CRIATIVIDADE NO MARKETING
16/11/2014 -
NOSSOS COLUNISTAS
PROPAGANDAS INTELIGENTES (OGC)
English:
The intention was the best possible, but the logos of some brands created incomprehension, controversy or, laughs simply...
http://www.telegraph.co.uk/new-logo
http://runningcauseicantfly/logo
http://www.ravishly.com/2014/07/16/airbnb-new-logo-funny-designs
StockLogos:
https://www.facebook.com/#!/stocklogos?fref=ts
LOGOCONFUSĂES
A intenção era a melhor possĂvel. Mas os logotipos de algumas marcas acabaram gerando incompreensĂŁo, controvĂ©rsia â ou simplesmente risos.
FREUD EXPLICA
Quem fez: OGC (Office of Government Commerce, divisĂŁo do governo ingles) â Quando: 2008.
Como foi: Parecia inofensivo. Mas quando funcionĂĄrios do governo viraram o logo na vertical, tiveram uma surpresa â parecia um homem se masturbando. Apesar disso, o logotipo foi mantido. O governo alegou que a sequĂȘncia de letras (OGC) torna o efeito inevitĂĄvel.
Texto Sarah Kern. Fonte: Super Interessante â Edição 337 â Setembro 2014.
Mais detalhes:
http://www.telegraph.co.uk/new-logo
http://runningcauseicantfly/logo
http://www.ravishly.com/2014/07/16/airbnb-new-logo-funny-designs
StockLogos:
https://www.facebook.com/#!/stocklogos?fref=ts
ERROS DE MARKETING...
1 - Nome nĂŁo caiu bem
Em alguns casos as confusĂ”es nas campanhas de marketing sĂŁo causadas pelo nome ter sido escolhido sem uma anĂĄlise do que a sua sonorização poderia significar em outras lĂnguas. Quando a General Motors apresentou o seu Chevy Nova na AmĂ©rica Latina, foi ignorado o fato de que "No Va" em espanhol significa "NĂŁo vai". O Chevy Nova nunca teve sucesso em qualquer lugar na AmĂ©rica Latina.
2- Slogan desastroso
Ăs vezes Ă© o slogan que nĂŁo funciona e nenhuma empresa sabe disso melhor do que Pepsi-Cola. A empresa lançou no passado a campanha com o slogan "Come alive with Pepsi! (em portuguĂȘs "Pepsi traz de volta Ă vida"). A tradução da marca quando levada ao mercado alemĂŁo e chinĂȘs foi um verdadeiro desastre. A Pepsi estava implorando com os alemĂŁes: "Vem para fora da sepultura" e dizendo aos chineses que a "Pepsi traz seus ancestrais de volta do tĂșmulo".
3- Uma imagem vale mais que mil palavras
Outras vezes, os problemas estĂŁo na embalagem. A imagem de um sorriso de um bebĂȘ de bochechas fartas ajudou a vender inĂșmeros frascos de comida para bebĂȘ da marca Gerber. PorĂ©m, quando a Gerber comercializou seu produto na Ăfrica, manteve a imagem no frasco. O que nĂŁo sabia Ă© que em muitos paĂses africanos, a imagem no frasco mostra o exatamente o que tem dentro dele. Sem ler o que estava escrito, a imagem nĂŁo foi bem aceita.
4 - Culturalmente inapropriado
Até mesmo fatores culturais podem causar impactos negativos se a estratégia de marketing não for bem estudada. Um exemplo disso foi o que aconteceu com a marca de cosméticos Revlon, quando lançou uma nova fragrùncia de perfume no Brasil. A fragrùncia era de flores de Camélia. O que não foi estudado antes do lançamento do perfume foi o fato de que a fragrùncia desta flor estå associada a funerais no Brasil. Sem surpresa, o perfume não teve sucesso. Muitos entenderam que a empresa estava desrespeitando a cultura local.
Fonte: http://www.infomoney.com.br/. https://www.facebook.com/InfoMoney.
PRIMEIRO ĂNIBUS DO MUNDO MOVIDO A ESGOTO COMEĂA A CIRCULAR...
O veĂculo que funciona com gĂĄs biometano ganhou dos ingleses o apelido de "nĂșmero dois"...
Mais detalhes / vĂdeo:
http://economia.estadao.com.br/onibus-esgoto
http://www.bbc.com/news/technology-30125792
PRODUTO PIADA PRONTA: CHANA
Em 2011 a Chana, uma montadora chinesa, decidiu lançar sua marca no Brasil sem nenhuma adaptação.
Com um logo que alimentava o imaginĂĄrio dos "mentes poluĂdas" de plantĂŁo e um nome desses, nĂŁo faltaram piadinhas sobre o novo carro... algo como: "E aĂ, sua esposa te deixa fazer um test drive numa Chana nova?".
Obs.: Depois mudou o nome para "Changan" Motors...
