CRIATIVIDADE NO MARKETING XXXV
04/09/2008 -
NOSSOS COLUNISTAS
PROPAGANDAS INTELIGENTES XXXV (CAFĂ PALHARES)
70 anos - O CafĂ© Palhares - um dos mais tradicionais estabelecimentos da BH dos bares - estĂĄ completando 70 anos. A Press Comunicação Empresarial desenvolveu açÔes de comunicação que inclui criação de peças publicitĂĄrias como spot, flyers e anĂșncio em busdoor, alĂ©m dos serviços de assessoria de imprensa e criação de brindes. O mote da campanha Ă© "CafĂ© Palhares: 70 anos alimentando a histĂłria dos mineiros". Deseja-se que nĂŁo se mude a receita do caol.
Luiz Tito - Fonte: O Tempo - 31/08/08.
VocĂȘ sabe o que quer dizer "Kaol"? O nome vem dos ingredientes que faziam parte da primeira versĂŁo do prato: arroz, ovo frito, linguiça. O "k" Ă© da cachaça que normalmente acompanha a refeição. Com o tempo foram adicionados couve e feijĂŁo tropeiro. O prato, que antes era servido sĂł para os funcionĂĄrios, hoje atende mais de 600 pedidos diĂĄrios, a qualquer horĂĄrio, entre 8 da manhĂŁ e 10 da noite.
Veja o detalhe do "Ser mineiro Ă©:...". Confira no site: http://www.cafepalhares.com.br/
Press Comunicação Empresarial - http://www.presscomunicacao.com.br/
PROFESSOR X
EDUCAĂĂO: DA CRISE Ă EUFORIA
Estranho paĂs, o nosso. Em 2006, pela primeira vez na histĂłria, um ministro da ĂĄrea reconheceu publicamente que a qualidade da educação brasileira era deplorĂĄvel, ao apresentar os resultados da Prova Brasil. Nos Ășltimos dias, no entanto, deu-se o inverso. E a propaganda oficial contribuiu para isso. Confundem as sombras com a realidade. Estamos na caverna de PlatĂŁo.
Em ediçÔes recentes das revistas semanais, o governo apresentou uma curva de fazer inveja a Huff e Geis, autores do jĂĄ quarentĂŁo "How to Lie with Statistics" (como mentir usando estatĂstica). Vejamos os dados, depois, as implicaçÔes.
O Ideb, indicador oficial do desempenho da educação brasileira, mistura taxas de aprovação com notas dos alunos, aferidas pela Prova Brasil.
Embora seja relevante melhorar as taxas de aprovação, o indicador de qualidade deveria se refletir, isso sim, nas notas. Somente esse Ăndice serve para comparar nossos resultados com os do Pisa.
Qualquer pessoa medianamente versada na matĂ©ria sabe distinguir flutuaçÔes estatĂsticas de tendĂȘncias.
No caso da Prova Brasil, com um desvio padrĂŁo que pode variar de 40 a 50 pontos, flutuaçÔes inferiores a seis pontos para mais ou para menos, como vem ocorrendo ao longo dos Ășltimos 15 anos, representam pouco mais do que meros ruĂdos. Seriam relevantes se fossem consistentes.
Ao longo da sĂ©rie histĂłrica de sete aplicaçÔes da prova, sempre tivemos flutuaçÔes nas provas de portuguĂȘs e matemĂĄtica das trĂȘs sĂ©ries avaliadas.
Em 1997, houve quatro flutuaçÔes negativas; em 1999, foram seis; cinco, em 2001; uma, em 2003; e quatro, em 2005. Em 2007, todas as flutuaçÔes foram positivas. Do total de 20 mudanças negativas, 13 foram inferiores a seis pontos.
A Ășnica alteração relevante, em 2007, deu-se nos resultados de matemĂĄtica na quarta sĂ©rie (11 pontos), o que, certamente, nĂŁo pode ser justificado por uma polĂtica especĂfica para a ĂĄrea. ExplicaçÔes plausĂveis seriam a maior homogeneidade na idade dos alunos (pela eliminação dos de maior idade, no geral com pior desempenho) e o fato de os resultados de matemĂĄtica serem bastante inferiores ao de lĂngua portuguesa, o que facilita a conquista de melhor patamar.
