INCONFIDĂNCIA
21/04/2012 -
EDITORIAL
INCONFIDĂNCIA
A InconfidĂȘncia Mineira transformou-se em sĂmbolo mĂĄximo de resistĂȘncia para os mineiros, a exemplo da Guerra dos Farrapos para os gaĂșchos, e da Revolução Constitucionalista de 1932 para os paulistas. A Bandeira idealizada pelos inconfidentes foi adotada pelo estado de Minas Gerais.
Curiosidades
Na primeira noite em que a cabeça de Tiradentes foi exposta em Vila Rica, foi furtada, sendo o seu paradeiro desconhecido até aos nossos dias.
Tratando-se de uma condenação por inconfidĂȘncia (traição Ă Coroa), os sinos das igrejas nĂŁo poderiam tocar quando da execução. Afirma a lenda que, mesmo assim, no momento do enforcamento, o sino da igreja local soou cinco badaladas.
A casa de Tiradentes foi arrasada, o seu local foi salgado para que mais nada ali nascesse, e as autoridades declararam infames todos os seus descendentes.
Tiradentes jamais teve barba e cabelos grandes. Como alferes, o mĂĄximo permitido pelo ExĂ©rcito PortuguĂȘs seria um discreto bigode. Durante o tempo que passou na prisĂŁo, Tiradentes, assim como todos os presos, tinha periodicamente os cabelos e a barba aparados, para evitar a proliferação de piolhos, e, durante a execução estava careca com a barba feita, pois o cabelo e a barba poderiam interferir na ação da corda.
Educação, SaĂșde, Paz e muitos movimentos sociais a todos!
Leia mais:
http://www.sohistoria.com.br/ef2/inconfidencia/
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php