CRIATIVIDADE NO MARKETING
02/12/2010 -
NOSSOS COLUNISTAS
PROPAGANDAS / CAMPANHAS INTELIGENTES (350 EARTH / TERRA 350)
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Arte pĂșblica grande o suficiente para ser vista do espaço se espalhou por 18 regiĂ”es do mundo. O projeto "350 Earth" (Terra 350) chamou a atenção para a necessidade de redução das emissĂ”es de diĂłxido de carbono.
As manifestaçÔes artĂsticas foram idealizadas para serem fotografadas por um satĂ©lite a 644 quilĂŽmetros de distĂąncia do planeta.
O nome "350 Earth" refere-se ao nĂșmero de partes por milhĂŁo que muitos cientistas concordam em estabelecer como o nĂvel mĂĄximo aceitĂĄvel de diĂłxido de carbono na atmosfera.
Atualmente, esse nĂvel estĂĄ em torno das 390 partes por milhĂŁo. As ideias para o espetĂĄculo foram dadas por artistas de vĂĄrias partes do mundo, incluindo o Brasil.
Fonte: http://www.uol.com.br/ - 30/11/10.
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PROFESSOR TOM COELHO
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Metamorfose Ambulante
*por Tom Coelho
âSe hoje eu sou estrela amanhĂŁ jĂĄ se apagou.
Se hoje eu te odeio amanhĂŁ lhe tenho amor.â
(Raul Seixas)
Foram necessĂĄrios dezoito sĂ©culos para que a teoria geocĂȘntrica, segundo a qual a Terra era o centro do Universo, formulada por AristĂłteles, desse passagem para o modelo heliocĂȘntrico de Nicolau CopĂ©rnico, com os planetas girando ao redor do Sol.
Com todo seu conhecimento e reputação, o mesmo CopĂ©rnico, que defendia a Ăłrbita circular dos planetas, teve sua tese desfeita em 1609 por Kepler, que demonstrou serem as Ăłrbitas elĂpticas.
A histĂłria da humanidade Ă© repleta de passagens como estas. SĂŁo os chamados paradigmas, que designam modelos cientĂficos aceitos por longo perĂodo e que determinam todo o desenvolvimento posterior das pesquisas e das idĂ©ias.
Na vida em sociedade, somos igualmente regidos por modelos, padrÔes, normas, regras, leis. E a inclusão social demanda acatå-los todos. E adaptar-se.
A desobediĂȘncia Ă Constituição torna-nos infratores, criminosos que devem ser punidos. A inobservĂąncia Ă s tendĂȘncias da moda torna-nos excĂȘntricos, seres abjetos que devem ser renegados.
Estamos produzindo pessoas comoditizadas, que nĂŁo pensam, nĂŁo refletem, nĂŁo elaboram, nĂŁo opinam. Pessoas sem identidade, ou melhor, com a mesma identidade de todas as demais. Pessoas enquadradas, presas a um plano bidimensional. A clonagem chegou ao cĂ©rebro antes do corpo fĂsico.
Lidere, Siga ou Saia da Frente
A teoria evolucionista de Charles Darwin baseava-se nos seguintes fatos: os seres vivos reproduzem-se em progressĂŁo geomĂ©trica, mas como o nĂșmero de indivĂduos de cada espĂ©cie tende a permanecer relativamente constante, significa que hĂĄ uma luta pela vida na qual sagra-se vencedor o mais adaptado ao meio-ambiente.
Quando olho para o mundo corporativo de hoje enxergo com nitidez a aplicação da tese darwiniana. O nĂșmero de trabalhadores multiplica-se exponencialmente, mas como a quantidade de empregos tende a permanecer estĂĄvel, ou atĂ© a se reduzir, identificamos uma luta pela inserção profissional, na qual conquista a vaga nĂŁo o melhor, mas o mais adaptado ao meio-empresa.
