ROBOMANIA GIGANTESTA
15/03/2008 -
EU DIGITAL
ROBĂ GIGANTE NA CeBIT 2008
English:
http://www.breitbart.com/image.php?id=iafp080307142512.w925r3xep0&show_article=1
http://www.cebit.de/homepage_e?typ=e
A figura de um robÎ gigante, instalada em frente ao estande da Microsoft, chama a atenção dos visitantes da CeBIT 2008. A maior feira de tecnologia da Europa, realizada em Hanover.
Leia mais: http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI2662608-EI11385,00.html
Fonte: Terra - 07/03/08.
ROBĂ CIRUGIĂO
Chegou ao Brasil o robÎ "da Vinci Surgical System", que atua na realização de cirurgias. O equipamento, que foi trazido pelo Hospital Israelita Albert Einstein, com investimentos de R$ 5 milhÔes, possui quatro braços robóticos que reproduzem movimentos do cirurgião.
Mercado Aberto â Guilherme Barros â Fonte: Folha de S.Paulo â 13/03/08.
Saiba mais:
http://www.intuitivesurgical.com/index.aspx
http://www.davincisurgery.com/surgery/index.aspx
FIRST Robotics Competition - Regional Brasil
FIRST Ă© uma sigla que significa: "Para Inspiração e Reconhecimento da CiĂȘncia e Tecnologia". Trata-se de uma organização sem fins lucrativos que cria programas inovadores para promover matemĂĄtica, ciĂȘncia e tecnologia para jovens.
http://www.brfirst.org/
Fonte: Folha de S.Paulo - 09/03/08.
CONCURSO: ABF ABRE INSCRIĂĂES PARA PRĂMIO
A Associação Brasileira de Franchising lançou a 14ÂȘ edição do PrĂȘmio ABF Destaque Franchising. As categorias sĂŁo franqueador, franqueado, jornalismo, trabalho acadĂȘmico e parceiro do franchising. A entrega dos prĂȘmios serĂĄ em 24 de abril. Mais informaçÔes estĂŁo disponĂveis no site http://www.portaldofranchising.com.br/.
Fonte: Folha de S.Paulo - 09/03/08.
VĂDEOS SOBRE LIVROS
RecĂ©m-lançado, o site http://titlepage.tv/ tem a proposta de compartilhar vĂdeos de escritores falando de seus livros. O primeiro vĂdeo apresenta a conversa de quatro autores.
50 GBYTES
Esse é o espaço oferecido, gratuitamente, pelo disco virtual Adrive (www.adrive.com). O serviço, ainda em beta, é mais fåcil de usar do que outros sites de armazenamento.
Fonte: Folha de S.Paulo - 12/03/08.
MUNDO VERDE NA CEBIT 2008
Na Cebit, maior feira de tecnologia do mundo, realizada na Alemanha, empresas anunciam compromisso com a onda ecolĂłgica, mas estudo do Greenpeace aprova poucos produtos no que se refere ao impacto ambiental.
Os alertas sobre a crise do clima, que ganharam força no ano passado com os relatórios apresentados pela ONU (Organização das NaçÔes Unidas), chegam enfim ao setor de tecnologia. O tema foi um dos principais assuntos discutidos na Cebit 2008, a maior feira de tecnologia e comunicaçÔes do mundo, que acabou no domingo em Hannover, na Alemanha.
A questão ambiental ganhou årea exclusiva em um dos pavilhÔes, onde foram apresentados produtos considerados ecologicamente corretos, principalmente com relação à economia de energia. Para entrar no clima, o local foi decorado em tons de branco e verde.
"Todo mundo na Cebit estĂĄ falando sobre redução de energia porque Ă© uma coisa fĂĄcil de fazer. As pessoas e as empresas gostam porque os gastos ficam menores. No entanto, se vocĂȘ quer combater o aquecimento global, deve analisar tambĂ©m a energia gasta para fabricar aquele produto, que tipo de material foi utilizado e como suas peças serĂŁo reutilizadas", diz Yannick Vicaire, ativista do Greenpeace e um dos autores de um estudo sobre produtos tecnolĂłgicos sustentĂĄveis.
