CRIATIVIDADE NO MARKETING CII
17/12/2009 -
NOSSOS COLUNISTAS
PROPAGANDAS INTELIGENTES CII (PENSE ANTES DE COMPRAR)
English:
http://www.unep.fr/scp/communications/ad/details.asp?id=6684421&cat=4
Consumo consciente. "Pense em quanto isso consome antes comprar". Imagens engraçadas de coisas "gordas" fazem propaganda de um site que permite calcular o consumo de energia desses aparelhos.
(Colaboração: Sueli Olinto)
Mais detalhes:
http://www.unep.fr/scp/communications/ad/details.asp?id=6684421&cat=4
ADM. MARIZETE FURBINO
http://www.marizetefurbino.com/ (Confira o logo do FM - http://www.marizetefurbino.com/parceiros.asp)
RECLAMAR, RECLAMAR E RECLAMAR em nada adiantarĂĄ.
APRENDA com os seus erros!
Por Adm. Marizete Furbino
âNĂŁo chores mais o erro cometido;
Na fonte, hĂĄ lodo; a rosa tem espinho;
O sol no eclipse Ă© sol obscurecido;
Na flor tambĂ©m o inseto faz seu ninho.â
(Soneto 35 -William Shakespeare)
Ter capacidade e coragem para admitir qualquer erro, por mais constrangedor que seja, Ă© primordial para que o profissional do sĂ©culo XXI se desenvolva e cresça. Ă preciso ter coragem para dizer âeu erreiâ, e assim, procurar fazer dos erros futuros acertos, fazendo destes um grande aprendizado.
Fundamentando tal posição sabemos que, quando o profissional assume a responsabilidade pelo erro cometido, estå agindo com base na verdade, sinceridade e honestidade, o que demonstra de forma bem clara quem é este profissional e qual é o seu caråter.
Na verdade, ter medo de assumir erros e/ou falhas jogando a culpa sempre no outro pode ser considerado um ato de covardia que, alĂ©m de comprometer a sua consciĂȘncia de forma a nĂŁo deixĂĄ-lo em paz consigo prĂłprio, comprometerĂĄ vocĂȘ nĂŁo somente dentro da empresa na qual vocĂȘ exerce a sua função, como tambĂ©m comprometerĂĄ vocĂȘ diante ao mercado.
Nesse sentido, sabe-se que tentar âcamuflarâ o erro torna-se um perigo, pois poderĂĄ agravar ainda mais situação.
Nesse contexto, torna-se consideråvel evidenciar que em nossa vida temos que tomar decisÔes o tempo todo; por conseguinte, podemos acertar e/ou errar. Pensando assim, é de suma importùncia reconhecer, quer seja no plano pessoal ou profissional, somos mais lembrados pelos nossos erros do que pelos nossos acertos. Infelizmente esta é a mais dura realidade. Por conseguinte, é então oportuno lembrar-lhe que reflita e analise criteriosamente antes de qualquer tomada de decisão.
Por ser de grande valia, Ă© bom ter em mente que, nĂŁo existe possibilidade alguma de vocĂȘ reescrever a sua histĂłria apagando os erros cometidos no passado. Ă por esta razĂŁo que devemos ter todo um cuidado especial em relação Ă nossa atitude e comportamento diante dos fatos. Tal postura torna-se imprescindĂvel, pois, uma vez âmanchadaâ a sua imagem, sua integridade ficarĂĄ irremediavelmente comprometida, bem como o seu carĂĄter , diante de tudo, diante de todos.
A despeito do acima relatado, Ă© importante frisar que existem momentos na vida em que, ao realizar a sua tomada de decisĂŁo, mesmo tendo planejado e mantendo o foco em sua caminhada, tudo parece dar errado, a estrada parece ter vĂĄrios desvios, parece pesada e ĂĄrdua demais. VocĂȘ fica entĂŁo cabisbaixo e confuso em meio Ă sua tomada de decisĂŁo, desviando totalmente do foco e da trajetĂłria traçada; contudo, nĂŁo se desespere e nem se deixe intimidar e muito menos se abater, porque o desespero em nada ajudarĂĄ, somente causarĂĄ fadiga, irritação, desĂąnimo, nervosismo, stress e dor, obscurecendo o seu cĂ©rebro e nĂŁo o deixando pensar, analisar, refletir e raciocinar sobre o fato em questĂŁo. O melhor, neste caso, Ă© lembrar que vocĂȘ Ă© um ser humano, e que estĂĄ susceptĂvel a errar. Deve assim, de âcabeça friaâ, analisar a situação vivida, identificando os erros, assumindo-os, âsacudindo a poeiraâ, revendo e/ou traçando um novo plano, e seguir em frente de cabeça erguida. Reclamar, reclamar e reclamar em nada adiantarĂĄ.
