O PODER DA COMUNICAĂĂO
08/08/2007 -
NOSSOS COLUNISTAS
OUTDOOR NA SAĂDA DE SALINAS (MG)
Confira foto!
(Colaboração: Markão)
PROFESSOR X
OlĂĄ universitĂĄrio,
Recebi essa mensagem de uma amigo e entendo ser de grande importĂąncia o compartilhamento com todos.
FAĂA O SEU MARKETING
VocĂȘ sabe como crescer E aparecer dentro da empresa? Conheça os mandamentos do chamado marketing pessoal.
Por que Ăłtimos funcionĂĄrios muitas vezes nĂŁo conseguem ser promovidos? Porque eles estĂŁo fazendo tudo certo, mas esquecem de algo muito importante: o marketing pessoal.
Estamos em um escritĂłrio de consultoria fazendo uma pesquisa sobre marketing pessoal â qualidades que fazem com que alguns consigam se destacar dos demais. NĂłs pedimos que cada um dos entrevistados pegue um papel e escreva o nome de duas pessoas que, na opiniĂŁo de cada um, mais se enquadram em todos esses itens que vamos discutir. Por que duas pessoas? Porque cada pessoa tem o direito de votar em si mesmo.
Ao final da votação, nĂŁo vamos escolher o melhor ou a melhor. Se a gente simplesmente pegar um que foi o mais votado, nĂłs vamos criar mais problema do qualquer outra coisa para a pessoa. Vamos selecionar trĂȘs ou quatro pessoas.
Marketing Ă© o conjunto de ferramentas que uma empresa usa para fazer com que seus produtos sejam conhecidos, apreciados e comprados. Marketing pessoal Ă© um profissional fazer exatamente a mesma coisa, sĂł que em benefĂcio da prĂłpria carreira.
NĂłs começamos a aplicar isso Ă s nossas carreiras a partir do momento em que o nĂvel dos candidatos no mercado de trabalho começou a ficar muito igual. Ă a habilidade que um funcionĂĄrio tem de aparecer sem ser chato e de conseguir a simpatia da chefia sem ser puxa-saco.
Eu sempre digo que a melhor avaliação que a gente faz Ă© de garçom. âEu fico atento no movimento do clienteâ, diz o garçom Edson da Silva. Se a gente, inadvertidamente, olha para o garçom e nĂŁo precisa de nada, ele nunca estĂĄ olhando para a gente. âA gente fica no nosso canto para nĂŁo atrapalhar o cliente, mas sempre de olho na mesaâ, comenta Edson. Quando a gente precisa de alguma coisa, o garçom estĂĄ olhando para a gente. Se a gente sĂł conseguir fazer o que o garçom faz, nĂłs nunca vamos ser chatos na vida.
Veja, a seguir, os dez mandamentos do marketing pessoal.
1Âș - Liderança
Algumas pessoas tĂȘm uma habilidade muito maior de influenciar as outras. âO Clayton estĂĄ sempre preocupado se a gente precisa de alguma coisaâ, comenta a caixa LaĂsa dos Santos. âEle socorre a genteâ, diz a caixa Ester Alves. O Clayton Ă© um formador de opiniĂŁo, e a empresa percebe isso rapidamente.
2Âș - Confiança
Quando eu pergunto âQuanto foi o jogo?â, eu imediatamente olho para uma pessoa. Eu nĂŁo falo assim: âquanto foi?â, olhando ao redor. Essa Ă© a pessoa em que nĂłs confiamos.
3Âș - VisĂŁo
à alguém entender o que estå fazendo e por que estå fazendo, e sugerir pequenas mudanças para melhorar o próprio trabalho ou o trabalho dos colegas. Do que nós estamos falando? Pequenas idéias, uma por dia, de R$ 3. Muita gente fica esperando muito para ter uma grande idéia na vida de R$ 200 milhÔes e perde a oportunidade de ter a pequena idéia de todo dia.
4Âș - EspĂrito de equipe
à oferecer ajuda aos colegas, mesmo sem ser solicitado. De coração aberto, quantas pessoas realmente fazem isso?
5Âș - Maturidade
Ă saber solucionar conflitos sem provocar mais conflitos. âEle prefere conversar e nĂŁo resolver em discussĂŁoâ, diz o repositor de loja William Matias. âUm ajudando o outro Ă© que a gente vai ser uma equipe melhorâ, acredita o repositor de loja AntĂŽnio Raimundo Nascimento.
6Âș - Integridade
à fazer o seu trabalho sem prejudicar ninguém. Não ser excessivamente ambicioso e atropelar quem aparece pela frente. Pesquisa instantùnea de opinião: quem nunca foi prejudicado na carreira? Quem tem vontade de prejudicar alguém? Qual das duas perguntas que eu fiz mostra falta de integridade? A segunda? Se eu tiver o desejo, assim, de me vingar, isso mostra a minha falta de integridade? Não. O desejo não mostra. à por isso que nós temos sentimentos, nós temos emoçÔes e, muitas vezes, no trabalho, nós temos que guardar isso para a gente mesmo. Eu, sinceramente, tenho vontade atropelar um monte de gente, mas eu não vou fazer isso.
7Âș - Visibilidade
Ser o primeiro a levantar a mĂŁo quando o chefe precisa de um voluntĂĄrio para uma tarefa. O que eu me lembro nos Ășltimos 25 anos da minha vida corporativa, todo mundo que levantou a mĂŁo quando eu pedi um voluntĂĄrio, hoje, ou Ă© gerente, ou Ă© diretor, ou Ă© presidente de empresa. Impressionante.
