CRIATIVIDADE NO MARKETING XLVII
29/11/2008 -
NOSSOS COLUNISTAS
ORĂAMENTO PARTICIPATIVO DIGITAL 2008
PROPAGANDAS INTELIGENTES XLVII (ORĂAMENTO PARTICIPATIVO DIGITAL 2008)
JĂĄ estĂĄ sendo veiculada a campanha do Orçamento Participativo da Prefeitura de Belo Horizonte. Criada pela Big Grandes IdĂ©ias, este ano a campanha visa o sistema viĂĄrio da cidade e, como novidade, o OP Digital tem a votação por telefone. Qualquer cidadĂŁo com tĂtulo de eleitor poderĂĄ votar. A campanha tem VT, jornal, jornal, revista, backbus, abrigo e Internet. SerĂŁo aplicados R$ 50 milhĂ”es nas obras escolhidas. A votação acontece atĂ© 8 de dezembro no site http://opdigital.pbh.gov.br/ ou ainda pelo telefone 0800 723 22 01.
Luiz Tito - Fonte: O Tempo - 23/11/08.
Big Grandes Idéias - http://www.bigideias.com.br/
PROFESSOR X
PROFESSOR Ă DISCRIMINADO POR QUERER DAR AULAS
Jornalista aposentado, com mestrado, procura trabalho como professor universitĂĄrio. Tem conhecimento de informĂĄtica, boa experiĂȘncia profissional e Ăłtima saĂșde. AtĂ© parece anĂșncio de alguĂ©m em busca de emprego. NĂŁo Ă© este o objetivo deste texto. O que se quer Ă© denunciar uma forma sutil de discriminação para negar uma vaga de emprego: a idade. Nunca imaginei que em pleno sĂ©culo XXI ainda houvesse discriminação no trabalho por causa da idade. Sempre ouvi dizer que com a idade, a experiĂȘncia constituĂa atributo ideal e necessĂĄrio para se ter um Ăłtimo profissional, especialmente se for professor. Tanto acreditei nisso que, ao me aposentar, decidi entrar na vida acadĂȘmica. Tinha as qualificaçÔes ideais, busquei os diplomas exigidos, fiz pĂłs-graduação e mestrado.
No entanto, hĂĄ um forte corporativismo entre os docentes e uma dissimulada discriminação organizacional que dificulta a admissĂŁo de profissionais com mais idade. HĂĄ mais de um ano venho enviando currĂculos para todas as faculdades e universidades mineiras, solicitando uma oportunidade. Nenhum retorno. Ă lamentĂĄvel, mas nĂŁo vou desistir. Espero ainda lecionar. Quero mostrar meu valor aplicando um jeito simples e eficaz de educar: ensinar o aluno a pensar. Antes que eu vire peça de museu. Este Ă© um desabafo pessoal. Mas que pode ajudar outros "velhos" professores a se manifestarem e reagirem contra a discriminação sutil e silenciosa que tambĂ©m devem estar sofrendo.
Professor Cordeiro - Jornalista aposentado - Fonte: O Tempo - 25/11/08.
COMPROMISSO PELA LEI DO APRENDIZ
Em meio Ă crise que afeta os indicadores de crescimento econĂŽmico dos paĂses, aos poucos o mundo se volta Ă "economia real", e Ă© na esfera real onde vivem as pessoas preocupadas com o futuro. AlĂ©m de pensar no crescimento econĂŽmico, hĂĄ outros temas que se tornam tĂŁo relevantes quanto o aumento do PIB: combate Ă pobreza, educação, melhoria da qualidade de vida... Voltando Ă cena nacional e internacional a discussĂŁo sobre o que, de fato, Ă© desenvolvimento socioeconĂŽmico.
Sob esse aspecto, a discussĂŁo sobre as oportunidades que um paĂs oferece aos seus jovens Ă© fundamental. Ă na juventude que devemos pensar ao decidir sobre polĂticas pĂșblicas, investimentos de empresas e açÔes da sociedade. HĂĄ a necessidade de ir alĂ©m de notĂcias sobre jovens "que matam" ou "que morrem" e, sobretudo, hĂĄ que mostrar que Ă© na juventude que afloram os sonhos e os talentos. Devemos zelar para que essas aspiraçÔes encontrem oportunidades de ĂȘxito.