A partir dos erros cometidos podemos crescer, se tivermos a sabedoria de retirar destes, liçÔes proveitosas, revendo nossos conceitos, aprendendo, acreditando mais em nĂłs mesmos e, a partir de entĂŁo, iniciarmos um novo percurso em meio Ă caminhada, tendo sempre o cuidado em evitar a reincidĂȘncia dos mesmos.
Ademais, o que devemos ter em mente Ă© que, na vida profissional, quanto mais vocĂȘ cresce em sua carreira, mais visado vocĂȘ fica. Por via de conseqĂŒĂȘncia, alĂ©m do erro ficar bastante perceptĂvel, o impacto dele Ă© bem maior. Pensando assim, o profissional deve verificar bem a situação antes de tomar qualquer decisĂŁo.
Lembrem sempre que, antes de qualquer tomada de decisĂŁo, o profissional deve fazer uma anĂĄlise criteriosa da situação, verificando seus pontos positivos e negativos e as devidas implicaçÔes negativas passĂveis de acontecerem, caso concretize tal tomada de decisĂŁo.
Nesse viĂ©s, torna-se indispensĂĄvel lembrar e conscientizar o profissional que, em determinada tomada de decisĂŁo, as implicaçÔes negativas sĂŁo inĂșmeras e suas conseqĂŒĂȘncias poderĂŁo envolver a vida de terceiros tambĂ©m; por isso, torna-se imperioso fazer um momento de introspecção antes de qualquer tomada de decisĂŁo, para evitar um erro.
Em qualquer tomada de decisĂŁo vocĂȘ deve levar em consideração a sua experiĂȘncia, o seu conhecimento, a sua vontade de fazer acontecer, mas nĂŁo se esqueça de traçar anteriormente um planejamento para se ter de forma transparente e consciente aonde se deseja chegar e as formas de caminhar; assim, o caminho poderĂĄ ficar menos ĂĄrduo e a probabilidade de errar Ă© bem menor.
Igualmente, é preciso nos conscientizarmos que a nossas vidas são um resultado de nossas escolhas. Os erros são seus, jamais do outro; portanto, torna-se interessante que cada profissional tenha de forma clara os seus objetivos e saiba como navegar, mesmo em meio às tempestades que porventura surgirem durante o percurso, se tornando um agente de transformação, sendo pró-ativo, mesmo que provocando mudanças às vezes dråsticas em sua própria vida, em prol do melhor.
Ante o exposto, Ă© decisivo frisar que devemos refletir e analisar sobre as experiĂȘncias jĂĄ vividas e erros por nĂłs cometidos, uma vez que o passado jĂĄ se foi, mas o futuro depende do nosso presente. Ă dessa forma que o porvir inexoravelmente nos colocarĂĄ em uma encruzilhada, e esta nos levarĂĄ aos dois Ăłbvios caminhos â ser considerado um fracassado ou um vitorioso â e tudo depende Ășnica e exclusivamente de cada um.
06/12/2008 -
Marizete Furbino, com formação em Pedagogia e Administração pela UNILESTE-MG, especialização em Empreendedorismo, Marketing e Finanças pelo UNILESTE-MG. à Administradora, Consultora de Empresa e Professora Universitåria no Vale do Aço/MG.
Contatos através do e-mail: marizetefurbino@yahoo.com.br
Reprodução autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado a autora e o site www.marizetefurbino.com e comunicada sua utilização através do e-mail marizetefurbino@yahoo.com.br
PROFESSOR X
O QUE Ă UM CHESTER?
Desde 1982, quando chegou à fama, que o Brasil fala de suas coxas e seu peito. Mas, diferentemente de outras beldades, o Chester não atrai só admiração mas desconfiança. Culpa da própria Perdigão, que cria os bichos em segredo, dando margem a teorias da conspiração. Que fique claro: o Chester é só um frango. Grande, fruto de 12 anos de seleção artificial e meio desengonçado, mas um frango.
Essa histĂłria começou em 1979, quando a Sadia e PerdigĂŁo nem imaginavam que um dia seriam a mesma empresa. Coube a um executivo da Ășltima, Saul Brandalise Jr., a missĂŁo de criar uma alternativampara o peru de Natal da concorrente, um sucesso de vendas. Brandalise enviou aos EUA dois tĂ©cnicos, que voltaram com 11 linhagens de uma galinha escocesa. Elas foram direto para a avĂcola Passo da Felicidade, em TangarĂĄ, no interior catarinense. A granja ficava no meio de uma reserva de araucĂĄrias, protegendo as aves de contaminação e garantindo sigilo. Em 1982, apĂłs 3 anos de desenvolvimento, surgiu no mercado o Chester - marca registrada que vem do inglĂȘs "chest" ("peito"). Anos depois, apareceu o "Chester da Sadia", o Fiesta, outro superfrango.
O Chester Ă© alimentado Ă base de milho e soja, e Ă© selecionado para ter cada vez mais peso com menos gordura. Tudo, diz a marca, sem qualquer tipo de medicamento, antibiĂłtico ou hormĂŽnio anabolizante.