8Âș - Empatia
Ă saber elogiar o trabalho de um colega e reconhecer o mĂ©rito dos outros. âFoi o Emerson. Isso foi ontem ainda. Ele montou lĂĄ na frente da loja uma exposição de brinquedos que foi muito lindo mesmo. Elogiei, elogiei na horaâ, disse o fiscal de loja Enedino dos Santos.
9Âș - Otimismo
NĂŁo Ă© um otimismo burro, mas um otimismo com causa. A pressĂŁo do trabalho nos leva a imaginar que as coisas sĂŁo piores do que realmente sĂŁo.
10Âș - PaciĂȘncia
Isso Ă© o que mais acontece com jovens recĂ©m-formados no mercado de trabalho. Normalmente, uma pessoa com excelente formação acadĂȘmica entra em uma empresa e, seis horas depois, jĂĄ estĂĄ começando a pensar por que ela nĂŁo foi promovida. De todas as qualidades que nĂłs podemos ter, a paciĂȘncia Ă©, talvez, a que se a gente nĂŁo tiver, vai nos prejudicar mais.
Evidentemente, nĂŁo adianta ter tudo isso se o funcionĂĄrio nĂŁo consegue fazer aquilo que ele Ă© pago para fazer, dar bons resultados de curto prazo.
No grupo, foram trĂȘs escolhidos. O primeiro Ă© o Fabian, o segundo Ă© o JĂșlio, e o terceiro Ă© o Rodrigo.
âEu busco, no meu dia-a-dia, estar sempre ajudando as pessoas. Eu tenho o espĂrito de equipeâ, explicou o assistente de vendas Rodrigo Zazzera. âSe eu estou ajudando o companheiro, eu sei que, futuramente, ele vai me ajudar tambĂ©mâ, ressaltou o analista de sistemas Fabian Schimdt. âFiquei surpreso porque eu nĂŁo vejo um destaque da minha parteâ, disse o analista de sistemas JĂșlio CĂ©sar ArĂŁo.
A lição que vocĂȘs trĂȘs estĂŁo dando Ă© que basta vocĂȘs fazerem o que aprenderam em casa: ter respeito pelo prĂłximo. SĂŁo liçÔes que tĂȘm milhares de anos, mas Ă© isso que constrĂłi uma imagem.
Em uma empresa sĂ©ria, quem tem marketing pessoal recebe atenção da chefia e apoio dos colegas. Em uma empresa medĂocre, a mesma pessoa pode ser vista como uma ameaça. Em num caso assim, nĂŁo adianta querer mudar a empresa. Ă mais sĂĄbio mudar de empresa.
Max Gehringer
Fonte: http://fantastico.globo.com/Jornalismo/Fantastico/0,,AA1603968-8648,00.html
(Colaboração: Markão)
Abraços
Professor X
PROFESSORA PASQUALINA
Como tambĂ©m sou professora de InglĂȘs, passo para vocĂȘs uma simulação de um diĂĄlogo na lĂngua inglesa, demonstrando vĂĄrios erros de interpretação e entendimento numa conversação.
PRATICANDO O INGLĂS - Conversa entre George W. Bush and Condolessa Rice
Conversation in the White House by George W. Bush and Condolessa Rice
(We take you now to the Oval Office)
George: Condi! Nice to see you. What's happening?
Condi: Sir, I have the report here about the new leader of China.
George: Great. Lay it on me.
Condi: Hu is the new leader of China.
George: That's what I want to know.
Condi: That's what I'm telling you.
George: That's what I'm asking you. Who is the new leader of China?
Condi: Yes.
George: I mean the fellow's name.
Condi: Hu.
George: The guy in China.
Condi: Hu.
George: The new leader of China.
Condi: Hu.
George: The Chinaman!
Condi: Hu is leading China.
George: Now whaddya' asking me for?
Condi: I'm telling you Hu is leading China.
George: Well, I'm asking you. Who is leading China?
Condi: That's the man's name.
George: That's who's name?
Condi: Yes.
George: Will you or will you not tell me the name of the new leader of China?
Condi: Yes, sir.
George: Yassir? Yassir Arafat is in China? I thought he was in the Middle East.
Condi: That's correct.
George: Then who is in China?
Condi: Yes, sir.
George: Yassir is in China?
Condi: No, sir.
George: Then who is?
Condi: Yes, sir.
George: Yassir?
Condi: No, sir.
George: Look, Condi. I need to know the name of the new leader of China. Get me the Secretary General of the U.N. on the phone.
Condi: Kofi?
George: No, thanks.
Condi: You want Kofi?
George: No.
Condi: You don't want Kofi.
George: No. But now that you mention it, I could use a glass of milk. and then get me the U.N.
Condi: Yes, sir.
George: Not Yassir! The guy at the U.N.
Condi: Kofi?
George: Milk! Will you please make the call?
Condi: And call who?
George: Who is the guy at the U.N?
Condi: Hu is the guy in China.
George: Will you stay out of China?!
Condi: Yes, sir.
George: And stay out of the Middle East! Just get me the guy at the U.N.
Condi: Kofi.
George: All right! With cream and two sugars. Now get on the phone.
(Condi picks up the phone.)
Condi: Rice, here.
George: Rice? Good idea. And a couple of egg rolls, too. Maybe we should send some to the guy in China. And the Middle East. Can you get Chinese food in the Middle East?
Quaisquer dĂșvidas, entrem em contato.
Abraços
Professora Pasqualina
ATENĂĂO: AULAS DE INGLĂS. Aulas de inglĂȘs para pequenos grupos com a Professora Pasqualina e sua parceira Professora PatrĂcia. No Barreiro e no Eldorado. Contato - 33889365.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
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