CRIATIVIDADE NO MARKETING
13/11/2011 -
NOSSOS COLUNISTAS
PROPAGANDAS INTELIGENTES (RICOH)
English:
http://www.springwise.com/marketing_advertising/europe%E2%80%99s-sustainably-powered-billboard/
Video:
http://www.ricoh.co.uk/about-ricoh/our-principles/environment/eco-board.aspx
http://www.youtube.com/watch?v=8VuhgNTIVlA
Publicidade: Londres ganhou o primeiro outdoor 100% verde da Europa. Segundo a empresa responsĂĄvel, a japonesa Ricoh, se nĂŁo houver vento ou luz suficientes, ele fica desligado.
TendĂȘncias - Felipe Van Deursen - Fonte: Super Interessante - Edição 297.
Mais detalhes:
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VĂdeo:
http://www.ricoh.co.uk/about-ricoh/our-principles/environment/eco-board.aspx
http://www.youtube.com/watch?v=8VuhgNTIVlA
The site:
http://www.ricoh.co.uk/about-ricoh/news/2011/Ricoh-launches-100-per-cent-sustainable-eco-board-in-London.aspx
PROFESSOR TOM COELHO
www.tomcoelho.com.br www.setevidas.com.br. (Confira o logo do FM - http://www.tomcoelho.com.br/sites.asp?PN=3&intervalo=10&t=)
Ingredientes para o Sucesso
10 tĂłpicos essenciais para o ĂȘxito nas corporaçÔes
*por Tom Coelho
âFuturo Ă© o perĂodo de tempo em que nossos negĂłcios prosperam, nossos amigos sĂŁo verdadeiros e nossa felicidade estĂĄ garantida.â
(Ambrose Bierce)
Enquanto consultor, tenho tido a oportunidade de conhecer e estudar a realidade de empresas diversas, seja no porte ou na atividade econĂŽmica, concluindo que invariavelmente a distĂąncia entre o sucesso e o fracasso Ă© mensurada pela qualidade da gestĂŁo. Desta experiĂȘncia, posso afirmar que o ĂȘxito no mundo corporativo passa necessariamente pelos quesitos abaixo relacionados.
1. PropĂłsito definido. Toda organização deve ser capaz de responder Ă seguinte questĂŁo: Qual Ă© o seu negĂłcio? Empresas de cosmĂ©ticos vendem beleza, a expectativa das mulheres de se tornarem mais belas e atraentes. Companhias de transporte aĂ©reo vendem economia de tempo, a promessa de fazer o usuĂĄrio chegar mais rapidamente ao seu destino. IndĂșstrias de freios e pneus vendem segurança. O que vende a empresa na qual vocĂȘ trabalha?
2. Valores e visão compartilhados. Os valores praticados (e não os meramente declarados) por uma empresa expressam seu DNA e sua personalidade. Definem o perfil de quem pode e deve vestir a camisa da corporação. E a visão, quando comungada pelos colaboradores, indica a trajetória a ser seguida. Os valores determinam o ponto de partida, e a visão, a estação de chegada.
3. Foco no cliente e na rentabilidade do negĂłcio. O cliente Ă©, hĂĄ tempos, o fiel da balança. Do alto de sua subjetividade e infidelidade, sentencia quem capitula ou permanece no mercado, simplesmente decidindo onde e como gastar seus recursos. Mas que nĂŁo se perca de vista a obrigatoriedade de a empresa ser lucrativa, e mais ainda, rentĂĄvel. Este Ă© o Ășnico caminho para a perenidade.
4. Metas factĂveis, planejamento e monitoramento sistemĂĄticos. Administrar uma empresa nĂŁo Ă© fruto do acaso. Ă um processo que demanda a determinação de metas especĂficas, quantificadas, ousadas e possĂveis de serem alcançadas, traçadas dentro de um planejamento estratĂ©gico e continuamente monitoradas.
5. Produtos, serviços e atendimento excepcionais. Produtos e serviços (e todo produto Ă© um serviço em Ășltima instĂąncia) estĂŁo comoditizados, cada vez mais similares em forma, conteĂșdo, design e funcionalidade. Mas hĂĄ um grande diferencial competitivo: a qualidade do atendimento. Este Ă© o Ășnico fator possĂvel de fidelização de clientes. E o primeiro a impor uma fronteira entre preço e valor.