O mais adaptado pode sĂȘ-lo porque foi indicado por alguĂ©m influente, porque estruturou bem seu currĂculo, porque se comportou adequadamente na dinĂąmica de grupo, porque deu as respostas precisas Ă s velhas questĂ”es formuladas durante a entrevista, porque durante todo o processo usou roupas com o corte certo e o perfume na quantidade necessĂĄria.
O mais adaptado pode nĂŁo ser o melhor tecnicamente, o mais preparado ou o mais competente. Foi apenas o mais flexĂvel, dentro de sua mediocridade e de sua hipocrisia calculadas. Importa que ele foi o vencedor...
Se vocĂȘ tem personalidade suficientemente forte, pode ingressar no âsistemaâ com base no modelo descrito acima. Para tanto, terĂĄ que declinar momentaneamente de algumas de suas idĂ©ias para, num segundo estĂĄgio, trazĂȘ-las Ă tona, buscando influenciar os que o cercam. Primeiro vocĂȘ se adapta ou denota ter-se adaptado. Depois, propĂ”e um novo modelo e o conduz. Assim sĂŁo forjados os lĂderes corporativos de hoje.
Mas este pode nĂŁo ser o seu perfil, de modo que vocĂȘ, uma vez adaptado, assim permanecerĂĄ. Assim Ă© a maioria. Assim sĂŁo os liderados.
HĂĄ evidentemente a classe daqueles que nĂŁo se adaptam, nem para liderar, nem para serem liderados. Estes sĂŁo os negligenciados.
Idéias e Ideais
HĂĄ uma distinção entre idĂ©ias e ideais. NĂŁo precisamos ficar presos aos mesmos argumentos quando outros, mais convincentes, nos visitam. Ă© preciso praticar a flexibilidade. Keynes dizia: âQuando mudam os acontecimentos, mudo de idĂ©iaâ. Mas nĂŁo se deve mudar de opiniĂŁo se nĂŁo se pode mudar tambĂ©m a conduta.
JĂĄ princĂpios sĂŁo inegociĂĄveis. Foi a luta pelo ideal de liberdade da EscĂłcia que fez com que William Wallace preferisse sua execução a jurar lealdade Ă Inglaterra, como bem retrata o filme âCoração Valenteâ, estrelado por Mel Gibson.
Como exemplo desta metamorfose ambulante que somos, nada melhor que o prĂłprio amor e suas idiossincrasias. A tĂȘnue linha que separa amor e Ăłdio, atenção e indiferença, carinho e omissĂŁo.
Garcia Marques nos ensinou que amamos outra pessoa nĂŁo por quem ela Ă©, mas por quem nos tornamos na sua presença. âAmarâ, disse MĂĄrio Quintana, âĂ© mudar a alma de casaâ.
Muitos sĂŁo os lares que a vida nos reserva...
09/02/2004 - Tom Coelho Ă© educador, conferencista e escritor com artigos publicados em 15 paĂses. Ă autor de âSete Vidas â LiçÔes para construir seu equilĂbrio pessoal e profissionalâ, pela Editora Saraiva, e coautor de outros quatro livros.
Contatos através do e-mail tomcoelho@tomcoelho.com.br.
Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site www.tomcoelho.com.br e comunicada sua utilização através do e-mail talento@tomcoelho.com.br
ADM. MARIZETE FURBINO
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ImportĂąncia de um bom planejamento em EAD.
Por Adm. Marizete Furbino
"O planejamento não é uma tentativa de predizer o que vai acontecer. O planejamento é um instrumento para raciocinar agora, sobre que trabalhos e açÔes serão necessårios hoje, para merecermos um futuro. O produto final do planejamento não é a informação: é sempre o trabalho." ( Peter Drucker)
Dentro de uma modalidade de ensino somente presencial que prevaleceu por muitos e muitos anos, a EAD - Ensino de Educação a Distùncia vem revolucionar e redesenhar uma nova forma de aprender e de ensinar, pois neste ensino o aluno, além de ser o próprio ator do processo ensino-aprendizagem, serå o gestor de seu estudo. à ele quem irå gerenciar todo o seu estudo; assim, torna-se de fundamental importùncia pensar e repensar neste assunto ao realizar o seu planejamento.
