FALANDO EM PROVOCAĂĂO
09/07/2009 -
FALOU NO FM? TĂ FALADO!
MĂSCARAS QUE PROTESTAM
English:
http://www.thedailystar.net/newDesign/print_news.php?nid=95724
http://www.oxfam.org/en/campaigns/g8-2009
Integrantes de ONG inglesa com mĂĄscaras dos lĂderes dos paĂses do G8 protestam, em Roma, contra o encontro; cena faz referĂȘncia ao imperador romano Nero, que tocava harpa enquanto Roma pegava fogo.
Fonte: Folha de S.Paulo - 07/07/09.
Oxfam - http://www.oxfam.org/en/campaigns/g8-2009
Leia mais:
http://noticias.digi.com.br/imagens/2009/07/06/c-pula-do-g8
http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI3860934-EI8142,00.html
ââEm casa de enforcado nĂŁo se fala em cordaââ
Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente, se recusando a falar sobre a crise do Senado durante uma visita Ă Casa para celebrar os 15 anos do Plano Real
Fonte: Ăpoca - Edição 582.
51° CONGRESSO DA UNE
O debate sobre o acesso ao Ensino Superior ganharĂĄ espaço privilegiado durante o 51Âș Congresso da UNE no 1Âș Encontro Nacional dos Estudantes do ProUni. O evento acontecerĂĄ nos dias 16 e 17 de julho, no Centro de ConvençÔes Ulisses GuimarĂŁes, localizado no eixo monumental, BrasĂlia, e contarĂĄ com a presença do Presidente da RepĂșblica, Luiz InĂĄcio Lula da Silva.
A participação do presidente no Congresso da UNE, que deve receber cerca de 10 mil participantes e jĂĄ Ă© tido como o maior e mais representativo em toda a histĂłria da entidade, se darĂĄ no dia 16, Ă s 11h, e o credenciamento de jornalistas para o evento serĂĄ diretamente com o credenciamento da PresidĂȘncia. AlĂ©m de abrir o encontro dos prounistas, o presidente Lula receberĂĄ dos bolsistas uma carta com reivindicaçÔes, levando em consideração as especificidades do programa nos estados.
O ProUni deu oportunidade para mais de 600 mil pessoas, desde 2005, ingressarem numa universidade, a partir de bolsas de estudos parciais e integrais. O programa Ă© avaliado pela UNE como um importante instrumento para o processo de inclusĂŁo social brasileiro. Todos podem participar do encontro. No dia 17, haverĂĄ tambĂ©m debates e discussĂ”es na Universidade de BrasĂlia (UnB).
Desde 2007, a entidade vem promovendo encontros estaduais com os prounistas para debater as normas e pensar propostas para aperfeiçoar o programa.
Deborah Moreira - Fonte: Carta Capital - 07/07/09.
Detalhes: http://www.une.org.br/congresso/
MENSAGENS DE NOSSOS LEITORES E COLABORADORES
"O Plano Real foi realmente, como vocĂȘs disseram, uma revolução na vida de todos os brasileiros. NĂŁo tenho saudades nenhuma da inflação. Abraços." FM: Sobre o Editorial "15 anos, realmente". Concordamos com vocĂȘ, realmente!!!
"Sinto vergonha, mas a obrigação Ă© de repassar e-mail como este. Desculpe-me: a justiça tarda mas nĂŁo falha... SerĂĄ? Tenho minhas dĂșvidas." FM: Gratos por sua mensagem. "O RemĂ©dio nĂŁo Ă© meu" estĂĄ na coluna "A Jente Herramos"...
"EstĂĄ no ar, no portal do MinistĂ©rio do Turismo, um link especial sobre a Copa do Mundo de 2014. No qual existe uma enquete âQual deve ser a cidade de abertura da Copa?â Convidamos todos a votarem em Belo Horizonte. Vamos nos unir e mostrar que estamos juntos fortalecendo a importĂąncia da Capital Mineira como cidade sede da Copa do Mundo de 2014. Acessem: http://www.copa2014.turismo.gov.br/copamtur/opencms/copa/. Na Enquete ao lado direito, no fim da pĂĄgina, tem um box para votação. Votem e divulguem!!! (Colaboração: Ricardo Lobenwein)" FM: O novo portal Ă© muito interessante. Participem!
