TURMAS SISTEMĂTICAS E SUGESTIVAS
06/08/2009 -
TURMAS DO FM
A CIĂNCIA DO PALPITE (NETFLIX PRIZE)
English:
http://www.switched.com/2009/07/28/netflix-prize-winner-to-be-determined-by-fractions-of-a-point/
http://www.techcrunch.com/2009/07/25/netflix-prize-leaders-one-upped-with-one-day-remaining/
http://www.pcworld.com/article/169098/netflix_service_may_get_smarter.html
The site: http://www.netflix.com/
The prize: http://www.netflixprize.com/
O site de aluguel de filmes NetFlix vai dar 1 milhão de dólares a quem melhorar em 10% seu sistema de recomendaçÔes.
Parece simples? Pois alguns dos maiores cientistas da computação estĂŁo hĂĄ trĂȘs anos quebrando a cabeça para resolver o desafio.
Qualquer um que navegue em sites de notĂcias, serviços ou compras pela internet jĂĄ passou pela experiĂȘncia: assim que abre uma manchete ou clica em um produto para vĂȘ-lo em mais detalhe, o usuĂĄrio Ă© bombardeado com sugestĂ”es de outros itens que possam interessĂĄ-lo. Esses sistemas de recomendação sĂŁo a maneira pela qual as lojas virtuais substituem a figura do vendedor e ampliam seu movimento. Nas lojas de verdade, claro, encontram-se bons e maus vendedores â hĂĄ os que estudam os sinais subjetivos emitidos pelo freguĂȘs e enchem sua sacola com produtos que ele nĂŁo planejava comprar, e hĂĄ os desastrados, que o irritam com palpites descabidos e acabam por afugentĂĄ-lo. O mesmo acontece nos ambientes virtuais. Se o sistema Ă© capaz de traçar um perfil fiel do cliente e seduzi-lo com sugestĂ”es que ele considera atraentes, vende mais; se o estorva, perde o negĂłcio. A urgĂȘncia dos grandes negociantes da internet em refinar seus sistemas de recomendação Ă© tanta que o site americano de aluguel de filmes NetFlix tomou uma atitude inĂ©dita: instituiu um prĂȘmio de 1 milhĂŁo de dĂłlares para quem conseguisse melhorar em 10% a precisĂŁo de seu sistema de recomendação. A porcentagem pode parecer baixa â mas Ă© uma tremenda barreira do ponto de vista da ciĂȘncia de computação (e nem Ă© preciso dizer que, rompida, pode reverter em muitos milhĂ”es de dĂłlares a mais em volume de negĂłcios).
Lançado em 2006, o concurso recebeu milhares de inscritos. No dia 26 de julho, quando ele se fechou a novas contribuiçÔes, sĂł dois times haviam atingido a meta. Batizados como Ensemble e BellKorâs Pragmatic Chaos, eles sĂŁo formados por coalizĂ”es de alguns dos mais brilhantes cientistas da ĂĄrea, ligados a grandes institutos de diversos paĂses. Se tentasse contratar algum desses times, o NetFlix dificilmente teria cacife para bancar seu trabalho. Mas, por meio dessa "multiterceirização", nĂŁo sĂł estĂĄ prestes a obter o que desejava como movimentou o meio acadĂȘmico.
AtĂ© que o NetFlix anuncie um eventual vencedor, em setembro, ainda tem muitos nĂșmeros a destrinchar. O desafio, entretanto, jĂĄ estĂĄ rendendo frutos. As coalizĂ”es deram origem a novas empresas, e seus princĂpios teĂłricos começam a ser aplicados por outras corporaçÔes (os times sĂŁo donos dos sistemas que criaram). Isso porque essa margem tĂŁo Ănfima, de 10% de otimização, redundou em modelos matemĂĄticos ultracomplexos, capazes de contabilizar variĂĄveis que atĂ© aqui escapavam aos softwares mais usados.
O comum, quando se recebe uma sugestĂŁo de um site, Ă© que o sistema a faça analisando o histĂłrico de compras daquele cliente e do produto no qual ele demonstra interesse. NĂŁo Ă© um mĂ©todo ruim, mas deixa algo a desejar. Primeiro, porque ignora produtos que atĂ© ali foram pouco avaliados pela clientela (as "notas" que essa clientela atribui Ă s compras sĂŁo peça-chave de qualquer sistema). Segundo, porque Ă s vezes interpreta mal os interesses do freguĂȘs. Em um artigo publicado em 2002 no Wall Street Journal, e que virou clĂĄssico jĂĄ a partir de seu tĂtulo â "Meu TiVo acha que sou gay" â, o colunista Jeffrey Zaslow relatava o caso de um sujeito que, por razĂŁo desconhecida, passou a ser inundado pelo gravador digital de sua TV a cabo com programas de cunho homossexual. Na tentativa de persuadir a geringonça do contrĂĄrio, ele começou a pedir atraçÔes "de macho", como filmes de guerra â sĂł para o aparelho entĂŁo cismar que ele era um nazista contumaz.