6. Equipe extraordinĂĄria e clima organizacional estimulante. Se a vantagem comparativa advĂ©m de um atendimento primoroso, este sĂł pode ser proporcionado por pessoas. O segredo estĂĄ em contratar, capacitar, educar, desenvolver e aprimorar pessoas comprometidas, responsĂĄveis e leais, alĂ©m de Ăntegras e Ă©ticas, ou seja, de bom carĂĄter. E propiciar um ambiente de trabalho auspicioso, aliando os interesses individuais aos corporativos, alĂ©m de promover a diversidade.
7. Marketing na veia. O marketing nĂŁo pode ser entendido como responsabilidade de um departamento da empresa. Marketing Ă© tudo o que fazemos e deixamos de fazer. Ou, como diria Peter Drucker, ele Ă© o prĂłprio negĂłcio. Deve-se cuidar da comunicação corporativa (no seio da empresa), mercadolĂłgica (para fora da empresa) e institucional (perante a comunidade). O objetivo deve ser a construção de uma marca sĂłlida capaz de gerar um vĂnculo cognitivo e emocional com o consumidor.
8. Finanças sob controle. Nenhuma organização progride com mĂĄ administração financeira. Vendas deficitĂĄrias, crĂ©dito irresponsĂĄvel, cobrança inepta, investimentos perdulĂĄrios e endividamento galopante conduzem gradualmente qualquer empresa Ă bancarrota. Ă preciso austeridade na gestĂŁo do caixa, combate aos desperdĂcios e atenção com os custos, que crescem como unhas: insistentemente.
9. Responsabilidade social e sustentabilidade. Toda empresa tem uma função social que principia com a geração de emprego e renda e se amplia ao suprir as deficiĂȘncias do Estado no que tange Ă saĂșde, educação, transporte e segurança. Associado a isso, surge a questĂŁo da sustentabilidade, mais do que um modismo, uma tendĂȘncia, ainda que incipiente como princĂpio valorativo. Num futuro prĂłximo, a percepção do consumidor da preocupação legĂtima das empresas com o meio ambiente balizarĂĄ suas decisĂ”es de compra.
10. Inovação e capacidade de se reinventar. Ao seguir um mesmo receituĂĄrio, ainda nĂŁo se garante uma posição de destaque e diferenciação. O desafio Ă© evoluir sempre. Antever e traçar cenĂĄrios. Criar novas maneiras de gerir o negĂłcio e as pessoas. O mais difĂcil nĂŁo Ă© atingir o topo, pois toda liderança Ă© transitĂłria e situacional. DifĂcil Ă© permanecer lĂĄ em cima.
Estes são ingredientes essenciais para o sucesso empresarial. Jå a receita, cada um faz a sua, mediante a combinação inclusive de outros temperos. Mas vale salientar que a prosperidade deve contemplar uma melhor qualidade de vida. Este é um objetivo final nobre e que vale a pena ser perseguido.
27/10/2010 - Tom Coelho Ă© educador, conferencista e escritor com artigos publicados em 15 paĂses. Ă autor de âSete Vidas â LiçÔes para construir seu equilĂbrio pessoal e profissionalâ, pela Editora Saraiva, e coautor de outros quatro livros.
Contatos através do e-mail tomcoelho@tomcoelho.com.br.
Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site www.tomcoelho.com.br e comunicada sua utilização através do e-mail talento@tomcoelho.com.br
ADM. MARIZETE FURBINO
http://www.marizetefurbino.com/ (Confira o logo do FM - http://www.marizetefurbino.com/parceiros.asp)
A VIDA Ă© feita de ESCOLHAS!