A pesquisa analisou 37 produtos de 14 fabricantes e aprovou apenas trĂȘs no que se refere ao impacto ambiental.
Guia 3D: Na ĂĄrea de produtos, os aparelhos de GPS tiveram grande destaque na feira, com apresentação de modelos com imagens 3D e para uso especĂfico de crianças, bichos ou veĂculos.
A Cebit tambĂ©m consolidou a preferĂȘncia do pĂșblico por telas sensĂveis ao toque. Ao que parece, teclado e mouse estĂŁo com os dias contados.
No pavilhĂŁo do futuro, em que sĂŁo apresentadas pesquisas e protĂłtipos na ĂĄrea de tecnologia, houve um grande espaço para novos projetos de interação homem e mĂĄquina, tanto na ĂĄrea de games quanto na de equipamentos que ajudam deficientes fĂsicos. Um dos protĂłtipos Ă© uma mĂĄquina que "lĂȘ" o cĂ©rebro humano e consegue decifrar que palavras as pessoas estĂŁo soletrando.
A Cebit (sigla em alemĂŁo para Centro de Tecnologia de Informação e NegĂłcios, em tradução livre) reuniu neste ano 5.845 expositores de 77 paĂses.
Felipe Maia - Fonte: Folha de S.Paulo - 12/03/08.
GREENPEACE APROVA APENAS TRĂS PRODUTOS
Alguns fabricantes apresentaram na feira seus produtos ecologicamente corretos. A Fujitsu Siemens, por exemplo, mostrou um monitor ecolĂłgico. O aparelho de 22 polegadas tem tela de LCD e praticamente nĂŁo gasta energia para voltar do modo de espera. Em geral, monitores usam de um a cinco watts de potĂȘncia para sair do descanso de tela. Deve ser lançado neste ano na Europa, por cerca de US$ 400 (R$ 672).
Outra empresa que apresentou produtos verdes foi a Lenovo, que levou para a Cebit o ThinkCentre A61, computador que é feito com 90% das peças reciclåveis ou reutilizåveis.
A IBM apresentou um protótipo de data center que recicla energia por meio de um novo sistema de refrigeração. Segundo a empresa, trata-se do primeiro equipamento como esse a gerar emissão zero de CO2 (dióxido de carbono).
Abalo: O mundo ecologicamente correto da Cebit sofreu um abalo dentro da própria feira, em razão da participação do Greenpeace. A organização apresentou um estudo que reprova praticamente todos os produtos avaliados na questão do impacto ambiental.
Entre 37 produtos analisados -computadores de mesa, notebooks, celulares e PDAs-, apenas trĂȘs se safaram e tiraram uma nota acima de cinco (em uma escala de zero a dez).
Foram trĂȘs itens com a marca Sony: o laptop Sony Vaio TZ11, o celular Sony Ericsson T650i e o PDA Sony Ericsson P1i.
O Greenpeace levou em conta, alĂ©m da eficiĂȘncia energĂ©tica, fatores como a presença de materiais tĂłxicos, o ciclo de vida e a divulgação de informaçÔes tĂ©cnicas sobre o produto.
Ganharam pontos equipamentos que foram alĂ©m da legislação vigente na Europa, que proĂbe certas substĂąncias na composição das mĂĄquinas, entre elas o mercĂșrio e o cĂĄdmio. TambĂ©m somaram pontos produtos com vida Ăștil mais longa.
Felipe Maia - Fonte: Folha de S.Paulo - 12/03/08.
SITE USA ESTRELAS PARA ENSINAR SUAS MĂSICAS COM AULAS EM VĂDEO
http://www.ivideosongs.com/
No princĂpio, eram as revistinhas com cifras de mĂșsicas, um clĂĄssico das bancas, sempre com os sucessos radiofĂŽnicos para os aprendizes do violĂŁo.
