ROBOMANIA ORQUESTRADA
10/06/2010 -
EU DIGITAL
ROBOTIC MACHINE ORCHESTRA
English:
http://www.karmetik.com/artists/music/tmo
TWITTER http://twitter.com/karmetik
FACEBOOK http://www.facebook.com/karmetik
VIDEOS http://vimeo.com/user1370717
Na Machine Orchestra, coexistem na mais perfeita harmonia musical instrumentos programados como robĂŽs e artistas fazendo performances com engenhocas musicais modificadas.
O projeto teve sua primeira aparição em janeiro, mas estreou novos robĂŽs e composiçÔes em maio. Ele reĂșne artistas e mĂșsicos com alunos do Instituto de Artes da CalifĂłrnia, que aprendem a construir e programar os robĂŽs musicais. Tudo sob a batuta de Ajay Kapur, coordenador de mĂșsica e tecnologia do instituto californiano.
Entre os instrumentos da orquestra estĂĄ o MahaDeviBot, um robĂŽ de percussĂŁo que reproduz sons indianos. Segundo o site oficial, ele serve de ferramenta pedagĂłgica para retratar ciclos rĂtmicos complexos para iniciantes.
Um redesenho do MahaDeviBot fez com que surgisse o GanaPatiBot, outro robÎ da orquestra. Nele, cada tambor tem um sistema para funcionar, o que permite a obtenção de uma variedade de sons. Além disso, na sua parte de trås ficam localizados alto-falantes que reproduzem sons de um iPod Mini.
Mas o grande destaque entre as mĂĄquinas-artistas parece ser Tammy, criado a partir de objetos reciclados e com mais de 1,8m de altura. Os estudantes do Instituto de Artes da CalifĂłrnia desenharam cada parte do robĂŽ, incluindo sinos e uma marimba artesanal.
Os robĂŽs nĂŁo sĂŁo feitos para parecer com seres humanos e estĂŁo programados para improvisar. "VocĂȘ sente que estĂĄ tocando com outro humano. Em vez de manipular uma ferramenta, parece que vocĂȘ estĂĄ tocando com algo que tem seus prĂłprios truques", disse Jim Murphy, um dos alunos de Kapur, Ă National Public Radio.
Amanda Demetrio - Fonte: Folha de S.Paulo - 02/06/10.
O site:
http://www.karmetik.com/artists/music/tmo
VĂdeo:
http://vimeo.com/8883830
SAIBA MAIS SOBRE A MACHINE ORCHESTRA
ESTREIA Apresentação inicial em janeiro de 2010 no teatro Redcat, em Los Angeles
NOVIDADES Em maio, surgem novos robÎs e composiçÔes
COORDENAĂĂO Ajay Kapur, do Instituto de Artes da CalifĂłrnia Ă© o diretor musical e cocriador. Michael Darling Ă© o diretor tĂ©cnico de teatro
TWITTER http://twitter.com/karmetik
FACEBOOK http://www.facebook.com/karmetik
VĂDEOS http://vimeo.com/user1370717
Amanda Demetrio - Fonte: Folha de S.Paulo - 02/06/10.
RECANTO DA CRĂNICA
No blog do paulista Edilson Rodrigues Silva (http://www.recantodacronica.blogspot.com/), histórias divertidas e engraçadas dão o tom da pågina. A postagem mais recente retrata um grupo de amigos em um envolvente e arriscado jogo de bafo, onde as figurinhas da Copa do Mundo valem peso de ouro.
A COPA PARA MULHERES
Este Ă©, sem dĂșvida, um dos blogs mais divertidos que envolvem o Mundial da Ăfrica do Sul. Hospedado no globoesporte.com (http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2010/06/copa-para-mulheres-o-primeiro-mundial-no-continente-africano.html), o blog traz uma visĂŁo feminina sobre a Copa e brinca com a dificuldade de algumas mulheres em entender as regras e os jargĂ”es do futebol. Postado em capĂtulos, a pĂĄgina Ă©, tambĂ©m, uma espĂ©cie de guia para a mulherada entender o comportamento acerca do esporte e as questĂ”es que o cercam.
