CRIATIVIDADE NO MARKETING C
03/12/2009 -
NOSSOS COLUNISTAS
PROPAGANDAS INTELIGENTES C (EMERGĂNCIA)
English:
http://www.advertolog.com/wwf/print-outdoor/ambulance-310162/
A emergĂȘncia Ă© agora. A mensagem deste anĂșncio diz: "VocĂȘ nĂŁo pode ser lento em uma emergĂȘncia. Aja agora pelo planeta".
(Colaboração: Sueli Olinto)
Mais detalhes:
http://www.advertolog.com/wwf/print-outdoor/ambulance-310162/
TODO DIA Ă DIA DA PROPAGANDA
O Dia Mundial da Propaganda foi instituĂdo em 4 de dezembro de 1936, quando, na Argentina, a AsociaciĂłn de Jefes de Propaganda convocou um de seus mais importantes congressos com o objetivo de promover o ensino formal da publicidade. A partir da dĂ©cada de 70, outros paĂses adotaram o significado da data e ela passou a ser comemorada em todos os lugares onde se respeita a liberdade de expressĂŁo.
Muito mais, no entanto, do que no 4 de dezembro, ocasiĂŁo festiva que reĂșne profissionais, a publicidade no Brasil Ă© comemorada no cotidiano dos milhĂ”es de brasileiros.
Porque, sabiamente, incorporamos a ideia de que a presença vigorosa da publicidade em nossas vidas evidencia uma produção em ritmo forte. Significa oferta de emprego, ocasião para empreender e maior acesso a bens e serviços para todos. Podemos dizer que a publicidade alimenta sonhos, estabelece metas e estimula o empenho honesto na construção do futuro.
NĂŁo por acaso, nos paĂses desenvolvidos e naqueles em franco desenvolvimento, a expressĂŁo comercial pĂșblica e promocional Ă© parte indispensĂĄvel de um mercado moral e eticamente saudĂĄvel. Afinal, nĂŁo hĂĄ nada de verdadeiro que se possa dizer da publicidade que ela, por si sĂł, jĂĄ nĂŁo tenha dito de si mesma. Ăs claras.
Para ser eficaz, precisa obedecer a padrÔes ditados pelos consumidores, ao contrårio do que afirmam aqueles que defendem o cerceamento da liberdade de expressão comercial.
Por compreender e confiar nesse regramento elementar -a liberdade de escolher, experimentar, avaliar, adotar ou desprezar e denunciar anunciantes-, o Brasil foi o pioneiro na instituição da autorregulamentação da publicidade como instrumento de proteção do consumidor.
HĂĄ 29 anos, o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação PublicitĂĄria) Ă© fĂłrum legĂtimo a que o mercado recorre, por meio de consumidores ou marcas concorrentes, para reclamar, reparar e ajustar os procedimentos da publicidade. Seus resultados ao longo de quase trĂȘs dĂ©cadas sĂŁo expressĂŁo de maturidade e civilidade da sociedade brasileira. Ă, portanto, num magnĂfico ambiente de comunhĂŁo de interesses, objetivos e sonhos entre a massa consumidora e a vocação produtiva de nossos empreendedores que viceja a publicidade brasileira, uma das mais respeitadas e admiradas do mundo.
Emotiva, criativa e absolutamente identificada com os valores e os sentimentos de nossa gente, mais do que simples manifestação comercial, Ă© expressĂŁo legĂtima da nossa cultura. NĂŁo surpreende que no Brasil se goste tanto de propaganda. Aprovada e apreciada pelos consumidores, a publicidade contribui, ainda, para que a indĂșstria da comunicação brasileira movimente nĂșmeros do maior significado socioeconĂŽmico.
Dados do IBGE mostram que, em 2007, foram movimentados R$ 47,3 bilhĂ”es em receitas de produtos e serviços e recolhidos R$ 11,9 bilhĂ”es em impostos e taxas. Foram empregadas nas agĂȘncias de publicidade, veĂculos de comunicação e seus demais fornecedores cerca de 612 mil pessoas.
SĂŁo nĂșmeros que se enquadram perfeitamente no momento vivido pelo Brasil, sob todos os aspectos. Temos segurança jurĂdica, estabilidade econĂŽmica, mercado interno forte e pleno exercĂcio da democracia e dos direitos individuais. Alcançamos esse estĂĄgio com alternĂąncia de poder, imprensa livre, eleiçÔes regulares, Congresso e JudiciĂĄrio funcionando.
