O SHOW DOS "REIS" DA LOGĂSTICA
14/09/2011 -
FORMANDOS & FORMADOS
LOGĂSTICA VOADORA (PROJETO MATTERNET)
English:
http://www.fastcompany.com/1776951/the-matternet-an-autonomous-drug-delivery-system-for-the-developing-world
Matternet - http://matternet.net/
Singularity University - http://singularityu.org/
AeroVironment - http://www.avinc.com/
O carro voador vem aĂ...
Projeto que elimina as rodas nasce para levar ajuda a pessoas que moram em lugares inatingĂveis pelos automĂłveis comuns.
A tecnologia favorita da ficção cientĂfica começa a ganhar asas num dos lugares mais improvĂĄveis do mundo: o Haiti. O projeto de um veĂculo que dispensa rodas e flutua perto do chĂŁo promete ser a solução para o transporte de pessoas, alimentos e medicamentos em locais com estradas ruins ou mesmo inexistentes. Nenhum lugar mais apropriado para começar os testes de uma invenção desse tipo do que no paĂs devastado por um terremoto no ano passado. O governo da RepĂșblica Dominicana estĂĄ ajudando na reconstrução do vizinho e se interessou em financiar um projeto piloto, idealizado para propiciar transporte de medicamentos, pessoas e alimentos. Mais do que revolucionĂĄrio, o carro voador nasce humanitĂĄrio.
O projeto, chamado de Matternet, no entanto, vai alĂ©m de construir algo que saia voando como o Delorean, do filme âDe Volta para o Futuroâ, de 1985. O objetivo dos idealizadores, ligados Ă Singularity University, nos EUA, Ă© criar todo um sistema de transporte, que poderia abranger um territĂłrio tĂŁo grande quanto a Ăfrica. AlĂ©m dos veĂculos, a rede seria composta de postos de reabastecimento das baterias, movidas a energia solar. Nada mais apropriado para o continente africano, onde a maior parte da população vive em ĂĄreas rurais, em que as poucas estradas se tornam intransitĂĄveis com uma chuva qualquer. âQueremos mudar o paradigma e perguntar: âRealmente precisamos de estradas?ââ, diz um dos membros da equipe do Matternet, Arturo Pelayo.
O projeto ainda estĂĄ no começo da primeira fase. Por enquanto, sĂł existe um protĂłtipo que pode voar com apenas um quilo de carga, por atĂ© trĂȘs quilĂŽmetros, numa velocidade mĂĄxima de 75 quilĂŽmetros por hora. Ele flutuaria graças a quatro hĂ©lices direcionadas para o chĂŁo â ideia parecida com a do Hammerhead, projeto que nunca saiu da tela do computador e que usaria turbinas para garantir a flutuação. Outra empresa, a AeroVironment, tambĂ©m trabalha num projeto parecido ao do Matternet. Audi, Alfa Romeo e Honda jĂĄ mostraram conceitos voadores, mas eles sĂŁo mais eficientes para fazer cair queixos nos salĂ”es de automĂłveis do que para revolucionar os transportes.
Com o Matternet Ă© diferente. AtĂ© o fim de 2012, os projetistas e engenheiros pretendem ter aperfeiçoado o protĂłtipo atual, que deve percorrer dez quilĂŽmetros sem a necessidade de recarregar as baterias. AtĂ© 2021, espera-se um sistema interligado de veĂculos e postos de recarga das baterias, em que cada carro percorreria atĂ© 100 quilĂŽmetros, com cargas de atĂ© mil quilos, substituindo motos e caminhĂ”es.
âPor causa da grande utilidade da nossa tecnologia, o maior desafio serĂĄ limitar as opçÔes para uma primeira aplicaçãoâ, disse Ă ISTOĂ Caitlin Sparks, fundadora do projeto. âSĂł entĂŁo poderemos dar a escala adequada para algo que certamente terĂĄ uma grande demanda mundialâ, explica. O futuro chegou.
André Julião - Fonte: Isto à - Edição 2183.
Mais detalhes:
http://www.fastcompany.com/1776951/the-matternet-an-autonomous-drug-delivery-system-for-the-developing-world
Matternet - http://matternet.net/
Singularity University - http://singularityu.org/
AeroVironment - http://www.avinc.com/
GENĂTICA: TERAPIA PARA DOR CRĂNICA
Pesquisadores da Universidade de Cambridge publicaram os resultados de um estudo no qual removeram o gene HCN2 de camundongos e verificaram que a dor crĂŽnica foi interrompida, sem causar efeito sobre a dor aguda. Os cientistas esperam que a descoberta possa ajudar na criação de medicamentos para a dor nas costas. AlĂ©m da regiĂŁo lombar, casos comuns de dor crĂŽnica ocorrem em pacientes com artrite e enxaqueca. Apesar de conhecido hĂĄ muito tempo, o gene HCN2 ainda nĂŁo tinha sua função inteiramente compreendida pelos cientistas. Ao removerem o gene de camundongos, eles constataram que a dor crĂŽnica desapareceu, mas que a dor aguda - como aquela que se sente ao morder a lĂngua, por exemplo - nĂŁo foi afetada. Manter a capacidade de sentir dor aguda Ă© importante porque permite ao corpo dar sinais de alerta em caso de perigo, como em uma queimadura.
Etc - Interessa - Fonte: O Tempo - 10/09/11.
