CRIATIVIDADE NO MARKETING XCVIII
19/11/2009 -
NOSSOS COLUNISTAS
PROPAGANDAS INTELIGENTES XCVIII (WWF - MONĂXIDO DE CARBONO)
English: http://ecoviz.org/?p=33
Energia fĂłssil um dia acaba - campanha da WWF na China. "Veja quanto monĂłxido de carbono vocĂȘ deixarĂĄ de emitir se nĂŁo dirigir por um dia". Essa Ă© a mensagem que aparece na gigantesca nuvem preta presa ao cano de escape de um carro depois de passar o dia sendo inflada pela fumaça expelida pelo automĂłvel.
(Colaboração: Sueli Olinto)
ADM. MARIZETE FURBINO
http://www.marizetefurbino.com/ (Confira o logo do FM - http://www.marizetefurbino.com/parceiros.asp)
Hardware, Software e âHumanwareâ!
Por Adm. Marizete Furbino
"Uma instituição é como uma canção; não é formada por sons individuais, mas pelas relaçÔes entre eles." ( Peter Drucker)
Sabedoras de que a maior commodity do sĂ©culo XXI Ă© o conhecimento, as empresas devem investir âpesadoâ, nĂŁo somente em equipamentos (hardware) e procedimentos (software), mas tambĂ©m em pessoas (âhumanwareâ), uma vez que todos eles sĂŁo consideradas pilares para quaisquer empresas, e possuem o poder tanto de alavancar como de arruinar empresas.
Equipamentos e procedimentos nĂŁo terĂŁo ĂȘxito algum se nĂŁo bem comandados e executados por profissionais competentes; deste modo, sĂŁo as pessoas que irĂŁo garantir a competitividade, a sobrevivĂȘncia e a solidez da empresa frente Ă acirrada competitividade.
Em decorrĂȘncia do exposto, quando se faz um investimento financeiro em equipamentos, deve-se lembrar que os profissionais que compĂ”em o quadro da empresa e que irĂŁo trabalhar diretamente com tais equipamentos, devem ser capacitados para exercer sua função com eficiĂȘncia e eficĂĄcia. Caso essa importante providĂȘncia nĂŁo seja seguida, o valor investido no equipamento âescoarĂĄâ por entre os âdedos das mĂŁos da empresaâ, levando-a a um caos.
Nessas circunstùncias, os processos de ensino/aprendizagem deixam de ser de responsabilidade somente das InstituiçÔes de Ensino e passam a ser preocupação constante também das empresas onde estas, por sua vez, implantam e implementam a cultura da aprendizagem organizacional. à dessa forma que as empresas contribuem para que as informaçÔes se transformem em conhecimentos e assim sirvam para agregar valor ao produto e/ou serviço, adquirindo competitividade, despontando enfim a empresa na frente perante o mercado.
Nesse mesmo sentido, preocupar-se com o desenvolvimento das pessoas envolvidas no processo organizacional, significa preocupar-se com a prĂłpria empresa.
A anĂĄlise do conjunto acima descrito leva-nos a pensar e crer que procedimentos, estratĂ©gias, planejamentos e outros, sĂł alcançarĂŁo sucesso quando aliados com as açÔes das pessoas. Do mesmo modo, Ă© preciso que haja interesse, capacitação, preparação, motivação, muito envolvimento, comprometimento, responsabilidade, bem como muita vontade de fazer acontecer, para que tudo ocorra de forma a garantir qualidade, eficiĂȘncia e eficĂĄcia.
Ante o exposto, convĂ©m dizer que, procedimentos, estratĂ©gias e planejamentos nĂŁo devem ficar bonitos somente no papel, mas, devem âsair do papelâ, garantindo sua beleza jĂĄ antes concebida. Para que isto ocorra Ă© fundamental que as pessoas envolvidas em todo o processo, que alĂ©m de serem detentoras do saber, construam relacionamentos, somem habilidades, talentos e conhecimentos, garantindo entĂŁo o alcance das metas e objetivos sonhados.
Nesse ponto, vale destacar que as pessoas devem ser consideradas um dos maiores patrimĂŽnios que a empresa possui; logo, deve-se nĂŁo somente saber selecionĂĄ-las, mas saber recrutĂĄ-las, lotĂĄ-las, inserindo-as nos departamentos certos, mantendo-as e capacitando-as de forma contĂnua a exercerem as suas funçÔes, tendo a sabedoria de saber retĂȘ-las dentro da empresa, procurando atender Ă s suas reais necessidades, anseios e expectativas. Esta preocupação deve ser uma constante, pois ela Ă© de importĂąncia decisiva no mundo dos negĂłcios, uma vez que a empresa estĂĄ nas âmĂŁosâ das pessoas que ali exercem as suas funçÔes.