JĂĄ no indicador geral do Ideb, houve mudança de quatro dĂ©cimos nos resultados da quarta sĂ©rie, um dĂ©cimo nos resultados da oitava sĂ©rie e nenhuma mudança nos resultados do ensino mĂ©dio. Exceto no ano de 1999, em que houve queda mais acentuada, os dados nĂŁo sugerem nenhuma tendĂȘncia -apenas flutuaçÔes em torno de patamares medĂocres.
O gråfico usado na propaganda oficial comete duas violaçÔes graves.
Primeiro, apresenta como descendente praticamente tudo o que vem antes de 2003. Os dados nĂŁo suportam essa representação. Segundo, aponta como ascendente tudo o que vem a partir de 2005 -e apresenta como se fosse uma tendĂȘncia.
A maior manipulação, no entanto, se då na inclinação das curvas e no tamanho dos degraus da caminhada rumo ao mundo desenvolvido.
Esse apelo da propaganda oficial pode prestar um enorme desserviço ao corajoso trabalho de convencimento que o ministro da Educação vem fazendo sobre a gravidade do problema educacional.
Entende-se que prefeitos e autoridades estaduais tenham comemorado pĂfias melhorias do Ideb, de resto apoiadas essencialmente em alteraçÔes nas regras de promoção. Do total de 84 Idebs -sĂŁo 26 Estados com trĂȘs Idebs cada-, apenas 14 apresentaram mais de 5% de melhora. Desses, 12 estĂŁo em Estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, onde Ă© muito mais fĂĄcil melhorar pelo simples fato de que os dados de base sĂŁo muito baixos.
A experiĂȘncia internacional Ă© cheia de ensinamentos a respeito dos ingredientes de como se deve fazer uma reforma da educação e as condiçÔes bĂĄsicas de sucesso. A formação de um consenso sobre os problemas Ă© um primeiro passo essencial. Antes de consolidar essa convicção, jĂĄ começamos a nos iludir.
Quando Huff e Geis publicaram seu livro, hĂĄ mais de 40 anos, o objetivo era alertar o leitor para os perigos das manipulaçÔes estatĂsticas. Em 2006, o Brasil deu um passo avante para iniciar uma reforma da educação. Agora, deu dois passos para trĂĄs. Mascarar a gravidade da situação dificilmente contribuirĂĄ para avançar na formação de consenso na ĂĄrea. Sugerir que jĂĄ estamos a caminho do sucesso Ă© puro ilusionismo.
João Batista Araujo e Oliveira, 61, psicólogo, doutor em educação, é presidente do Instituto Alfa e Beto. Foi secretårio-executivo do Ministério da Educação. - Fonte: Folha de S.Paulo - 01/09/08.
Ideb - http://ideb.inep.gov.br/Site/
Instituto Alfa e Beto - http://www.alfaebeto.org.br/
PROFESSORA PASQUALINA
LIVROS PARA SE LER (BAIXAR DA INTERNET)
TĂtulo: Otelo, O Mouro de Veneza
Autor: William Shakespeare
Categoria: Literatura
Idioma: PortuguĂȘs
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2344
(Colaboração: A.M.B.)
VIAGENS LITERĂRIAS ON-LINE
REAL E FICĂĂO >> Wanderlust mostra trajetĂłrias de livros de JĂșlio Verne, Tom Wolfe e Jack Kerouak em grĂĄfico interativo.
Ler é uma viagem, jå diriam entusiastas da literatura ou campanhas de incentivo aos livros. Cada leitor, com seu jeito particular de assimilar as linhas, transforma as palavras escritas no papel em imaginação, percorrendo um caminho particular para as aventuras inventadas pelos escritores.
Para tirar as viagens do plano da imaginação e apresentå-las de forma geogråfica, a Good Magazine (http://www.goodmagazine.com/) criou o Wanderlust, um mapa que retrata os longos caminhos -tanto factuais quanto ficcionais- percorridos por grandes expoentes da literatura de aventura.