Pensar no planejamento significa pensar, repensar e reavaliar os recursos humanos e não-humanos envolvidos em todo o processo, bem como repensar todo o processo ensino-aprendizagem de forma séria, avaliando toda a proposta pedagógica e igualmente a atuação dos tutores envolvidos no processo. Faz parte ainda da proposta, toda fundamentação teórica e materiais didåticos existentes em cada curso, objetivos, a metodologia usada, os custos envolvidos, redirecionando todo o processo de ensino, verificando a questão da acessibilidade, dos recursos tecnológicos existentes, procurando incluir todos os recursos tecnológicos da Web, além de repensar e reavaliar todo o processo de avaliação do educando e do próprio curso.
Ciente da importĂąncia do papel do tutor torna-se de vital importĂąncia conhecer e avaliar nĂŁo somente o perfil dos educandos, mas conhecer e avaliar de forma sistĂȘmica os profissionais que irĂŁo atuar, uma vez que Ă© de suma importĂąncia que estes esbanjem competĂȘncia para intermediar todo o processo de ensino-aprendizagem, pois eles serĂŁo os pilares de todo o processo. Ainda, deverĂŁo ser capazes de interagir com os educandos, conduzindo-os Ă motivação e os levando de fato a buscarem mais e mais conhecimentos, sendo verdadeiros parceiros, somando forças, habilidades, conhecimentos e talentos, enfim, sendo capazes de obter mais do que o sucesso esperado.
A partir das consideraçÔes apresentadas Ă© preciso conscientizar que, para se alcançar ĂȘxito em qualquer ação tanto na vida pessoal quanto na vida profissional e organizacional, Ă© de extrema importĂąncia planejar. O planejamento Ă© que irĂĄ nortear todo o processo ensino-aprendizagem, uma vez que, a partir dos objetivos e metas que se deseja alcançar, irĂĄ prever açÔes, dando rumo em como caminhar, traçando estratĂ©gias a serem adotadas e qual o verdadeiro caminho a seguir, trabalhando os conteĂșdos de forma cuidadosa, selecionando metodologias pertinentes e mais adequadas a cada conteĂșdo estudado, garantindo dessa forma maior probabilidade de acerto e de alcançar eficiĂȘncia e eficĂĄcia no que se propĂ”e a fazer.
Outrossim, cabe ressaltar que, alĂ©m de planejar, deve-se ter o cuidado de desenvolver as atividades em conformidade com o planejado, revendo e monitorando todas as açÔes de forma sistĂȘmica e contĂnua, nĂŁo se esquecendo de avaliar, reavaliar, repensar e realizar possĂveis correçÔes que se fizerem necessĂĄrias durante todo o processo, desenvolvendo açÔes em tempo hĂĄbil para que se consiga alcançar resultados alĂ©m do esperado.
Observa-se, portanto, que é necessårio repensar todo o processo ensino-aprendizagem com uma visão mais ampliada, tendo a capacidade de enxergar, detectar e transformar os pontos fracos existentes em fortes, bem como toda ameaça que porventura surgir, em oportunidade. Nessa vertente, além de alcançar excelente resultado, procure disseminar que esta pråtica de ensino pode ser uma ferramenta de extremo valor se desenvolvida com muito cuidado e seriedade nas açÔes, responsabilidade, envolvimento e comprometimento.
Ante o exposto, Ă© de suma importĂąncia que haja durante todo o processo uma interação, integração e inter-relação entre educandos, e tutores. Ă dessa forma que o processo ensino-aprendizagem terĂĄ uma proposta pedagĂłgica contextualizada, proposta esta que leve em consideração a realidade dos educandos e que nortearĂĄ todo o processo, servindo de âbĂșssolaâ no que tange Ă elaboração do planejamento.