A propaganda teve papel singular nessa etapa da história brasileira ao impulsionar com o talento de seus profissionais a roda da economia e alimentar com a convicção de seus ideais o discurso da liberdade.
Olhando para a frente, vemos que os aspectos mais favoråveis para a construção do nosso melhor futuro não combinam, definitivamente, com as ameaças que rondam a propaganda e o ambiente estimulante para os negócios que o Brasil estabeleceu para si e que tanto interesse tem despertado no mundo.
A Associação Brasileira de AgĂȘncias de Publicidade (Abap) gostaria que este 4 de dezembro inspirasse uma profunda reflexĂŁo sobre o encadeamento entre publicidade, consumo, produção, geração de empregos, a real habilitação do Brasil como competidor global, liberdade de expressĂŁo, independĂȘncia econĂŽmica dos meios de comunicação e a segurança da democracia. E assumĂssemos todos a nossa responsabilidade com a consolidação do paĂs que queremos desfrutar o quanto antes e que pretendemos legar para as prĂłximas geraçÔes.
Luiz Lara, 47, Ă© presidente da Associação Brasileira de AgĂȘncias de Publicidade (Abap) e CEO da agĂȘncia Lew'Lara/TBWA. Fonte: Folha de S.Paulo - 04/12/09.
Conar - http://www.conar.org.br/
Abap - http://www.abap.com.br/
ADM. MARIZETE FURBINO
http://www.marizetefurbino.com/ (Confira o logo do FM - http://www.marizetefurbino.com/parceiros.asp)
VOCĂ jĂĄ sorriu hoje?
Por Adm. Marizete Furbino
âA Paz começa com um sorriso. Sorria pelo menos cinco vezes ao dia para as pessoas a quem vocĂȘ normalmente nĂŁo daria um sorriso. Faça isso pela paz. Irradiemos a paz de Deus e tornemo-nos o reflexo de sua luz para extinguir no mundo e no coração dos homens toda espĂ©cie de Ăłdio e o amor pelo poder. Sorria junto com os outros, embora isso nem sempre seja fĂĄcilâ. (Madre Tereza de CalcutĂĄ)
Partindo-se desta premissa, um sorriso vale ouro. O sorriso, além de massagear o ego, serve de bålsamo para a alma, aliviando o stress do dia-a-dia, sendo um remédio para quem estå doente, e o melhor, não custando absolutamente nada a quem o oferece, proporcionando um bem enorme tanto a quem o oferece quanto a quem o recebe.
Assim, experimente sorrir. Sorria para seus familiares, para seus amigos, colaboradores, para quem cruzar o seu caminho; enfim, sorria para a vida, e verĂĄ que esta passarĂĄ a ter um novo sabor, um sabor diferenciado no qual irĂĄ lhe proporcionar abertura de caminhos, amizades, harmonia no ambiente de trabalho, maior integração entre todos os envolvidos na empresa e, por consequĂȘncia, maior produtividade.
Com sĂłlido fundamento, podemos salientar que um sorriso possui inĂșmeros benefĂcios. Um sorriso, alĂ©m de deixar a pessoa muito mais bonita, Ă© capaz de nĂŁo somente aproximar pessoas, mas tambĂ©m de reduzir e combater o estresse, a depressĂŁo, ansiedade, angĂșstia, tristeza, desĂąnimo e dores, tanto de ordem fĂsica quanto de ordem emocional, minimizando o âpesoâ do dia-a-dia, melhorando o humor das pessoas e ainda Ă© capaz de realizar grandes mudanças de comportamento. Enfim, Ă© capaz de proporcionar acontecimentos mil, no qual chegamos a duvidar de quĂŁo valioso Ă© o seu poder.
Vale aqui ressaltar então que um sorriso possui um efeito espetacular, é momento de pura magia. Quem cultiva um sorriso nos låbios, além de proporcionar bem-estar a quem o recebe, proporciona um bem enorme à sua própria alma.
Neste diapasĂŁo lembramos que, no momento em que vocĂȘ sorri, vocĂȘ contrai e relaxa vĂĄrios mĂșsculos, o que faz com que seja aumentado em seu sangue o nĂvel de substĂąncias denominadas endorfinas, entre as quais a serotonina, que lhe proporcionarĂŁo uma sensação de prazer, felicidade e bem-estar, elevando de certa forma a sua auto-estima, contribuindo desta maneira a estimular os profissionais a atuarem na profissĂŁo com maior gosto e afinco.