"Prezados,
Estamos com 3 vagas e gostaria de solicitar a vocĂȘs a divulgação das mesmas entre seu network. Os interessados podem nos enviar currĂculo por email(informando vaga pretendida) ou pessoalmente na DIFERENCIAL RH, sala 1306 do EdifĂcio Benfica em ItaĂșna.
Agradeço pela ajuda!
Eliane S M Franco
1) Engenheiro de Processos Pleno- engenheiro metalĂșrgico com pelo menos 3 anos de experiĂȘncia em fundição de mĂ©dio ou grande porte. IndispensĂĄvel inglĂȘs ou francĂȘs intermediĂĄrio a avançado.
2) Gerente de RH - Profissional de nĂvel superior com pelo menos 3 anos de experiĂȘncia em coordenação da gestĂŁo de pessoas em empresas de mĂ©dio ou grande porte.
3) Gerente Industrial - Engenheiro com pelo menos 3 anos de experiĂȘncia em gerĂȘncia de produção em empresas de mĂ©dio ou grande porte.
Eliane Soares Mendes Franco
Diferencial Recursos Humanos
(37) 3241 1680
(Colaboração: A.M.B."
FM: As oportunidades aparecem. Boa sorte.
DITO E FEITO â âCHĂ DE CADEIRAâ
No impĂ©rio, era chique fazer os outros esperar. Como a pontualidade do brasileiro nĂŁo tem nada de britĂąnica, Ă© muito comum que fiquemos por um longo tempo esperando por alguĂ©m que estĂĄ atrasado. Nesses casos, dizemos que tomamos um âchĂĄ de cadeiraâ.
Nos tempos do ImpĂ©rio, muitos nobres se consideravam superiores aos reles mortais e acreditavam que esperar era trabalho para os sĂșditos. Quando alguĂ©m do povo queria uma audiĂȘncia, eles faziam questĂŁo de se atrasar bastante, para salientar que tinham privilĂ©gio para tanto. Enquanto a nobreza nĂŁo aparecia, os sĂșditos se sentavam em cadeiras e lhes era oferecido chĂĄ. Assim teria surgido a expressĂŁo.
LĂvia Lombardo - Fonte: Aventuras na HistĂłria â Edição 72 â Julho 2009.
PĂO VELHO E...
E Lula distribuindo camisinhas da seleção brasileira aos lĂderes do G8, reunidos na ItĂĄlia, contra o aquecimento global? E Lula cochichando ao ouvido e arrancando risadas de Sarkozy? Mas em que lĂngua? MistĂ©rio! Bush era o bandido, Obama Ă© o herĂłi do novo encontro. O problema agora sĂŁo os emergentes liderados pelo Brasil que nĂŁo querem reduzir a emissĂŁo de gases, o que comprometeria o crescimento. Justamente o argumento furado de Bush! Caro Lula, basta nĂŁo devastar a AmazĂŽnia!
... CIRCO POBRE
Preservar a AmazĂŽnia e a Mata AtlĂąntica nĂŁo atrapalharia em nada o crescimento do Brasil. Pelo contrĂĄrio. Outra coisa: se o governo deslocasse 10% da campanha contra o cigarro, obrigando o uso de filtros no escapamento de ĂŽnibus e caminhĂ”es, o paĂs contribuiria e muito com o clima e a saĂșde do mundo. Sem parar de crescer. Ă simples, quando se quer!
Paulo Navarro - Fonte: O Tempo - 11/07/09.
NINGUĂM SAI - O ESCAPISTA
Nova série mostra a arte de Jonathan Goodwin, PhD em fugir de apertos.
