O SHOW DOS "REIS" DA LOGĂSTICA LXXXVI...
26/08/2009 -
FORMANDOS & FORMADOS
LOGISTICA DIGITAL (LG MOBILE WORLDCUP)
English:
http://www.lgmobileworldcup.com/index.jsp
Quem digita mais rĂĄpido. JĂĄ começou a etapa brasileira da segunda edição da LG Mobile WorldCup. O festival, em 16 paĂses, vai premiar o digitador de mensagens de textos (SMS) em celulares mais rĂĄpido do mundo. A primeira fase acontece atĂ© 6 de setembro. As semifinais regionais serĂŁo dia 12, inclusive em Belo Horizonte. O campeĂŁo nacional sai dia 23, ganha R$ 10 mil e vai representar o Brasil na final nos Estados Unidos. Inscrição em www.lgmobileworldcup.com.br / http://www.lgmobileworldcup.com/index.jsp.
Plug@ do - Fonte: O Tempo - 22/08/09.
BOLSAS â FACULDADES VĂO OFERECER VAGAS OCIOSAS DO PROUNI InstituiçÔes de ensino superior poderĂŁo oferecer atĂ© o dia 18 as bolsas do ProUni que estiverem ociosas a alunos que cumpram os outros dois requisitos do programa (renda familiar e nota no Enem).
Para isso, a universidade terĂĄ que seguir dois critĂ©rios: a classificação no seu prĂłprio processo seletivo e o desempenho acadĂȘmico do candidato, caso ele jĂĄ esteja matriculado.
Neste semestre, hĂĄ 39.577 vagas que nĂŁo foram preenchidas, o que corresponde a 43% do que foi oferecido. Todos os semestres sobram vagas por falta de interessados ou porque a bolsa que sobra num semestre tem de ser oferecida no vestibular seguinte.
Fonte: Folha de S.Paulo â 26/08/09.
ProUni - http://prouni-inscricao.mec.gov.br/inscricao/
ĂNDICE VAI MEDIR DESEMPENHO DE FATECS E ETECS
O governo do Estado de SĂŁo Paulo criou um Ăndice para medir o desempenho das escolas de ensino tĂ©cnico e das Fatecs (Faculdades de Tecnologia).
Chamado de Idetec, o indicador avaliarĂĄ a qualidade de ensino baseado em critĂ©rios como o percentual de concluintes e o Ăndice dos que obtiveram emprego graças ao curso.
Ele serå usado ainda para definir o pagamento de bÎnus por resultado a professores e funcionårios a partir do ano que vem. A bonificação pode atingir até 2,4 salårios.
As Etecs e Fatecs terĂŁo de cumprir metas para os prĂłximos dez anos. HĂĄ 162 Etecs e 47 Fatecs em SP.
Fonte: Folha de S.Paulo â 26/08/09.
Mais: http://www.gestaopublica.sp.gov.br/conteudo/MostraNoti.asp?par=1479
ENSINO SUPERIOR
De cada cem bancĂĄrios que entram no setor com apenas o ensino fundamental e que continuam trabalhando no sistema, 8% permaneceram sĂł com o ensino fundamental, segundo estudo da Febraban. Do restante, 52% chegaram ao ensino superior, 15,5% concluĂram pĂłs-graduação e MBA, 24%, ensino mĂ©dio, e os demais cursaram doutorado ou mestrado.
Mercado Aberto â Guilherme Barros - Fonte: Folha de S.Paulo â 26/08/09.
Febraban - http://www.febraban.org.br/
ESCOLA - UNIVERSITY OF PITTSBURGH
A University of Pittsburgh abriu inscriçÔes para as turmas do EMBA, Ășnico curso disponĂvel no Brasil. Os alunos terĂŁo aulas na Amcham, em SP, durante 16 meses.
Mercado Aberto - Guilherme Barros - Fonte: Folha de S.Paulo - 23/08/09.
Detalhes: http://www.business.pitt.edu/katz/emba/program-portuguese.html
ESTĂGIO - MERIAL E ELEKTRO BUSCAM ESTUDANTES
Estudantes do ensino superior ou tĂ©cnico de diversas ĂĄreas tĂȘm atĂ© 1Âș/9 para se inscrever Ă s 20 vagas da Merial, em www.merial.com.br/estagio2010. JĂĄ a Elektro inscreve atĂ© 27/9, e universitĂĄrios podem ter mais dados sobre o programa de estĂĄgio em www.elektro.com.br.
Fonte: Folha de S.Paulo - 23/08/09.
TRAINEE - MAGAZINE LUIZA INSCREVE ATĂ 7/9
A rede busca profissionais com graduação concluĂda entre julho de 2006 e dezembro de 2009, em ĂĄreas como administração e marketing. Ă preciso ter nĂvel intermediĂĄrio de inglĂȘs e disponibilidade para mudança de cidade. Site: www.vagas.com.br/trainee_magazine.
Fonte: Folha de S.Paulo - 23/08/09.
