ORIGEM RAPIDINHA
22/10/2009 -
RAPIDINHAS
24 DE NOVEMBRO DE 1859 - A ORIGEM DAS ESPĂCIES
English:
http://www.history.com/this-day-in-history.do?action=Landing&id=7091
O livro "Sobre a Origem das EspĂ©cies por Meio da Seleção Natural", mais conhecido como "A Origem das EspĂ©cies", do inglĂȘs Charles Darwin, Ă© publicado e vende todas as 1.250 cĂłpias no primeiro dia de lançamento. Nele, o autor descreve sua teoria de evolução por seleção natural, desenvolvida apĂłs uma viagem ao redor do mundo.
livro: "Darwin Autobiografia - 1809-1882, Charlos Darwin, Contraponto, 2000". Escrita pelo prĂłprio Charles Darwin em 1876, mostra um homem simples e determinado.
Fonte: Aventuras na História (http://www.aventurasnahistoria.com.br) - Edição 76.
MEIO AMBIENTE - FILTRO ANTI-CO2
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a empresa de soluçÔes tecnolĂłgicas Amatech desenvolveram e pretendem comercializar um novo sistema de filtros que poderĂĄ colaborar para a redução da emissĂŁo de diĂłxido de carbono na atmosfera. Projetada para ser instalada em sistemas de exaustĂŁo de chaminĂ©s industriais, a invenção â baseada na captura de molĂ©culas poluentes por esferas cerĂąmicas â promete reduzir em atĂ© 40% o volume de CO2 emitido. âAlĂ©m de reduzir a poluição, as esferas poderĂŁo ser recicladas e usadas atĂ© dez vezesâ, anotam os pesquisadores Geraldo Lima e Jadson Belchior, ambos do Departamento de QuĂmica da UFMG, responsĂĄveis pelo projeto.
Mais Valia - André Siqueira - Fonte: Carta Capital - Edição 568.
Mais detalhes: http://www.ufmg.br/online/arquivos/013325.shtml
Departamento de QuĂmica da UFMG - http://www.qui.ufmg.br/
ACRE â FESTA NA FLORESTA
Entre os prĂłximos dias 25 e 30, o Acre estarĂĄ em festa. Nesses dias, serĂĄ realizado o VII Festival Yawa na Aldeia Nova Esperança. Trata-se de uma festa para celebração da cultura indĂgena, que fortalece a identidade do povo YawanawĂĄ. O evento, aberto aos visitantes desde 2008, conta com arte, danças, cantos, jogos e brincadeiras, alĂ©m de proporcionar um contato direto com a natureza e cultura locais. Para mais informaçÔes sobre o evento, basta acessar o endereço eletrĂŽnico http://www.maanaim-amazonia.com/.
Pelo Mundo - Fonte: O Tempo â 20/10/09.
WEBCĂMARA
A partir de agora todas as reuniĂ”es de comissĂ”es da CĂąmara dos Deputados poderĂŁo ser acompanhadas ao vivo atravĂ©s da internet. A Casa lançou o serviço âWebcamaraâ e, apĂłs as transmissĂ”es, deixarĂĄ os vĂdeos armazenados na pĂĄgina durante 30 dias. O presidente da Casa, Michel Temer, comemorou a novidade e afirmou que âmuitas vezes a imagem do plenĂĄrio vazio provoca a falsa impressĂŁo de que os parlamentares nĂŁo estĂŁo trabalhando, quando muitos deles estĂŁo nas comissĂ”esâ.
Aparte - Fonte: O Tempo â 22/10/09.
Para acessar a WebCĂąmara: http://www2.camara.gov.br/
UMA EM CADA CINCO CRIANĂAS NĂO Ă VACINADA
A Organização Mundial da SaĂșde (OMS) revelou ontem que nunca antes houve um registro maior de crianças vacinadas no mundo, mas, mesmo assim, uma criança em cada cinco - a maioria em paĂses pobres - ainda nĂŁo recebe vacinas. No ano passado, 106 milhĂ”es de crianças foram vacinadas contra doenças como sarampo, tĂ©tano e difteria. Trata-se do maior nĂșmero jĂĄ registrado pela entidade. PorĂ©m, 24 milhĂ”es de crianças ainda nĂŁo tĂȘm acesso Ă imunização.
Interessa â Etc â Fonte: O Tempo â 22/10/09.
OMS - http://www.who.int/en/
GOOGLE TRANSLATOR TOOLKIT
285 novos idiomas foram acrescentados Ă ferramenta Google Translator Toolkit (translate.google.com/toolkit). Um deles Ă© o persa, falado no IrĂŁ e no AfeganistĂŁo. Com isso, o total de lĂnguas para as quais serĂĄ possĂvel fazer traduçÔes gratuitas chega a 345.
tec-tec-tec - Fonte: Folha de S.Paulo â 21/10/09.
SAIU A NOVA DA LADY GAGA!
Depois de "se bater" com a Madonna num programa de TV americano, Lady Gaga lançou na semana passada uma nova mĂșsica em desfile de moda, em Paris. Ouça "Bad Romance" (e veja as roupas que ela deve usar logo mais) em http://www.youtube.com/watch?v=j0oo4xLJ8K4.
Fonte: Folha de S.Paulo â 19/10/09.
