O PODER DO MARKETING III
27/08/2007 -
NOSSOS COLUNISTAS
PROPAGANDAS INTELIGENTES III
Uma idĂ©ia inovadora num outdoor enorme em Amsterdan-PaĂses Baixos.
Ele realmente provoca a sensação de que vocĂȘ quer mesmo uma "Heineken".
(Colaboração: Hélio Bob Pai)
PROFESSOR X
MINAS GERAIS DEBATE O PLANO NACIONAL DE LOGĂSTICA E TRANSPORTES
Data de publicação: 27/08/2007 - Transporte
BELO HORIZONTE (27/08/07) - A Secretaria de Estado de Transportes e Obras PĂșblicas e a Secretaria de PolĂtica Nacional de Transportes do MinistĂ©rio dos Transportes apresentam, nesta terça-feira (28), em Belo Horizonte, a versĂŁo do Plano Nacional de LogĂstica e Transportes (PNLT), para efeito de avaliação do projeto atual. A apresentação serĂĄ feita pelo engenheiro Marcelo Perrupato e Silva, coordenador-geral do plano, com a participação do secretĂĄrio de Transportes e Obras PĂșblicas do Estado, Fuad Noman, e representantes de entidades de classe, universidades, comunidades e associaçÔes do setor. A apresentação serĂĄ realizada de 9h Ă s 12h30, no auditĂłrio da Fiemg (Federação das IndĂșstrias do Estado de Minas Gerais), na Av. Contorno, 4.520 â 1Âș andar.
O PNLT estĂĄ sendo objeto de discussĂŁo e reavaliação em cada estado, envolvendo todos os agentes na sua e laboração. A importĂąncia da sua apresentação Ă© que o plano, mais do que um produto final, deve ser submetido Ă apreciação de todos os que se interessam pelo setor de transportes. De acordo com o MinistĂ©rio dos Transportes, ele deve ser dinĂąmico e capaz de se ajustar Ă s mudanças sociais e econĂŽmicas que ocorrem no paĂs. O plano exige, tambĂ©m, um planejamento participativo, nĂŁo sĂł dos principais atores, construtores, operadores e usuĂĄrios do setor de transportes, como tambĂ©m Ă© fundamental a colaboração dos governos estaduais, com suas ĂĄreas de planejamento e de transportes, e dos setores produtivos â agricultura, indĂșstria, comĂ©rcio, turismo -, para orientação das tomadas de decisĂŁo nas ĂĄreas pĂșblica e privada.
A apresentação do plano tambĂ©m Ă© importante para que seus organizadores tenham a visĂŁo exata das avaliaçÔes e crĂticas dos setores pĂșblico e privado, dos parceiros e dos usuĂĄrios, para que sejam feitos os eventuais ajustes da versĂŁo preliminar. Para o MinistĂ©ri o dos Transportes, nĂŁo se trata de um plano de governo, mas de uma proposta para os estados brasileiros.
Para o secretĂĄrio de Transportes, Fuad Noman, Ă© importante a participação de Minas na avaliação do plano, uma vez que o Estado Ă© um dos que mais investem no setor no paĂs e tem uma localização estratĂ©gica em termos de logĂstica. Hoje, Minas tem como meta asfaltar 5.600 quilĂŽmetros de rodovias, atravĂ©s do Programa Estadual de Pavimentação de Acessos RodoviĂĄrios (Proacesso) e uma das reivindicaçÔes do Estado Ă© a participação do governo federal no programa e no trabalho de recuperação das rodovias federais que cortam Minas.
O Plano Nacional de LogĂstica e Transporte, considerado bastante inovador em relação aos anteriores, leva em conta fatores como aspectos logĂsticos, a integração com o planejamento territorial, o respeito ao meio ambiente, a redução de desigualdades regionais, a indução ao desenvolvimento e outros.
A cada ano, serå editada uma nov a versão com os ajustes e avanços das programaçÔes de investimentos e de açÔes. E a cada quatro anos, serå feita a revisão e atualização dos estudos macroeconÎmicos que embasaram as projeçÔes de demanda de transportes.
A versĂŁo preliminar do plano jĂĄ estĂĄ disponĂvel no site do MinistĂ©rio do Transportes (www.transportes.gov.br) para anĂĄlise do conteĂșdo e outras consideraçÔes.
Fonte: AgĂȘncia Minas - http://www.agenciaminas.mg.gov.br/
(Colaboração: Professor Paulo Mårcius)
Abraços
Professor X
PROFESSORA PASQUALINA
PARA PROFESSORES, ENEM EXIGIU MENOS CONHECIMENTOS TĂCNICOS
A prova deste ano do Enem (Exame Nacional do Ensino MĂ©dio), aplicada ontem, exigiu menos conhecimento especĂfico das matĂ©rias do ensino mĂ©dio do que em ediçÔes anteriores. Essa Ă© a avaliação dos professores de cursinhos. JĂĄ os estudantes consideraram a prova fĂĄcil, mas cansativa.
Para os educadores, bastava que o aluno interpretasse bem os enunciados para acertar as questÔes (63 no total) -modelo que recebeu elogios. A redação abordou "O desafio de se conviver com a diferença".
O Inep, instituto ligado ao MinistĂ©rio da Educação que aplica a prova, afirmou que nĂŁo houve nenhum incidente. Inscreveram-se neste ano 3,5 milhĂ”es de alunos. O Ăndice de abstenção nĂŁo foi divulgado.
Tradicionalmente, o Enem privilegia a interpretação de texto ao conhecimento especĂfico de biologia ou fĂsica, por exemplo.
Criado em 1998 para que o aluno pudesse se auto-avaliar ao final do ensino médio, o Enem hoje é o instrumento de seleção para o Prouni (programa do governo federal que concede bolsas em universidades particulares), além de integrar os processos seletivos de 500 instituiçÔes de ensino superior.
As notas serĂŁo divulgadas em novembro, por meio de boletim enviado pelo correio ou pela internet (www.inep.gov.br).
FĂĄbio Takahashi e Silas MartĂ - Fonte: Folha de S.Paulo - 27/08/07.
ATENĂĂO: AULAS DE INGLĂS. Aulas de inglĂȘs para pequenos grupos com a Professora Pasqualina e sua parceira Professora PatrĂcia. No Barreiro e no Eldorado. Contato - 33889365.
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