Nessa linha de raciocĂnio, alĂ©m da empresa valorizar o profissional, estabelecendo polĂticas que implementem e ampliem a estabilidade, segurança, benefĂcios, salĂĄrios compatĂveis, Ă© preciso proporcionar e estabelecer a relação âganha-ganhaâ, conciliando objetivos organizacionais com objetivos dos profissionais ali envolvidos, bem como tendo a preocupação de proporcionar a motivação para todos os colaboradores a partir de desafios, em busca do desenvolvimento das competĂȘncias dos colaboradores, constituindo-se esta a melhor saĂda para um modelo de gestĂŁo participativa, orientado para o auto-desenvolvimento e desenvolvimento em prol do alcance dos resultados.
Ă vista do exposto, torna-se vital sensibilizar a todos da empresa quanto Ă importĂąncia de proporcionar e contribuir com um ambiente saudĂĄvel da mesma, mantendo uma postura flexiva diante dos fatos. Ă desejĂĄvel saber relacionar com o grupo, saber gerenciar conflitos, sensibilizando todos quanto Ă importĂąncia da educação no nosso dia-a-dia, do saber ouvir atentamente o outro sem impaciĂȘncia, do espĂrito de equipe, do compartilhamento, da importĂąncia da humanização, evitando-se fazer julgamentos prĂ©vios. Ă ainda prudente que se tenha uma polĂtica de descentralização, de delegação de tarefas, da busca constante por adquirir conhecimentos. Por fim, nĂŁo se deve tambĂ©m negligenciar a importĂąncia, nĂŁo somente em estabelecer uma boa comunicação, mas tambĂ©m tendo a sabedoria de gerenciar riscos, sabendo enfrentar quaisquer desafios em prol do alinhamento das expectativas e do alcance dos resultados.
08/11/2008 - Marizete Furbino, com formação em Pedagogia e Administração pela UNILESTE-MG, especialização em Empreendedorismo, Marketing e Finanças pelo UNILESTE-MG. à Administradora, Consultora de Empresa e Professora Universitåria no Vale do Aço/MG.
Contatos através do e-mail: marizetefurbino@yahoo.com.br
Reprodução autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado a autora e o site www.marizetefurbino.com e comunicada sua utilização através do e-mail marizetefurbino@yahoo.com.br
PROFESSOR X
RIO - PROFESSOR PODERĂ TRABALHAR DE BERMUDA
A Secretaria de Educação do Rio autorizou professores e funcionårios de ensino a trabalhar de bermuda. A ordem passa a valer hoje e vigora até o fim do verão. Os servidores não poderão vestir short, que é mais curto.
Fonte: Folha de S.Paulo - 17/11/09.
MENTE BRILHANTE - PSPP
Um aluno de ciĂȘncia da computação da UFMG, Michel Almada de Castro Boaventura, desenvolveu um software compatĂvel com o Windows e livre de licenças, ou seja, gratuito, para anĂĄlises rĂĄpidas de dados estatĂsticos. O novo PSPP jĂĄ estĂĄ disponĂvel para pesquisadores do mundo inteiro, atravĂ©s da internet, substituindo um software pago que era a ferramenta disponĂvel.
Raquel Faria - Fonte: O Tempo - 17/11/09.
Leia mais:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=14609:estudante-de-minas-desenvolve-programa-para-pesquisadores&catid=212&Itemid=86
COMO O GOOGLE ORDENA AS BUSCAS
De acordo com levantamentos recentes, em outubro de 2009 a internet registrou um total de 230 milhÔes de sites. Nesse oceano de informação, endereços de busca como Google, Yahoo e AltaVista necessitam ordenar os sites de acordo com a sua importùncia.
Por exemplo, se vocĂȘ digitar no Google a palavra "folha", o primeiro site listado serĂĄ a Folha Online, e isso nĂŁo se deve a uma predileção do Google pela Folha Online, mas sim ao fato de que o site Ă© classificado com alto PageRank ou PR, um Ăndice que mede o grau de "importĂąncia" da pĂĄgina. O PR Ă© uma medida do nĂșmero de links direcionados para uma determinada pĂĄgina. O cĂĄlculo do PR de um site Ă© um problema essencialmente matemĂĄtico, como veremos a seguir.
Imaginemos uma web com apenas trĂȘs sites, A, B e C. Chamaremos de PR(A), PR(B) e PR(C) o PageRank dos sites A, B e C, respectivamente. O Google utiliza a seguinte fĂłrmula para o cĂĄlculo do PR de um site X dessa nossa microweb de apenas trĂȘs sites: PR(X)=0,15+0,85.K, onde K Ă© a soma dos quocientes de PR dos sites que compĂ”em a web (exceto o site X) e dispĂ”em de link indicando X, pelo nĂșmero de links indicados em cada um desses sites (links para quaisquer sites da web). Entenderemos melhor o uso dessa fĂłrmula atravĂ©s de trĂȘs exemplos.
No exemplo 1, para o cĂĄlculo de PR(A) temos K=0, porque nem B nem C indicam links para o site A. Nesse caso, temos PR(A)=0,15.
No mesmo exemplo 1, PR(B)=0,15+0,85.[PR(A)/1]. No cĂĄlculo de PR(B), o valor de K leva em conta apenas PR(A), porque A Ă© o Ășnico site que indica link para B; e PR(A) estĂĄ sendo dividido por 1 porque A faz uma Ășnica indicação de link na web. Finalmente, PR(C)=0,15+0,85.[PR(B)/1], por razĂ”es anĂĄlogas ao caso anterior. Para determinar PR(B) e PR(C), basta resolver o sistema de equaçÔes, o que resultarĂĄ PR(B)=0,2775 e PR(C)=0,385875.
