A COPA DA IMAGINAĂĂO
15/07/2010 -
MARILENE CAROLINA
IMAGINE CUP 2010
English:
http://www.imaginecup.com/
O Brasil se despediu cedo no futebol, mas chegou ao pĂłdio de outra Copa na semana passada: a Imagine Cup, competição internacional de estudantes em desenvolvimento de software, vĂdeos, games e tecnologia, cuja final se deu na PolĂŽnia.
Os brasileiros apresentaram o aplicativo BioRider, um projeto que visa estimular a pråtica da carona no Brasil com o objetivo de reduzir o trùnsito e a poluição.
Ele permite que pessoas incluam suas rotas corriqueiras em suas redes sociais e encontrem outras dentro de sua rede que façam o mesmo trajeto nos mesmos horårios.
Quem oferecer ou aceitar um pedido de carona ganha pontos que dĂŁo direito a descontos em lojas parceiras.
De acordo com Lucas Mello, 23, estudante de ciĂȘncia da computação da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e mentor do grupo idealizador, um dos obstĂĄculos para a carona pegar no Brasil Ă© a segurança.
"Pensamos em uma solução: a restrição da carona aos conhecidos", explica.
As informaçÔes podem ser incluĂdas na internet pelos usuĂĄrios ou por um equipamento instalado no carro, com atualização automĂĄtica.
O projeto rendeu o segundo lugar na categoria Interoperabilidade e foi o Ășnico dos cinco grupos brasileiros finalistas que chegou ao pĂłdio.
Entre os outros quatro, o clima foi de vitĂłria. "Aprendi a trabalhar com o tempo e sob pressĂŁo", afirma Rafael Antonio, 22, estudante do Centro UniversitĂĄrio Senac, que desenvolveu com dois colegas um curta-metragem em 30 horas para competir na categoria MĂdia Digital.
VANTAGENS
A participação nesse tipo de concurso pode trazer frutos profissionais. O grupo Proativa, que ganhou em Interoperabilidade no ano passado, recebe encomendas de grandes clientes e estå em conversas para implementar seu programa de educação a distùncia na rede federal.
"VocĂȘ ganha credibilidade", resume Flavio Araujo Sobrinho, 23, da UFPE. AlĂ©m disso, diz, a vivĂȘncia traz maturidade e aproxima os estudantes do mercado, pelo contato com profissionais.
"Um dos papéis da universidade é antecipar a necessidade do mercado", defende Vincent Defourny, representante da Unesco no Brasil, que participou do evento.
Jordana Viotto - Fonte: Folha de S.Paulo - 11/07/10.
Mais detalhes:
http://www.imaginecup.com/
Conheça os cinco projetos brasileiros que participaram da Imagine Cup no blog Carreiras:
http://carreiras.folha.blog.uol.com.br/.
PAPEL DE PAREDE - PĂSSARO-CARAMANCHEIRO
A meleca no bico do pĂĄssaro-caramancheiro tem origem vegetal, uma planta que ele esmagou para pintar o interior de seu caramanchĂŁo em uma floresta em Queensland, na AustrĂĄlia. A polpa adiciona um toque de cor e talvez de sabor: as fĂȘmeas Ă s vezes dĂŁo uma experimentadinha durante a exibição do macho. "Ptilonorhynchus Violaceus Minor". Foto de Tim Laman.
Confira: http://viajeaqui.abril.com.br/national-geographic/papeis-de-parede/papeis-parede-julho-573997.shtml?foto=3p.
Fonte: National Geographic - Edição 124.
O PROJETO
O projeto de educação profissionalizante Nata, do PĂŁo de AçĂșcar em parceria com o governo do Rio, ganhou o prĂȘmio internacional do grupo Casino na categoria solidariedade. Foram mais de 340 projetos apresentados e sĂł seis premiados.
Mercado Aberto - Maria Cristina Frias - Fonte: Folha de S.Paulo - 13/07/10.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php