JANEIRO â UM MĂS DE COMEMORAĂĂO
24/01/2008 -
EDITORIAL
JANEIRO - GRANDES DATAS
O mĂȘs de janeiro, alĂ©m de marcar o inĂcio do ano, reserva grandes datas e dentre elas destacam-se o aniversĂĄrio da maior cidade do Brasil e uma das maiores do mundo e os 200 anos da abertura dos portos.
ANIVERSĂRIO DA CIDADE DE SĂO PAULO
HĂĄ 454 anos, um grupo de padres da Companhia de Jesus, da qual faziam parte JosĂ© de Anchieta e Manoel da NĂłbrega, escalaram a serra do mar chegando ao planalto de Piratininga. Do ponto de vista da segurança, a localização topogrĂĄfica de SĂŁo Paulo era perfeita: situava-se numa colina alta e plana, cercada por dois rios, o TamanduateĂ e o AnhangabaĂș. Nesse lugar, fundaram o ColĂ©gio dos JesuĂtas em 25 de janeiro de 1554, ao redor do qual iniciou-se a construção das primeiras casas de taipa que dariam origem ao povoado de SĂŁo Paulo de Piratininga. Saiba mais da histĂłria de SĂŁo Paulo: http://www.prodam.sp.gov.br/dph/historia/
Hoje, SĂŁo Paulo Ă© a capital financeira do Brasil e a maior cidade brasileira. Impressiona por sua grandeza, pois tudo toma proporção de grande em Sampa: população, eventos, restaurantes, edifĂcios, etc. Ă hora de comemorar mais um aniversĂĄrio da terra da garoa, mas nĂŁo se pode esquecer que a cidade Ă© grande e os problemas tambĂ©m sĂŁo grandes. O trĂąnsito Ă© caĂłtico, a violĂȘncia Ă© um ponto crĂtico, a desigualdade social Ă© visĂvel. E a poluição, entĂŁo? ParabĂ©ns SĂŁo Paulo! ParabĂ©ns aos que nasceram nessa cidade e a todos que migraram para essa metrĂłpole ou que de alguma forma, trabalham por seu crescimento. O que faz uma cidade especial Ă© a gente que vive nela. Como diz a mĂșsica de Caetano: "Alguma coisa acontece no meu coração, que sĂł quando cruza a Ipiranga e a Avenida SĂŁo JoĂŁo."
O FM tem mais matĂ©rias sobre o aniversĂĄrio de SĂŁo Paulo, inclusive a letra completa de âSampaâ em: http://www.faculdademental.com.br/turmasFM.php.
200 ANOS DA ABERTURA DOS PORTOS NO BRASIL
No dia 22 de janeiro de 1808, a famĂlia real portuguesa chegava a Salvador a bordo do navio PrĂncipe Real. Em 28 de janeiro, Dom JoĂŁo VI assinou a carta rĂ©gia que abria os portos do Brasil Ă s naçÔes amigas, permitindo que a colĂŽnia importasse de paĂses estrangeiros e exportasse -com restriçÔes: como o pau-brasil- a produção local. Para comemorar esses 200 anos, a Fecomercio (Federação do ComĂ©rcio) e a Anut (Associação Nacional dos UsuĂĄrios do Transporte de Carga) organizam exposição, livros, concurso de monografias e seminĂĄrios sobre o significado histĂłrico da data e a importĂąncia dos portos no desenvolvimento do paĂs. Confira mais detalhes em http://www.fecomercio.com.br/site/noticias_imprensa_read.asp?id=62&category=1
Saiba mais sobre a abertura dos portos: http://www.200anosaberturadosportos.com.br/
Em homenagem Ă assinatura da carta rĂ©gia de abertura dos portos, no dia 28 de janeiro, tambĂ©m Ă© comemorado o dia do ComĂ©rcio Exterior. HĂĄ que se comemorar esse fato histĂłrico para o Brasil, sem nunca esquecer que a questĂŁo portuĂĄria representa um dos maiores gargalos da logĂstica nacional, se nĂŁo, o maior. Tem muita gente importante lutando por melhorias nos portos. Sucesso!
Tem mais no FM sobre a abertura dos portos: http://www.faculdademental.com.br/rapidinhas.php
Para finalizar, somente com uma estrutura educacional eficiente Ă© que o Brasil poderĂĄ ter uma maioria absoluta de verdadeiros cidadĂŁos para melhorar a qualidade de vida nas grandes cidades brasileiras e, aumentar no mercado de trabalho, o nĂșmero de profissionais para promover as mudanças necessĂĄrias na logĂstica do paĂs, alĂ©m de modernizar constantemente essa atividade tĂŁo importante que Ă© o ComĂ©rcio Exterior.
Na foto: Moradores de SĂŁo Paulo se reĂșnem no Parque da IndependĂȘncia, em frente ao Museu do Ipiranga, para os shows do aniversĂĄrio da capital paulista.
Fonte: Terra - 25/01/08.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php