Em 2005, os jovens de 15 a 24 anos representavam cerca de 19% da população. Aproximadamente 18% daqueles de 15 a 17 anos e 68% dos de 18 a 24 anos nĂŁo estudavam. A desigualdade de oportunidades tambĂ©m Ă© evidente: dos 20% mais pobres da população, quase 73% na faixa de 15 a 17 anos estavam estudando e, entre os 20% mais ricos, esse nĂșmero foi de praticamente 94% (os dados sĂŁo do IBGE).
Ă preciso tomar atitudes concretas. No tema juventude e trabalho, enquanto a taxa de desocupação da população ativa Ă© de quase 7,4%, a taxa entre os jovens de 15 a 17 anos Ă© de cerca de 28% e de 16% entre os que tĂȘm de 18 a 24 anos (IBGE/PME).
O paĂs, contudo, estĂĄ prestes a dar um passo importante para que mais jovens encontrem sua primeira experiĂȘncia laboral, com cuidados para sua formação pessoal e profissional.
A Lei do Aprendiz, aprovada em 2000 e regulamentada em 2005, Ă© um exemplo das poucas polĂticas destinadas Ă juventude no paĂs -segundo estimativas do Banco Mundial, os gastos pĂșblicos com jovens representam 6% do total, mas os gastos caem a quase zero do total investido na ĂĄrea social ao se retirar do cĂĄlculo a verba para o ensino universitĂĄrio, limitado a uma pequena parcela da população.
Essa lei determina que toda empresa de grande e médio porte deve ter de 5% a 15% de aprendizes. Os aprendizes são jovens de 14 a 24 anos que devem continuar na escola e em um curso de formação profissional.
A lei transformou em polĂtica pĂșblica algo previsto na CLT desde a dĂ©cada de 40 como meio para formar novos trabalhadores para a indĂșstria -daĂ o nascimento do sistema de aprendizagem profissional.
Com a Lei do Aprendiz, a empresa pode contribuir para o paĂs contratando jovens, sempre respeitando o que diz a lei e garantindo que o jovem passe parte do tempo em uma instituição formadora, continue os estudos e aprenda a prĂĄtica diĂĄria da empresa. Ao mesmo tempo, para a empresa, Ă© uma oportunidade de investir no seu capital humano e no paĂs e exercer, da melhor forma, a responsabilidade social empresarial.
Em 2007, por meio de uma parceria tĂ©cnica com o MinistĂ©rio do Trabalho e Emprego, conseguimos dados inĂ©ditos sobre o potencial nacional de vagas para aprendizes e o nĂșmero de aprendizes contratados atualmente.
Caso as empresas cumpram a lei, são cerca de 1,2 milhão de vagas para jovens -hoje temos 140 mil aprendizes, quase um décimo disso.
Segundo pesquisa realizada por nossa organização em parceria com pesquisadora da PUC-SP, no Brasil, sĂł 8% das empresas com mais de 20 empregados cumprem a lei, e as empresas totalizam o cumprimento de apenas 8,6% do potencial de contratação mĂnima. SĂł na cidade de SĂŁo Paulo, hĂĄ potencial de 121.723 vagas, mas sĂł 11% do potencial Ă© cumprido (cerca de 14 mil jovens).
Os Estados com maior potencial de contratação sĂŁo: Minas Gerais, Rio de Janeiro e SĂŁo Paulo. Contudo, os Estados com a melhor relação contratação/ potencial sĂŁo: EspĂrito Santo, GoiĂĄs e Amazonas.
Por isso, lançamos, com o Instituto Ethos e o Gife (Grupo de Institutos, FundaçÔes e Empresas), a meta de 800 mil aprendizes atĂ© 2010 e acompanhamos o seu alcance por meio do Placar do Aprendiz, que monitora, mĂȘs a mĂȘs, a evolução desse dado.