PRIMOGĂNITOS SĂO MAIS INTELIGENTES
Pesquisadores da Universidade de Oslo testaram o QI de 250 mil homens e chegaram a esta conclusĂŁo: o filho mais velho sempre Ă© o mais inteligente de uma famĂlia - com QI 3 a 5% maior que o dos irmĂŁos. Segundo os cientistas, isso acontece porque o primogĂȘnito recebe mais atenção exclusiva dos pais.
CiĂȘncia Maluca (http://super.abril.com.br/blogs/cienciamaluca/) - Fonte: Super Interessante - Edição 270.
Universidade de Oslo - http://www.uio.no/english/
DICAS SOBRE MEMĂRIA
O Hospital Santa Catarina realiza no dia 29/10, Ă s 14h, palestra sobre problemas de memĂłria na terceira idade. AlĂ©m de dicas, serĂŁo abordados temas como Alzheimer, Parkinson e esclerose mĂșltipla. InscriçÔes: 0/xx/11/3016-4269.
Fonte: Folha de S.Paulo â 22/10/09.
Detalhes: http://www.hsc.org.br/site/portal_hsc/pt/imprensa/ultimas_noticias/ultimas_noticias_detalhes_7687.aspx
QUEBRA-CABEĂA
Um quebra-cabeça com um paraquedista deslizando pelo céu azul. Parece bobo, mas vicia. E a internet serve pra alguma coisa melhor do que, de vez em quando, não pensar em nada?
Vale conferir: http://www.brl.ntt.co.jp/people/hara/fly.swf.
Fonte: Folha de S.Paulo â 19/10/09.
COMPORTAMENTO â UM BRINDE Ă FELICIDADE
Os benefĂcios do consumo moderado de ĂĄlcool para a saĂșde do coração, o controle do stress e, enfim, para uma vida mais longeva vĂȘm sendo repetidos Ă exaustĂŁo desde a dĂ©cada de 70. Ă lista das benesses oferecidas por alguns goles de vinho no almoço ou uma dose de uĂsque depois de um dia exaustivo de trabalho, pesquisadores da Universidade de CiĂȘncia e Tecnologia da Noruega acabam de incluir um novo item: a incidĂȘncia de depressĂŁo Ă© menor entre homens e mulheres que bebem com parcimĂŽnia. Publicado na revista cientĂfica Addiction, o trabalho avaliou os hĂĄbitos alcoĂłlicos de 38 000 pessoas durante duas semanas. Em seguida, fez-se o cruzamento dessas informaçÔes com a incidĂȘncia de sintomas depressivos naquele mesmo grupo de pessoas. A conclusĂŁo foi que a probabilidade de alguĂ©m que nunca bebe nada sofrer de depressĂŁo Ă© 50% maior do que a de alguĂ©m que bebe com moderação.
As investigaçÔes sobre os benefĂcios da bebida para a saĂșde da mente sĂŁo rarĂssimas â ao contrĂĄrio dos estudos sobre os efeitos deletĂ©rios do uso abusivo de ĂĄlcool. JĂĄ estĂĄ bem documentado que, consumido em excesso, o ĂĄlcool reduz as taxas cerebrais de dopamina, o neurotransmissor associado Ă sensação de prazer â o que propicia a depressĂŁo. Do ponto de vista fisiolĂłgico, nĂŁo se encontrou nada que explique por que o uso comedido de bebida reduz os riscos de depressĂŁo. Para os especialistas, essa relação sĂł pode ser analisada sob o aspecto comportamental. Os chamados bebedores moderados tĂȘm um estilo de vida que os protege contra a doença. Em geral, eles tomam umas e (poucas) outras entre amigos e familiares. Ou seja, dispĂ”em de uma rede de relaçÔes pessoais prĂłximas e se organizam em atividades sociais para as quais a bebida funciona como elemento agregador â tudo isso, Ă© claro, ajuda a manter a depressĂŁo longe. "Alguns estudos jĂĄ demonstraram que os abstĂȘmios experimentam algum tipo de exclusĂŁo social", disse, em entrevista ao site Science Daily, o neurocientista Eystein Stordal, um dos autores da pesquisa norueguesa. AlĂ©m disso, os parcimoniosos do copo nĂŁo usam o ĂĄlcool como muleta para suas inseguranças, ansiedades e frustraçÔes, ao contrĂĄrio dos bebedores de risco e dos alcoĂłlatras. Diz a psiquiatra Camila MagalhĂŁes Silveira, do Centro de InformaçÔes sobre SaĂșde e Ălcool, em SĂŁo Paulo: "Os bebedores moderados nĂŁo cometem excessos e nĂŁo acumulam prejuĂzos que poderiam favorecer a depressĂŁo, como a deterioração das relaçÔes familiares e a perda do emprego".
Em pequenas quantidades, a bebida pode promover uma desinibição prazerosa. O ĂĄlcool estimula a ação do Gaba, neurotransmissor inibidor do sistema nervoso central. Ă isso que causa aquela sensação de relaxamento que faz o mundo ficar mais divertido. Ă a explicação fisiolĂłgica para a tirada clĂĄssica do crĂtico e editor americano George Jean Nathan: "Bebo para tornar as pessoas mais interessantes". SĂł um ponto permanece obscuro nessa histĂłria: onde os pesquisadores encontraram noruegueses que bebem moderadamente?
Naiara MagalhĂŁes - Fonte: Veja â Edição 2135.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php