Os dois finalistas do Net-Flix adotaram abordagens diversas, mas que podem, em tese, diminuir os equĂvocos e as sugestĂ”es Ăłbvias. Em termos muito simplificados, o modelo matemĂĄtico da equipe BellKorâs procura dar conta das variaçÔes de gosto no tempo e atĂ© mesmo dar um peso Ă maneira como o humor do usuĂĄrio pode influenciar sua nota â em linguagem tĂ©cnica, sĂŁo estudos de "dinĂąmica temporal". O algoritmo do time Ensemble, por sua vez, agrupa os filmes em "constelaçÔes" e determina a intensidade da ligação entre eles. Muito do sucesso das duas equipes se deve ao fato de elas terem trabalhado com dados verdadeiros: Ă medida que treinavam seus algoritmos a interpretar os mais de 100 milhĂ”es de avaliaçÔes de 18.000 filmes, iam comparando os resultados Ă base real. Ambos os modelos aprimoraram em mais de 10% o sistema de sugestĂ”es jĂĄ utilizado pelo NetFlix. A empresa ainda vai determinar qual deles melhor a atende. Mas, mesmo que nĂŁo declare um vencedor â o regulamento prevĂȘ essa possibilidade â, uma coisa Ă© certa: tais inovaçÔes vĂŁo propagar-se para outros ambientes virtuais. E a vitĂłria aĂ Ă© do cliente, que nĂŁo mais serĂĄ incomodado por "vendedores" que oferecem geladeiras a esquimĂłs ou areia a beduĂnos.
Tecnologia - Fonte: Veja - Edição 2124.
O site: http://www.netflix.com/
O concurso: http://www.netflixprize.com/
TUBARĂĂĂĂĂ!
Uma série de programas revela alguns segredos do assustador paixão.
Fascinante e misterioso, o tubarão tem uma fama de mau que faz a alegria da TV e do cinema. O Discovery, por exemplo, anualmente dedica toda uma semana para saber mais sobre o peixe mais temido dos oceanos. Nesta edição, o espectador poderå acompanhar seu comportamento de caçador em "Predador Noturno" (dia 9, 20h) e a relação com os humanos em "Survivorman - Entre TubarÔes" (dia 10, 21h). Para fechar a semana, os "Mythbusters" desvendam lendas sobre o bicho. Afinal, tubarÔes não saem pelo ralo da piscina...
Dia 14 de agosto, 21h, Discovery Channel.
Fonte: Monet - NĂșmero 77 - Agosto 2009.
Mythbusters - http://dsc.discovery.com/fansites/mythbusters/mythbusters.html
CHICO BENTO VAI CRESCER TAMBĂM
Depois dos personagens MĂŽnica, Cebolinha, CascĂŁo e Magali entrarem na puberdade, Ă© a vez de Chico Bento e sua turma chegarem Ă adolescĂȘncia. Segundo o Blog dos Quadrinhos,(http://blogdosquadrinhos.blog.uol.com.br/) os gibis nĂŁo serĂŁo desenhados em estilo mangĂĄ e o personagem continuarĂĄ morando na roça. A ideia Ă© aproveitar para discutir temas ecolĂłgicos, diz o blog.
Fonte: Folha de S.Paulo - 03/08/09.
GRATUITO - TOM JOBIM OFERECE CURSOS ABERTOS
A Tom Jobim Emesp (Escola de MĂșsica do Estado de SĂŁo Paulo) abriu inscriçÔes para cinco cursos gratuitos (90 vagas) de capacitação para mĂșsicos no segundo semestre. Preencher o formulĂĄrio no site www.emesp.org.br e enviar para cursoslivres@emesp.org.br.
Fonte: Folha de S.Paulo - 02/08/09.
BIENAL VENTOSUL
A 5ÂȘ edição da mostra, que passa a ser bienal neste ano, acontece em museus de Curitiba atĂ© 11 de outubro, reunindo mais de cem artistas sob o tĂtulo "Ăgua Grande - Os Mapas Alterados", com curadoria de Ticio Escobar e Leonor Amarante. A programação estĂĄ em http://www.bienalventosul.com.br/novo/home/.
Fonte: Folha de S.Paulo - 02/08/09.
BIBLIOTECA DAS TURMAS DO FM
O âDIĂRIO DE ANNE FRANKâ
O diĂĄrio da judia Anne Frank foi incluĂdo na lista de âMemĂłrias do Mundoâ da Organização das NaçÔes Unidas para a Educação, a CiĂȘncia e a Cultura (Unesco), que inclui arquivos e documentos de valor excepcional. Escrito por uma adolescente judia, o diĂĄrio de Anne Frank narra a vida cotidiana na Holanda durante a Segunda Guerra Mundial, mostrando a repercussĂŁo da ocupação nazista.
Lupa - Fonte: O Tempo - 03/08/09.