Com efeito, sabemos que na vida a cada ação temos uma reação, que comportamento gera comportamento; sendo assim, fica fĂĄcil perceber que um sorriso, alĂ©m de gerar simpatia, prazer, otimismo, entusiasmo, bem-estar e positividade, cria uma atmosfera capaz de contagiar a todos ao seu redor, contribuindo entĂŁo para uma maior desinibição, entrega, integração e uniĂŁo de todos, levando os profissionais a somarem nĂŁo somente atitudes, mas tambĂ©m conhecimentos, habilidades e talentos, alĂ©m de contribuir significativamente no que tange ao aumento da autoestima e da autoconfiança, que sĂŁo dois pilares imprescindĂveis para o alcance do sucesso.
Em adição, torna-se importante perceber que, com um sorriso nos lĂĄbios regularmente, estaremos sempre de bom humor, com a autoestima elevada e sempre autoconfiantes. Essa atitude leva o profissional a acreditar em si mesmo, se doando e se entregando de âcorpo e almaâ ao que se propĂ”e a fazer, alcançando desta forma, nĂŁo somente a simpatia dos demais, mas alcançando a eficiĂȘncia e eficĂĄcia em suas açÔes, corroborando para que a empresa na qual exerça as suas funçÔes cresça, cresça e cresça.
EntĂŁo, incorporar e cultivar o bom humor na vida deve ser o dever de todos, pois sĂł temos a ganhar quando adotamos esta filosofia para nossa vida.
Neste contexto, a raiva, a tristeza, a melancolia, a ansiedade, a ira e a negatividade devem ser combatidas, pois, alĂ©m de nĂŁo resolverem problema algum, possuem o poder de encobrir a mente da pessoa, nĂŁo a deixando pensar e raciocinar de forma inteligente. Ainda, sentimentos negativos, quando em excesso, liberam duas substĂąncias denominadas estradiol e adrenalina, substĂąncias essas que funcionam como âervas daninhasâ na sua saĂșde, uma vez que causam o enfraquecimento de seu metabolismo, servindo de porta de entrada para as doenças.
Desta forma a raiva, a tristeza, a ira, a angĂșstia, a melancolia, sĂŁo tĂŁo terrĂveis que provocam rugas nĂŁo somente em seu rosto, mas possui a capacidade de provocar rugas em sua alma, o que Ă© muito pior.
Enfim, torna-se de fundamental importĂąncia lembrar que vocĂȘ Ă© quem comanda a sua vida; portanto, vocĂȘ Ă© quem decide como caminhar. ObstĂĄculos existem e sempre existirĂŁo. Se eles irĂŁo servir para vocĂȘ submergir ou emergir, quem decide Ă© vocĂȘ prĂłprio. VocĂȘ Ă© quem deve ser o grande lĂder de sua vida. Analise cada situação friamente, sem ofender e nem magoar os demais que se encontram Ă sua volta. Seja um ser humano maduro e equilibrado emocionalmente, pois as emoçÔes tĂȘm o poder de influenciar de forma negativa e/ou positiva sobre a sua saĂșde mental e fĂsica. Finalmente, em uma Ășnica frase: GOVERNE AS RĂDEAS DO SEU DESTINO!
22/11/2008 - Marizete Furbino, com formação em Pedagogia e Administração pela UNILESTE-MG, especialização em Empreendedorismo, Marketing e Finanças pelo UNILESTE-MG. à Administradora, Consultora de Empresa e Professora Universitåria no Vale do Aço/MG.
Contatos através do e-mail: marizetefurbino@yahoo.com.br
Reprodução autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado a autora e o site www.marizetefurbino.com e comunicada sua utilização através do e-mail marizetefurbino@yahoo.com.br
PROFESSOR X
NOVO SITE CELEBRA 350 ANOS DE DESCOBERTAS CIENTĂFICAS
Quando Wolfgang Amadeus Mozart visitou Londres em 1764, aos oito anos de idade, ele era uma sensação musical. MultidĂ”es queriam assistir ao concerto do menino que tinha duas sinfonias em seu nome. Para Daines Barrington, entretanto, a visita do prodĂgio era menos um espetĂĄculo musical do que uma oportunidade cientĂfica. Advogado e cientista amador, ele era cĂ©tico quanto Ă capacidade de alguĂ©m tĂŁo jovem, e estava determinado a investigar o talento do menino. Verificou seu nascimento, confirmou a idade e submeteu-o a testes musicais complexos. Ficou tĂŁo perplexo que, seis anos depois, ao ser aceito na Royal Society, publicou um artigo no jornal descrevendo o fenĂŽmeno. Seu Account of a Very Remarkable Young Musician Ă© um dos destaques do Trailblazing, poderosa fonte de recursos online lançada pela Royal Society para marcar o aniversĂĄrio de 350 anos da academia cientĂfica.
