COISAS DE CANALHA
25/06/2006 -
COLUNA DO CANALHA
Cinco coisas pra dizer para o Parreira
1) VOCĂ Ă BURRO.
2) VOCĂ Ă MUITO BURRO.
3) VOCĂ Ă BURRO DEMAIS DA CONTA.
4) VOCĂ ABUSOU DO DIREITO DE SER BURRO.
5) VAI SER BURRO ASSIM NA P......
Cinco coisas pra dizer para o Zagalo
1) NINGUĂM NUNCA TEVE QUE TE ENGOLIR
2) NINGUĂM NUNCA TE ENGOLIU
3) NINGUĂM TEM MAIS PORQUE TE ENGOLIR
4) NINGUĂM QUER TE ENGOLIR
5) AGORA NĂS VAMOS TE CUSPIR
Cinco coisas pra dizer para o Ronaldo FofĂŽmeno
1) VocĂȘ Ă© rico, mas Ă© feio
2) VocĂȘ Ă© rico, feio e ridĂculo
3) VocĂȘ Ă© rico, feio, ridĂculo e dissimulado
4) VocĂȘ Ă© rico, feio, ridĂculo, dissimulado e analfabeto
5) A Raika sĂł consegue ver que vocĂȘ Ă© rico
Cinco coisas pra dizer para o Roberto Carlos
1) Os botĂ”es da blusa que vocĂȘ usava, vocĂȘ nĂŁo vai abotoar mais
2) VocĂȘ foi o maior dos meu erros, nĂŁo cometo de novo
3) Tudo estava igual como era antes, a gente nĂŁo ganhou nada
4) O show jĂĄ terminou, graças a vocĂȘ
5) Quero que vocĂȘ se aqueça nesse inverno, e que depois vĂĄ pro inferno
Cinco coisas pra dizer para o CafĂș
1) Quem te disse um dia que vocĂȘ Ă© lateral?
2) VocĂȘ ao menos sabe de que lado do campo fica a lateral?
3) O que vocĂȘ vai dizer pro pessoal da Vila Irene agora?
4) Cruzamento na årea não é um casal de cachorros cruzando na årea de serviço
5) Tua sorte foi ser forte, pois vocĂȘ nunca jogou futebol na sua vida.
--------------------------------------------------------------------------------------
Decepcionados com a exibição do Brasil nesta Copa, os jornais pelo mundo nĂŁo pouparam palavras para criticar a seleção verde e amarela. A maioria da imprensa aponta para a ausĂȘncia da beleza do esporte do PaĂs na Alemanha e relembra que a França derrubou a Seleção Brasileira novamente.
Os jornais espanhóis não perdoaram a proposta burocråtica da equipe de Parreira em buscar apenas o futebol de resultado. O diårio Marca destaca que "a França elimina um Brasil órfão de jogo bonito".
O compatriota As se mostra mais ĂĄcido e diz que a "mentira brasileira foi desmascarada" e vai embora do Mundial sem mostrar o que a Argentina mostrou em qualidade, como a goleada frente a SĂ©rvia e Montenegro por 6 a 0. AlĂ©m disso, afirma que o "Rei" Zidane levou sua equipe Ă vitĂłria, como em 98. Na Ășltima Copa do sĂ©culo XX, Zidane fez dois gols na final contra o Brasil, que era o grande favorito - como nesta Copa - e acabou derrotado por 3 a 0 pelos anfitriĂ”es.
No paĂs vizinho, a derrota de seus maiores rivais serviu de banquete para que os argentinos pudessem aliviar a dor da desclassificação da seleção do paĂs, um dia antes para a Alemanha, depois de empate por 1 a 1 no tempo regulamentar e de derrota nos pĂȘnaltis.
O Olé, conhecido por suas provocaçÔes aos brasileiros, escancarou neste domingo e escreve na capa do jornal: "Merdeamarela". Em seguida, ironiza e diz que os brasileiros se enganaram ao pensar que tinham apóio do jornal.
"Confiantes e ingĂȘnuos, os brasileiros pensavam que iriam levar o hexa, sem jogar e com apoio do OlĂ©. Mas, por favor. França os tirou do Mundial com um baile. Vergonha, isso foi uma vergonha, um papelĂŁo histĂłrico".
NĂŁo satisfeito, o diĂĄrio afirma que os argentinos, com o coração partido, nĂŁo precisaram de aspirinas, nem remĂ©dios. O vizinho foi farmacĂȘutico e nos tinham um santo remĂ©dio chamado "Adeus Penta".
Agora, pela Copa, a França faz uma das semifinais contra outro brasileiro: o técnico de Portugal, Luis Felipe Scolari, no dia 05 de julho, às 16h, no Allianz Arena, em Munique.
E a imprensa lusitana se mostra preocupada com a adversĂĄria, a qual venceu seus Ășltimos sete confrontos contra os portugueses, sendo a Ășltima ocorrida hĂĄ 31 anos, segundo o jornal Record , que define a França como: "o lado negro da força".
TambĂ©m na Europa, o jornal inglĂȘs Guardian diz que o Brasil permanece Ășnico na histĂłria das copas do mundo, por ser pentacampeĂŁo e Ășnico time sul-americano a vencer um Mundial na Europa, em 58 na SuĂ©cia. Apesar da lembrança, o diĂĄrio diz que os brasileiros foram nocauteados por uma França que sempre se impĂŽs na partida de igual para igual.
Com motivos de sobra para comemorar, os jornais franceses encharcaram suas pĂĄginas com a vitĂłria do time do tĂ©cnico Domenech. O L'Equipe diz que o time de seu paĂs fez uma partida excepcional, com uma atuação de ouro do triĂąngulo Zidane-Vieira-Makelele.
O L'equipe afirma que os campeÔes do mundo foram vencidos psicologicamente e tecnicamente pelos homens de azul.
Pelo lado da Itålia, o La Gazzeta dello Sport diz que "a ressurreição de Thierry Henry då à excelente França o adversårio de Portugal" e que o resultado foi um "veredicto inconteståvel".
O compatriota La Repubblica destaca que o capitĂŁo do time da França se confirma como o melhor de seu time, seleção que desclassificou os nunca-perigosos brasileiros. JĂĄ pelo lado do paĂs anfitriĂŁo da Copa, o Bild comemorou o fato de o time de Viera ter avançado: "Vive la France!". O diĂĄrio defende que Zidane foi muito forte para o Brasil, como em 98.
O tambĂ©m alemĂŁo Die Welt.de afirma que a França chutou para longe o detentor do tĂtulo mundial, o Brasil, dizendo que o "Golden Gate" da vitĂłria na Copa da França, Zidane, deu o passe para a conclusĂŁo perfeita de Henry.
(Colaboração: A.M.B.)