O DiĂĄrio de Anne Frank - http://www.submarino.com.br/produto/1/21842
A REFORMA EDUCACIONAL DE NOVA YORK - POSSIBILIDADES PARA O BRASIL
Lançado durante o seminĂĄrio da Fundação ItaĂș Social, uma investigação sobre como algumas escolas pĂșblicas das regiĂ”es mais pobres e violentas dos EUA vĂȘm se recuperando. Realizado por Norman Gall e PatrĂcia Guedes, o estudo faz uma comparação com o sistema educacional brasileiro. Mais detalhes do livro estĂĄ em http://catracalivre.folha.uol.com.br/2009/07/a-reforma-educacional-de-nova-york/.
Gilberto Dimenstein (http://www.dimenstein.com.br) - Fonte: Folha de S.Paulo - 02/08/09.
FREE - O FUTURO DE UM PREĂO RADICAL
Chega nas prĂłxima semanas Ă s livrarias "Free - O Futuro de um Preço Radical", de Chris Anderson, editor da revista "Wired". A palavra inglesa "free" quer dizer livre, mas tambĂ©m significa grĂĄtis. Sua tese Ă© fascinante: dado que os custos da memĂłria dos computadores, do armazenamento e da transmissĂŁo de informaçÔes tornaram-se desprezĂveis, o sĂ©culo 21 assistirĂĄ ao crescimento da economia das coisas sem custo, como o Google, a Wikipedia e os softwares abertos. (Em 1960, um transistor custava US$ 100, foi vendido a US$ 10 e hoje custa zero (na verdade, US$ 0,000015).
Quem reage ao preço de R$ 0,00 argumentando que "não existe almoço gråtis" ganharå com "Free" uma rica aventura intelectual. Ele não prova que o almoço exista, mas mostra quando e como ele aparece.
Na hora em que a Microsoft, a maior empresa de comercialização de programas de computadores resolve se associar ao Yahoo!, um instrumento de busca e serviço de e-mail gratuito, fica claro que até Bill Gates resolveu ganhar dinheiro oferecendo algo que custa nada. O Google vale hoje US$ 20 bilhÔes, ervanårio superior ao da soma de todas as montadoras de automóveis e companhias aéreas dos Estados Unidos.
O famoso "um Ă© dois, trĂȘs Ă© cinco" nĂŁo tem muito a ver com o "Free". A telefĂŽnica que dĂĄ o celular e vende o serviço Ă© apenas parte de sua histĂłria. O mesmo sucede com a banda brasileira Calypso, que vende seus CDs na rede de camelĂŽs para promover seus shows. (A turma da Calypso voa pelo paĂs no seu prĂłprio aviĂŁo.) Os melhores momentos de "Free" estĂŁo nas exaustivas descriçÔes do lucrativo mercado da gratuidade.
Um caso exemplar, repassado por Anderson. TrĂȘs pesquisadores montaram duas mesas no saguĂŁo de um prĂ©dio pĂșblico, oferecendo dois tipos de chocolates. Numa puseram as deliciosas trufas suĂças Lindt a 15 centavos cada uma. Na outra, os proletĂĄrios Kisses, da Hershey, a 1 centavo. Funcionou a racionalidade e 73% dos fregueses preferiram as trufas. Em seguida, baixaram o preço dos chocolates em um centavo. A conta inverteu-se irracionalmente: 69% preferiam os Kisses grĂĄtis. Nas suas palavras: "HĂĄ o mercado do zero e hĂĄ o outro, o dos demais preços".
"FREE" CUSTARĂ R$ 59, SEM VERSĂO GRĂTIS
A edição eletrÎnica do livro "Free" foi oferecida de graça aos americanos durante algumas semanas. Agora o livro de papel custa US$ 27 (R$ 52) e uma versão digital sai por US$ 10 (R$ 19). No Brasil, o volume custarå R$ 59,90 (US$ 31), e a editora Elsevier-Campus ainda não decidiu se colocarå na rede uma versão digital gråtis, ou mesmo paga, a um preço mais baixo. Dói pensar que uma exaltação da economia do gråtis (ou dos produtos baratos) do século 21 só seja comercializada no Brasil como se fosse um impresso do século 15.
Depois de atravessar a Revolução Industrial investindo na mĂŁo de obra escrava e de entrar na alvorada do mundo dos computadores pessoais com uma reserva de mercado retrĂłgrada e cartorial, o Brasil corre o risco de perder o passo da economia digital. As grandes operadoras de telefonia ficam com os benefĂcios dos custos baixos das comunicaçÔes de voz sobre IP. O mercado editorial ainda nĂŁo conseguiu oferecer versĂ”es digitais de seus livros. As assinaturas de jornais e revistas americanos e europeus estĂŁo a preço de banana. Giram em torno dos US$ 10 ("Financial Times" e "Herald Tribune") e US$ 15 ("Wall Street Journal" e "Le Monde").
Desse jeito, o andar de cima nacional acabarĂĄ impondo uma tributação indireta a quem sĂł lĂȘ em portuguĂȘs. Mau negĂłcio para ele.
Elio Gaspari - Fonte: Folha de S.Paulo - 02/08/09.
Detalhes: http://www.marketingcontextual.com/free-o-futuro-de-um-preco-radical/
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php