Universidade de Cambridge - http://www.cam.ac.uk/
BEBĂ: CARETAS INTRAUTERINAS
Movimentos como franzir o nariz, abrir e fechar lĂĄbios e mexer as sobrancelhas formam as expressĂ”es faciais que demonstram emoçÔes reconhecidas pelas pessoas. De acordo com um estudo na Universidade de Durham, Inglaterra, as expressĂ”es faciais começam a ser formadas ainda no Ăștero. AtravĂ©s de imagens de ultrassom 4-D, pesquisadores conseguiram observar os movimentos dos rostos de dois fetos ainda no Ăștero da mĂŁe. "O que nĂłs encontramos pela primeira vez Ă© que vocĂȘ pode ver a progressĂŁo da complexidade dos movimentos. NĂłs podemos ver as expressĂ”es que nĂłs podemos reconhecer; nĂłs nĂŁo podemos dizer se o feto tem emoção. Eles nĂŁo tĂȘm ainda a cognição necessĂĄria para ter as emoçÔes", explica Nadja Reissland, autora do estudo.
Etc - Interessa - Fonte: O Tempo - 10/09/11.
Universidade de Durham - http://www.dur.ac.uk/
PALAVRA HABITADA
A artista Julia PanadĂ©s desenha e escreve diariamente. Ă mestra em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFMG e graduada em Artes PlĂĄsticas pela Escola Guignard-UEMG. Ă professora da Escola Guignard e da Faculdade INAP. JĂșlia colabora com a Cia Suspensa como artista convidada e Ă© co-autora do espetĂĄculo "Enquanto Tecemos", de 2011. "Palavra Habitada" Ă© o nome de sua pesquisa atual que objetiva uma produção de livros-poema onde os textos sĂŁo desenhos e os desenhos sĂŁo textos. Nesse projeto, hĂĄ um alfabeto visual, assim como um repertĂłrio poĂ©tico de palavras que operam juntos na experimentação deste meio mĂșltiplo, escultĂłrico e, porque nĂŁo, performĂĄtico - o livro. Parte desta produção pode ser vista no blog da artista: http://palavrahabitada.wordpress.com/.
passe-Partout - Fonte: O Tempo - 11/09/11.
Escola de Belas Artes da UFMG - http://www.eba.ufmg.br/
Escola Guignard-UEMG - http://www.uemg.br/unidade_guignard.php
Faculdade INAP - http://faculdadeinap.edu.br/
TRAINEE - EMPRESAS OFERECEM 140 VAGAS EM VĂRIOS ESTADOS
A Puras, empresa de refeiçÔes coletivas, seleciona atĂ© 30/9 em torno de 120 trainees com graduação concluĂda em diversas ĂĄreas para atuar em 18 Estados do paĂs (http://www.puras.gsionline.com.br/). AtĂ© 26/9 a BRMalls (http://ciadetalentos.tempsite.ws/brmallstrainee/), de shopping centers, recruta 20 estudantes graduados entre dezembro de 2008 e dezembro de 2011 em diversas ĂĄreas. O salĂĄrio Ă© de R$ 4.000.
Fonte: Folha de S.Paulo - 11/09/11.
ESTĂGIO - COMPANHIAS RECRUTAM ESTUDANTES PARA 2010
As inscriçÔes para estĂĄgio na Gafisa (http://www.gafisa.com.br/) vĂŁo atĂ© 1Âș/10. Ao todo, hĂĄ 140 vagas. Podem inscrever-se alunos a partir do 3Âș ano de graduação de vĂĄrias ĂĄreas. A Siemens (http://www.ipdvonline.com.br/siemensprocura/#) recruta 150 pessoas atĂ© 30/9. Os que cursam engenharia precisam formar-se atĂ© 2012; para outras ĂĄreas a previsĂŁo de formatura deve ser 2013.
Fonte: Folha de S.Paulo - 11/09/11.
ESTUDO REVELA ATRASO DE NOVE MESES NA REDE PĂBLICA DO PAĂS
RelatĂłrio da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento EconĂŽmico), divulgado ontem, mostra que o Brasil, entre 33 paĂses comparados, apresenta a maior desigualdade entre escolas pĂșblicas e particulares -que tĂȘm desempenho melhor de seus alunos. Diferentemente do resultado do Enem, divulgado anteontem, o relatĂłrio da OCDE incorpora Ă avaliação o perfil socioeconĂŽmico das famĂlias dos estudantes.
Escolas que recebem alunos com pais mais ricos e escolarizados tĂȘm uma vantagem que independe do esforço do colĂ©gio para melhorar o ensino -mais da metade do desempenho Ă© explicada por estas caracterĂsticas, segundo estudos. Sem considerar riqueza e escolarização dos pais, o aluno da rede privada estaria trĂȘs anos Ă frente do da escola pĂșblica, segundo o Pisa (exame internacional que compara desempenho de alunos).
Quando a comparação Ă© feita considerando o nĂvel socioeconĂŽmico, a distĂąncia entre os estudantes da rede privada para os do sistema pĂșblico cai para nove meses, segundo o relatĂłrio.
A conta simula como seriam as notas se os alunos tivessem as mesmas caracterĂsticas familiares. Para a pesquisadora Paula Louzano, o dado reflete a desigualdade do paĂs e o fato de poucas famĂlias de elite colocarem o filho em escolas pĂșblicas. AlĂ©m disso, afirma, a cobertura do currĂculo nas pĂșblicas Ă© menor.
Segundo o ministro Fernando Haddad (Educação), esta diferença em favor da rede privada tende a diminuir por causa do aumento do gasto pĂșblico por aluno.
O relatĂłrio da OCDE diz que o Brasil foi o paĂs que mais aumentou (em 116%) o gasto por aluno na rede pĂșblica na dĂ©cada passada.
AntĂŽnio Gois - Fonte: Folha de S.Paulo - 14/09/11.
OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento EconÎmico) -
http://www.oecd.org/home/0,2987,en_2649_201185_1_1_1_1_1,00.html
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php