A FORTUNA
05/10/2013 -
MARILENE CAROLINA
COMO PERDER 34,5 BILHÕES EM 1 ANO...
English:
http://www.businessweek.com/articles/2013-10-03/eike-batista-how-brazils-richest-man-lost-34-dot-5-billion
Bloomberg –
http://www.bloomberg.com/
Facebook.com/BloombergTelevision
Eike Batista vira motivo de piada na Bloomberg Businessweek. Revista afirma que Eike vive um dos maiores colapsos da história e diz que Papa Francisco virá visitá-lo, porque se preocupa com os pobres.
A última edição Bloomberg Businessweek traz na capa um velho conhecido: Eike Batista. O ex-bilionário brasileiro é tema de reportagem que esmiúça a ascensão e queda daquele que foi um dia o homem mais rico do Brasil.
Cruel, o texto brinca com a atual situação do empresário: "Dizem que o papa Francisco planeja voltar ao Brasil em breve e visitar os pobres de novo - incluindo, dessa vez, Eike Batista".
A ascensão
A reportagem assinada por Juan Pablo Spinetto retrata a ascensão e queda do grande empreendedor brasileiro nos mínimos detalhes.
O jornalista lembra a faraônica entrada em cena da OGX em 2007. O investimento de 1,3 bilhão de dólares em 21 blocos para exploração de petróleo assustou muita gente. Mas era só o começo.
Naqueles dias, Eike era mesmo um homem de sorte. A Bloomberg lembra que, em junho de 2008, o preço recorde de 145 dólares por barril de petróleo animou os investidores. Tudo dava certo demais para Eike.
A Queda
"No fim de 2010, observadores mais atentos percebiam sinais estranhos no império Batista", afirma a Bloomberg Businessweek. Segundo a revista, executivos de grandes petrolíferas chegaram a aconselhar Eike a baixar o tom. Ele não ouviu.
Em abril de 2011, informes da OGX indicavam reservas abaixo do esperado; Em maio daquele ano, Eike começou a captação de dinheiro no mercado por títulos. Em breve, 2012 chegaria com uma sucessão de más notícias.
Janeiro: produção abaixo da meta; Março: 1,1 bilhão de dólares em empréstimos e mais 2 bilhões injetados pela Mubadala; Junho: Paulo Mendonça, o doutor Óleo da OGX, é demitido. No fim daquele mês, nova decepção com as reservas do campo Tubarão Azul.
Enquanto isso, Eike prometia a todos que seria o homem mais rico do mundo até 2015.
De acordo com a reportagem, a dívida atual da OGX equivale ao valor de mercado da empresa multiplicado por 11. Hoje, a OGX informou que as reservas de Tubarão Martelo, principal campo da empresa, são de dois terços menores do que o esperado.
Citado pela Bloomberg Businessweek, o papa Francisco ainda não se manifestou sobre o calvário de Eike Batista.
Saulo Pereira Guimarães – Fonte: http://exame.abril.com.br/negocios/ - 03/10/13.
Mais detalhes:
http://www.businessweek.com/articles/2013-10-03/eike-batista-how-brazils-richest-man-lost-34-dot-5-billion
Bloomberg –
http://www.bloomberg.com/
Facebook.com/BloombergTelevision
PERFIL DO CHEFE
O número de egressos do ensino superior privado que ocupam cargos de chefia --gerência, diretoria e presidência-- em empresas cresceu, aponta pesquisa do Semesp (sindicato das universidades privadas).
Os resultados mostram que o porcentual de oriundos do ensino privado em posições de gerência passou de 81%, em 2002, para 95% em 2012.
No mesmo período, a presença desse grupo em postos de direção saltou de 69% para 87%. O aumento mais substancial foi registrado entre os presidentes das companhias: 86%, no ano passado, ante 66% em 2002.
Foram ouvidos 1.422 profissionais de grandes, médias e pequenas empresas presentes em 80 cidades do Estado de São Paulo.
"A vocação das privadas é formar para o mercado", diz Rodrigo Capelato, presidente da instituição.
Mercado Aberto – Maria Cristina Frias – Fonte: Folha de S.Paulo – 26/09/13.
Semesp –
http://semesp1.tempsite.ws/semesp_beta/
https://www.facebook.com/semesp
Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco” do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php