COLUNISTAS INTELIGENTES...
23/04/2007 -
NOSSOS COLUNISTAS
PROFESSOR X
OlĂĄ pessoal,
Antes de iniciar, vejam a figura ilustrando uma ĂĄrea de fumantes. Pensem muito!!!
Recebi uma mensagem de um professor amigo meu que Ă© muito interessante e tem, alĂ©m de informaçÔes interessantĂssimas, dados histĂłricos relevantes. Compartilho essa mensagem para anĂĄlise e reflexĂŁo de vocĂȘs, bem como para conhecimento. Boa leitura!
NĂșmero Phi
Todos nĂłs jĂĄ ouvimos falar em nĂșmero PI. Ă o irracional mais famoso da histĂłria, com o qual se representa a razĂŁo constante entre o perĂmetro de qualquer circunferĂȘncia e o seu diĂąmetro (equivale a 3.141592653589793238462643383279502884197169399375..... e Ă© conhecido "vulgarmente" como 3,1416
NĂŁo confundir com o nĂșmero Phi que corresponde a 1,618.
O nĂșmero Phi (letra grega que se pronuncia "fi") apesar de nĂŁo ser tĂŁo conhecido, tem um significado muito mais interessante. Durante anos o homem procurou a beleza perfeita, a proporção ideal. Os gregos criaram entĂŁo o retĂąngulo de ouro. Era um retĂąngulo, do qual havia-se proporçÔes... do lado maior dividido pelo lado menor e a partir dessa proporção tudo era construĂdo. Assim eles fizeram o Pathernon... a proporção do retĂąngulo que forma a face central e lateral. A profundidade dividia pelo comprimento ou altura, tudo seguia uma proporção ideal de1,618.
Os EgĂpcios fizeram o mesmo com as pirĂąmides cada pedra era 1,618 menor do que a pedra de baixo, a de baixo era 1,618 maior que a de cima, que era 1,618 maior que a da 3a fileira e assim por diante.
Bom, durante milĂȘnios, a arquitetura clĂĄssica grega prevaleceu. O retĂąngulo de ouro era padrĂŁo, mas depois de muito tempo veio a construção gĂłtica com formas arredondadas que nĂŁo utilizavam retĂąngulo de ouro grego.
Mas em 1200...
Leonardo Fibonacci um matemĂĄtico que estudava o crescimento das populaçÔes de coelhos criou aquela que Ă© provavelmente a mais famosa seqĂŒĂȘnca matemĂĄtica, a SĂ©rie de Fibonacci.
A partir de 2 coelhos, Fibonacci foi contando como eles se aumentavam a partir da reprodução de vĂĄrias geraçÔes e chegou numa seqĂŒĂȘncia onde um nĂșmero Ă© igual a soma dos dois nĂșmeros anteriores: 1 1 2 3 5 8 13 21 34 55 89...
1
1+1=2
2+1=3
3+2=5
5+3=8
8+5=13
13+8=21
21+13=34
E assim por diante.....
AĂ entra a 1ÂȘ "coincidĂȘncia"; proporção de crescimento mĂ©dia da sĂ©rie Ă©... 1,618.
Os nĂșmeros variam, um pouco acima Ă s vezes, um pouco abaixo, mas a mĂ©dia Ă© 1,618, exatamente a proporção das pirĂąmides do Egito e do retĂąngulo de ouro dos gregos. EntĂŁo, essa descoberta de Fibonacci abriu uma nova ideia de tal proporção que os cientistas começaram a estudar a natureza em termos matemĂĄticos e começaram a descobrir coisas fantĂĄsticas. -A proporção de abelhas fĂȘmeas em comparação com abelhas machos em uma colmĂ©ia Ă© de 1,618;
-A proporção que aumenta o tamanho das espirais de um caracol é de 1,618;
-A proporção em que aumenta o diùmetro das espirais sementes de um girassol é de 1,618;
-A proporção em que se diminuem as folhas de uma årvore a medida que subimos de altura é de 1,618;
-E nĂŁo sĂł na Terra se encontra tal proporção. Nas galĂĄxias as estrelas se distribuem em torno de um astro principal numa espiral obedecendo Ă proporção de 1,618 tambĂ©m por isso, o nĂșmero Phi ficou conhecido como A DIVINA PROPORĂĂO.
Porque os historiadores descrevem que foi a beleza perfeita que Deus teria escolhido para fazer o mundo?