Em agosto de 2008, o MinistĂ©rio do Trabalho e Emprego constituiu um grupo de trabalho para a aprendizagem que contou tambĂ©m com a participação da sociedade civil. ApĂłs diversas reuniĂ”es, o governo adotarĂĄ oficialmente a meta na 1ÂȘ ConferĂȘncia Nacional pela Aprendizagem Profissional, que começa hoje, na qual lançarĂĄ diversas medidas para facilitar o cumprimento da lei.
O evento contarĂĄ com a presença do presidente da RepĂșblica e do ministro Carlos Lupi, que anunciarĂŁo a adoção da meta e o apoio para que a lei se torne prioridade. AlĂ©m disso, serĂĄ lançada uma Carta de Compromisso pela Lei do Aprendiz, Ă qual empresas, organizaçÔes e governos poderĂŁo aderir, para que, juntos, possamos fazer com que mais jovens tenham oportunidades de mostrar e desenvolver seus talentos.
O momento mostra um avanço e tem como o maior sĂmbolo o fato de que antigos aprendizes sĂŁo hoje grandes conhecidos nossos e estĂŁo em cargos de liderança nacional, como o ministro Carlos Lupi e o prĂłprio presidente da RepĂșblica. NĂłs, atletas, estaremos lĂĄ. Afinal, todos sempre acreditaram em nossa luta por este paĂs. Ă nossa vez de mostrar Ă juventude que continuamos lutando.
Raà Oliveira, 42, ex-atleta profissional, é presidente da associação Atletas pela Cidadania.
Daniela Rodriguez de Castro, 34, Ă© coordenadora-executiva da Atletas pela Cidadania
www.atletaspelacidadania.org.br
www.placardoaprendiz.org.br
Fonte: Folha de S.Paulo - 24/11/08.
PROFESSORA PASQUALINA
LIVROS PARA SE LER (BAIXAR DA INTERNET)
TĂtulo: A Causa Secreta
Autor: Machado de Assis
Categoria: Literatura
Idioma: PortuguĂȘs
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=16917
(Colaboração: A.M.B.)
HISTĂRIAS NA REDE
Em http://www.literaturabrasileira.ufsc.br/ vocĂȘ encontra livros de literatura brasileira de graça.
Fonte: O Tempo - 23/11/08.
ESTANDE VIRTUAL
Sabe aquele livro que vocĂȘ nĂŁo encontra em sebo nenhum? VĂĄ atĂ© http://www.estantevirtual.com.br/ e divirta-se.
Fonte: O Tempo - 24/11/08.
AULA DE BARROCO
Vå até http://www.itaucultural.org.br/barroco/abertura.html e conheça um pouco mais da arte do século XVIII.
Fonte: O Tempo - 29/11/08.
JOSĂ SARAMAGO
A mostra "JosĂ© Saramago - A consciĂȘncia dos sonhos" pode ser vista de 29/11/08 a 15/11/09 no Instituto Tomie Ohtake, em SĂŁo Paulo. O escritor estĂĄ no Brasil para lançar "A Viagem do Elefante".
Fonte: O Tempo - 29/11/08.
Instituto Tomie Ohtake - http://www.institutotomieohtake.org.br/inicio/teinicio.htm
Leia mais: http://www.estadao.com.br/arteelazer/not_art285364,0.htm
LĂVI-STRAUSS - 100 ANOS - LĂCIDO E ATUAL
Claude LĂ©vi-Strauss, um dos intelectuais mais relevantes do sĂ©culo 20, destacado antropĂłlogo e pai do enfoque estruturalista, que influiu de maneira decisiva na filosofia, sociologia, histĂłria e teoria literĂĄria, completou 100 anos em 28/11. Apesar de sua longevidade e intensa atividade intelectual desde antes da 2ÂȘ Guerra Mundial, LĂ©vi-Strauss goza de boa saĂșde e se mantĂ©m lĂșcido.
Fonte: O Tempo - 29/11/08.
Claude LĂ©vi-Strauss - http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u642.jhtm
BIBLIOTECA DO CONGRESSO
Do mesmo jeito que o turista explora as pĂĄginas dos livros nos computadores espalhados pelo prĂ©dio, quem nĂŁo estĂĄ em Washington pode percorrĂȘ-los no site http://www.loc.gov/index.html.
Fonte: Folha de S.Paulo - 27/11/08.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php