O SHOW DOS "VERDADEIROS" REIS DA LOGĂSTICA CONTINUA XIV...
10/04/2008 -
FORMANDOS & FORMADOS
LOGĂSTICA DO DESCOBRIMENTO
English - History / The Discovery of Brazil
http://www.terravistabrasil.com.br/english/historia_descobrimento.asp
Réplica da caravela portuguesa Anunciação, instalada hå cerca de 36 anos na Lagoa do Taquaral, afundou dois metros.
Saiba mais:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u383646.shtml
Fonte: Folha Online - 19/03/2008.
Leia mais sobre o descobrimento do Brasil:
http://www.historiadobrasil.net/descobrimento/
CĂLCULO DE ĂREA - Andar de lado Ă© opção de mudança profissional
Se, no meio da trilha de sua carreira, o profissional perceber que aquele nĂŁo Ă© mais o trajeto que quer percorrer, a saĂda poderĂĄ ser o caminho ao lado.
A chamada migração lateral ocorre quando se Ă© transferido para outro setor, ocupando um cargo do mesmo nĂvel hierĂĄrquico que o posto anterior. Assim, Ă© preciso ter paciĂȘncia para retomar a rota de crescimento da carreira.
Insatisfação, oportunidade de conhecer outros departamentos e chance de enfrentar novos desafios podem ser motivadores para que um funcionårio queira mudar de årea dentro da empresa.
Ă preciso, porĂ©m, tempo atĂ© se obter experiĂȘncia para ocupar um posto de destaque, principalmente se a ĂĄrea for muito distinta da atual, diz Denise Barreto, sĂłcia-diretora da consultoria GNext Talent Search.
"Mas nĂŁo hĂĄ necessidade de dar um passo atrĂĄs", observa.
Ao buscar esse nĂvel paralelo, normalmente nĂŁo hĂĄ aumento salarial, diz Barreto.
Rotação: Especialistas consultados pela Folha dizem que a pråtica de migração lateral de årea existe, mas não é tão usual entre empresas no Brasil.
Contudo, hå firmas que incentivam a mudança periódica de setor -o "job rotation"-, para que o empregado tenha uma visão geral do negócio.
"Se o profissional quer mudar, deve identificar oportunidades dentro da empresa", aconselha Fernando Mantovani, gerente da empresa de recrutamento Robert Half.
Cristiano Dias, 29, participou do programa de movimentação interna da Claro. Desde janeiro, Ă© analista sĂȘnior de serviços de valor agregado.
Engenheiro da computação, ele tinha antes o mesmo cargo, mas na ĂĄrea de tecnologia da informação. "PossuĂa o conhecimento tĂ©cnico de produtos. Agora, estou tendo o conhecimento de negĂłcios."
Sinalização: Gerente de marketing da Unilever, Roberta Sant'Anna, 30, sempre soube que esse seria o campo em que gostaria de atuar. "Mas, antes de ir para lĂĄ, eu precisava ter experiĂȘncia em outras ĂĄreas, para de fato me transformar numa profissional de marketing", considera.
Antes da mudança, Sant'Anna foi gerente de "trade marketing". Passando por vĂĄrios setores de vendas, ela nunca deixou de sinalizar para a chefia qual era a sua ĂĄrea de preferĂȘncia.
Ainda que a companhia nĂŁo tenha uma polĂtica sobre mudança de ĂĄrea, o profissional pode tentar conversar com o gestor de seu setor sobre a possibilidade e os motivos da transferĂȘncia.
"Ele deve verificar se existem casos similares para entender se isso faz parte da cultura da empresa, ainda que informalmente", aconselha MaurĂcio Miranda, gerente da ĂĄrea de consultoria em gestĂŁo de capital humano da Deloitte. (IG)
Fonte: Folha de S.Paulo - 06/04/08.
Sites relacionados ao assunto:
http://www.deloitte.com.br/
http://www.gnext.com.br/
BIBLIOTECA
Liderança Inovadora
JOHN P. KOTTER E OUTROS
Editora: Campus; Quanto: R$ 44,90 (172 pĂĄgs.)
A coleção "HBR Compacta" recebe trĂȘs novos tĂtulos, que compilam traduçÔes de artigos da publicação "Harvard Business Review". AlĂ©m do volume intitulado "Liderança Inovadora", que se abre com um artigo de John P. Kotter, sĂŁo publicadas as obras "DecisĂ”es Mais Inteligentes" e "Rumo Ă Liderança".
http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&ProdId=21346892&ST=SE
Quem Ă Promovido,
Quem NĂŁo Ă e Por QuĂȘ
DONALD ASHER
Editora: Gente; Quanto: R$ 29,90 (208 pĂĄgs.)
Lançamento previsto para maio que visa a analisar as fĂłrmulas que determinam os bons resultados de quem recebe uma promoção. Asher, autor americano, afirma que identificar esse padrĂŁo pode ser Ăștil na administração estratĂ©gica das carreiras de profissionais ambiciosos.
Construir Confiança
ADELA CORTINA (ORG.)
Editora: Loyola; Quanto: R$ 31 (224 pĂĄgs.)
ColetĂąnea de textos acadĂȘmicos compilados pela catedrĂĄtica espanhola Adela Cortina sobre a Ă©tica da empresa na sociedade da informação e das comunicaçÔes. Tem como objetivo refletir sobre os desafios enfrentados pelas empresas diante da globalização e das mudanças nas relaçÔes sociais.
O Rumo do BarĂŁo
VICKY THERESE DAVIS, WILLIAM R. PATTERSON E D. MARQUES PATTON
Editora: Senac SĂŁo Paulo; Quanto:
R$ 30 (240 pĂĄgs.) Relato de ficção sobre trĂȘs jovens que procuram um homem rico, o BarĂŁo, para descobrir os segredos de seu sucesso. A histĂłria narra os altos e baixos do empreendedor, desde os triunfos brilhantes atĂ© as derrotas absolutas, e explora o caminho das pedras dos negĂłcios.
Fonte: Folha de S.Paulo - 06/04/08.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php