Por Adm. Marizete Furbino
"A escolha Ă© a alma gĂȘmea do destino." (Sarah Ban Breathnach)
No decorrer da caminhada, observamos que quanto mais maduro nos tornamos, mais conscientes de nossas escolhas ficamos; por conseguinte, conseguimos acertar mais, talvez porque após escolhido o caminho, traçamos estratégias de como caminhar, analisamos com maiores detalhes os percursos jå caminhados, evitando cair novamente nos erros jå cometidos e assim verificamos todos os percalços, toda trilha jå percorrida, de forma a considerar os prós e os contras. Com isso, aprendemos, amadurecemos, desenvolvemos e crescemos.
Importante perceber que toda trajetĂłria de nossa vida Ă© marcada por nossas escolhas, nada, absolutamente nada, alĂ©m disso. Nossa escolha tem o poder de transformar, de mudar e/ou alterar toda a nossa trajetĂłria de vida; desta forma, temos que estar preparados para assumirmos as conseqĂŒĂȘncias de nossas decisĂ”es.
Vale ressaltar que cotidianamente fazemos escolhas e quem não escolhe também estå fazendo uma escolha; logo, não temos como fugir, estamos a todo tempo escolhendo, decidindo, pelo sim e/ou pelo não.
Em meio Ă caminhada, mesmo esta sendo ĂĄrdua, recheada de diversidades, adversidades, obstĂĄculos e desafios, vocĂȘ Ă© quem irĂĄ optar como levar a prĂłpria vida, se de bom humor ou de mau humor, com alegria ou com a tristeza estampada no rosto e na alma, com pesar ou com leveza, com pessimismo ou otimismo, continuando a trilhar o caminho ou desistindo de percorrer todo o traçado a ser seguido. Desta forma, tudo estĂĄ em suas mĂŁos.Tudo depende de sua escolha.
Constata-se que com as marcas e cicatrizes do passado e com os erros jå cometidos, podemos escolher a aprender e crescer, ou escolher mergulhar em uma tristeza, um negativismo e amargura sem fim, que irão contribuir somente para definhar o seu ser e lhe abater, tendo o poder de levå-lo a sucumbir numa provåvel depressão, impedindo que enxergue desta forma todo o sabor e a leveza que a vida possa lhe oferecer, levando-o a perceber somente os dissabores, impedindo-o assim de continuar caminhando, barrando atitudes que poderiam conduzi-lo ao sucesso e até mesmo à felicidade.
Nesse diapasĂŁo, importante salientar que em meio Ă caminhada, podemos escolher ser vĂtimas de outrem, do destino e mesmo do mundo ou escolher a arregaçar as mangas e partir para a luta, mesmo em meio a um temporal, sempre de bem com a vida, sendo pessoas mais responsĂĄveis e conscientes dos direitos e deveres, capazes de desnudar e transformar a realidade em que nos encontramos.
Nesse sentido, Ă© de fundamental importĂąncia perceber que a vida passa num piscar de olhos e talvez vocĂȘ pode deixar de vivĂȘ-la com qualidade, tambĂ©m por uma questĂŁo de escolha, e quando vocĂȘ se assustar ..., o tempo jĂĄ passou..., nĂŁo tem como voltar atrĂĄs, a oportunidade foi perdida, pois a vida nĂŁo permite ensaios. Assim, cada segundo deverĂĄ ser vivido, de forma profunda e consciente.
Ă nesse contexto que ressaltamos que, neste mundo, estamos por aqui de mera passagem; sendo assim, devemos viver a vida de modo intenso, pois isso Ă© o Ășnico e o melhor que se tem a fazer. Cada momento Ă© realmente Ășnico; nĂŁo temos como voltar o filme de nossa vida; portanto, temos que abrir nossos olhos, acordar para a vida; viver, viver e viver sempre com esperança, entusiasmo, bom humor, alegria, perseverança, otimismo e determinação! Mesmo em meio Ă s tempestades que a vida possa nos oferecer, conseqĂŒĂȘncias, claro, de nossas escolhas.
Dessa forma, Ă© de primordial importĂąncia que vocĂȘ se auto-analise, se auto-avalie, questione seus hĂĄbitos, costumes, princĂpios, valores, comportamentos, condicionamentos, atitudes e siga em frente, nĂŁo se deixando abater e, muito menos, se martirizar pelos âtraumasâ que poderĂĄ sofrer no decorrer da caminhada.