10 TĂTICAS PARA AVANĂAR NA CARREIRA
O que as melhores companhias esperam de seus funcionĂĄrios â para contratar, promover e dar recompensas.
Houve um tempo em que as companhias se contentavam com funcionĂĄrios que exibissem experiĂȘncia e sĂłlido conhecimento tĂ©cnico. Com o ritmo de mudanças aceleradas implantado pela globalização e pela era digital, elas passaram a buscar quem combinasse a tal base de conhecimentos com a capacidade de aprender continuamente. Isso jĂĄ nĂŁo basta. O profissional ideal agora precisa exibir algo bem mais intangĂvel: o comportamento adequado. Personalidade, postura, engajamento e adesĂŁo aos valores da empresa viraram prĂ©-requisitos. âHoje, atributos comportamentais tĂȘm o mesmo peso que a bagagem tĂ©cnica na hora de contratar ou promover um funcionĂĄrioâ, afirma Suely Agostinho, diretora de recursos humanos da fabricante de mĂĄquinas Caterpillar. Ă claro que a postura ideal de um empregado varia de acordo com a cultura da empresa. O funcionĂĄrio-padrĂŁo da AmBev, um ambiente de altĂssimas taxas de cobrança e recompensa, serĂĄ sempre diferente do funcionĂĄrio ideal da Serasa Experian, que valoriza o equilĂbrio entre vida pessoal e profissional. Mesmo assim, Ă© possĂvel mapear caracterĂsticas que sĂŁo valorizadas em qualquer boa empresa. NĂłs as esmiuçamos a seguir, a partir do depoimento de chefes de RH de algumas das 100 Melhores Empresas para Trabalhar.
1. TEM DE SABER FAZER TUDO
Fazer bem o trabalho habitual nĂŁo Ă© suficiente. O funcionĂĄrio precisa se mostrar capaz de realizar mĂșltiplas funçÔes. âNosso profissional de vendas tambĂ©m deve saber montar uma base de dados com informaçÔes de mercado e traçar uma estratĂ©gia de marketing com essas informaçÔesâ, afirma Deli Matsuo, diretor de RH do Google. FuncionĂĄrios da base, como atendentes em lanchonetes do McDonaldâs, tambĂ©m devem aprender de tudo se tiverem pretensĂ”es de ascender. âUm atendente pode chegar a executivo, mas antes deve aprender todas as funçÔesâ, diz Sheila Leme, gerente nacional do McDonaldâs.
2. TENHA O ESPĂRITO DA GERAĂĂO Y
Apesar de o conceito restringir esse grupo Ă s pessoas nascidas a partir de 1980, ou ainda depois, Ă© possĂvel ter caracterĂsticas da geração Y em qualquer idade. Faz parte desse grupo quem consegue realizar vĂĄrias tarefas ao mesmo tempo, desafia regras a fim de inovar, gosta de estruturas flexĂveis e assimila facilmente mudanças tecnolĂłgicas, sociais e comportamentais. Apesar de o Google rejeitar o rĂłtulo, a maior parte de seus funcionĂĄrios se enquadra na descrição. âEsperamos que nossos funcionĂĄrios contestem as decisĂ”es de seus lĂderes, que nĂŁo se contentem com o convencional e acompanhem o ritmo de mudanças da sociedadeâ, afirma Deli. (Atenção: em empresas tradicionais e hierĂĄrquicas, seguir esse conselho pode ser prejudicial.)
3. SIM, BONS RESULTADOS AINDA CONTAM MUITO
Em qualquer empresa, os primeiros a ser promovidos sĂŁo os que consistentemente apresentam bons resultados. Nas mais agressivas, como a AmBev, isso Ă© claro: as metas de produtividade devem ser quebradas constantemente (o que exige esforço extraordinĂĄrio). Para compensar os sacrifĂcios, esse tipo de empresa tende a oferecer salĂĄrios e benefĂcios bem acima da mĂ©dia. âPara vencer aqui, Ă© preciso estar alinhado com nossa polĂtica de superação de metasâ, afirma Thiago Porto, diretor de desenvolvimento de pessoas da AmBev.
4. GANHA MAIS QUEM SE PREOCUPA COM OS OUTROS
Cada vez mais as empresas vĂȘm valorizando quem se envolve realmente com programas sociais e ambientais transformadores. âNĂłs sondamos as opiniĂ”es dos candidatos sobre os temas sociais e damos prioridade aos que tiveram algum engajamento, como trabalho em ONGs e programas de voluntariadoâ, afirma Milton Pereira, da Serasa Experian. Faz sentido. Esse profissional geralmente Ă© mais apto a fazer com que os produtos e serviços da companhia atendam Ă s necessidades do mercado.