BLOGMANEIRO
JĂĄ dissemos que este blog (http://www.blogmaneiro.com/) nĂŁo Ă© exatamente dedicado Ă Copa da Ăfrica do Sul. Mas como o assunto do momento Ă© o Mundial, eles nĂŁo economizam em brincadeiras "toscas" e engraçadas.
BOLA DE MEIA
Em um dos posts mais recentes do jornalista Bernardo Pombo na sua pĂĄgina (http://oglobo.globo.com/blogs/bolademeia/), hĂĄ um vĂdeo que anda agitando os bailes funk do Rio de janeiro. Divertido, o vĂdeo mostra o tĂ©cnico Dunga como um funkeiro agitando a pista.
Blogdepapel.com â Fonte: O Tempo â 10/06/10.
BLOG DO CAMĂES
Luiz de CamĂ”es, escritor do Ă©pico Os LusĂadas, atualiza e reescreve sua principal obra.
Como bom ilustrador de sua época renomeia esta epopéia carregando-a de muitos dos descobrimentos destes tempos de crise e descrédito que nos ronda, e escreve:
âTomado pelo espĂrito cĂvico e pela necessidade de ter algum material cujo direito autoral ainda nĂŁo tenha caĂdo em domĂnio pĂșblico, comecei a reescrever Os LusĂadas. Pode parecer oportunista. Contra este tipo de acusação me defendo dizendo que a situação Ă© bastante inspiradora. E para vocĂȘ, navegador do meu blog, lanço aqui, em primeira mĂŁo, a primeira estrofe revisada.â
Acesse aqui: http://blogdocamoes.blogspot.com/.
Vitor Knijnik - Blogs do Além (http://www.blogsdoalem.com.br/) - Fonte: Carta Capital - Edição 599.
INTERNET
A BBC montou um especial sobre como a internet mudou as nossas vidas. Foram feitas duas semanas de reportagens de ĂĄudio, vĂdeo e on-line sobre o assunto
http://www.bbc.co.uk/blogs/theeditors/2010/03/bbcs_superpower_season.html.
Fonte: Folha de S.Paulo â 09/06/10.
DEMOCRACIA NA MĂDIA
A Unesco (Organização das NaçÔes Unidas para a Educação, CiĂȘncia e Cultura) começa a passar em revista a mĂdia mundial para mapear, atĂ© 2015, o quanto a mĂdia Ă© democrĂĄtica (ou nĂŁo) nos 193 paĂses membros.
"SerĂĄ uma anĂĄlise complexa: sobre o conteĂșdo, o grau de liberdade dos profissionais e o acesso das pessoas Ă s diferentes mĂdias", diz Guilherme Canela, coordenador de Comunicação e Informação da Unesco no Brasil.
O trabalho conta como suporte dos consultores Toby Mendel (canadense) e Eve Salomon (inglesa).
Nesse semana foi divulgada em www.unesco.org.br versĂŁo em portuguĂȘs do documento "Indicadores de Desenvolvimento de MĂdia", texto aprovado em 2008 pelo Programa Internacional para o Desenvolvimento da Comunicação (IPDC) da organização.
O material mostra os cinco focos de anĂĄlise, que se desdobram em mais de cem indicadores, uma tecnologia em desenvolvimento no escritĂłrio de Montreal do ĂłrgĂŁo.
SĂŁo eles: composição do mercado, conteĂșdo veiculado, independĂȘncia profissional, acessibilidade e composição das empresas (privadas, estatais ou pĂșblicas).
No prĂłximo dia 23, o trabalho serĂĄ discutido em audiĂȘncia pĂșblica na ComissĂŁo de Direitos Humanos da CĂąmara dos Deputados.
Outro Canal - AndrĂ©a Michael - Fonte: Folha de S.Paulo â 07/06/10.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php