BRANCOS E HOMENS NĂO TEM CONSCIĂNCIA
20/11/2008 -
COLUNA DO CANALHA
BRANCOS E HOMENS NĂO TEM CONSCIĂNCIA
Em 16 de maio deste ano, publiquei em meu blog um texto sob o tĂtulo COTAS NAS UNIVERSIDADES. O APARTHEID MULTIRRACIAL.
Entre diversas coisas, citei âSomos um paĂs multirracial. Preconceituoso, discriminador, atrasado, mas multirracial. Pardos, negros, mulatos, cafuzos, confusos, brancos, mestiços...
Nas nossas veias correm basicamente sangues indĂgenas, europeus e africanos.â
No dia 20 de novembro comemorou-se o Dia da ConsciĂȘncia Negra, que celebra na data de morte de Zumbi dos Palmares e Ă© um dia dedicado Ă reflexĂŁo sobre a questĂŁo do negro no Brasil.
Todo dia 19 de abril comemora-se no paĂs o Dia do Ăndio, que invoca a mesma questĂŁo da reflexĂŁo sobre a questĂŁo indĂgena no nosso paĂs.
No dia 8 de março, aà jå em contexto mundial, comemora-se o Dia Internacional da Mulher, tendo como base as mesmas reflexÔes sobre o papel da mulher no Brasil e no mundo.
A conclusĂŁo que chego Ă© a seguinte: homem e branco nĂŁo tem consciĂȘncia.
Se for necessĂĄrio que se estabeleça dia para se comemorar a consciĂȘncia negra, o Ăndio e a mulher Ă© porque tem muita coisa errada. E, pela ordem, a culpa deve ser do branco e do homem.
Muito bem, os homens brancos subjugaram negros e Ăndios durante na histĂłria da civilização.
JĂĄ a mulher, essa foi historicamente reprimida por uma sociedade que se desenvolveu machista, sĂł nĂŁo me pergunte por quĂȘ. Acho, acho, que tem a ver inicialmente com a fragilidade do sexo feminino no trabalho pesado, na guerra, que foi mais ou menos a histĂłria.
Os homens foram malvados, submetendo negros, Ăndios e mulheres Ă s suas ordens e serviços, tendo pleno domĂnio da situação.
Voltando Ă questĂŁo da consciĂȘncia negra, me faço uma pergunta e, claro, eu mesmo dou a resposta.
Como seria se os negros jamais tivessem sido capturados, escravizados e levados para outros paĂses?
E me respondo: a histĂłria da Ăfrica Ă© repleta de ditadores e guerras tribais, guerras entre paĂses, doença, misĂ©ria, fome.
E me faço outra pergunta: foi sĂł a interferĂȘncia do homem branco que gerou isso tudo?
E me respondo: nĂŁo.
As injustiças sociais existem, claro, óbvio. E os negros, e descendentes, foram historicamente a parte mais fraca do processo.
A histĂłria jamais deve ser esquecida. Ela deve ser perpetuada em todas as formas de expressĂ”es culturais. Mas precisamos mais do que dia da consciĂȘncia disso, ou dia daquilo.
Precisamos criar o Dia da ConsciĂȘncia do Ser Humano, seja ele de que cor for.
Entre cinco mil e tantos municĂpios, sĂł duzentos e alguma coisa comemoram o Dia da ConsciĂȘncia Negra como feriado municipal.
JĂĄ o Dia do Ăndio e o Dia Internacional da Mulher, ambos sĂŁo comemorados sem feriado.
O Dia da ConsciĂȘncia do Ser Humano poderia ser comemorado como um feriado obrigatoriamente silencioso, onde funcionassem apenas os serviços essenciais e as pessoas fossem proibidas de sair de casa, exceto para casos de emergĂȘncia.
Um dia sem carros, fåbricas, aviÔes, navios, trens, motos, bicicletas, nada.
Um dia de descanso para o planeta terra, com baixĂssimas emissĂ”es de poluição ambiental e sonora.
2029
O Brasil comemorou o Dia da ConsciĂȘncia Negra. No mesmo dia, um estudo do Instituto de Pesquisa EconĂŽmica Aplicada (Ipea) fez a projeção de que somente daqui a 27 anos negros e brancos terĂŁo rendas equivalentes no paĂs.
Fonte: O Tempo - 22/11/08.
Ipea - http://www.ipea.gov.br/default.jsp
EDUCAĂĂO - DESCENDĂNCIA
O Ministério da Educação (MEC) vai elaborar um Plano Nacional de Implantação da lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileiras nas escolas.
Fonte: O Tempo - 18/11/08.
Saiba mais sobre a lei: http://portal.mec.gov.br/secad/index.php?option=content&task=view&id=166&Itemid=315
Leia mais e veja grĂĄficos, vĂdeos e ĂĄudios: http://www.agenciabrasil.gov.br/coberturas-tematicas/2008/11/17/cobertura_tematica.2008-11-17.3522864440/view
LEIA OS TEXTOS DO CANALHA NO SITE http://coisadecanalha.zip.net
NARIZ DE PALHAĂO
Só sendo palhaço para suportar essa palhaçada!
http://www.narizdepalhaco.com.br/
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php