Vislumbre-se, pois, que a EAD corrobore não somente para a construção de um processo ensino-aprendizagem com qualidade, mas, corrobore para formar grandes profissionais, profissionais estes que façam a diferença, não sendo apenas mais alguns no mercado. Devem também eles ser capazes de pensar, repensar, desnudar e transformar a realidade em que vivem, sobressaindo, desenvolvendo e crescendo através do curso que fizeram.
Em razĂŁo disso, o papel do tutor no ensino de educação Ă distĂąncia, alĂ©m de mediador, apoiador e facilitador do processo ensino-aprendizagem, deverĂĄ ser o de um exĂmio incentivador, assegurando dessa forma a participação de todos os envolvidos e assim, alĂ©m de eliminar riscos de evasĂŁo, contribuirĂĄ para que todo o processo seja realizado de forma prazerosa, o que conduzirĂĄ a um maior comprometimento de todos, tanto do tutor quanto do educando.
Em conclusĂŁo, o ensino de educação Ă distĂąncia âdescortinaâ o acesso ao conhecimento, permitindo a todas as pessoas que, por algum motivo, nĂŁo podem frequentar a escola tradicional e possuem o desejo de desenvolver e de crescer profissionalmente, realizando o seu sonho de estudar e/ou de continuar os estudos, enriquecendo seus conhecimentos e galgando um espaço melhor no mercado, conseguindo enfrentar obstĂĄculos e desafios e a permanecer por um perĂodo de tempo maior neste mercado de acirrada competitividade, atravĂ©s da qualidade do ensino adquirido.
20/12/2008 - Marizete Furbino, com formação em Pedagogia e Administração pela UNILESTE-MG, especialização em Empreendedorismo, Marketing e Finanças pelo UNILESTE-MG. à Administradora, Consultora de Empresa e Professora Universitåria no Vale do Aço/MG.
Contatos através do e-mail: marizetefurbino@yahoo.com.br
Reprodução autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado a autora e o site www.marizetefurbino.com e comunicada sua utilização através do e-mail marizetefurbino@yahoo.com.br
PROFESSOR X
DO OIAPOQUE AO CHUĂ
Sete milhĂ”es de alunos da rede pĂșblica participaram, neste ano, de um concurso de redaçÔes escolares organizado pelo MEC e pela Fundação ItaĂș.
Depois de muitas eliminatĂłrias, sobraram cerca de 150 textos. Fui um dos membros do jĂșri na etapa final, tendo de selecionar os cinco vencedores em cada categoria (poema, crĂŽnica, artigo de opiniĂŁo e memĂłrias literĂĄrias).
As redaçÔes que li foram espantosas. No bom sentido; no melhor sentido possĂvel.
O portuguĂȘs era 99% correto. Fora algumas distraçÔes, atĂ© os erros eram testemunha de que o aluno estava familiarizado com a norma culta. Exemplo clĂĄssico, o da "ascenção", com cedilha em vez de "s". Trata-se de erro que sĂł se aprende nos livros.
Passei anos dando aulas de jornalismo numa faculdade conhecida aqui em SĂŁo Paulo, e conto nos dedos os alunos que sabiam aplicar as regras da crase.
Outro mistĂ©rio da lĂngua Ă© o uso do "cujo". Foge-se da palavra como se fosse o prĂłprio capeta.
Pois bem, esses alunos de 13, 14, 17 anos, no måximo, tinham perfeita noção dos recursos que a gramåtica oferece aos interessados.
Claro que os textos passaram por oficinas e revisÔes em classe. Digo que me espantariam pela qualidade do mesmo jeito, se tivessem sido escritos pelos professores -de cujos conhecimentos (epa!) eu costumava desconfiar um bocado.
Os concorrentes vinham dos lugares mais improvĂĄveis. A cidade de Formiga, em Minas Gerais, era das poucas de que jĂĄ tinha ouvido falar.
Vitória do Xingu (PA), Carrapateira (PB), Nova Alvorada do Sul (MS), Vila Paixão (ES): em cada lugar desses, hå um adolescente escrevendo coisa com coisa, citando Clarice Lispector (1920-1977) ou Carlos Drummond (1902-1987), pesando os prós e os contras da colheita mecanizada na lavoura do café ou analisando o impacto da construção de uma barragem.