Nesse caso, obtivemos PR(A)PR(B)PR(C), o que sugere uma ordenação razoĂĄvel da importĂąncia dos trĂȘs sites se analisarmos com atenção a configuração dessa web.
No exemplo 2 temos uma configuração de web onde A, B e C tĂȘm a mesma importĂąncia. O sistema de equaçÔes a ser resolvido Ă©: PR(A)=0,15+0,85.[PR(C)/1], PR(B)=0,15+0,85.[PR(A)/1] e PR(C)=0,15+0,85.[PR(B)/1], cuja solução serĂĄ PR(A)=PR(B)=PR(C)=1, tal qual o esperado.
No exemplo 3, as equaçÔes são as seguintes: PR(A)=0,15+0,85.[PR(B)/1], PR(B)=0,15+0,85.[PR(A)/2 +PR(C)/1] e PR(C)=0,15+0,85.[PR(A)/2], cuja solução é: PR(A) 1,1634, PR(B)1,1922 e PR(C)0,6444. O site B tem maior PR porque é apontado pelos outros dois sites, e o site A fica em segundo lugar porque é apontado por B, que é o site de maior PR.
Saindo da nossa microweb de trĂȘs sites para a web real, com mais de 230 milhĂ”es de sites, o calculo do PR de um site por sistemas de equaçÔes Ă© absolutamente intratĂĄvel, mesmo se forem usados supercomputadores. Na web real, a determinação do PR de um site Ă© feita por aproximação usando as mesmas ideias aqui apresentadas, mas atravĂ©s de cĂĄlculos iterativos.
José Luiz Pastore Mello é graduado e mestre pela USP e professor de matemåtica do colégio Santa Cruz. - Fonte: Folha de S.Paulo - 17/11/09.
PROFESSORA PASQUALINA
DIA DA CONSCIĂNCIA NEGRA
Dia 20 de novembro, comemoração do Dia da ConsciĂȘncia Negra. Para celebrar a data, o Centro de TradiçÔes Mineiras, em Belo Horizonte, recebe, atĂ© 26 de novembro, a mostra fotogrĂĄfica "Quilombolas de Minas - Resgatando RaĂzes". A exposição, que estĂĄ sob a curadoria de Jussara VitĂłria, reĂșne 50 fotos produzidas em comunidades quilombolas do Estado, como BaĂș Serro, Barreirinho, Bagres, Ăgua Preta, Amaros, Cercado, CĂłrrego Ausente e GravatĂĄ. As imagens revelam o dia a dia dos povos quilombolas.
Ălder Martinho - Fonte: O Tempo - 17/11/09.
Detalhes:
http://www.agenciaminas.mg.gov.br/detalhe_noticia.php?cod_noticia=29257
POESIA VIVA - A POESIA BATE Ă SUA PORTA
A experiĂȘncia Poesia Viva - A Poesia Bate Ă sua Porta, iniciada no municĂpio histĂłrico de Mariana, venceu o PrĂȘmio Viva Leitura 2009, na categoria instituiçÔes e pessoas fĂsicas. O projeto Ă© desenvolvido por poetas da Associação Aldrava Cultural, que visitam escolas, comĂ©rcios e casas para ler contos, poemas e trechos de crĂŽnicas. Eles tambĂ©m distribuem gratuitamente
o jornal da entidade e obras literĂĄrias. Com o sucesso, o Poesia Viva jĂĄ expandiu suas atividades para Ouro Preto, Santa BĂĄrbara, Ipatinga e Belo Horizonte.
Ălder Martinho - Fonte: O Tempo - 15/11/09.
Poesia Viva - http://pontoleituramariana.blogspot.com/
Associação Aldrava Cultural - http://pontoleituramariana.blogspot.com/2009/04/associacao-aldrava-letras-e-artes.html
PrĂȘmio Viva Leitura 2009 - http://www.premiovivaleitura.org.br/
INTERNET - "UNFRIEND" Ă TERMO DO ANO
O dicionĂĄrio "New Oxford American Dictionary" elegeu o termo "unfriend" como a palavra do ano nos Estados Unidos. O verbo significa excluir amigos na rede social Facebook, termo que no Brasil Ă© conhecido simplesmente como "remover dos amigos". O verbo em inglĂȘs Ă© uma das novas palavras que entraram na nova edição do dicionĂĄrio, que traz outros termos utilizados na internet como "hashtag", que Ă© uma forma de classificar mensagens do Twitter, e "sexting", que significa mandar mensagens com conteĂșdo sexual para celulares.
Interessa - Etc - Fonte: O Tempo - 18/11/09.
New Oxford American Dictionary - http://www.oxfordreference.com/pages/Subjects_and_titles__t183
World of the year - http://www.reuters.com/article/lifestyleMolt/idUSTRE5AG09H20091117
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php