5. EMPREENDEDOR OU EMPREGADO? OS DOIS
A aparente contradição jĂĄ faz parte do vocabulĂĄrio do RH de quase todas as empresas. Elas promovem e recompensam os funcionĂĄrios capazes nĂŁo sĂł de detectar problemas, mas tambĂ©m de resolvĂȘ-los por conta prĂłpria. âTudo o que ocorre na empresa Ă© responsabilidade do funcionĂĄrio. NĂŁo queremos que ele acione o chefe por qualquer coisaâ, afirma Deli, do Google. A Caterpillar incrementou o tradicional sistema de sugestĂ”es dos funcionĂĄrios com metas: cada funcionĂĄrio deve apresentar anualmente 14 propostas, todas assinadas. Para detectar se o candidato Ă© empreendedor, muitos recrutadores esperam que ele seja capaz de dar sugestĂ”es para melhorar ou inovar.
6. NĂO PROMETA, MOSTRE O QUE JĂ FEZ
âQuando um candidato chega me prometendo esforço e comprometimento, eu desanimoâ, afirma Shane Smith, da Coca-Cola. âQuero que me convençam com provas de competĂȘncia, nĂŁo com promessas.â O que ele diz Ă© que exemplos de tarefas bem-sucedidas valem mais que uma hipotĂ©tica demonstração de talento. O mesmo vale para as promoçÔes. Melhor que jurar que se sairĂĄ bem nos novos desafios Ă© assumi-los, ser prĂł-ativo, e depois pedir o reconhecimento da empresa.
7. TEM DE ATUAR NO TIME DOS OUTROS
As estruturas das empresas nĂŁo sĂŁo tĂŁo verticais quanto antes. Muitas trabalham por demanda, com estruturas fluidas, e o tamanho das equipes Ă© determinado de acordo com cada projeto. O profissional, portanto, deve saber trabalhar sozinho e em equipe, coordenar e ser coordenado. Essa Ă© a mentalidade que impera na Promon. âCada funcionĂĄrio tem de valer por uma equipe inteira, seja na realização das competĂȘncias, ou, mais ainda, na capacidade de trabalhar sozinho ou em equipeâ, diz MĂĄrcia Fernandes, diretora de relaçÔes humanas da companhia.
8. Ă PRECISO TER PAIXĂO PELA MARCA
Trata-se de algo mais difĂcil que o velho âvestir a camisa da empresaâ, que podia ser feito com mera obediĂȘncia cega a ordens. Agora, companhias como Embraer, Google e Coca-Cola esperam que seus funcionĂĄrios assimilem sua filosofia de trabalho. âA Coca-Cola estĂĄ associada a momentos de sonho e otimismoâ, afirma Smith. âSe o funcionĂĄrio ligar esses sentimentos Ă empresa, o resultado serĂĄ um trabalho feito com paixĂŁo e qualidade.â A Embraer procura o mesmo nĂvel de envolvimento. âQueremos pessoas com aderĂȘncia a nossos valores, como a inovação constante e a visĂŁo de longo prazoâ, diz Eunice Batista, diretora de RH da companhia.
9. ENCONTRE SENTIDO NO TRABALHO
Pela nova cartilha das empresas, um funcionĂĄrio que nĂŁo vĂȘ sentido no que faz dificilmente entregarĂĄ o resultado esperado. Suely Agostinho, da Caterpillar, diz que os funcionĂĄrios acreditam que contribuem com um projeto maior. âPor isso, eles sabem que o trabalho de cada um Ă© fundamental para que o todo prospere.â
10. QUALQUER QUE SEJA SEU CARGO, SEJA UM LĂDER
âEsperamos que todos os nossos funcionĂĄrios sejam lĂderes, mesmo os estagiĂĄriosâ, diz Milton Pereira, da Serasa Experian. Para ele, um lĂder tem trĂȘs caracterĂsticas: conhece a estrutura e os processos da empresa; atua como educador, ao orientar e ouvir as pessoas; e mostra capacidade de transformar.
Thiago Cid - Fonte: Ăpoca - Edição 588.
VANTAGENS DA GOVERNANĂA CORPORATIVA
De acordo com o IBGC, as vantagens da governança corporativa podem ser divididas em benefĂcios internos e externos:
BenefĂcios internos:
- Maior profissionalização da gestão da empresa e alinhamento de interesses.
- Maior formalização dos processos de trabalho.
- Aprimoramento do processo decisĂłrio da alta gestĂŁo.
- Separação clara de papéis entre representantes da propriedade e da gestão.
- Melhor gestĂŁo dos riscos associados aos investimentos e aprimoramento dos controles.
BenefĂcios externos:
- Melhor percepção dos papéis corporativos pelos investidores.
- Maior acesso ao capital - aumento do leque de opçÔes para financiamento de projetos, por meio da emissĂŁo de debĂȘntures, bĂŽnus no exterior ou emissĂŁo de novas açÔes.
- Aumento da capacidade de crédito e diminuição do custo de captação de recursos - aumento de credibilidade junto aos credores e contribuição para um melhor "rating" de crédito.
- Melhor imagem e reputação da companhia no mercado.
- Maior segurança para o investidor.
Fonte: Revista Brasileira de Administração - Ano XIX - NÂș 71.
IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) - http://www.ibgc.org.br/Home.aspx
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php