Bom, por volta 1500 com a vinda do Renascentismo à cultura clåssica voltou à moda... Michelangelo e principalmente Leonardo da Vinci, grandes amantes da cultura pagã, colocaram esta proporção natural em suas obras. Mas Da Vinci foi ainda mais longe; ele, como cientista, pegava cadåveres para medir a proporçãodo seu corpo e descobriu que nenhuma outra coisa obedece tanto a
DIVINA PROPORĂĂO do que o corpo humano... obra prima de Deus.
Por exemplo:
- Meça sua altura e depois divida pela altura do seu umbigo até o chão; o resultado é 1,618.
- Meça seu braço inteiro e depois divida pelo tamanho do seu cotovelo até o dedo; o resultado é 1,618.
- Meça seus dedos, ele inteiro dividido pela dobra central até a ponta ou da dobra central até a ponta dividido pela segunda dobra. O resultado é 1,618;
- Meça sua perna inteira e divida pelo tamanho do seu joelho até o chão. O resultado é 1,618;
- A altura do seu crĂąnio dividido pelo tamanho da sua mandĂbula atĂ© o alto da cabeça. O resultado 1,618;
- Da sua cintura até a cabeça e depois só o tórax. O resultado é 1,618;
(Considere erros de medida da régua ou fita métrica que não são objetos acurados de medição).
Tudo, cada osso do corpo humano é regido pela Divina Proporção.
Seria Deus, usando seu conceito maior de beleza em sua maior criação feita a sua imagem e semelhança?
Coelhos, abelhas, caramujos, constelaçÔes, girassóis, årvores, arte e o homem; coisas teoricamente diferentes, todas ligadas numa proporção em comum.
Então até hoje essa é considerada a mais perfeita das proporçÔes. Meça seu cartão de crédito, largura / altura, seu livro, seu jornal, uma foto revelada.
(Lembre-se: considere erros de medida da régua ou fita métrica que não são objetos acurados de medição).
Encontramos ainda o nĂșmero Phi nas famosas sinfonias como a 9ÂȘ de Bethoven e em outras diversas obras.
EntĂŁo, isso tudo seria uma coincidĂȘncia?...ou seria o conceito de Unidade com todas as coisas sendo cada vez mais esclarecido para nĂłs?
(Colaboração: A.M.B.)
EntĂŁo, interessante, nĂŁo Ă©?
Um forte abraço e até a próxima semana,
Professor X
PROFESSORA PASQUALINA
ATENĂĂO: AULAS DE INGLĂS
Aulas de inglĂȘs para pequenos grupos com a Professora Pasqualina e sua parceira Professora PatrĂcia. No Barreiro e no Eldorado.
Contato - 33889365.
Nesta edição terminaremos a anĂĄlise do texto Redução com inteligĂȘncia, começando pelo quinto parĂĄgrafo: Veja que essa discussĂŁo Ă© um problema muito mais complicado do que se imagina, o qual Ă© iniciado com o verbo na terceira pessoa, o que deve ser evitado; deve ocorrer uma substituição de â...que essa discussĂŁo Ă© um problema...â para â...que o problema Ă©...â, pois a discussĂŁo nĂŁo Ă© o problema complicado.
O sexto parĂĄgrafo: Cuidado! Se nĂŁo agirmos imediatamente, cada vez mais veremos nossos filhos sendo executados com requinte de crueldade, visto que, o menor sabe muito bem que terĂĄ a Febem pela frente e que logo ganharĂĄ as ruas e estarĂĄ livre para cometer novos delitos, nĂŁo se deve usar tom sensacionalista; retirar a vĂrgula depois de â...visto que o menor...â , e substituir â...e que logo...â por â...,ou seja, logo...â.
Fazendo uma anĂĄlise geral, o principal problema do texto Ă© a desorganização das idĂ©ias, mistura duas questĂ”es â o que o autor chamou de âredução inteligenteâ parece uma tese difĂcil de entender. Ă a idade em que as pessoas sĂŁo consideradas responsĂĄveis por seus atos o tema do debate. O tipo de punição a ser infligido a quem cometer este ou aquele delito Ă© outra discussĂŁo. Em suma, nĂŁo faz sentido atrelar a idade penal ao tipo de crime, como parece ser o intuito do redator.
Boa semana a todos!
Abraços
Professora Pasqualina