MÃE POETISA
07/05/2010 -
EDITORIAL
O FM dessa semana é dedicado à todas as mães do mundo.
No mundo árabe, em "The Millions' Poet" ("O Poeta dos Milhões"), líder de audiência no golfo Pérsico, o prêmio vai para o melhor poeta. O programa que é transmitido pela Abu Dhabi TV e tem 70 milhões de espectadores, é uma competição entre 48 poetas de 12 países árabes - em que o vencedor leva um prêmio de US$ 1,3 milhão.
O programa desse ano detonou uma discussão sobre os direitos da mulher no mundo árabe. Tudo começou quando a poetisa Hissa Helal (foto - mãe de quatro filhos), da Arábia Saudita, leu um poema dirigido "àqueles que estão no poder" - a quem chamou de "cruéis, bárbaros e cegos". O poema foi visto como um ataque a Abdul-Rahman al-Barrak, clérigo saudita que proclamara uma "fatwa" defendendo a segregação das mulheres.
A manifestação de Hissa atraiu a ira de extremistas, que começaram a ameaçá-la de morte. Mesmo assim, ela foi à final e ficou em 3º lugar (o vencedor foi Nasser al-Ajami, do Kuwait, com 67% dos votos).
Hissa, que ganhou US$ 600 mil de prêmio, admite ter ficado assustada com as ameaças. Mas diz que seu maior medo é outro: "Eu me preocupo com as luzes da fama, o efeito que podem ter sobre minha existência simples", declarou, sem economizar no tom poético e filosófico.
Um exemplo de coragem, típico das mães, a ser seguido.
Educação, Paz, Saúde e Feliz Dias das Mães à todas as mães do mundo.
Fonte de pesquisa - Super Interessante (http://super.abril.com.br/home/) - Edição 278.
Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco” do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php