Nas crÎnicas, nos artigos de opinião e nos registros do passado feitos por meio de entrevistas com idosos, tem-se um vislumbre da realidade brasileira. Cidades que se formam em poucos anos e se dedicam à exportação de mexerica. Crianças que, depois de estudar, ajudam na colheita do chuchu. Economias formadas graças à exploração do xisto betuminoso.
Os relatos dos mais velhos, reproduzidos pelas crianças, tendem a assinalar o progresso material. A chegada da primeira televisão numa casa de sapé no Amazonas, a luz elétrica no sertão maranhense, a primeira viagem de trem.
Nos artigos de opiniĂŁo, vĂȘ-se de que maneira a perspectiva da nova geração se modificou. O projeto desenvolvimentista clĂĄssico, que bem ou mal unificou ideologicamente o paĂs durante boa parte do sĂ©culo 20, jĂĄ nĂŁo produz empolgação.
A mentalidade ecolĂłgica, mesmo nas menores cidades, predomina; hĂĄ pequenas Marinas Silvas em qualquer escola.
Talvez nĂŁo haja novos Gracilianos ou Clarices nos textos que li. Os clichĂȘs mais batidos, os "regatos de ĂĄguas lĂmpidas", as "revoadas de pĂĄssaros ao crepĂșsculo", nĂŁo correm risco de extinção.
Do Oiapoque ao ChuĂ, para celebrar esse lindo clichĂȘ tambĂ©m, esses alunos estĂŁo aprendendo a mesma coisa e vĂŁo sendo familiarizados com o padrĂŁo que toda escola deve transmitir.
Para a realização das OlimpĂadas, houve minucioso treinamento dos professores. Prova disso Ă© que as exigĂȘncias de cada gĂȘnero literĂĄrio foram seguidas Ă risca em todos os lugares. A crĂŽnica de um menino catarinense era indiscutivelmente uma crĂŽnica, assim como era crĂŽnica o texto da aluna do Acre.
A uniformidade dos textos e o nĂșmero de clichĂȘs atestaram, para mim, a presença de um esforço das escolas e dos professores, mais do que do acaso ingovernĂĄvel de algum talento individual.
Cidades pequenas: qual o segredo delas? Dois, a meu ver. O primeiro Ă© que sĂŁo mais mobilizĂĄveis para projetos desse tipo.
O segundo, menos auspicioso, Ă© que lĂĄ o ensino pĂșblico provavelmente nĂŁo concorre com escolas particulares: crianças de famĂlias mais instruĂdas estudam ao lado das paupĂ©rrimas, e talvez seja esse um fator a ajudar o sucesso das primeiras na competição.
Mas escrevo isso sĂł para nĂŁo cair num otimismo exagerado. LĂłgico que, na mĂ©dia, tudo continua mal. MalĂssimo. Mas nĂŁo tudo, nem todos: ainda hĂĄ quem fale de regatos lĂmpidos e de revoadas de pĂĄssaros. E alunos pondo suas crases e seus cujos no lugar certo.
Marcelo Coelho - Fonte: Folha de S.Paulo - 01/12/10.
PROFESSORA PASQUALINA
PRĂMIO SESC DE LITERATURA
As inscriçÔes para a edição 2010/2011 do PrĂȘmio SESC de Literatura estĂŁo encerradas. Esse ano, o concurso recebeu mais de 1000 obras, nas categorias Conto e Romance. Agora, os trabalhos serĂŁo encaminhados Ă s subcomissĂ”es julgadoras e, os selecionados nessa etapa irĂŁo para as comissĂ”es finais.
A previsĂŁo para o anĂșncio do resultado final do PrĂȘmio SESC 2010 Ă© março de 2011.
Acompanhe pelo site outras notĂcias do PrĂȘmio SESC e de atividades desenvolvidas na ĂĄrea de literatura em todo o paĂs.
Mais detalhes:
http://www.sesc.com.br/premiosesc/index.html
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php