Mas, em plena era da internet, nĂŁo dĂĄ mais para ficar restrito apenas Ă s notaçÔes escritas como forma de aprendizado, e foi para atualizar as aulas de mĂșsica que surgiu o site www.ivideosongs.com.
Sua proposta Ă© vender liçÔes de mĂșsica on-line, em vĂdeo, tanto para os iniciantes quanto para quem jĂĄ sabe tocar o bĂĄsico, tendo como professores mĂșsicos profissionais de estĂșdio e, em alguns casos, os prĂłprios autores das cançÔes.
Assim, por exemplo, os alunos podem aprender o clåssico "Tom Sawyer", do Rush, diretamente com o guitarrista Alex Lifeson (que também ensina "Limelight" e "The Spirit of Radio"); Graham Nash (do Cosby, Stills & Nash) ensina suas "Our House" no piano e "Teach Your Children" no violão, com direito a comentårios sobre o processo de criação.
Para os fĂŁs de Beatles, hĂĄ vĂĄrios clĂĄssicos do quarteto com aulas e comentĂĄrios de Giles Martin, filho de George Martin (o "quinto Beatle") e produtor com o pai do ĂĄlbum "Love" para o espetĂĄculo do Cirque du Soleil sobre a banda.
GĂȘneros e instrumentos: A outra vantagem do Ivideosongs, alĂ©m de seu mĂ©todo em vĂdeo, Ă© que ele nĂŁo se restringe a guitarra/violĂŁo -hĂĄ aulas de piano, bateria e banjo tambĂ©m.
Os gĂȘneros musicais sĂŁo variados (entre eles blues, rock e folk), mas, como o site estĂĄ em versĂŁo inicial, ainda sĂŁo poucas mĂșsicas por gĂȘnero.
Os preços das liçÔes em vĂdeo (que os usuĂĄrios baixam, para poder assistir indefinidamente) variam entre US$ 4,99 e US$ 9,99, de acordo com o professor e com a duração.
Quando as estrelas ensinam, os vĂdeos sĂŁo mais caros, mas mais longos (podem ter atĂ© uma hora de duração). As compras sĂŁo feitas on-line, com cartĂŁo de crĂ©dito.
Mas nem tudo no site é cobrado. Os iniciantes, em particular, podem se beneficiar de 25 tutoriais gratuitos (restritos a violão e guitarra, no entanto) que ensinam técnicas båsicas e intermediårias dos instrumentos, como afinação, notas, acordes, escala pentatÎnica etc.
Os vĂdeos sĂŁo bem detalhados, com closes, repetiçÔes, explicaçÔes passo-a-passo. O Ășnico porĂ©m Ă© que Ă© tudo em inglĂȘs, ou seja, para aproveitar as liçÔes por completo (nĂŁo sĂł vendo, mas ouvindo o professor) Ă© preciso um domĂnio razoĂĄvel do idioma. (MAC)
Fonte: Folha de S.Paulo - 09/03/08.
SĂ 4% DAS EMPRESAS SE SAEM BEM EM SITES DE BUSCA
Segundo um estudo que pesquisou o desempenho das 50 empresas brasileiras que mais investiram em publicidade em 2006, 96% delas nĂŁo criam mecanismos eficientes para que os buscadores da internet levem os usuĂĄrios aos seus sites. A pesquisa foi feita pela .FOX Networks, empresa ligada Ă Fox International Channels, e serĂĄ divulgada nesta semana.
Os critĂ©rios para considerar um site eficiente sĂŁo a utilização correta de palavras-chaves no cĂłdigo-fonte do site -em linguagem eletrĂŽnica, as pĂĄginas descrevem a si prĂłprias e colocam tĂtulos e palavras-chaves para identificĂĄ-las- ou de links pagos nos buscadores.
De acordo com o estudo, 68% dos sites nĂŁo tĂȘm tĂtulos otimizados nas pĂĄginas de busca, que acontece quando o cliente paga para que, a cada vez que um usuĂĄrio digita determinadas palavras, veja seu link.
Mercado Aberto - Guilherme Barros - Fonte: Folha de S.Paulo - 09/03/08.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php