TURMAS LEITORAS
24/03/2012 -
TURMAS DO FM
PROJETO "THE UPRISE BOOKS"
English:
http://publishingperspectives.com/2011/10/uprise-books-project-banned-books/
The site:
http://www.uprisebooks.org/
Facebook: http://www.facebook.com/UpriseBooks
Faça as crianças lerem: ofereça o proibido... Projeto americano mostra que tentação pelo que não é permitido também funciona com a literatura.
Diga a uma criança pobre, com poucas perspectivas e quase nenhum estĂmulo de qualquer contato com literatura: "Que tal ler uma das melhores obras do sĂ©culo 20?"
Dificilmente vocĂȘ terĂĄ sucesso. Agora tente dizer: "Esse livro foi perseguido porque tem uma linguagem com certa dose de sacanagem". Ă assim que o projeto "The Uprise Books" pretende levar grandes livros a jovens e crianças carentes: em vez de dizer que "O Grande Gatsby", por exemplo, Ă© o livro definidor da dĂ©cada de 1920, da era do jazz e blĂĄ-blĂĄ-blĂĄ, diga que ele foi polĂȘmico, que fala de festas e bebedeiras e, sim, Ă© legal. Para um estudante pobre ganhar um livro, Ă© sĂł acessar, buscar por obras banidas (ou que motivaram pedidos de proibição nas prateleiras) e fazer o pedido.
http://www.uprisebooks.org/.
Super Radar - Fonte: Super Interessante - Edição 302.
Mais detalhes:
http://publishingperspectives.com/2011/10/uprise-books-project-banned-books/
Facebook: http://www.facebook.com/UpriseBooks
CONCURSO: POLĂCIA FEDERAL LANĂA EDITAL PARA AGENTES DE FRONTEIRA
As inscriçÔes para o concurso de agente da PolĂcia Federal estĂŁo abertas atĂ© o dia 3 de abril. SĂŁo 500 vagas com remuneração de R$ 7.514,33. A taxa custa R$ 125. Para concorrer Ă© preciso ter graduação em qualquer curso reconhecido pelo MEC (MinistĂ©rio da Educação). AlĂ©m das provas objetivas e discursivas, haverĂĄ testes de aptidĂŁo fĂsica. Mais informaçÔes na pĂĄgina http://www.cespe.unb.br//concursos/dpf_12_agente/.
Fonte: Folha de S.Paulo - 18/03/12.
BIBLIOTECA DAS TURMAS DO FM
A NOVA CLASSE MĂDIA
O crescimento da classe mĂ©dia brasileira nos Ășltimos anos Ă© um dos assuntos que mais interessam a vĂĄrios setores da sociedade do paĂs. De polĂticos a empresĂĄrios, todos querem entender esse segmento que pode determinar o sucesso ou fracasso de uma empreitada.
NĂŁo Ă© para menos, os 105 milhĂ”es que compĂ”em a chamada classe C (55% da população) podem sozinhos definir o resultado de uma eleição presidencial e jĂĄ concentram 46,6% do poder de compra do paĂs -mais que as classes A e B, que, juntas, ficam com 45,6%.
Ă um grupo muito heterogĂȘneo e toda informação sobre ele Ă© bem-vinda.
Foi com essa ideia em mente que Marcelo Neri, doutor em economia e chefe do Centro de PolĂticas Sociais da Fundação Getulio Vargas, decidiu publicar "A Nova Classe MĂ©dia" (Saraiva), lançado recentemente.
SĂŁo 312 pĂĄginas de grĂĄficos, tabelas e interpretaçÔes para deleite daqueles que gostam de nĂșmeros.
Neri adota o conceito de renda para dividir a população em classes.
Na E, estĂŁo famĂlias com renda mensal atĂ© R$ 751; na D, entre R$ 751 e R$ 1.200; na C, de R$ 1.200 a R$ 5.174. Quem estĂĄ numa famĂlia que ganha mais que esse valor pertence Ă s classes A ou B.
O economista, na verdade, prefere o termo "nova classe mĂ©dia" e se explica. "Chamar a pessoa de classe C soava depreciativo, pior do que classe A ou B, por exemplo. Nova classe mĂ©dia difere em espĂrito da expressĂŁo 'nouveau riche', que acima de tudo discrimina a origem das pessoas", escreve.
Essa "nova classe média" teve o ingresso de 39,6 milhÔes de pessoas entre 2003 e 2011. Jå nas classes A e B o alta foi de 9,2 milhÔes -ou seja, em menos de uma década, mais que a população da Espanha foi incorporada às classes A, B ou C no Brasil.
O pesquisador, que Ă© colunista da Folha, faz uso de uma mirĂade de fontes, principalmente o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e EstatĂstica), para mostrar como aconteceu essa ascensĂŁo social e quem sĂŁo esses novos componentes do mercado consumidor.
SĂŁo pessoas que passaram a comprar mais itens bĂĄsicos, como alimentação, tĂȘxteis e mĂłveis, mas que tambĂ©m gastam dinheiro com turismo, por exemplo.
Neri, no entanto, diz que nĂŁo se trata sĂł de consumo.
Segundo ele, o brasileiro passa por uma "metamorfose gradual", deixando de ser cigarra e indo em direção Ă Ă©tica das formigas, numa referĂȘncia Ă fĂĄbula que vĂȘ as primeiras como gastadoras irresponsĂĄveis e as segundas como aquelas que se preparam para o futuro.
Um exemplo Ă© a busca por mais escolaridade, com o objetivo de obter uma nova melhora na renda.
REPETIĂĂES
Apesar das qualidades, o livro tem alguns problemas que tendem a irritar o leitor.
Um deles Ă© o excesso na repetição dos mesmos dados (Ăndices de desigualdade, de renda per capita etc.), que entram em capĂtulos diferentes para reafirmar as teses.
AlĂ©m disso, a maior parte dos grĂĄficos Ă© pequena e em preto e branco, o que dificulta a leitura e a comparação entre Ăndices.
Um anexo colorido no final do livro, "Atlas da Nova Classe MĂ©dia", ajuda um pouco, mas nĂŁo soluciona de vez o problema.
A NOVA CLASSE MĂDIA
AUTOR Marcelo Neri
EDITORA Saraiva
QUANTO R$ 44,90 (312 pĂĄgs.)
AVALIAĂĂO Bom
Vaguinaldo Marinheiro - Fonte: Folha de S.Paulo - 17/03/12.
Detalhes:
http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/3888617
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