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17/10/2006 -
RAPIDINHAS
PARABĂNS FELIPE MASSA!
Ele foi rapidinho no GP do Brasil de F1 e deu uma alegria aos brasileiros. Fazia tempo que um pĂloto brasileiro nĂŁo ganhava no Brasil. ParabĂ©ns Massa!
FOLHA QUESTIONA PRESIDENCIĂVEIS SOBRE POLĂTICAS PARA A EDUCAĂĂO
Folha de S.Paulo - 14/10/2006
Pergunta:
O Brasil ainda tem 15 milhĂ”es de analfabetos adultos. Ao fim de seu eventual governo, em quanto esse nĂșmero serĂĄ reduzido?
A Pesquisa Nacional por Amostra de DomicĂlio, do IBGE, mostra que o nĂșmero de analfabetos teve uma redução de apenas 134.222 mil pessoas de 2002 para 2004.
Lula
O nosso governo Ă© o que mais tem enfrentado a questĂŁo do analfabetismo. Implementamos intenso programa de alfabetização. Nestes trĂȘs anos e meio, beneficiamos cerca de 7 milhĂ”es de jovens e adultos por meio do programa Brasil Alfabetizado.
Essas pessoas, que nunca tiveram a possibilidade de freqĂŒentar a escola na idade apropriada, agora tĂȘm a oportunidade de concluir a alfabetização. O Fazendo Escola jĂĄ possibilitou, desde 2003, que 10 milhĂ”es de brasileiros freqĂŒentassem o ensino fundamental.
No segundo mandato, os programas de combate ao analfabetismo, principalmente o Brasil Alfabetizado, serĂŁo ampliados. Vamos estendĂȘ-los mais ainda Ă s comunidades que vivem relativamente isoladas como os quilombolas, pescadores, populaçÔes prisionais. Nosso objetivo tem sido e continuarĂĄ sendo a erradicação completa do analfabetismo.
Alckmin
No meu governo vamos trabalhar em parceria com estados, municĂpios, ONGs e entidades para erradicar o analfabetismo das pessoas com atĂ© 40 anos de idade, garantindo tambĂ©m EJA (Educação de Jovens e Adultos) para todos aqueles que quiserem ser alfabetizados, independentemente da idade.
Vamos criar um Sistema de Certificação Nacional de Educação de Jovens e Adultos para assegurar a qualidade dos cursos oferecidos e, o mais importante, a aprendizagem de todos.
Não adianta apenas alfabetizar os adultos, é preciso garantir, além da alfabetização, a continuidade do EJA, para que todos os cidadãos tenham a chance de ter o diploma de ensino fundamental e uma vida melhor.
Pergunta:
O sr. vai priorizar o ensino o bĂĄsico ou o superior?
O projeto do Fundeb, que estĂĄ no Congresso, se aprovado, colocarĂĄ novos recursos de municĂpios, Estados e UniĂŁo tambĂ©m no financiamento da educação infantil e do ensino mĂ©dio. No ensino superior, alĂ©m da expansĂŁo de vagas, Ă© cobrada a melhora da qualidade do ensino.
Lula
A Educação serĂĄ prioridade absoluta. NĂŁo temos a visĂŁo de foco apenas no ensino fundamental. Investimos em todos os nĂveis. NĂłs aumentamos de 8 para 9 anos o tempo de permanĂȘncia nas escolas.
Enviamos ao Congresso o projeto de criação do Fundeb, que, em quatro anos, aumentarĂĄ em R$ 4,5 bilhĂ”es os recursos para o ensino bĂĄsico. Criamos 10 novas universidades pĂșblicas, 48 extensĂ”es universitĂĄrias e 32 escolas tĂ©cnicas. AtravĂ©s do Prouni, jĂĄ concedemos 204 mil bolsas na universidade.
Cada uma das escolas pĂșblicas do ensino mĂ©dio terĂĄ pelo menos um laboratĂłrio de informĂĄtica. Vamos criar, em cada cidade-pĂłlo, uma extensĂŁo universitĂĄria e uma escola tĂ©cnica federal. Continuaremos a investir na formação de professores. Vamos tambĂ©m garantir maior financiamento para o estudante pobre que estuda em escolas particulares.
Alckmin
Vou priorizar a educação bĂĄsica. Na educação infantil, vamos progressivamente universalizar o atendimento das crianças de 4 e 5 anos. No ensino fundamental, investir na qualidade. Para isso, vamos criar incentivos para combate a repetĂȘncia e o abandono, dar prioridade Ă alfabetização e implantar programa de valorização dos professores, alĂ©m de premiar as escolas que mais se esforçarem e definir apoio para as insatisfatĂłrias.
No ensino mĂ©dio, universalizar o acesso e aumentar a oferta diurna, combater a repetĂȘncia e a evasĂŁo, introduzir disciplinas semi-profissionalizantes e ampliar o ensino tĂ©cnico.
A prioridade para o ensino bĂĄsico nĂŁo exclui o universitĂĄrio. Investiremos nas faculdades de tecnologia e nas pesquisas em universidades pĂșblicas. E vamos retomar a avaliação dos cursos.