Escapista Ă© o sujeito que foge das armadilhas mais difĂceis. Provavelmente vocĂȘ nĂŁo encontrarĂĄ essa definição nos seus dicionĂĄrios, mas o fato Ă© que o britĂąnico Jonathan Goodwin inventou uma profissĂŁo. No programa "O Escapista", ele mostra como ganha o pĂŁo de cada dia saindo das mais complicadas situaçÔes, como estar amarrado a um barco a motor, pregado a uma porta, preso nos trilhos de um trem, enterrado vivo etc. Tem quem ache que tudo nĂŁo passa de ilusionismo. Pode ser. Fato Ă© que assistir ao cara sair das maiores enrascadas proporciona boa diversĂŁo.
Dia 17 de julho Ă s 22 horas no Discovery Channel.
Fonte: Monet - NĂșmero 76 - Julho 2009.
Detalhes:
http://dsc.discovery.com/tv/one-way-out/bio/jonathan-goodwin.html
O site de Jonathan Goodwin:
http://www.jonathanescapes.com/
VIZINHOS INCĂMODOS NO TRABALHO
DĂșvida. Alguns de seus colegas de trabalho o estĂŁo irritando. Ă vocĂȘ ou sĂŁo eles?
Resposta. Pode ser uma combinação dos dois, e a disposição fĂsica do seu escritĂłrio tambĂ©m pode influir. EscritĂłrios abertos -que intensificam os ruĂdos e as interrupçÔes dos outros- aumentam a irritação no local de trabalho, diz Jonathan Littman, coautor do livro "I Hate People" (Odeio gente).
Considere tambĂ©m que os locais de trabalho estĂŁo se tornando mais diversificados, e as pessoas tendem a ter hĂĄbitos, preferĂȘncias e sensibilidades completamente diferentes, diz Bruce M. Patton, vice-diretor do Projeto de Negociação de Harvard. Ă inevitĂĄvel que tudo isso interfira de maneiras que deixam as pessoas frustradas.
Em um local de trabalho "vocĂȘ coloca pessoas diferentes juntas; elas nĂŁo querem necessariamente estar lĂĄ e tĂȘm motivaçÔes diferentes", disse Robert I. Sutton, professor e psicĂłlogo organizacional na Universidade Stanford, na CalifĂłrnia.
DĂșvida. Como minimizar o impacto de colegas de trabalho que incomodam ao falar interminavelmente sobre seus problemas pessoais, conversar sem parar nas reuniĂ”es, estar constantemente atrasados, falar alto ao telefone ou comer coisas de cheiro forte em suas mesas?
Resposta. VocĂȘ poderia decidir isolar-se e queixar-se amargamente para seus parentes e amigos depois do trabalho, mas nĂŁo Ă© a melhor abordagem.
Se vocĂȘ nĂŁo conseguir falar com a pessoa que o incomoda, experimente criar uma estratĂ©gia, sugeriu Barbara Gray, professora e diretora do Centro para Pesquisa de Conflitos e Negociação na Universidade Penn State, EUA. Ela divide os incĂŽmodos em duas categorias: "os que vocĂȘ consegue suportar e os insuportĂĄveis".
Em um escritĂłrio aberto, disse Littman, vocĂȘ pode enviar "sinais ao mesmo tempo sutis e concretos para que as pessoas tenham menos chances de incomodĂĄ-lo". Por exemplo, pode criar uma "pseudoporta" no seu cubĂculo, bloqueando a entrada com uma cadeira para que ninguĂ©m o interrompa.
VocĂȘ tambĂ©m pode armar "alçapĂ”es" de fuga ao longo do dia para nĂŁo ficar constantemente exposto a irritaçÔes, disse Littman. Ăs vezes Ă© melhor cultivar a "arte do distanciamento emocional e da indiferença", disse Sutton. "NĂŁo deixe que aquilo atinja sua alma", ele acrescentou. "Ăs vezes vocĂȘ simplesmente precisa aprender a nĂŁo se incomodar."
DĂșvida. Ă muito difĂcil falar com alguĂ©m sobre seus hĂĄbitos irritantes. Como vocĂȘ decide se precisa conversar a respeito, e como começar?
Resposta. Talvez vocĂȘ precise falar com a pessoa quando a pessoa incĂŽmoda estĂĄ interferindo em seu trabalho, disse Gray. Seja tĂŁo neutro e idĂŽneo quanto possĂvel e compreenda que as pessoas podem estar totalmente inconscientes de que estĂŁo causando incĂŽmodo.