Fonte: http://www.mundodomarketing.com.br/home.
Changan Motors -
http://changanmotors.com.br/
MARKETING CERTEIRO...
Salim tinha uma loja de roupas masculinas. De manhĂŁ, ao abrir a loja, percebeu que a mesma fora assaltada. Sua mulher perguntou:
- O que vai fazer, Salim?
- Fazer uma cartaz, bulher!
- E escrever o quĂȘ?
- Até os ladrÔes preferem se vestir aqui!!!
(Colaboração: Tatiana)
O MARQUETEIRO
Um jogador de basquete, conhece uma moça em um treino. Conversa vai, conversa vem, o jogador consegue levå-la para o motel.
Quando o clima começa a esquentar e o rapaz começa a tirar a camisa, a moça percebe que o jogador tem uma tatuagem com o nome da Nike no braço.
A moça, curiosa, pergunta:
- Por que vocĂȘ tem essa marca tatuada no braço???
O jogador responde:
- Sou jogador e a empresa me paga para mostrar a marca para o pĂșblico.
Mais um pouco de carinhos e o rapaz tira a calça. Novamente, a moça se depara com a tatuagem da Gatorade na perna do rapaz.
- Por que essa tatuagem também???
O jogador, muito carinhoso, responde a pergunta para a moça alisando os seus cabelos.
- A empresa me paga para mostrar a marca dela para o pĂșblico, assim o pĂșblico vĂȘ e passa a utilizar a marca.
Os afagos continuam e de repente a moça då um grito de desespero, olha incrédula para o bilau do jogador e dispara em tom de espanto:
-AIDS???
O jogador muito paciente e dando beijos no rosto da moça, pede a ela que continuem os carinhos e assim ela perceberå o que realmente estå escrito. Após alguns segundos, a moça pronuncia aliviada:
- UFA!!! A D I D A S...
(Colaboração: Adilson)
PROFESSOR X
COMO ELES SOUBERAM???
Lawrence Anthony, uma lenda viva na Ăfrica do Sul, autor de 3 livros, entre eles o best-seller O Encantador de Elefantes, valentemente resgatou inĂșmeros animais selvagens e reabilitou elefantes por todo o planeta, apĂłs serem vitimados por atrocidades humanas, entre elas o corajoso resgate dos animais do ZoolĂłgico de BagdĂĄ, durante a invasĂŁo dos Estados Unidos, em 2003.
No dia 7 de março de 2012, Lawrence Anthony faleceu, mas é sempre lembrado por sua esposa, dois filhos, dois netos e numerosos elefantes. Dois dias após seu falecimento, elefantes selvagens apareceram em sua casa, guiados por duas grandes matriarcas. Outras manadas selvagens apareceram em bandos, para dizer adeus a seu amado amigo.
31 elefantes haviam caminhado pacientemente, por mais de 12 milhas, para chegar Ă sua residĂȘncia sul-africana. Como eles souberam?
Ao testemunhar este espetĂĄculo, as pessoas obviamente ficaram abismadas, nĂŁo sĂł pela inteligĂȘncia e 'timing' perfeito que os elefantes demonstraram, pressentindo o falecimento de Lawrence, mas tambĂ©m pela profunda emoção que os amados animais causaram, agindo de forma tĂŁo organizada, marchando por dois dias, numa fila solene, desde seu 'habitat' atĂ© a casa de Lawrence.
Sentindo que haviam perdido um amado amigo humano, moveram-se numa solene procissĂŁo fĂșnebre, para visitar a famĂlia enlutada na residĂȘncia do falecido. Mas, como elefantes da reserva, pastando a milhas de distĂąncia, em partes diversas do parque, poderiam saber da morte de Anthony?
A esposa de Lawrence, Françoise, estava particularmente comovida. Havia mais de trĂȘs anos que os elefantes nĂŁo visitavam a sua casa! "Se alguma vez houve ocasiĂŁo em que pudemos realmente sentir a maravilhosa intercomunicação entre todos os seres, foi quando pensamos sobre os elefantes de Thula Thula. O coração de um homem para de bater e os coraçÔes de centenas de elefantes se entristecem. O coração tĂŁo generoso e dedicado deste homem ofereceu a cura a esses elefantes, e agora eles vĂȘm prestar carinhosa homenagem a seu amigo".
Os elefantes permaneceram por dois dias inteiros homenageando o amigo, sem comer absolutamente nada. Na manhĂŁ seguinte, partiram para a longa viajem de volta.
"O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria se aprende Ă© com a vida e com os humildes." Cora Coralina.
Fonte: Jane Rivelli (Colaboração: A. M. Borges)
"The Elephant Whisperer" by Lawrence Anthony:
https://www.facebook.com/pages/The-Elephant-Whisperer-by-Lawrence-Anthony/151254921613808
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http://www.faculdademental.com.br/fale.php