De JĂșlio Verne, com seu "A Volta ao Mundo em 80 Dias", a Jack Kerouak, com o cultuado "PĂ© na Estrada", passando pelos desbravamentos de CristĂłvĂŁo Colombo em 1492, o site tem 23 grĂĄficos interativos, feitos em Flash, que permitem ao leitor compreender geograficamente as trajetĂłrias.
Em texto que acompanha os grĂĄficos, a Good Magazine define o espĂrito do projeto: "As jornadas deixaram marcas indelĂ©veis em nossos mapas coletivos e sĂŁo infinitas fontes de fascinação". Por isso, nada melhor do que explorĂĄ-las.
Os mapas foram criados pelo designer e ilustrador Graham Yves Roberts, que Ă© editor grĂĄfico do "New York Times".
Embarque: Para dar inĂcio Ă viagem, acesse http://awesome.goodmagazine.com/features/011/Wanderlust/.
Clicando em Electric Kool-Aid Acid Test, o internauta percorre o caminho que o escritor Tom Wolfe, um dos expoentes do New Journalism, fez em 1968 pelos EUA em busca da transcendĂȘncia -por meio do uso de drogas, como o ĂĄcido, como o tĂtulo indica.
Clique em Explore para começar. A viagem começa com uma foto. Clicando em Next, hĂĄ contextualização sobre a situação polĂtica da Ă©poca. Em seguida, aparecem mais trechos, como a chegada do escritor a Nova York, onde se juntou ao poeta Allen Gingsberg e ao jĂĄ citado Kerouak. Depois, aparece o encontro com Timothy Leary, pesquisador que ficou conhecido como "pai do LSD".
Em uma viagem mais tradicional, o internauta acompanha a rota da seda, entre Europa e Ăsia, que permitiu a troca de bens de consumo, mas, tambĂ©m, de idĂ©ias e cultura, como diz o texto da Good.
"A rota da seda produziu uma ampla troca de idéias e cultura. Tudo, de religião a medicina, passando por arte, aconteceu por essas rotas", diz o texto.
Outro gråfico interessante de explorar é o da circunavegação de Amelia Earhat, pioneira na aviação dos Estados Unidos que desapareceu quando tentava dar uma volta ao redor do globo terrestre nos anos 1930.
Em carta deixada para o marido, ela escreveu: "Por favor, saiba que estou ciente dos perigos. Quero fazer isso porque quero fazer isso. As mulheres tĂȘm que tentar fazer as coisas do mesmo jeito que os homens tentaram. Quando eles falham, o seu fracasso deve ser um desafio para os outros".
Daniela Arrais - Fonte: Folha de S.Paulo - 03/09/08.
DIĂRIOS DO ESCRITOR GEORGE ORWELL
Em seu livro "1984", George Orwell abordou um mundo sem privacidade, controlado pelo "Grande IrmĂŁo". DĂ©cadas e vĂĄrias ediçÔes de "Big Brother" depois, qual nĂŁo seria a surpresa do escritor inglĂȘs ao ver seus diĂĄrios publicados na internet?
A iniciativa Ă© do instituto britĂąnico Orwell Prize, que passarĂĄ quatro anos alimentando o blog Orwell Diaries (http://orwelldiaries.wordpress.com/).
Os textos, escritos entre agosto de 1938 e outubro de 1942, serĂŁo postados em tempo real, 70 anos depois que as primeiras palavras foram escritas por Orwell, diz texto no blog.
A idéia de publicar os escritos é fazer os leitores enxergarem o mundo pelas lentes do escritor. Dos diårios domésticos, surge um Orwell desconhecido, que tem curiosidade por plantas, animais, trabalhos em madeira e, principalmente, quantos ovos suas galinhas colocam, diz o site.
Nos diĂĄrios polĂticos, Orwell se mostra preocupado com a guerra civil espanhola, por exemplo. (DA)
Fonte: Folha de S.Paulo - 03/09/08.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php