O SHOW DOS "REIS" DA LOGĂSTICA CONTINUA XXXIII
21/08/2008 -
FORMANDOS & FORMADOS
LOGĂSTICA DE PRATA NA VELA
English:
http://www.china.org.cn/olympic/2008-08/21/content_16292350.htm
Os brasileiros Robert Scheidt e Bruno Prada conquistaram a prata para o Brasil nos Jogos OlĂmpicos de Pequim. Na 'Medal Race' (regata da medalha, que vale mais pontos do que as outras) da classe Star da vela, eles tiveram um bom desempenho, chegaram em terceiro lugar, e garantiram a medalha.
Com o bom resultado, a vela volta a ser o esporte que mais deu medalhas para o Brasil na histĂłria das OlimpĂadas. SĂŁo 16 contra 15 do judĂŽ. Na seqĂŒĂȘncia vem o atletismo (13) e a natação (11).
Enquanto Prada sobe pela primeira vez em um pĂłdio olĂmpico, Scheidt chega a sua quarta medalha. Na classe Laser, ele foi ouro em Atlanta/1996 e Atenas/2004 e prata em Sydney/2000.
Leia mais:
http://www.estadao.com.br/esportes/pequim2008/not_esp228078,0.shtm
PALAVRA DA SEMANA: BUNDO
Sufixo latino â bundus â que agrega a outra palavra o estado de âserâ ou âestarâ, como em âvagabundoâ (aquele que anda sem rumo) ou âmoribundoâ (estar prĂłximo da morte). O sufixo, pelo seu som hilĂĄrio, poderia ser mais aproveitado no mundo corporativo. Por exemplo, em âgerebundoâ, aquele que nĂŁo Ă© gerente, mas age como se fosse.
"Estou querendo um emprego que pague bem, mas nĂŁo exija muito estudo nem muito esforço. O que vocĂȘ me diz? â L.". Que vocĂȘ Ă© um querebundo...
Max Gehringer - Fonte: Ăpoca - NĂșmero 535.
ENGENHARIA AEROESPACIAL NA UFMG
De olho no céu, o cientista aeroespacial usa a matemåtica e a mecùnica para projetar aviÔes, helicópteros, planadores, foguetes, satélites, sondas espaciais e outras måquinas que viajam pelo tempo ou orbitam ao redor da Terra. Esses profissionais também são os responsåveis pela manutenção e operação de linhas aéreas.
Saiba mais:
http://www.ufmg.br/mostradasprofissoes/cursos/eng_aeroesp.htm
ESCOLA ORGANIZA FEIRA GRATUITA SOBRE PROFISSĂES
O colĂ©gio Doze de Outubro, no Alto da Boa Vista, zona sul de SĂŁo Paulo, organiza no dia 30, das 9h Ă s 14h, uma feira de orientação profissional. O evento, que contarĂĄ com palestras, Ă© gratuito e aberto ao pĂșblico. Outras informaçÔes no site http://www.doze.g12.br/.
Fonte: Folha de S.Paulo - 19/08/08.
COM 5 CURSOS NOVOS, UFJF TERĂ 545 VAGAS A MAIS PARA 2009
A UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), em Minas Gerais, criou cinco cursos de graduação, que terĂŁo inĂcio jĂĄ em 2009. SĂŁo eles: mĂșsica, engenharia sanitĂĄria e ambiental, nutrição, bacharelado em artes e bacharelado em ciĂȘncias. Com a criação dos cursos, o vestibular da instituição oferecerĂĄ 545 vagas a mais. Dessas, 325 sĂŁo sĂł para o curso de bacharelado em ciĂȘncias. Nutrição terĂĄ cem vagas, bacharelado em artes, 50, engenharia sanitĂĄria e ambiental, 40, e mĂșsica, 30. As provas serĂŁo nos dias 6 e 7 de dezembro, mas o perĂodo de inscriçÔes ainda nĂŁo foi divulgado. Mais informaçÔes no site http://www.ufjf.br/.
Fonte: Folha de S.Paulo - 19/08/08.
GOVERNO JAPONĂS CRIA ESCOLA DE MECĂNICA
Jovens e adultos em situação de risco social ganharam um estĂmulo para se profissionalizar em uma ĂĄrea bastante requisitada em Minas Gerais: a mecĂąnica de automĂłveis. O governo do JapĂŁo investiu R$ 144 mil na Escola de MecĂąnica de AutomĂłveis da Ramacrisna, inaugurada em Betim, em parceria com a prefeitura e a Honda.
