixo, que neste ano deve ficar em torno de 7,5%.
Hu deve passar a secretaria-geral do partido ao vice-presidente, Xi Jinping. Mas ele permanece como lĂder mĂĄximo do governo atĂ© março, e ainda pode reter por mais algum tempo a presidĂȘncia da ComissĂŁo Central Militar.
A manutenção do cargo lhe permitiria melhor controle sobre seus apadrinhados, que incluem Li Keqiang, apontado como o futuro premiĂȘ.
Hu presidiu um dos perĂodos mais prĂłsperos da histĂłria da China. Em seu decĂȘnio, a economia saltou do sexto para o segundo lugar, e o paĂs assombrou o mundo com a rĂĄpida construção de infraestrutura e a realização da OlimpĂada de Pequim.
Mas analistas apontam estagnação em relação ao monopĂłlio estatal em setores-chave da economia e contĂnua repressĂŁo a dissidentes.
Fabiano Maisonnave â Fonte: Folha de S.Paulo â 09/11/12.
Mais detalhes:
http://www.guardian.co.uk/world/2012/nov/08/hu-jintao-china-communist-congress
VĂdeo:
http://www.bbc.co.uk/news/world-asia-china-20233101
Corruption in the World:
http://www.facebook.com/#!/pages/Corruption-In-the-World/441262599264393?fref=ts
ENSINO MEDĂOCRE
Em mais um atestado de que o ensino médio brasileiro estå em petição de miséria, o cientista social Simon Schwartzman, após analisar dados do Enem, revela que apenas 27,9% dos que fizeram a prova em 2010 obtiveram mais de 450 pontos em todas os testes (as notas måximas variam em torno dos 900).
Os 450 pontos, vale assinalar, sĂŁo o novo limiar definido pelo MinistĂ©rio da Educação para conferir diploma de nĂvel mĂ©dio a quem nĂŁo concluiu essa etapa da educação bĂĄsica numa escola. Ou seja, quase trĂȘs quartos dos alunos ficam aquĂ©m do mĂnimo aceitĂĄvel.
As variĂĄveis socioeconĂŽmicas, como a escolaridade na famĂlia, pesam muito no desempenho. Entre os estudantes cujos pais nĂŁo tĂȘm nenhuma instrução formal, apenas 12,1% alcançaram os 450 pontos. JĂĄ entre aqueles cujos genitores cursaram o ensino superior, a taxa vai a 49,6%, e chega Ă maioria (66,4%) sĂł no caso dos filhos de pais com doutorado.
Como observa Schwartzman, para a maioria dos estudantes que fazem o Enem, a prova Ă© "uma ilusĂŁo cruel" -seu resultado jĂĄ se encontra em grande parte predeterminado por suas condiçÔes socioeconĂŽmicas e pela mĂĄ qualidade da educação que tiveram atĂ© aĂ.
A Ășnica maneira de quebrar esse cĂrculo vicioso Ă© oferecer um sistema pĂșblico de ensino com qualidade suficiente para permitir que o nĂvel de instrução dos ancestrais nĂŁo signifique uma condenação irrecorrĂvel ao pĂ©ssimo desempenho.
Nessa matĂ©ria, os avanços dos Ășltimos anos ficam entre o mĂnimo e o inexistente. Se Ă© verdade que as avaliaçÔes mostram algum ganho nas sĂ©ries iniciais do ensino fundamental, elas tambĂ©m indicam que a melhora desaparece quando o aluno chega ao nĂvel mĂ©dio.
Infelizmente, no lugar de encarar o problema e procurar resolvĂȘ-lo com mais ousadia, autoridades educacionais tĂȘm preferido a saĂda fĂĄcil de apelar para cotas raciais e outras pirotecnias populistas, que apenas contribuem para mascarar a questĂŁo principal.
Pior, os esquemas adotados nĂŁo vĂȘm sem efeitos colaterais. Um deles Ă© obrigar universidades pĂșblicas a criar sistemas de apoio para compensar lacunas na formação dos alunos, uma tarefa para a qual elas nĂŁo estĂŁo preparadas.
Editoriais â Fonte: Folha de S.Paulo â 09/11/12.
E NĂIS QUE PENSAVA QUE NUNCA ERRAVA!
CONTINUAMOS ERRANDO PROPOSITALMENTE...! HERRAR Ă UMANO!
Se vocĂȘ vir alguma coisa errada, mande um e-mail pelo FALE CONOSCO que "a ajente correge". Clique aqui e envie: http://www.faculdademental.com.br/fale.php