O site Trailblazing (http://trailblazing.royalsociety.org/) foi criado pela influente academia cientĂfica britĂąnica e inclui documentos escritos a mĂŁo sobre alguns dos achados cientĂficos mais importantes dos Ășltimos trĂȘs sĂ©culos e meio.
TambĂ©m estĂŁo ali os estudos de Benjamin Franklin sobre tempestades elĂ©tricas - datam de 1752, a primeira vez que alguĂ©m propĂŽs que os raios eram eletricidade e nĂŁo uma força sobrenatural. E tambĂ©m as notas de Edward Stone, de 1763, sobre o uso da casca de salgueiro para tratar febre, que documentam os começos do descobrimento do ĂĄcido acetil salicĂlico e a produção da aspirina, hoje um dos medicamentos mais usados em todo o mundo.
Os criadores do Trailblazing dizem que o site Ă© uma viagem virtual, no ritmo de cada um, atravĂ©s da ciĂȘncia. A Royal Society espera que ele inspire as pessoas a verem a ciĂȘncia como parte da vida e da cultura no dia a dia.
No site, cada documento Ă© acompanhado de um comentĂĄrio por algum integrante atual da Royal Society, explicando o significado e o contexto da descoberta. Martin Rees, presidente da Royal Society, disse que os documentos mostram "a incessante petição dos cientistas, durante sĂ©culos (...) para provar e cimentar nosso conhecimento da humanidade e do universo". Para ele, o site exibe "momentos emocionantes nos quais a ciĂȘncia nos permite compreender melhor e ver mais adiante".
Os documentos, tirados da publicação cientĂfica mais antiga do mundo em lĂngua inglesa, a Philosophical Transactions, tambĂ©m incluem notas de 1776 sobre como o capitĂŁo James Cook salvou seus marinheiros do escorbuto com repolho em conserva e limĂ”es, muito antes de serem desenvolvidas ideias sobre nutrição.
Podem ser vistos na web, ainda, os primeiros escritos sobre buracos negros por parte de Stephen Hawking e o histĂłrico trabalho de Isaac Newton de 1672 sobre a natureza da luz e da cor, e os documentos de 1940 sobre o descobrimento da penicilina.
Daines Barrington, em seus escritos sobre Mozart, destacou que o menino era tĂŁo travesso e distraĂdo quanto qualquer outro de sua idade, mas mostrava um talento excepcional. "Mal foi posta a partitura Ă sua frente, começou a tocar a sinfonia de forma magistral", escreveu.
A Royal Society foi fundada em 28 de novembro de 1660 por um grupo de 12 estudiosos que incluia o arquiteto Christopher Wren, o cientista Robert Boyle e John Wilkins, inventor do sistema mĂ©trico. Ă a mais antiga academia cientĂfica do mundo, com mais de 60 ganhadores de PrĂȘmio Nobel entre seus 1,4 mil integrantes.
Anualmente, 44 cientistas são nomeados "fellow" em reconhecimento ao seu trabalho e passam a integrar a academia - a distinção mais alta que um cientista pode obter, com exceção do Nobel. Entre os membros atuais da sociedade estå o cosmologista de Cambridge Stephen Hawking.
O lançamento do site Trailblazing dĂĄ a largada para as comemoraçÔes oficiais dos 350 anos de fundação da academia, em 2010. EstĂĄ programa, tambĂ©m, um festival de ciĂȘncias com nove dias de duração em Londres.
Fonte: Terra - 01/12/09.
O site Trailblazing - http://trailblazing.royalsociety.org/.
PROFESSORA PASQUALINA
PARA FORA DO LIVRO
Site para baixar programa que permite ler livro sobre dragĂ”es com recursos de realidade aumentada; vocĂȘ aponta a pĂĄgina Ă webcam e vĂȘ um dragĂŁo em 3D; mais em http://www.templarco.co.uk/.
Fonte: Folha de S.Paulo - 02/12/09.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php