Segundo Solange Bottaro, superintendente da Ramacrisna, organização responsĂĄvel pela escola, 68% dos alunos conseguem sair empregados de lĂĄ. âMuitos vĂŁo para as grandes empresas do setor da regiĂŁo.â
A escola vai ensinar a trabalhar com equipamentos mais modernos como alinhamento eletrÎnico e balanceamento computadorizado. Para ingressar é preciso ter ensino fundamental completo, ter mais de 16 anos, morar em Betim, em situação de vulnerabilidade social. A próxima turma começa em janeiro. (Carolina Borgo)
Fonte: O Tempo - 23/08/08.
Ramacrisna - http://www.ramacrisna.org.br/cursos.htm
NUBE - NĂCLEO BRASILEIRO DE ESTĂGIOS
Dicas de como conseguir um bom estĂĄgio.
http://www.nube.com.br/home_html
Fonte: O Tempo - 17/08/08.
COMPETĂNCIA DEVE SER FORTALECIDA DURANTE A FACULDADE
Antes de começar a correr atrĂĄs de uma vaga, os estudantes precisam treinar e fortalecer suas competĂȘncias. A regra vale especialmente para os candidatos a trainee: as empresas esperam jovens cada vez mais bem preparados, pois o tempo de treinamento, de um a trĂȘs anos, tende a cair. O treino, iniciado na faculdade, deve fortalecer diferenciais como idiomas, atividades extracurriculares (atuação em empresa jĂșnior e pesquisa) e vivĂȘncias no exterior. O autoconhecimento tambĂ©m deve ser trabalhado. Em algumas situaçÔes, trainees tĂȘm de demonstrar liderança e empreendedorismo. Mesmo com boa preparação, Ă© no dia-a-dia da empresa que um trainee vai demonstrar e afiar suas habilidades.
Fonte: Folha de S.Paulo - 17/08/08.
CURRĂCULO E DINĂMICA IDENTIFICAM POTENCIAL
Ă hora de se apresentar Ă empresa. Desde o currĂculo atĂ© a entrevista, haverĂĄ uma bateria de testes para identificar no candidato caracterĂsticas que ela valoriza: capacidade de anĂĄlise e sĂntese, iniciativa e habilidade para trabalhar em equipe. O ponto de partida Ă© o currĂculo, com informaçÔes essenciais e diferenciais. Nele vĂŁo dados pessoais, formação (ensino mĂ©dio sĂł Ă© incluĂdo se tiver sido tĂ©cnico), idiomas (com nĂvel de domĂnio), conhecimentos de informĂĄtica e experiĂȘncias profissionais. Quem nunca fez estĂĄgio deve incluir as principais atividades na faculdade. Como hĂĄ pouco a relatar, experiĂȘncias como trabalho voluntĂĄrio, intercĂąmbio e atividades ou cursos extra-curriculares sĂŁo bem-vindas.
O prĂłximo teste Ă© a dinĂąmica em grupo. Geralmente reproduz situaçÔes do dia-a-dia da empresa -instigando a solução de casos-, abre espaço para discussĂŁo ou simula reuniĂ”es. Em dinĂąmicas e entrevistas, avalie o clima antes de falar. Ter objetivos claros e expressĂĄ-los com coerĂȘncia Ă© fundamental. Sobressai-se quem optou por concorrer Ă vaga apĂłs pesquisar sobre a empresa e o mercado.
Fonte: Folha de S.Paulo - 17/08/08.
BOA REDAĂĂO DIFERENCIA OS CANDIDATOS A TRAINEE
Como candidatos a trainee tĂȘm currĂculos parecidos, o "desempate" geralmente depende de uma boa redação -uma das etapas das provas. Erro de portuguĂȘs denota desleixo. Ao redigir o currĂculo, Ă© bom ser seletivo com os cursos e apontar sĂł os que tiverem relação com a vaga pretendida. Cada empresa tem um processo seletivo prĂłprio, mas em geral as etapas sĂŁo preencher formulĂĄrio virtual, fazer provas e passar por dinĂąmica de grupo e entrevistas com gestores. (RGV)
Fonte: Folha de S.Paulo - 17/08/08.
ĂNDIO QUER EMPREGO
Entre os 2.000 estagiĂĄrios que a Vale acaba de admitir estĂĄ Ubirajara SomprĂ©. Ele Ă© da tribo dos paracatejĂȘs-gaviĂ”es e cursa gestĂŁo ambiental numa faculdade em MarabĂĄ. Ă o primeiro estagiĂĄrio Ăndio da Vale, que, assim, tenta enquadrar-se nos tempos politicamente corretos. Mas o caminho Ă© longo: no CanadĂĄ, a Inco, subsidiĂĄria da Vale, emprega 308 Ăndios das tribos inuĂte e innus.
Fonte: Veja - Edição 2074.
Inco - http://www.inco.com/
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php