CRIATIVIDADE NO MARKETING
21/06/2012 -
NOSSOS COLUNISTAS
PROPAGANDAS INTELIGENTES (BRADESCO AUTO INSURANCE)
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Cannes Lions: http://www.canneslions.com/
Faceebook: http://www.facebook.com/Cannes.Lions.Festival.of.Creativity?ref=nf
Entre os ouros distribuĂdos em Cannes para agĂȘncias brasileiras, estĂĄ a campanha de dois jovens publicitĂĄrios da AlmapBBDO, de 25 e 28 anos, que chegaram Ă agĂȘncia hĂĄ menos de um ano.
Pedro Rocha e AndrĂ© Leotta, ambos assistentes de criação, faturaram um LeĂŁo dourado na categoria Mobile com "AnĂșncio Falso", campanha para a Bradesco Seguros veiculada na edição para tablets da "Quatro Rodas".
A campanha simula um anĂșncio de carro, de nome falso; ao fazer o movimento de "virar a pĂĄgina", Ă© o carro que se mexe, batendo a frente; em seguida, ouve-se o mote da campanha: "Vai que...".
"Foi o primeiro e Ășnico trabalho que inscrevi na vida [em Cannes]", afirma Pedro Rocha.
A peça Ă© ousada, pois batida costuma ser tabu em publicidade. "A ideia era muito boa, e a agĂȘncia e o anunciante bancaram", diz Leotta. "Mas existiu uma preocupação de tratar a questĂŁo com bom gosto. Tinha que ser interessante, engraçado."
Os dois trabalham oficialmente com "off-line" (mĂdia tradicional), mas dizem que essa separação estĂĄ cada vez mais tĂȘnue dentro da agĂȘncia.
Marina Barbosa â Fonte: Folha de S.Paulo â 20/06/12.
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Festival de Cannes: http://www.canneslions.com/
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PROFESSOR TOM COELHO
www.tomcoelho.com.br www.setevidas.com.br. (Confira o logo do FM - http://www.tomcoelho.com.br/sites.asp?PN=3&intervalo=10&t=)
Ătica em vendas
* por Tom Coelho
"Negociação Ă© a arte de chegar a acordo sem ceder nos princĂpios."
(Frei Betto)
A ética em vendas pode ser entendida como os padrÔes utilizados para avaliar se o comportamento do profissional de vendas é certo ou errado, bom ou mau, justo ou injusto.
Muitas são as situaçÔes recorrentes na arena comercial que levam o vendedor consciente a um dilema moral. Alguns exemplos:
1. Propina. Ă a oferta de algo de valor ao comprador com objetivo de influenciar seu julgamento ou sua conduta. Ao utilizar este expediente uma vez, como forma de acessar um novo cliente, incorre-se no risco - quase uma certeza - de que o procedimento se repetirĂĄ em todos os prĂłximos pedidos. A propina passa a integrar o preço, podendo comprometer a margem lĂquida da empresa e atĂ© mesmo sua prĂłpria comissĂŁo.
2. Conluio. Trata-se de acordo, aliança ou combinação com intuito de prejudicar outrem. O objetivo pode ser evitar a entrada de um novo fornecedor, por exemplo, buscando desqualificĂĄ-lo por questĂ”es de preço, prazo ou qualidade, garantindo assim a manutenção de uma polĂtica que perpetue o pedido ao vendedor e a propina ao comprador.
3. Espionagem. Foi-se o tempo em que espiĂ”es camuflavam-se dentro das empresas, arrombavam portas ou furtavam fĂłrmulas secretas. A contraespionagem virou uma indĂșstria dos serviços, alĂ©m de funcionar como uma das estratĂ©gias possĂveis na polĂtica de BI, ou business intelligence, de algumas organizaçÔes. Os segredos corporativos estĂŁo por toda parte: nas lixeiras dos escritĂłrios (daĂ a invenção das fragmentadoras de papel), nos relatĂłrios postados sobre a mesa dos executivos e especialmente nos computadores. Acessar listas de preços, polĂticas de desconto, mailing de clientes e planos estratĂ©gicos, estĂĄ a um clique do mouse. Por isso, a segurança de informaçÔes tornou-se vital para as corporaçÔes.
4. Conflito de interesses. Esta situação fica caracterizada quando uma negociação é conduzida de forma a beneficiar o vendedor, mas não a empresa em que trabalha. A meta de vendas é atingida, a comissão é garantida, mas a rentabilidade do negócio fica comprometida.
5. Indução ao erro. Aqui presenciamos o profissional que oferece ao seu cliente o que lhe convém vender, independentemente de atender às necessidades e expectativas. E isso acontece em dois extremos. Se a disponibilidade financeira do comprador é limitada, o produto ou serviço ofertado é reduzido ao limite, muitas vezes sem atender à demanda. Em contrapartida, quando não hå restriçÔes orçamentårias, o vendedor impÔe algo muito superior ao desejåvel, incluindo recursos ou opcionais que jamais serão utilizados, mas que oneram o valor da negociação.
Diante de todas estas possibilidades, resta ao vendedor uma certeza. Evitar um conflito Ă©tico e pessoal estĂĄ relacionado aos seus valores e tambĂ©m aos valores da organização na qual trabalha. Uma negociação conduzida de maneira lĂcita, Ăntegra e honrada, satisfaz o cliente garantindo uma repetição de compra ou, no mĂnimo, boas referĂȘncias sobre sua conduta profissional e sobre os procedimentos de sua empresa.
Valores sĂŁo os princĂpios que guiam o processo decisĂłrio e que balizam seu comportamento no cumprimento de sua missĂŁo, sua razĂŁo de existir. SĂŁo seus valores que lhe indicarĂŁo quando usar um dos artifĂcios apresentados acima - ou como buscar alternativas aos mesmos capazes de manter vocĂȘ no jogo das vendas.
Lembre-se de que a Ă©tica Ă© uma opção fundamentada no bem e na virtude. ConfĂșcio dizia que "nĂŁo sĂŁo os princĂpios que dĂŁo grandeza ao homem, mas Ă© o homem que dĂĄ grandeza aos princĂpios". Negocie produtos, negocie serviços,
mas nĂŁo negocie princĂpios. A menos que vocĂȘ consiga dormir o sono dos justos agindo assim...
* Tom Coelho Ă© educador, conferencista e escritor com artigos publicados em 17 paĂses. Ă autor de "Somos Maus Amantes - ReflexĂ”es sobre carreira, liderança e comportamento" (Flor de Liz, 2011), "Sete Vidas - LiçÔes para construir seu equilĂbrio pessoal e profissional" (Saraiva, 2008) e coautor de outras cinco obras. Contatos atravĂ©s do e-mail <mailto:tomcoelho@tomcoelho.com.br> tomcoelho@tomcoelho.com.br. Visite: <http://www.tomcoelho.com.br/> www.tomcoelho.com.br e <http://www.setevidas.com.br> www.setevidas.com.br.
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