Diante disso, precisamos ter em mente que cotidianamente enfrentamos desafios e alguns problemas, muitos dos quais frutos de nossas próprias escolhas. Estes fazem parte da nossa caminhada; assim, devemos procurar retirar todo o medo que porventura apareça e que teime em permanecer, pois, o medo somente serve para nos estagnar, impedindo-nos de caminhar, de desenvolver e crescer, conduzindo-nos a um verdadeiro caos.
Com base nesses preceitos, devemos aprender a valorizar as oportunidades, bem como os momentos que a vida nos oferece e que vocĂȘ, atravĂ©s de suas escolhas, pode muito bem usufruĂ-las e viver com qualidade. Assim, mesmo em meio a inĂșmeros problemas nĂŁo adie a opção de viver bem! Lembre-se que a vida Ă© uma sĂł e passa rapidinho!
Aprenda a viver e a valorizar a sua vida!
SĂł por estarmos vivos, jĂĄ Ă© um motivo forte para isso!
29/12/2007 - Marizete Furbino, com formação em Pedagogia e Administração pela UNILESTE-MG, especialização em Empreendedorismo, Marketing e Finanças pelo UNILESTE-MG. à Administradora, Consultora de Empresa, Coach, Professora, Articulista, Colunista , Escritora e Palestrante.
Contatos através do e-mail: marizetefurbino@yahoo.com.br
Reprodução autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado a autora e o site www.marizetefurbino.com e comunicada sua utilização através do e-mail marizetefurbino@yahoo.com.br
PROFESSOR X
FORMAĂĂO DE PROFESSORES TEM VAGAS OCIOSAS
Um plano do MEC, de 2009, para formar professores da rede pĂșblica sem currĂculo adequado para lecionar preencheu atĂ© agora apenas um terço das vagas oferecidas. Dos cerca de 795 mil docentes de 6Âș a 9Âș ano (5ÂȘ a 8ÂȘ sĂ©rie), 23% (183 mil) nĂŁo tĂȘm licenciatura, exigida por lei. O censo escolar de 2010 mostra que, no ensino mĂ©dio, entre os cerca de 477 mil professores, 13% (61 mil) nĂŁo tĂȘm formação adequada. Para enfrentar o problema, o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação BĂĄsica abriu cerca de 159 mil vagas em trĂȘs anos, mas sĂł 50 mil professores (32%) se matricularam.
As informaçÔes sĂŁo da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de NĂvel Superior), responsĂĄvel pelo plano. Os dados sĂŁo de matrĂculas feitas atĂ© setembro. O plano, atĂ© agora, formou 200 alunos. JĂĄ foram investidos R$ 156 milhĂ”es. A Capes disse que Ă© preciso empenho de Estados e municĂpios para que professores conciliem cursos de formação com atividades em sala. Afirmou que as matrĂculas, em 2009, ocuparam 11% das vagas disponĂveis; neste ano foram 42%.
Luiza Bandeira - Fonte: Folha de S.Paulo - 03/11/11.
MEC - http://portal.mec.gov.br/
Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Båsica - http://www.capes.gov.br/educacao-basica/parfor
PROFESSORA PASQUALINA
O COLETIVO
4E25 Ă© um coletivo de ideias, um espaço de estudos e experimentação da linguagem em setores variados, de concepção e desenvolvimento de projetos. Coletivo polivalente, o 4e25 produz imagens e livros em formatos como gravuras, tipografias, grafite, ilustraçÔes, poesia visual, literatura e fotografia em pinhole. AlĂ©m disso, hĂĄ tambĂ©m as EdiçÔes Serpentinas, que nasceram da vontade de divulgar novos autores e assim fomentar a cena literĂĄria de Belo Horizonte. A Serpentinas consiste em livros de arte, encadernados com papelĂŁo retirado das ruas. As capas sĂŁo cortadas e pintadas Ă mĂŁo, dando a cada livro um carĂĄter Ășnico. Para saber mais sobre os projetos do coletivo, acesse http://4e25.org.
Passe-PARtout - Fonte: O Tempo - 06/11/11.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php