CRIATIVIDADE NO MARKETING
24/11/2013 -
NOSSOS COLUNISTAS
PROPAGANDAS INTELIGENTES (JAMAICA âGET ALL RIGHTâ)
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Jamaica troca slogan "No Problem" por "Get All Right".
O "No Problem" ("sem problema"), um dos bordĂ”es publicitĂĄrios mais reconhecidos na indĂșstria de viagens, estĂĄ saindo de cena.
Lançada em Nova York no Ășltimo dia 18, a campanha "Jamaica, Get All Right" (algo como "se dĂȘ bem", ou "tenha de tudo"), criada pela agĂȘncia Draftfcb e patrocinada pelo ĂłrgĂŁo de fomento turĂstico JTB, refletiria "o estado descontraĂdo que se pode experimentar na ilha", segundo a propaganda oficial.
PaĂs caribenho de 11.000 kmÂČ e população de 2,8 milhĂ”es, a Jamaica Ă© um gigante do turismo: recebeu, segundo dados da mesma JTB, mais de 3,1 milhĂ”es de visitantes estrangeiros em 2011.
Sucesso no exterior desde os anos 70, o dĂstico "No Problem" foi identificado Ă Ă©poca com os resorts "all-inclusive", onde a diĂĄria inclui comida, lazer e bebidas.
Esse tipo de hotelaria foi inventado nesse paĂs de belas praias e montanhas, onde fumar maconha nĂŁo Ă© crime, e Ă© quase contemporĂąneo ao aparecimento reggae, outro sucesso local e global.
BordĂ”es publicitĂĄrios tĂȘm sido usados em turismo com mais e menos sucesso.
TambĂ©m dos anos 70, o logotipo do designer grĂĄfico novaiorquino Milton Gleiser "I Love NY", com o coração no lugar da palavra "love", sobreviveu aos atentados de 11 de setembro de 2001 e se tornou um perene Ăcone pop.
O curioso Ă© que o jamaicano contemporĂąneo parece nĂŁo gostar da expressĂŁo "No Problem", apesar do sucesso de marketing no exterior.
O site de viagens Trip Advisor recomenda que estrangeiros o evitem. TambĂ©m Ă© considerado ofensivo falar "Yeah, Mon" ("mon" Ă© um vocativo usado no paĂs para se referir a mulheres, homens e crianças, sem distinção).
Se o turista cair na cilada de falar os dois, a coisa pode ficar ainda mais tensa.
Silvio Cioffi â Fonte: Folha de S.Paulo â 21/11/13.
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PROMOĂĂES DA BLACK "FRAUDE"!
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>>> Na 25 de Março é "Bleque Fliday". Tudo made in China. Tudo de segunda na bleque fliday...
>>> Viva a Black Friday...
JosĂ© SimĂŁo (http://www.facebook.com/#!/macacosimao) - Fonte: Folha de S.Paulo â 29/11/13.
PROFESSOR TOM COELHO
www.tomcoelho.com.br
Teimosia empreendedora
* por Tom Coelho
âEm uma empresa, a despesa Ă© sempre uma certeza;a receita, uma pretensĂŁo.â (Oriovisto GuimarĂŁes)
Segundo o mais recente levantamento divulgado pelo Sebrae-SP, 27% das empresas abertas no Estado de SĂŁo Paulo encerram suas atividades antes de completarem um ano de vida. Este Ăndice, tambĂ©m chamado de taxa de mortalidade empresarial, sobe para 58% no caso das companhias com cinco anos de fundação.
Esta estatĂstica Ă© um reflexo claro da baixa competitividade das empresas brasileiras em virtude de diversos fatores. A baixa produtividade Ă© um deles, em grande parte uma consequĂȘncia direta da desqualificação dos trabalhadores, uma vez que a educação em nosso paĂs Ă© claudicante. DaĂ decorre o famigerado âapagĂŁo da mĂŁo de obraâ, exigindo por parte das empresas açÔes permanentes de treinamento e desenvolvimento de seus funcionĂĄrios.
A mesma produtividade Ă© comprometida tambĂ©m por questĂ”es de infraestrutura. Do ponto de vista corporativo, representado por mĂĄquinas e equipamentos obsoletos, alĂ©m de prĂĄticas de gestĂŁo retrĂłgradas. Do ponto de vista macroeconĂŽmico, pela ineficiĂȘncia de rodovias, ferrovias, portos e aeroportos. Segundo o RelatĂłrio de Competitividade Global, elaborado pelo FĂłrum EconĂŽmico Mundial, o Brasil caiu do 48Âș para o 56Âș lugar dentre 148 paĂses no Ăndice global de competitividade.
TambĂ©m Ă© preciso considerar o custo financeiro, que em nosso paĂs Ă© o maior de toda a AmĂ©rica Latina, segundo estudo da consultoria Deloitte. Assim, temos um empresariado despreparado, descapitalizado e que toma recursos no mercado com taxas de juros de atĂ© 150% ao ano!
Mas nada supera a desfaçatez da estrutura tributĂĄria brasileira. Segundo o Portal TributĂĄrio, sĂŁo 90 diferentes tributos, entre impostos, taxas e contribuiçÔes, cobrados pelas trĂȘs esferas de governo, num sistema complexo e oneroso que estimula a informalidade da economia e nĂŁo devolve Ă sociedade os serviços bĂĄsicos por ela demandados.
Aliado a isso, temos a burocracia. Segundo o relatĂłrio anual Doing Business, do Banco Mundial, o Brasil Ă© o 116Âș colocado entre 189 paĂses que apresentam melhores condiçÔes para empreender. Para iniciar um projeto sĂŁo necessĂĄrios 13 procedimentos em nosso paĂs contra apenas trĂȘs, em Singapura. Se apenas um funcionĂĄrio cuidasse dos impostos de uma empresa no Brasil, gastaria 2.600 horas, contra 82 horas em Singapura.
O regime de tributação denominado Simples Nacional, proposto para, como diz sua prĂłpria denominação, simplificar a vida tributĂĄria de um empreendedor, nĂŁo cumpre com sua prerrogativa bĂĄsica. Por exemplo, devido Ă guerra fiscal, diversos municĂpios exigem que uma empresa seja cadastrada localmente apresentando cĂłpias autenticadas de documentos, comprovação de despesas com telefonia e energia elĂ©trica e atĂ© mesmo fotos do estabelecimento comercial sob pena de retenção de ISS na fonte, numa afronta direta Ă legislação federal. Imagine uma empresa ter que adotar tal procedimento em cada um dos 5570 municĂpios existentes no paĂs?
Dentro deste contexto, empreender no Brasil Ă© atribuição de gente corajosa, obstinada, criativa, persistente e... teimosa! Ăqueles que conseguem escapar das estatĂsticas de mortalidade empresarial, que o espĂrito realizador lhes permita celebrar decĂȘnios de fundação e que nossa nação se torne mais amigĂĄvel aos empreendedores no decorrer dos prĂłximos anos!
* Tom Coelho Ă© educador, conferencista e escritor com artigos publicados em 17 paĂses. Ă autor de âSomos Maus Amantes â ReflexĂ”es sobre carreira, liderança e comportamentoâ (Flor de Liz, 2011), âSete Vidas â LiçÔes para construir seu equilĂbrio pessoal e profissionalâ (Saraiva, 2008) e coautor de outras cinco obras. Contatos atravĂ©s do e-mail tomcoelho@tomcoelho.com.br. Visite: www.tomcoelho.com.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php