DUELO DOS PESOS-PENA
Veja a comparação entre as estrelas galinåceas da ceia de Natal:
CHESTER
Altura: 60 cm.
Peso: 4 kg.
Preço (KG): R$ 12.
Abate: Em 50 dias para os machos; 35 dias para fĂȘmeas (vendidas como frango comum).
Conte na Ceia: Achar um Chester Ă© fĂĄcil. DifĂcil Ă© achar um ovo de Chester. Sua produção Ă© controlada e a venda Ă© proibida, para manter o bicho exclusivo d marca PerdigĂŁo.
PERU
Altura: 60 cm.
Peso: 4,3 kg.
Preço (KG): R$ 11.
Abate: Em 12 semanas.
Conte na Ceia: Apesar de americano, em inglĂȘs, peru Ă© "turkey" - de "turkey hen", "galinha turca". Na Turquia, Ă© "galinha da Ăndia". Ave inca para os lusitanos, virou "peru" em portuguĂȘs. Por fim, no Peru, ele se chama "brasil". Brincadeira, Ă© "pavo".
FRANGO
Altura: 40 cm.
Peso: 2,5 kg.
Preço (KG): R$ 3.
Abate: Em 42 dias para os machos; 35 dias para fĂȘmeas.
Conte na Ceia: O galo Mike (1945-1947) viveu estrondosos 18 meses apĂłs ser parcialmente decapitado por seu dono, que passou a exibi-lo pelos EUA. No auge da fama, Mike morreu engasgado com seu muco.
MaĂra Termero - Fonte: Super Interessante - Edição 272.
PROFESSORA PASQUALINA
DICAS PARA ESCREVER MELHOR
1 A sua escrita mostra que autor vocĂȘ Ă©, portanto, para causar uma boa impressĂŁo em situaçÔes formais, principalmente, leve em consideração a norma culta. Use como apoio uma boa gramĂĄtica e um dicionĂĄrio;
2 Criamos nosso discurso em função do outro, e a escrita é uma construção social. Por isso, procure um grupo (amigos, familiares ou oficinas) para leituras e troca de textos;
3 Escrever estĂĄ vinculado ao ato da leitura. Quanto mais ler e escrever, mais se sentirĂĄ incluĂdo no cĂrculo de autores. Isso melhora a compreensĂŁo do leitor e resulta em melhores textos;
4 Acostume-se a reler o seu texto vĂĄrias vezes e a reescrevĂȘ-lo, colocando se no lugar do leitor.
Fonte: KAREN KIPNIS, coordenadora do Projeto Escrevivendo, da Poiesis (Associação dos Amigos da Casa das Rosas, da LĂngua e da Literatura).
Fonte: Folha de S.Paulo â 14/12/09.
Projeto Escrevivendo - http://www.poiesis.org.br/casadasrosas/agenda_eventos_interna.php?id=154
Associação dos Amigos da Casa das Rosas - http://www.poiesis.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1&Itemid=1
EDUCAĂĂO - 300 DE CATANDUVA
"No ano passado, li pouco", diz Damaris de Melo, 12. Foram 60 livros. Decepcionada, resolveu se esforçar mais. Entre março e novembro de 2009, fez o nĂșmero deste ano ser 300. E quer aumentar ainda mais.
A garota Ă© uma das vencedoras do Projeto Centopeia, que incentivou alunos da rede estadual das proximidades de Catanduva (a 385 km de SĂŁo Paulo) a ler muito, e rĂĄpido.
Em um paĂs em que a mĂ©dia anual de leitura beira 1,3 livro por pessoa, os 300 volumes de Damaris impressionam. NĂŁo sĂł os dela, aliĂĄs: outras duas alunas alcançaram a mesma meta.
As leituras eram atestadas por uma professora, que assinava os resumos apresentados pelos alunos. Damaris recebeu, por seu bom desempenho, um kit com caneta, borracha, apontador e agenda escolar.
Para conseguir chegar aos 300, PĂĄmela Raimundo, 13, conta que leu durante o recreio e Ă noite, em casa. "Prefiro livro Ă televisĂŁo", explica.
Para DomĂcio Proença Filho, da Academia Brasileira de Letras, "a tarefa nĂŁo Ă© hercĂșlea, porque sĂŁo histĂłrias com pouca exigĂȘncia de reflexĂŁo". E os livros infantojuvenis costumam ser curtos e ter imagens, diz.
Mesmo assim, o nĂșmero impressiona a professora Mercedes Canha Crescitelli, do Departamento de PortuguĂȘs da PUC-SP (PontifĂcia Universidade CatĂłlica).
"Esse tipo de competição não trabalha a questão da qualidade", diz. "Eu não leio 300 livros em um ano!", completa.
Diogo Bercito - Fonte: Folha de S.Paulo - 14/12/09.
Projeto Centopeia -
http://www.udemo.org.br/RevistaPP_03_04Centopeia.htm
http://www.educacao.sp.gov.br/noticias_2009/2009_03_12.asp
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php