"Explique qual Ă© o comportamento e como ele o afeta", disse Gray. Pode ser alguma coisa do tipo: "Quando vocĂȘ me interrompe no meio de um pensamento, sinto-me incomodado porque nĂŁo sou capaz de contribuir plenamente para a reuniĂŁo". EntĂŁo vocĂȘ precisa ouvir o lado da outra pessoa, apontou a professora.
DĂșvida. Em que ponto se deve envolver o gerente?
Resposta. Se o comportamento for mais prejudicial que incÎmodo, ou se afetar muitas pessoas, talvez um chefe tenha de intervir. Sutton disse que conhece uma situação que envolve projetistas de chips que costumam incomodar muito os colegas e que se recusam a cooperar no ambiente de trabalho. Afinal, ele disse, a direção decidiu que seria melhor "passar-lhes as instruçÔes por baixo da porta e sair correndo".
Phyllis Korkki â Consultor de Carreiras - Fonte: Folha de S.Paulo â 06/07/09.
O VALOR DA COMUNICAĂĂO
Hå uma relação direta entre o desenvolvimento das pessoas e o crescimento das empresas onde estas pessoas trabalham. Uma coisa não acontece sem a outra.
Ă o desenvolvimento das pessoas que impulsiona o crescimento das empresas e Ă© o crescimento das empresas que estimula o desenvolvimento das pessoas.
Esta associação, entretanto, sĂł ocorre de forma eficaz quando hĂĄ alinhamento entre lĂderes e liderados -nos planos cultural, estratĂ©gico, moral e psicolĂłgico.
O alinhamento cultural Ă© o compartilhamento de crenças e valores e o domĂnio de uma linguagem comum, que confere Ă empresa unidade de pensamento e de ação.
O alinhamento estratĂ©gico dĂĄ a todos clareza quanto ao rumo a seguir e assegura a lĂderes e liderados uma visĂŁo do futuro.
O alinhamento moral e psicolĂłgico resulta do acordo entre aqueles que tĂȘm em comum o propĂłsito de servir e permite o exercĂcioda intuição e da coragem por quem tem que tomar decisĂ”es sem supervisĂŁo, como se sob supervisĂŁoestivesse.
A condição para que isso aconteça é a pråtica permanente da comunicação em todos os ùmbitos. Dentre as tantas definiçÔes de comunicação, a que mais me agrada é a que diz que comunicar é influenciar e ser influenciado na busca do que é o certo.
Ou seja: comunicação é via de mão dupla e se då pelo diålogo direto pessoa a pessoa. O que se escreve nas atas e nos contratos é a ratificação do que ficou estabelecido na conversa.
A palavra falada serve para o conhecimento entre as pessoas, oalinhamento e a criação de relaçÔes de confiança entre lĂder e liderado e para que se chegue ao mais importante na tomada de umadecisĂŁo, que Ă© o como e o porquĂȘ a decisĂŁo se deu.
A tecnologia da informação trouxe para as empresas meios que proporcionaram muitos ganhos em produtividade. Mas se a internet permite que mensagens sejam transmitidas em tempo real para qualquer lugar do mundo, agilizando processos, ela impĂ”e tambĂ©m o desafio de se buscar a dosagem certa de seu uso -porque o e-mail nĂŁo deve ser o refĂșgio de quem prefere fugir do confronto de ideias na base do olho no olho.
Comunicação é mais que informação. A informação subsidia, atualiza, nivela conhecimento. A comunicação sela pactos e educa.
Nas empresas, a educação das pessoas serĂĄ sempre fruto da prĂĄtica da pedagogia da presença, o que significa que o lĂder deve oferecer a seu liderado tempo, presença, experiĂȘncia e exemplos -comunicar-se, enfim, com vistas ao crescimento de ambos, tarefa impossĂvel de ser bem feita somente Ă base de recados pela internet.
EmĂlio Odebrecht - Fonte: Folha de S.Paulo - 05/07/09.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php